Série de sermões expositivos sobre O Céu. Sermão Nº 65 –  O sexto dia da criação: a criação do homem (Parte 43).  Gn 1:26-27: a Bíblia X o racismo – parte 3. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 28/12/2022.

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INTRODUÇÃO:

A dita e moderna sociedade europeia; luta com um problema que está longe de acabar, O RACISMO contra pessoas de pele mestiças (de cor). A ideia da supremacia da raça caucasiana está ainda mais viva.

Um exemplo claro disse é o racismo presente no futebol Europeu e australiano. O racismo não é um problema do terceiro mundo, ou dos países subdesenvolvidos. Ele é um problema sistêmico ele está no cerne do coração do homem.

O racismo tem sido um problema nos países de primeiro mundo e isto está longe de ser resolvido pelas políticas públicas. Embora não se poupe esforços na luta contra o racimo, somente a Cruz de Cristo pode sanar completamente o pecado de ódio do racismo humano.

  1. Racismo e no futebol.

Na Itália em 2021 diante de uma série de incidentes em que jogadores negros foram abusados ​​racialmente, dirigentes do futebol italiano lançaram iniciativas para combater o problema.

E a própria campanha antirracista foi imediatamente rotulado de racista e causou muita polemica.

Logo após a temporada de futebol italiana, a principal liga do país luta com um problema persistente: uma série de jogadores sendo novamente vítima de abuso racista nos estádios do país.

Grupos de torcedores radicais “defenderam seu direito” de abusar de qualquer pessoa de qualquer maneira como eles escolhem, e alguns clubes cegamente negam que o racismo seja um problema.

Dirigentes do futebol de mais alto escalão do país são acusados de tentar esconder “músicas racistas” em vez de denunciá-las, e um dos principais jornais da Itália foi criticado por sua “cobertura surda” do assunto.

A Liga da Serie A, organização que supervisiona a divisão mais alta do país, respondeu lançando uma série de iniciativas antirracismo. Que acabou sendo um incentivo ao racismo e foi criticada como racista.

“Em um país em que as autoridades falham em lidar com o racismo semana após semana, a “Série A” lançou uma campanha que parece uma piada de mau gosto”.

A a rede anti-discriminação Football Against Racism in Europe em comentários publicados na conta da organização no Twitter. “

Essas criações são um ultraje, serão contraproducentes e continuarão a desumanização das pessoas de herança africana”.

A Liga Serie A agendou uma coletiva de imprensa para segunda-feira em Milão para revelar seu plano de enfrentar o problema endêmico do racismo no futebol italiano de três maneiras:

  • “introduzindo tecnologia de reconhecimento facial para permitir que os clubes identifiquem e impeçam os infratores;
  • nomear uma chamada equipe anti-racismo, composta por 20 jogadores dos 20 clubes da Série A.
  • Criação de uma programação cultural centrada em obras sob medida da artista plástica Simone Fugazzotto”.

As três imagens de Fugazzotto, que ficarão penduradas na entrada da sede da Serie A em Milão, retratam três macacos, cada um decorado com cores diferentes.

Fugazzotto – que regularmente usa macacos e macacos em seu trabalho – escreveu no Instagram no início deste ano que teve a ideia das imagens depois de um jogo no famoso estádio San Siro do Milan entre Inter de Milão e Napoli.

Durante esse jogo, os torcedores dirigiram cantos de macaco ao zagueiro senegalês do Napoli, Kalidou Koulibaly.

“Fiquei com tanta raiva que tive uma ideia”, escreveu Fugazzotto. “Por que não parar de censurar a palavra macaco no futebol, mas virar o conceito e dizer que no final somos todos macacos?”

A obra – que el disse representar “um macaco ocidental, um macaco asiático e um macaco preto” – foi originalmente encomendada para a final da Copa da Itália.

Fugazzotto disse que seu tríptico de macacos foi feito para mostrar que não há diferença entre humanos e macacos, ideia que ele decidiu usar depois de assistir a uma partida entre Inter de Milão e Napoli.

  1. O antirracismo racista.

Simone Fugazzotto disse que seu tríptico de macacos foi feito para mostrar que não há diferença entre humanos e macacos tentando descriminalizar a palavra “macaco”.

Infelizmente, o racismo é comum no futebol italiano. A divisão mais alta do futebol (Série A) está nas notícias com bastante regularidade, à medida que, um após o outro, incidentes de abuso relatados são adicionados à longa lista de instâncias anteriores.

Aqueles dentro da principal autoridade do futebol, a UEFA, estão quebrando cabeça sobre como resolver esse problema.

A obra de arte que deveria ser anti-racista mostra três chimpanzés com rostos coloridos que supostamente representam diferentes grupos de pessoas.

Isso inclui variações na cor e na forma de seus olhos, embora essas diferenças sejam provavelmente sutis demais para serem percebidas pela maioria das pessoas.

Evidentemente, a artista Simone Fugazzotto acredita que todas as pessoas, independentemente de sua pele, evoluíram de criaturas semelhantes a macacos. Ele explica a lógica por trás das imagens da seguinte maneira:

“Pensei em fazer este trabalho para ensinar que somos todos macacos. Então eu fiz o macaco ocidental — branco com olhos azuis — o macaco asiático — com olhos amendoados — e o macaco preto no meio.

