Série de sermões expositivos sobre O Céu. Sermão Nº 59–  O sexto dia da criação: a criação do homem (Parte 37).  Gn 1:26-28: Os cristãos que defendiam a escravidão 3. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 16/02/2022.

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INTRODUÇÃO

John Newton é homenageado com seu epitáfio que ele mesmo escreveu antes e morrer em seu túmulo em Olney:

“John Newton, clérigo, infiel e libertino, servo de escravos na África: foi, pela rica misericórdia de Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, preservado, restaurado e perdoado, e designado para pregar a Fé, que ele tanto trabalhou para destruir”.

Ele escreveu livros, poesias, centenas de cartas e hinos famosos. Sua vida foi motivo de filmes, teatros, livros. Seu hino mais formoso foi “maravilhosa graça”.

Newton descreve muito bem em seu hino, não somente sua cegueira no pecado, mas também em sua teologia, que o impediu de ver a pior de todas as impiedades, a escravidão.

Mas a Graça maravilhosa, trouxe-lhe o arrependimento, não só de pecados sem cristo, mas dos pecados da inconsistência crista.

 

Graça maravilhosa, quão doce canção

Que me diz vem descansar em meu Deus

Mui perdido andava, mas eu me encontrei

Era cego até que Jesus enxerguei

 

Eu era pobre e cego, mas agora eu posso ver

Pois a minha alma encontrou sua paz

Pois seu sangue me lavou, e agora eu novo sou

Pois a graça de meu Jesus me alcançou

 

Graça maravilhosa, quão doce canção

Que me diz vem descansar em meu Deus

Mui perdido andava, mas eu me encontrei

Era cego até que Jesus enxerguei

 

Através de muitos perigos, laços e tentações

Eu vivi sem encontrar solução

Mas sua graça me trouxe salvo até aqui

Libertou-me e hoje eu sou feliz

 

Quando lá no céu chegar e contemplar o meu Jesus

Eu irei lhe agradecer pela cruz

Quando lá no céu chegar e contemplar o meu Jesus

Eu irei lhe agradecer pela cruz

Pela paz, pela vida, que não terá mais fim

Pois todo o mal, ele já sofreu por mim.

 

Graça maravilhosa, quão doce canção

Que me diz vem descansar em meu Deus

Mui perdido andava, mas eu me encontrei

Era cego até que Jesus enxerguei

 

  1. JOHN NEWTON E SEU LEGADO GRACIOSO.

John Newton, nasceu em 24 de julho de 1725, Londres, Inglaterra – falecido em 21 de dezembro de 1807, Londres). Data em que a lei que proibia o comercio de escravos foi aprovada, mediante os esforços de Wiliam Wilberforce.

Newton nasceu de uma mãe devota não conformista e um pai que era capitão de navio mercante. Sua mãe morreu de tuberculose quando Newton tinha quase 7 anos, e aos 11 ele estava acompanhando seu pai em viagens marítimas.

Aos 18 anos ele foi colocado em serviço com a Marinha Real a bordo do navio HMS  Harwich.

Ele foi um adolescente rebelde, marinheiro insubmisso, se tornou escravo e depois, comerciante de escravos cristão inglês, que mais tarde se torna um ministro anglicano.

Um escritor de cartas, escrevendo mais de 500 cartas e vários livros. Se torou um escritor de hinos  mais tarde um notável abolicionista, mais conhecido por seu hino “Amazing Grace .”

Sua transformação de um marinheiro infiel para um homem de fé profunda é ecoada em seu trabalho.

Depois de tentar desertar, ele foi dispensado de seu posto e enviado a bordo de um navio negreiro que passava. Atraído pelo comércio transatlântico de escravos como “um modo de vida fácil e digno de crédito”, Newton mais tarde serviu como marinheiro a bordo de vários navios envolvidos nele.

Enquanto navegava pelos mares, ele aprendeu sozinho latim e geometriae ascendeu ao posto de mestre encarregado da navegação, e por fim capitão do navio negreiro.

  1. Sua conversão:

Em 1748, durante sua viagem de volta à Inglaterra a bordo do navio Greyhound, Newton teve uma conversão espiritual. Ele acordou para encontrar o navio pego em uma forte tempestade na costa de Do Negal, na Irlanda e prestes a afundar.

Em resposta, Newton começou a orar pela misericórdia de Deus, após o que a tempestade começou a diminuir.

Após quatro semanas no mar, o Greyhound chegou ao porto de Lough Swilly, na Irlanda. Esta experiência marcou o início de sua conversão ao cristianismo[1]. [9]

Começou a ler a Bíblia e outras literaturas religiosas. Quando chegou à Grã-Bretanha, ele havia aceitado as doutrinas do calvinismo.

A data da conversão era 10 de março de 1748, [10] um aniversário que ele marcou para o resto de sua vida. Daquele ponto em diante, ele evitou palavrões, jogos de azar e bebidas.

Embora ele continuasse a trabalhar no comércio de escravos, ele ganhou simpatia pelos escravos durante seu tempo na África. Mais tarde, ele disse que sua verdadeira conversão não aconteceu até algum tempo depois:

“Eu não posso me considerar um crente no sentido pleno da palavra, até um tempo considerável depois.[2]

Em 1788, 34 anos depois de se aposentar do tráfico de escravos, Newton quebrou um longo silêncio sobre o assunto com a publicação de um vigoroso panfleto Pensamentos sobre o tráfico de escravos, no qual descrevia as terríveis condições dos navios negreiros durante a Passagem do Meio.

Ele se desculpou por “uma confissão, que… vem tarde demais… “Será sempre um assunto de reflexão humilhante para mim, que eu já fui um instrumento ativo em um negócio em que meu coração agora estremece”.

Ele tinha cópias enviadas para todos os deputados, e o panfleto vendeu tão bem que rapidamente exigiu reimpressão[3].

Newton tornou-se aliado de William Wilberforce, líder da campanha parlamentar para abolir o tráfico de escravos africanos. Ele viveu para ver a aprovação da lei que proibia o tráfico de escravos em 1807, que promulgou este evento.

Newton passou a acreditar que durante os primeiros cinco de seus nove anos como comerciante de escravos ele não tinha sido um cristão no sentido pleno do termo.

Em 1763 ele escreveu: “Eu era muito deficiente em muitos aspectos… Não posso me considerar um crente no sentido pleno da palavra, até um tempo considerável depois.”[4]

  1. Sua vida de piedade.

O que pouca gente sabe é que Jon Newton foi muito impactado pela piedade dos Moravianos e dos Metodistas.

Ele se tornou um pastor comprometido com a pregação e a oração. Este compromisso ajudou a sustentá-lo ao longo de seus 43 anos de ministério.

Ele reconhece isso cedo em sua vida cristã quando escreve:

‘A oração é o grande motor para derrubar e derrotar meus inimigos espirituais, o grande meio de obter as graças de que preciso a cada hora…’

Seus diários registram que ele muitas vezes orava pelo menos cinco horas por dia, com uma vasta lista de pessoas por quem orava, e um desejo de cultivar um profundo sentimento de gratidão pela misericórdia e graça de Deus em sua vida

Seis anos antes de sua morte, ele refletiu sobre o significado da oração durante uma reunião da Sociedade Eclética (que reunia vários irmãos de diversas denominações), dizendo:

“Devemos insistir na oração. Diz-se que a oração é a chave da manhã e a fechadura da noite. Saia todos os dias com este espírito – Segure-me, e estarei seguro[5].”

“Quem foi John Newton?” Um marinheiro, cristão capitão de navio negreiro, um agrimensor, um “entusiasta”, um escritor de hinos, um escritor de cartas, um mentor e até mesmo uma espécie de celebridade.

No entanto, mais do que qualquer outra coisa, ele era – um pastor. Além do mais, ele era, na maioria das vezes, eficaz e inovador.

Por 43 anos, ele viveu fielmente o mandato do chamado que Deus lhe deu em diferentes pastorados de pobre e de ricos. 