Agora de é que vem tudo isso? Isso é o que a teoria evolutiva nos diz. O macaco se torna a centelha para ensinar a todos que não há diferença.

A artista tenta explicar: Não é que um é homem, e o outro é macaco. A esta altura, somos todos macacos… sem realmente sentirem necessidade de dizer a um negro (jogador) que ele é um.”

“Agora o macaco sai da manga”, como diz o provérbio holandês.  Finalmente, aqui está alguém que acerta precisamente e, ao fazê-lo, revela o duplo padrão dos críticos.

O artista atraiu a ira do publico; apenas porque refletiu em seu trabalho a história que os alunos aprendem nas escolas e universidades de todo o mundo: a evolução.

E tenha em mente que ela estava realmente tentando fazer um ponto antirracista com suas imagens!

Mas o fato é que, a “teoria da evolução” adiciona combustível ao fogo do preconceito racial. De fato, alguns evolucionistas admitiram isso.

O Propagandista evolucionário (e ferrenho antirracista e marxista) Stephen Jay Gould disse uma vez:

“Argumentos biológicos para o racismo podem ter sido comuns antes de 1859, mas aumentaram em ordens de magnitude após a aceitação da teoria evolutiva.

“A ladainha é familiar: fria, imparcial, objetiva, a ciência moderna nos mostra que as raças podem ser classificadas em uma escala de superioridade.

Se isso ofende a moral cristã ou uma crença sentimental na unidade humana, que seja; a ciência deve ser livre para proclamar verdades desagradáveis”[1].

Claro, a ciência por si mesma não mostra tal coisa. Em vez disso, é a doutrinação evolutiva disfarçada de ciência que implica uma escala de superioridade.

É de se admirar que, depois de anos semeando esse falso ensino, estejamos colhendo as consequências prejudiciais.

  1. Racismo generalizado.

E o problema do racismo no esporte está longe de ser peculiarmente do futebol italiano; problemas assim já acontece a muito tempo do futebol europeu e em outros continentes; veja este exemplo da Australian Football League.

Alguns meses antes, uma reportagem holandesa destacou mais uma vez o estado de espírito lamentável de alguns torcedores de futebol, que agridem jogadores negros com sons de macacos e cascas de banana e lançam insultos contra eles[2].

Já é ruim que essas coisas aconteçam, mas é triste que os órgãos esportivos realmente não saibam como lidar com esse problema, muito menos a causa raiz.

O jogador da liga holandesa Urby Emanuelson lembra-se vividamente de um incidente: “Os torcedores do time adversário faziam sons de macaco para vários jogadores negros…”

Um dos jogadores afastou-se enojado e o resto da equipa juntou-se a ele na saída prematura do campo de futebol; o jogo foi cancelado.

A BBC e outros meios de comunicação destacam corretamente essas questões, mas também não oferecem nenhuma solução, uma vez que são igualmente confusas.

Porque as pessoas ficam perplexas se as crianças se comportam como animais, quando na sala de aula da escola aprendem que, na verdade, são!

Essa educação errônea continua na idade adulta (faculdades, universidades e mídia) e é aplicada consistentemente por ‘estudantes fiéis’ nas arquibancadas de muitos estádios de futebol e em outros lugares.

Mas isso não é tudo. Esses insultos e outras ações repugnantes são direcionados aos jogadores ‘negros’ do time adversário, enquanto, normalmente, os jogadores de seu ‘próprio’ time são poupados.

Esse viés também é visto em outras áreas do jogo. Os preconceitos têm o péssimo hábito de deixar as pessoas cegas para suas próprias deficiências.

Por exemplo, repetidamente torcedores gritando com o árbitro quando ele apitou contra o time da casa, quando claramente uma falta foi cometida.

Essas mesmas pessoas ficariam felizes em fechar os olhos para um jogador de seu time da casa fingindo ter sofrido uma falta.

Você se pergunta se eles precisavam de óculos ou se apenas imaginaram culpar alguém pela falta de ‘espetáculo’ em campo.

A Bíblia ensina que todos viemos do primeiro homem, Adão (e mais tarde, Noé).  Somos todos membros de uma única família humana.

No entanto, uma aplicação consistente do ensino evolutivo implica que alguns seres humanos são menos evoluídos do que outros.

Esta doutrina falaciosa não faz nada para diminuir os maus comportamentos que vemos em crianças pecadoras, adultos e na sociedade em geral (por exemplo, torcedores de futebol).

Existe um antídoto para esse preconceito? Sim existe! O único remédio é proclamar a verdade e a autoridade da Bíblia, particularmente sua história de Gênesis, e expor a teoria da evolução pelo que ela é: uma filosofia enganosa anti-Deus que sustentou muitas tragédias neste mundo e sufocou a ciência .

Ao ensinar a teoria da evolução aos jovens como um “fato” que não deve ser contestado, o mundo ocidental tem plantado as sementes de sua própria destruição.

É realmente uma grande farsa, e Dawkins certamente desempenhou um papel na propagação de tal influência mortal.

infelizmente, grande parte da Igreja tem dormido no volante, enviando seus jovens para o estabelecimento educacional secular sem fornecer-lhes qualquer munição intelectual e defesa.

  1. Os macacos jogam futebol?

Cada uma das reportagens a seguir não fornece uma informação crucial, mas simplesmente a assume. Você consegue identificar o que está faltando?