  1. Um escritor de cartas.

O dom de Newton para escrever cartas foi tão apreciado que certa vez levou um certo clérigo escocês a notar: “É uma pena que o Sr. Newton faça qualquer coisa além de escrever cartas.”65

Às vezes, Newton deve ter sentido que isso era tudo o que ele estava fazendo! Após sua chegada a Olney, ele escreve:

‘Meu lazer foi ocupado principalmente esta semana com a escrita de cartas. De fato, minha correspondência é tão grande que quase absorve meu tempo (exceto os preparativos do púlpito), e não sei bem como contratá-la.’66

Sabendo que o jovem estava ansioso para entrar no ministério, ele lhe assegura:

Seu estilo de escrever cartas foi muito influenciado pela ênfase augusta na polidez, simplicidade, espontaneidade, substância, casualidade e facilidade. Seu amigo John Berridge escreveu certa vez que Newton tinha a habilidade distinta de se comunicar com a substância e, ao mesmo tempo, ser intensamente pessoal.67

  1. A influência de George Whitfield.

Em setembro de 1755, Newton conheceu George Whitefield e ficou impressionado com o poder de sua pregação.

Na verdade, ao longo de cinco dias, Newton registrou em seu diário nada menos que quatorze encontros com Whitefield[6]. Eles se corresponderam também por cartas.

Newton e Whitfield e Jonathas Edwards, bem como os puritanos e batistas do sul; tinham a mesma teologia determinista e compartilhava a mesma posição sobre a escravidão, como obra da providência divina.

Deste ponto em diante, Newton buscou o máximo de pregação do Evangelho que pôde, independentemente de ter vindo de um púlpito dissidente ou da Igreja da Inglaterra.

  1. Sua relação com William Wilberforce

Talvez o relacionamento de orientação mais significativo que Newton teve foi com Wilberforce. Seu significado é bem captado

na biografia de Aitken:

“Sem William Wilberforce não teria havido uma campanha parlamentar bem-sucedida no século XVIII e início do século XIX pela abolição do tráfico de escravos. Mas sem John Newton, William Wilberforce não teria se engajado em tal papel…’[7]

Quando tinha oito anos, William Wilberforce acompanhou sua tia para ouvir Newton contar histórias de sua antiga vida de traficante de escravos e como Deus o resgatou para ser um ministro do Evangelho.

No entanto, a mãe do jovem William, uma puritana inconformista; era menos aberta a esse tipo de “entusiasmo” do que sua tia. Não gostando do ‘metodismo’ de Newton, ela decidiu que seu filho não iria ouvi-lo novamente.

Como resultado, ela cometeu o erro em proteger seu filho de tais “entusiastas” por mais de uma década, e isso o levou a se tornar uma criança extremamente rebelde e blasfema.

Mais tarde, aos 26 anos, Wilberforce se reconectou com sua fé de infância e, ao fazê-lo, lembrou-se de seu antigo mentor espiritual.

Em um momento de crise espiritual, questionou se deveria ou não abandonar suas aspirações parlamentares e ingressar no ministério. Buscando conselhos, Wilberforce combinou um encontro clandestino com Newton.

Os dois se encontraram em 7 de dezembro de 1785 – um encontro que teve consequências históricas. Wilberforce descreveu a ocasião em seu diário no dia seguinte:

“Depois de caminhar pela praça uma ou duas vezes, antes que pudesse me convencer, chamei o velho Newton – estava muito afetado em conversar com ele – algo muito agradável e inalterado nele.

Ele me disse que sempre teve esperanças e confiança de que Deus algum dia me levaria a ele… Quando voltei, encontrei minha mente em um estado calmo e tranquilo, mais humilde e olhando mais devotamente para Deus[8]

Durante a reunião, Newton encorajou o jovem Wilberforce a não deixar a política, mas a servir a Deus nessa esfera.

O impacto desse conselho foi crucial para que, a partir desse momento, Wilberforce se comprometesse a responder ao seu próprio chamado de Deus para abolir o tráfico de escravos e trazer a ‘reforma dos costumes’ na sociedade inglesa.

Na opinião de Aitken, ‘Persuadir Wilberforce a permanecer no ‘caminho certo’ e combinar a vida de um cristão com a vida de um político foi o melhor momento de John Newton como pastor.’ 

  1. A influência Arminiana de John Wesley.

Em 1756 Newton se encontrou com John Wesley. Ele é considerado um discipulador de John Newton. A influência de Wesley foi fundamental para a sua mudança e entrada no ministério.

Em uma Carta de John Wesley para John Newton[9] em 1 de abril de 1766: Nesta carta John Newton, enfatiza seu acordo sobre a doutrina da santificação:

“Caro senhor, não percebo que haja um fio de cabelo de diferença entre nós no que diz respeito à natureza da santificação. Só que você expressa um pouco menos claramente e um pouco menos bíblico do que estou acostumado a fazer”.

Ele se tornou amado, por todas as tradições protestantes. Inicialmente se tornou uma calvinista e opositor ferrenho do arminianismo, mas foi drasticamente mudado com seu relacionamento com John Wesley;

Newton escreve em uma de suas cartas:

“Sinto muito mais união de espírito com alguns arminianos do que com alguns calvinistas; e se eu pensasse que uma pessoa teme o pecado, ama a palavra de Deus e está buscando a Jesus, eu não percorreria todo o meu estudo para fazer proselitismo para as doutrinas calvinistas[10]”.

O calvinismo moderado de Newton refletia uma tendência ecumênica mais ampla que também caracterizou o evangelicalismo do século XVIII.

Embora ele tenha sido ordenado para a Igreja da Inglaterra, seu estilo de ministério era mais parecido com o dos ministros dissidentes (metodistas, Oração, Jejum, Leitura bíblica e obras sociais) do que com a tradição da Alta Igreja na qual ele se encontrava servindo.

  1. A TEOLOGIA ESCRAVAGISTA DE JOHN NEWTON.

A inconsistência do sistema de crenças de Newton o cegou para os males da escravidão dos africanos.

  1. Seu inconsistente tráfico negreiro.

John Newton é um personagem fascinante, em parte por causa de sua completa honestidade e em parte por causa de como ele é tão equivocado e inconsistente.

Ele é significativo por vários motivos. Ele estava em contato com Wesley e os metodistas quando tentava entrar no ministério.

Ele foi influente na vida de Wilberforce em um momento crítico, quando o jovem Wilberforce estava pensando em deixar o Parlamento por causa sua recém-descoberta fé cristã.

Newton também escreveu um tratado anti-escravidão e deu provas à Câmara dos Comuns em 1789 e 1790 contra o comercio de escravos.

Seu maravilhoso hino, Amazing Grace, inspirou muitos e encorajou o interesse em sua vida e ministério. Mas o que é mito e o que é realidade

sobre John Newton? Observe as seguintes afirmações:

— John Newton era um comerciante de escravos, o capitão de um navio negreiro.

—Depois de se tornar cristão, ele desistiu de seu envolvimento no tráfico de escravos.

—Sua conversão o levou a atacar ativamente os males da escravidão e o tráfico de escravos.

— Ele escreveu um tratado condenando a escravidão.

Apenas uma dessas afirmações é verdadeira.

John Newton se tornou o capitão de um navio negreiro. Ele liderou três viagens de escravos como capitão convertido. Newton foi convertido em seus vinte e poucos anos.

A conversão e sua esperança de se casar com Mary, sua namorada de infância o inspirou procurar um emprego “respeitável”. E ele o encontrou no tráfico de escravos, a profissão mais lucrativa.

A ele foi oferecido o comando de um navio negreiro, mas decidiu servir como Primeiro Ajudante (Amigo). Após essa viagem, ele serviu como capitão em três viagens de escravos.

Tudo isso foi feito como um cristão consciencioso, sem nenhuma pontada de consciência, incluindo a “Passagem do Meio e tudo[11]”.