A BBC News informou que a FIFA iniciaria uma investigação depois que torcedores espanhóis “atacaram ofensas racistas” durante um amistoso entre INGLATERRA e ESPANHA, disputado em Madri em novembro de 2004.

Os jogadores negros da INGLATERRA Shaun Wright-Phillips e Ashley Cole ‘foram submetidos a cânticos de macaco’ da multidão, levando a FIFA a condenar esta ‘última onda de racismo’[3].

O Washington Post informou que o clube de futebol italiano Lazio foi penalizado pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) por ‘incidentes racistas’.

Pierre Boya, um jogador camaronês do Partizan Belgrado, ‘foi submetido a uma torrente de ruídos de macaco e grunhidos dos torcedores da Lazio nas arquibancadas sempre que ele tinha a bola.’

Os outros jogadores negros de Belgrado receberam tratamento semelhante de ‘ruídos de macaco’ dos espectadores durante a partida de 2004 em Roma[4].

As queixas de que uma investigação sobre a morte de um homem negro – um ex-pára-quedista que morreu em uma delegacia de polícia britânica algemado e deitado de bruços – ignorou evidências gravadas de abuso racista por policiais foram rejeitadas pelo Crown Prosecution Service (CPS).

O CPS disse que não pode ser provado que o canto gravado de ‘chimpanzé ou macaco’ era racista, pois alguém poderia estar reagindo ou rindo de um policial que pronunciou a palavra ‘banana’, pouco antes de o canto do macaco ser ouvido na fita.

Mas o advogado Peter Herbert, membro do corpo consultivo de raça do procurador-geral, disse: ‘Qualquer pessoa com bom senso sabe que ruídos de macacos [são] evidências de abuso racial[5].’

O programa de rádio apresentado pelo jogador de futebol australiano Jason Akermanis foi encerrado “em meio a alegações racistas” depois que ele se referiu aos gerentes da estação de rádio como “macacos”. (Essa estação de rádio australiana faz parte do National Indigenous [Aboriginal] Radio Service.)

Houve até pedidos para que Akermanis fosse impedido de jogar futebol.

“Ele fez um comentário racista, denegriu o povo aborígine”, disse um ativista aborígine. Akermanis emitiu um pedido formal de desculpas, dizendo: ‘De forma alguma quis dizer isso de maneira discriminatória.’

O gerente da rede que demitiu Akermanis disse: ‘Esse cara sabe que essa terminologia foi usada em sociedades racistas em todo o país, em todo o mundo? … [Ele] sabe o que está dizendo e qual é o significado completo da palavra [“macacos”]?[6]

A revista Time (Europa) relatou que em uma partida de futebol entre Barcelona e Real Zaragoza na Espanha em fevereiro de 2006, um ‘coro de barulhos de macaco’ irrompeu das arquibancadas sempre que Samuel Eto’o, nascido em Camarões, tocava na bola.

“O que me preocupa”, disse Javier Duran, presidente do Observatório do Racismo no Esporte, órgão antirracismo criado pelo governo espanhol, “é a generalização do fenômeno.

No Zaragoza, era o estádio inteiro cantando aqueles barulhos de macaco, não apenas um punhado de torcedores.’

Incitada à ação, a FIFA decidiu que as associações nacionais “devem punir os clubes cujos torcedores são culpados de abuso racista” deduzindo pontos da liga, impondo rebaixamento ou desqualificação[7]. Coisa que dificilmente acontecerá.

  1. Racistas ou engraçados?

Então, o que está faltando? Cada um desses relatórios omitiu uma explicação de por que grunhidos e ‘ruídos de macaco’ dos espectadores, ou referindo-se aos gerentes de estações de rádio como ‘macacos’, são considerados racistas.

O mais próximo que alguém chegou de insinuar que há algo não dito por trás de tal ‘racismo’ foram os comentários do advogado de que

“qualquer pessoa com bom senso sabe que barulhos de macaco são evidências de abuso racial’ e do gerente da estação de rádio perguntando incredulamente  se Jason Akermanis sabia o significado completo da palavra ‘macacos’.

Dados seus protestos de inocência, aparentemente Jason Akermanis não sabia. E quem poderia culpá-lo, já que ninguém teve coragem de confronta-lo publicamente?

Agora temos uma questão. Quando transformam as pessoas em macacos, são racistas ou engraçadas?

Pois não são apenas os negros que são vítimas de provocações de ‘macaco’. Até o presidente dos EUA, George Bush, foi comparado a um chimpanzé.

E cartunistas de revistas em 1800 satirizaram Charles Darwin desenhando-o como um macaco.

Embora zombar de Bush e Darwin dessa maneira seja considerado humorístico ou desrespeitoso (dependendo das inclinações do espectador), nunca ouvi isso ser descrito como ‘racista’.

E aqui está a chave – quando os brancos são comparados a macacos e macacos, não é racista, mas equiparar negros a macacos e símios é racista.

Para descobrir o porquê, podemos olhar para o próprio Darwin. Foram suas ideias que o levaram a ser zombeteiramente desenhado como um macaco – parece que ele foi o primeiro homem a ser assim retratado.

E são suas ideias que alimentam as piadas de ‘macaco’ em relação aos negros e brancos hoje; e explicam por que tais piadas são consideradas ‘racista’.