Ele descreve em sua obra “Pensamentos sobre o comércio de escravos africanos (1787), a maldade e as péssimas condições do transporte negreiro :

Uma … imensa oferta de escravos, (homens, meninos e mulheres) que fornece anualmente uma exportação tão grande…

…Se tudo o que for levado a bordo dos navios sobrevivesse à viagem… menos navios navegariam para a costa. Mas uma grande redução deve ser feita para a mortalidade… Acredito que quase metade dos escravos a bordo, morrem[12]..

Sem nenhum escrúpulo moral ou teológico, e sem pesar na consciência, ele considerou sua posição de capitão do navio negreiro, que se tornou sua nova carreira “a nomeação que a Providência marcou” para ele[13]

  1. Sua inconsistente tolerância pecaminosa.

Ele descreveu em 1787 em sua publicação “Pensamentos sobre o comércio de escravos africanos, a vileza e imoralidade que envolvia o trafico de escravos.

… Bebidas fortes, como conhaque, rum ou destilados ingleses… dificilmente um único escravo pode ser comprado, está sempre à mão…na maioria dos navios…a licenciosidade…imoralidade…lascívia…adultério…traição…roubo…trapaças…preconceito…O risco de insurreições… acoites…brigas…enganação…vingança… morte.

Newton ainda tenta amenizar suas descrições…

“Muitas vezes ouvi um capitão, morto há muito tempo, gabar-se de sua conduta em uma viagem anterior, quando seus escravos tentaram atacá-lo. Depois de suprimir a insurreição, ele se sentou para julgar os insurgentes;

…e não só, a sangue frio, julgou vários deles, não sei quantos, a morrer, mas estudou, sem pouca atenção, como tornar a morte o mais excruciante possível para eles. Para o bem do meu leitor, suprimo a exposição de detalhes”.[14]

Ele conta de uma mulher comprada com sua filha, a noite a criança chora e o capitão se irrita e joga a criança no mar[15]

Ele continua:

“mais de cem escravos crescidos, lançados ao mar, de uma só vez, a bordo de um navio, quando a água doce era escassa’…

“Esses exemplos são espécimes do espírito produzido, pelo comércio africano, em homens que, outrora, não eram mais destituídos do leite da bondade humana do que nós”.

O que surpreende é o fato dele relatar tanta vileza e maldade no trafico de escravos e de forma inconsistente, afirmar a soberania divina e ajuda-lo nessa vida injusta.

Em cada um de seus diários ele descreve as viagem no tráfego de escravos começando com as palavras[16] “… viagem pretendida (por permissão de Deus)… para a África[17].”

Quando ele finalmente deixou o comércio de escravos foi por motivos totalmente alheios à sua fé e consciência.

Dois dias antes de sua quarta viagem em 1754, ele adoeceu subitamente (provavelmente um pequeno acidente vascular cerebral) e renunciou ao comando do navio na véspera da partida.

A ordem certa é Jon Newton, um Escravo que se converteu, e que se tornou capitão de navios negreiros. E não um capitão de navio negreiro que foi convertido. Ele se converte e se torna capitão de navio negreiro.

  1. Sua Inconsistência ortodoxa.

Se isso nos parece confuso, foi também para Newton. Muitos anos depois em seu diário, ele reflete sua confusão e angústia; como ele pode; como cristão; continuar envolvido com o tráfego de escravos; sem qualquer sentimento de estar fazendo algo errado.

Mas isso foi muitos anos depois. Na época, sua ORTODOXIA DETERMINISTA, não o levou a sentir nenhum conflito moral; e estava sendo completamente honesto sobre isso.

Eu discordo daqueles que explicam esse comportamento anômalo vendo Newton como um homem insensível.

Suas cartas para sua esposa Mary; são profundamente sensíveis, assim como os hinos e poesias que ele escreveu, alguns, supostamente a bordo do navio negreiro (provavelmente, Como Doce o nome de Jesus soa ao ouvido dos crentes).

Parece melhor aceitar isso como uma anomalia teológica e ortodoxa; e reconhecer a própria resposta de Newton de confusão e angústia por ele realmente não sentir que o que estava fazendo era errado.