Quando Darwin popularizou a teoria da evolução, ele sugeriu claramente que algumas pessoas são “mais evoluídas” do que outras.

Nesse contexto, era fácil para as pessoas de ascendência europeia esquecer que as conquistas ocidentais em ciência, literatura, música, instituições governamentais etc. até então foram fornecidas unicamente por uma cosmovisão bíblica.

Em vez disso, muitas pessoas de ascendência britânica e europeia preferiram a abordagem darwinista e imaginavam que suas sociedades “evolutivamente avançadas” refletiam sua superioridade sobre outras “raças” — especialmente as “raças” negras[8].

Assim, os sedutores desenhos populares que mostram uma transição evolucionária do macaco/macaco escuro para o humano branco tornaram-se cada vez mais a percepção/visão popular.

Então, hoje, porque a evolução é considerada verdadeira, fazer barulhos de macaco para um negro é interpretado como ‘racista’, ou seja, humilhar os negros em relação aos brancos.

Em outras palavras, quando a mídia relata que as insinuações dos macacos são racistas, eles estão aceitando uma visão de mundo evolutiva profundamente arraigada de que alguns grupos de pessoas são menos evoluídos do que outros – especificamente, os negros são menos evoluídos do que os brancos.

É claro que eles não se atrevem a ser tão francos – é simplesmente presumido. E agora as autoridades estão tentando acabar com essas insinuações[9].

Este é um exemplo clássico da sociedade colhendo as consequências (por exemplo, racismo) do que plantou (ensino evolutivo).

Muitas autoridades, ao que parece, aceitaram (se não promoveram abertamente) o ensino de uma visão de mundo evolutiva, mas não estão dispostos a aceitar suas consequências.

E é preciso se perguntar se as penalidades sugeridas pelas autoridades do futebol FIFA e UEFA, por exemplo, vão realmente acabar com o racismo da torcida.

O ex-jogador de futebol da Inglaterra, John Barnes, ‘indiscutivelmente o jogador inglês negro de maior sucesso de todos os tempos’[10] e ele próprio alvo de ‘cantos de macaco’ e banana jogadas pelos torcedores, entende claramente que o problema não será resolvido tentando controlar o comportamento da multidão:

‘Se você disser a um racista que por 90 minutos em um sábado ou quarta-feira à noite ele tem que ficar de boca fechada, e nos outros seis dias e 22 horas ele pode ser racista, não vejo como isso está fazendo alguma coisa para parar racismo[11]”.

A solução, é claro, precisamos retornar a uma cosmovisão bíblica – a única resposta efetiva ao racismo. Somente a moralidade bíblica pode conceder uma base segura para o certo e o errado e não o relativismo.

A realidade inegável de que as pessoas foram criadas à imagem de Deus, e todos descendemos de um mesmo casal (Adão e Eva), então somos todos iguais, uma única humanidade, com toda a diversidade que conhecemos. (Atos 17:26 ; Romanos 5:12 , 18 ; Gênesis 9:18–19) .

As pessoas foram feitas a imagem de Deus, e elas é que se tornam, torcedores; jogadores de futebol profissionais, pára-quedistas e gerentes de estações de rádio e qualquer outra atividade profissional.

Os macacos nunca evoluíram e nunca fizeram nenhuma dessas atividades e nunca o farão. Esse é um fato cientifico que pode ser aprendido por qualquer um que esteja honestamente disposto a encontrar a verdade.

Como muitos PhD’s e cientistas já comprovaram e se opuseram ao ensino da teoria da evolução, por exemplo o caso do destacado cientista bioengenheiro grande  Matti Leisola[12], um ex-devotado darwinista que concluiu ser a evolução uma falsa ciência que  “explica tudo, mas não explica nada”.

Leisola admite que a maioria dos cientistas acredita na evolução porque outros cientistas acreditam nela e, quando pressionados, têm muito poucas evidências para apoiar suas crenças.

A história … mostra como um paradigma estabelecido pode persistir diante de evidências contrárias porque seus defensores o consertam ad nauseum[13] em vez de seguir as evidências.

A teoria darwiniana da evolução é um paradigma de nossos dias, enfeitado com uma miríade e um número crescente de remendos”.

  1. O racismo e o Museu de História Natural de Londres

As estátuas se tornaram altamente politizadas nos últimos anos. A ofensa de certas estátuas, que deu origem a campanhas para a sua retirada, reside no facto de algumas das pessoas imortalizadas serem donas de escravos, ou de alguma forma ligadas ao racismo.

Se a ideologia de uma nação muda, então há ação para mudar os homenageados e a maneira como a história é interpretada. Isso é chamado de revisionismo, onde o vencedor consegue reescrever a história.

Às vezes, as ideologias mudam da noite para o dia em revoluções violentas, ou mais lentamente por meio de mudanças políticas graduais.

A modera “cultura do cancelamento” é preocupante porque não considera os aspectos cristãos de misericórdia, arrependimento e reconciliação, mas deseja silenciar os críticos a todo custo.

Músico e religioso, Nick Cave escreveu no ano passado que:

“Sem misericórdia, uma sociedade perde sua alma e se devora. … [ele] se torna inflexível, medroso, vingativo e sem humor. Até onde posso ver, a cultura do cancelamento é a antítese da misericórdia. O politicamente correto cresceu e se tornou a religião mais infeliz do mundo. … Tornou-se literalmente, uma religião ruim enlouquecida”[14].

Aqueles cristãos que acreditam no poder de Deus na criação também enfrentaram uma “CULTURA DE CANCELAMENTO” de humanistas seculares no último século.

As crenças cristãs foram desrespeitadas e marginalizadas, ou excluídas. As crenças criacionistas foram canceladas das discussões nas escolas em muitos países ocidentais e no Reino Unido, nas últimas duas décadas.

Mas e as estátuas e exposições do Museu de História Natural de Londres? É notável que, ao longo de muitos anos, haja uma luta nesta instituição em relação às estátuas.

Pode ser surpreendente saber que o Museu de História Natural, localizado em South Kensington, foi construído nos moldes de uma catedral românica para glorificar o poder e a sabedoria de Deus feito pelo arquiteto Alfred Waterhouse, e foi inaugurado em 1881.

O fundador, Richard Owen, o cientista que cunhou a palavra dinossauro (‘lagarto grande ou terrível’) em 1841, se opôs fortemente à teoria da evolução de Darwin, especialmente no que se refere à distinção entre macacos e humanos.

Owen era um cristão praticante, e sua forte rejeição das reivindicações centrais de Darwin levou ao antagonismo com Darwin e seus apoiadores, como Thomas H. Huxley[15].

Uma estátua do Adão bíblico foi originalmente localizada acima da entrada principal no parapeito, mas danos causados ​​por bombas durante a Segunda Guerra Mundial levaram à sua perda.

E ela não foi substituída (os planos do arquiteto Waterhouse de fato propunham que Adão e Eva inaugurasse a entrada, mas o redesenho para um estilo de empena impediu isso por falta de espaço)[16].

Vários anos após a morte de Darwin (9 de junho de 1885), uma estátua de Darwin foi inaugurada em um lugar de destaque no patamar central do salão principal.

Esta escultura em mármore tem a forma de um príncipe sentado com vista para seus espécimes. A especulação é que isso ofendeu Owen.

A essa altura, Owen havia deixado o cargo de chefe do museu, e seu sucessor, um apoiador de Darwin, permitiu que a estátua de Darwin fosse localizada naquele local privilegiado[17].

Em 1927, os apoiadores de Owen conseguiram substituir a escultura de mármore de Darwin por uma estátua de bronze de Owen. A estátua de Darwin foi transferida para um corredor lateral.

No entanto, para a comemoração do 150º’ (centésimo quinquagésimo) aniversário da publicação de Darwin’s Origins of Species em 2009, a estátua de Darwin foi mais uma vez colocada em seu local original. Assim, hoje Darwin voltou a ocupar o lugar de honra como ídolo dos naturalistas[18].

Mas agora, com a preocupação crescente de combater o racismo, algumas questões pertinentes estão sendo direcionadas aos acervos históricos de museus e outros estabelecimentos culturais.

O Museu de História Natural e o Kew Gardens de Londres (também conhecido como Royal Botanical Gardens, Kew) estão começando a olhar para seus espécimes de animais e exposições de plantas e perguntando se há elementos que podem ser considerados racistas ou coloniais[19].

Há evidências de que instituições científicas em todo o mundo estão buscando abordar questões de racismo[20] na ciência[21].

Mas até agora, a estátua de Darwin e o darwinismo em geral evitaram um escrutínio mais amplo no Museu de História Natural, com críticas aparentemente desviadas para assuntos periféricos.

E ainda há algumas questões muito desconfortáveis ​​sobre os escritos de Darwin em relação à raça, e como isso pode infundir o racismo nas instituições e na sociedade em geral.

7. Darwinismo como justificativa do racismo

A natureza do racismo institucional é difícil de definir ou determinar sua extensão. Isso ocorre porque Deus olha para os corações e mentes dos indivíduos, não das instituições.

Somos todos responsáveis ​​perante Deus por nossos pensamentos, intenções e ações.

No entanto, coletivamente, as pessoas podem compartilhar crenças, sejam religiosas, políticas ou ideológicas, e as ideologias podem moldar os valores e propósitos das instituições.

A questão aqui é se o trabalho de Darwin é ideologicamente racista?

Podemos reconhecer que a maioria dos darwinistas contemporâneos diria que não são racistas e têm simpatia por campanhas antirracistas, mas ainda assim precisamos considerar se o darwinismo é fundamentalmente racista como ideologia.

O notável biógrafo de Darwin, AN Wilson, pensa que sim. Ele recentemente fez comentários contundentes sobre o racismo inerente ao trabalho de Darwin e diz que não se arrepende de nada de sua recente biografia de Darwin, “Charles Darwin: Victorian Mythmaker” [22] (Charles Darwin: O criador dos mitos vitorianos).

Wilson alega que o trabalho de Darwin efetivamente apresentou uma justificativa científica do racismo. Ele comenta em um post de blog que:

“Será interessante ver quanto tempo levará até que alguém leia ‘O Descendente do Homem”, de Charles Darwin: e decida que sua estátua deve ser removida do Museu de História Natural”.

“Ele não era apenas, como tantos vitorianos, profundamente racista. Foi ele, especialmente naquele livro nojento, que tentou dar ao racismo uma justificativa ‘científica”[23]

Existem várias declarações no livro “Descendente do homem” (Descent of Man) que só podem ser descritas como racistas.

Darwin argumentou que a evolução surgiu na África a partir de um ancestral semelhante ao macaco, e que os africanos eram de alguma forma menos evoluídos do que os europeus.

Como ele mesmo escreve, sua expectativa era que as “raças selvagens” da África e da Austrália fossem extintas pelas mãos das “raças civilizadas do homem”.

Como alguém pode considerar o extermínio de outros seres humanos como representando um comportamento ‘civilizado’; isso é notavelmente nojento, mas isso é o que Darwin escreveu:

“Portanto, é provável que a África tenha sido anteriormente habitada por macacos extintos, parentes próximos do gorila e do chimpanzé; e como essas duas espécies são agora os aliados mais próximos do homem, é um pouco mais provável que nossos primeiros progenitores tenham vivido no continente africano do que em qualquer outro lugar”.

“Em algum período futuro, não muito distante, medido em séculos, as raças civilizadas do homem quase certamente exterminarão e substituirão as raças selvagens em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, os macacos antropomorfos … sem dúvida serão exterminados.

A ruptura entre o homem e seus aliados mais próximos será então mais ampla, pois intervirá entre o homem em um estado mais civilizado, como podemos esperar, até mesmo do que o caucasiano, e algum macaco tão baixo quanto um babuíno, em vez de como agora entre o [Africano] ou australiano e o gorila.[24]

É claro que Darwin não foi o primeiro ou o único a especular sobre criaturas meio-humanas, meio-macacos.

Nos séculos 17 e 18, os naturalistas ainda acreditavam no Homo sylvestris (‘homem da floresta’), uma criatura conhecida da mitologia grega, e às vezes referida como Orango Outango da língua malaia.

Essas criaturas míticas foram consideradas a ponte entre os seres humanos e os macacos na Grande Cadeia do Ser aristotélica. Essa mitologia prejudicial ainda informava a ciência de Darwin no século XIX .

Século, que vislumbrava uma conexão evolutiva na cadeia, afastando-se assim da crença tradicional em uma ordem criada.

Havia patentemente um orgulho profano cada vez mais permeando a civilização ocidental, que menosprezava outras pessoas, mas Darwin e seus apoiadores tentaram justificar isso cientificamente, evidentemente sem medo de um Criador onisciente.

A disputa entre Owen e Darwin foi perpetuada por Huxley, o ‘buldogue de Darwin’, com uma linguagem claramente desrespeitosa com a humanidade do povo africano.

Huxley  disse que o cérebro dos europeus eram superiores aos africanos e deles eram iguais aos dos macacos[25].

Richard Owen argumentou que os cérebros de todas as tribos de pessoas eram basicamente do mesmo tamanho, proporcionando assim capacidade intelectual semelhante.

Alguns anos depois, após a Proclamação de Emancipação do presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln (1º de janeiro de 1863), Huxley ainda considerava os africanos menos evoluídos do que os europeus; ele comentou que:

“… nenhum homem racional, conhecedor dos fatos, acredita que o [africano] médio é igual, menos ainda superior, ao homem branco médio”[26].

Não só o darwinismo era inerentemente racista, como também levava diretamente à justificativa do desenvolvimento de programas eugênicos e fascistas.

Há algo profundamente errado com a crença evolutiva de que os africanos estão mais próximos de um ancestral símio do que os europeus.

Em vez disso, o relato bíblico afirma que toda a humanidade, europeus, africanos, nativos americanos, asiáticos, etc. são geneticamente relacionados à família de Noé e, portanto, geneticamente conectados a Adão como criação direta de Deus.

A humanidade é uma família, como afirmou Agostinho de Hipona, apesar das diferenças de cor de pele, tamanho e habilidade.

8. O racismo darwiniano

Não se trata realmente da remoção de uma estátua no patamar do Museu de História Natural, o tentar impedir gritos racistas das multidões nos estádios.

Mas sim de questionar a ideologia darwiniana que permeia nossa cultura ocidental hoje: o ensino em escolas, faculdades, universidades e outras instituições, incluindo grandes museus, e a mídia em geral.

E essa ideologia é fundamentalmente racista. Devemos desafiar a ideologia darwiniana, em livros escolares com seus desenhos e diagramas de marcha de progresso de inspiração racial publicados e em numerosos programas de televisão.

Dê uma olhada em qualquer um dos principais museus de história natural do mundo, ou navegue em seus sites, e você verá exposições que ensinam a narrativa da evolução humana, representada por humanoides de pele escura da África e da Ásia com características de macacos.

No Museu de História Natural de Londres, exemplos incluem o Homo erectus e o Homo naledi, supostamente descendentes dos hominídeos Australopithecus afarensis e Australopithecus africanus[27]. 17

A mensagem desta exposição para crianças afrodescendentes não será positiva para sua auto-estima, nem as encorajará a buscar a ciência quando ela desrespeita sua humanidade.

Jogadores de futebol negros ainda enfrentam cantos de macaco em alguns países europeus por causa do legado do darwinismo.[28].

9. Como os cristãos devem responder ao racismo?

Então, como os cristãos devem responder às evidências de racismo? Foram os cristãos que originalmente sempre o abordou o racismo como pecado e o condenou em todas as formas.

Foram os cristãos quem liderou e trabalhou arduamente para o fim da escravidão no mundo e pelos direitos e garantias e liberdades individuais. Foram os cristão os primeiros pais da ciência em todos os seus ramos.

No Reino Unido, o objetivo da força-tarefa anti-racismo do arcebispo anglicano de Canterbury afirma corretamente que:

“Onde o racismo é encontrado, deve ser desafiado. Seja mascarado em nossos comportamentos, sussurrado em nossos bancos, institucionalizado em nossos sistemas ou desfilado em nossas ruas.

A Igreja como o corpo de Cristo é chamada a se opor às ações que fazem com que os outros sejam tratados como menos do que totalmente humanos”[29].

Com isso em mente, podemos perguntar como os cristãos devem responder ao darwinismo e como ele é representado e promovido na sociedade, especialmente no que se refere à descendência dos seres humanos.

Infelizmente, muitos cristãos passaram a aceitar a evolução teísta e, assim, inadvertidamente, apóiam o racismo inerente ao darwinismo.

Com efeito, esse compromisso acrescenta um brilho teológico a um credo essencialmente ímpio, que não valoriza totalmente toda a humanidade.

Uma das obras populares mais lidas em apoio à evolução teísta é a do biólogo molecular britânico Denis Alexander.

Alexander segue o teólogo John Stott (1921–2011), que postulou Adão como Homo divinus, um fazendeiro neolítico chamado para ser o portador da imagem divina, ou cabeça federal para a humanidade[30].

E, no entanto, é puro evolucionismo mundano. Também estabelece efetivamente duas classes de pessoas, as descendentes diretas de Adão e as não diretamente relacionadas ao portador da imagem. Criando uma sub-raça. Esse sincretismo evolutivo cria um vinculo perigoso entre a fé e o ceticismo naturalista.

CONCLUSÃO:

Os cristão e cientistas criacionistas há décadas questionam o racismo inerente à teoria da evolução de Darwin, mas isso tem sido amplamente ignorado.

Mas agora, temos ‘movimentos antiracistas”, com um foco crescente no racismo histórico, com pressão para remover estátuas ligadas à escravidão e divisões raciais.

Por quanto tempo a estátua de Darwin no Museu de História Natural pode sobreviver ao escrutínio e estátuas equivalentes em museus semelhantes em todo o mundo.

Mas, de forma mais ampla, apontamos que todas as imagens que representam a descendência do homem de um ancestral semelhante ao macaco também são inerentemente racistas e precisam ser removidas não só de museus, livros escolares, cursos universitários, filmes e programas de televisão.

Como cristãos comprometidos com a verdade das Escrituras, sustentamos que toda a humanidade está relacionada a Adão como uma família.

Mas, ao contrário da cultura moderna do cancelamento, a mensagem cristã é que as pessoas têm a oportunidade de se arrepender, de se afastar da ideologia racista e aceitar a oferta de salvação e perdão.

Na cruz de Cristo todos os homens podem ser perdoados e aceitos diante de Deus como justos. Em Cristo todos nós somos um. Uma família de todas as tribos línguas e nações.

 

[1] Stephen Jay Gould, Ontogenia e Filogenia, Belknap-Harvard Press, p. 127, 1977.

[2] De Zeeuw, E., Emanuelson: ‘Racisme in het voetbal is heel moeilijk aan te pakken’, nos.nl, 16 de maio de 2019. V

[3] BBC Sport , FIFA investiga cânticos racistas espanhóis , 28 de abril de 2005.

[4] Richburg, K., as provocações racistas dos torcedores agitam o futebol europeu , Washington Post , 29 de abril de 2005. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/wp-dyn/articles/A59919-2004Dec12.html acesso em 28/12/2022

[5] Dodd, V., Monkey canta quando um homem negro morreu ‘não racista’, The 1990 Trust—Human Rights for Race Equality , <www.blink.org.uk/pdescription.asp?key=1010&grp=2&cat =10>, 29 de abril 2005. Disponível em: https://creation.com/do-monkeys-play-football acesso em: 28/12/2022

[6] ABC News Online , Convocação para que os Leões demitissem Akermanis por gafe no rádio , 28 de abril de 2005. Disponível em: https://creation.com/do-monkeys-play-football acesso em 28/12/2022

[7] Um comentário adicional de Claude Moraes, membro do Parlamento Europeu do Reino Unido, reflete o quão generalizado esse comportamento ‘racista’ se tornou: ‘A coisa mais horrível foi que a classe média, profissionais, famílias e jovens estavam envolvidos e eles sentiram isso era normal.’ FIFA.com—o site oficial da Fédération Internationale de Football Association , pede ação mais dura contra o racismo na conferência da UEFA, <www.fifa.com/en/fairplay/index/0,1255,114249,00.html?articleid = 114249>, 5 de maio de 2006.

[8] Williams, G., ‘A Civic Biology’ and eugenics , Journal of Creatina 20 (3): 123–127, 2006.

[9] Assembleia Geral das Nações Unidas, 58ª sessão, Item 117(a)—Eliminação do racismo e da discriminação racial, <www.hri.ca/fortherecord2003/documentation/genassembly/a-58-313.htm>, 5 de maio de 2006

[10] http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/tv_and_radio/world_football/2399629.stm acesso em 28/12/2022

[11] http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/tv_and_radio/world_football/2399629.stm acesso em 28/12/2022

[12] eisola é uma estrela tanto na academia quanto na indústria. Ele foi o Reitor de Química e Ciências de Materiais na Helsinki University of Technology, com 140 artigos publicados, e é especialista em açúcares raros e enzimas. Ele atuou como diretor de pesquisa de uma empresa internacional de biotecnologia (Cultor), co-fundador da Sociedade Internacional de Açúcares Raros e tornou-se editor-fundador da BIO-Complexity , uma revista online que “pretende ser o principal fórum para testar o mérito científico da afirmam que o Design Inteligente (ID) é uma explicação credível para a vida”. Disponível em: https://creation.com/leisola-bioengineer-dumps-darwin-declares-design acesso em 28/12/2022

[13] Uma mentira repetida mil vezes transforma-se em verdade”, ou seja, independentemente de se tratar de proposição verdadeira ou falsa, o martelar constante de determinadas afirmações é eficaz para produzir crenças, que gradativamente se consolidam no indivíduo e na sociedade, convertendo-as em “verdades” incontestáveis.

O argumentum ad nauseam assemelha-se ao argumentum ad infinitum, que é uma argumentação sem fim, constituída de infinitos passos lógicos.

[14] Cave, N., Por que cancelar a cultura destrói a alma criativa, The Spectator , 31 de dezembro de 2020; espectador.co.uk

[15] Cosans, CE, Owen’s Ape & Darwin’s Bulldog: Beyond Darwinism and Creationism . Bloomington: Indiana University Press. pp. 1–192, 2009.

[16] Girouard, M., Alfred Waterhouse and the Natural History Museum (1999 ed.), Natural History Museum, Londres, pp. 57–58, 1981.

[17] Coniff, R., Darwin’s Revenge: Estátuas de dois rivais do século 19 batalham no Museu de História Natural de Londres, The Atlantic , setembro de 2008; theatlantic. com.

[18] Elmhirst, S., Richard Dawkins está destruindo sua reputação?, theguardian.com, 9 de junho de 2015. Elmhirst escreve “Ao longo dos anos, Dawkins, um zoólogo por formação, expressou admiração por Darwin da mesma forma que um estudante pode adorar um gigante esportivo .”Veja também: Bergman, J., Darwin, o ídolo de Richard Dawkins e seus seguidores: Richard Dawkin’s God is Charles Darwin, Creation-Evolution Headlines blog, 1 de fevereiro de 2019, crev.info.

[19] Simpson, C., Museu de História Natural para revisar a coleção potencialmente ‘ofensiva’ de Charles Darwin, telegraph.co.uk, 5 de setembro de 2020. Deverell, R., Abordando o racismo passado e presente, Kew Gardens, 12 de junho de 2020;

[20] Nelson, R., Racismo na ciência: a mancha que perdura, Nature 570 : 440-441, 27 de junho de 2019. Uma resenha do livro Superior: The Return of Race Science de Angela Saini, Beacon, 2019. E Ejedewe, P., Currículo anti-racista na educação continuada: Mais do que apenas palavras de uma página, fenews.co.uk, 22 de fevereiro de 2021.

[21] A publicação, Nature Ecology and Evolution , também abordou a questão da raça na ciência, mesmo na ciência evolutiva, reconhecendo o “racismo sistêmico na pesquisa científica”. O editorial comenta que “precisamos garantir que a pesquisa em ecologia e evolução seja uma carreira na qual os cientistas negros se sintam seguros e bem-vindos”. Editorial, Black Lives Matter in ecology and evolution, Nat Ecol Evol 4 :893–894, 2020 | doi.org/10.1038/s41559-020-1250-2 .

[22] Wilson AN, Charles Darwin, criador de mitos vitorianos , John Murray, Londres, 2017.

[23] Wilson, AN, Must Darwin fall?, theoldie.co.uk, 22 de junho de 2020

[24] Darwin, C., The Descent of Man , 2ª ed ., John Murray, Londres, 155–156, 1890

[25] “Se colocarmos A, o cérebro europeu, B, o cérebro Bosjesman [povo San da África Austral] e C, o cérebro orang, em uma série, as diferenças entre A e B, até onde foram verificadas, são da mesma natureza que o principal daqueles entre B e C”.

[26] Huxley, TH, Emancipation–Black and White, em Collected Essays , Science and Education 3.3 :66–75, 1865

[27] Observa-se que os primeiros restos mortais reconhecidos do Homo erectus (apenas um dente, calota craniana e fêmur do ‘Homem de Java’) foram encontrados na Indonésia por Eugène Dubois em 1891-1892.

[28] Davies, G., Racismo no futebol, uma ‘epidemia’ que reflete tendências perturbadoras na Europa: Advocates, ABC News, 1 de fevereiro de 2020; abcnews.go. com.

[29] https://creation.com/darwin-statues-racism-nhm#:~:text=Williams%2C%20H.%2C%20A%C3%A7%C3%A3o%20imediata%20%C3%A9%20necess%C3%A1ria%20para%20lidar%20com%20o%20racismo%2C%20diz%20for%C3%A7a%2Dtarefa%2C%20Church%20Times%20%2C%202%20de%20mar%C3%A7o%20de%202021%3B%20churchtimes.co.uk.

[30] Alexander, DA, Criação ou Evolução: Temos que Escolher? Monarch Books, Oxford, pág. 237, 2008; Stott, JRW, Understanding the Bible, Scripture Union, Londres, 1972.