Suas cartas refletem sua honestidade e autenticidade e não oferece defesa. Quando publicou suas Cartas a sua Esposa, anexou uma nota de rodapé sobre a escravidão:

“O leitor talvez se pergunte, como agora eu mesmo, que, conhecendo o estado do vil tráfico ser como eu descrevi aqui, e cheio de enormidades que eu não tenho mencionado…

…eu não comecei, na época, com horror ao meu próprio emprego como agente para promovê-lo. O costume, o exemplo e o interesse cegaram meus olhos. eu fiz isso”.

Newton reconhece o motivo de sua cegueira espiritual e de sua inconsistência pecaminosa, mostrando que sua conduta não foi decente.

Primeiro ele diz que o COSTUME, a pratica de pecado torna o coração endurecido e a consciência anestesiada.

Segundo ele diz que o EXEMPLO. Aqueles que professavam o sistema de crença que Newton aprendeu, defendiam a escravidão como uma instituição divina; e que os negros eram uma raça inferior, como os Puritanos, e Jonathas Edwards e muitos outros pensavam.

E quem sabe o próprio Whitfield a quem ele mais admirava que e tinha escravos, e comprava de traficantes de escravos.

Newton conhece Whitfield no mesmo ano que ele é impedido de viajar para África por causa do derrame, mas ele continua com negócios ligados a trafico de escravos.

E terceiro ele diz que o INTERESSE. O motivo por traz do trafico de escravo era a possibilidade de ganho extraordinário que essa atividade proporcionava na época. A ganancia pelo dinheiro cegou Newton.

Newton continua sua explicação, não tão consistente.

“ignorantemente: pois, estou certo, se eu tivesse pensado no tráfico de escravos então, como penso dele, então, nenhuma consideração me teria induzido a continuar nele”.

“Embora meus pontos de vistas religiosos não eram muito claros, minha consciência era muito sensível e eu não ousava desagradar a Deus agindo contra a luz da minha mente”.

Veja a falta de consistência logica do sistema teológico de Newton sobre a soberania divina. ele diz que – “eu não ousava desagradar a Deus agindo contra a luz da minha mente”.

Mostrando o contraste; que sua mente logica entendia que estava errado o trafico de escravos negros, mas em sua teologia isso era preordenado por Deus, que em sua soberana vontade, decreta todas as coisas para sua gloria.

Supreendentemente Newton, aumenta seu nível de inconsistência teológica:

“De fato, um navio negreiro, enquanto na costa (africana), está exposto a perigos inumeráveis ​​e contínuos; que eu muitas vezes, e ainda me surpreendo, que alguém, muito mais tantos, deixar a costa em segurança.

Fui então favorecido com um grau incomum de dependência da providência de Deus, que me sustentou”…

…mas esta confiança deve ter falhado em um momento, e eu teria ficado sobrecarregado com aflição e terror se eu soubesse, ou mesmo suspeitasse, que estava agindo errado[18].”

Newton, considera o sucesso de suas viagens uma aprovação divina do seu trabalho como traficante de escravos:

“Fui então favorecido com um grau incomum de dependência da providência de Deus, que me sustentou.

Ele então conclui controversamente que se ele soubesse que estava fazendo algo errado, sua confiança em Deus teria falhado, e Deus seria desonrado com sua fé enfraquecida.

Isso é algo inconsistente em sua teologia racial, em que Deus o salva dos perigos envolvidos no trafico de escravos, mas não livra os negros que são vítimas da pior de todas as maldades.

Wesley disse: que a escravidão é a soma de todas as maldades humanas”

  1. Sua inconsistência abolicionista.

Não foi por cerca de trinta e quatro anos que ele realmente escreveu para a causa antiescravagista. Em 1788 escreveu Pensamentos Sobre o tráfico de escravos africanos.

Mas o que deve ser considerado é que embora ele tenha escrito contra o tráfico de escravos, foi em resposta ao encorajamento de outros[19], (Wilberforce) e não uma força motriz dentro dele.

Outro fator significativo é que, embora o tratado seja muito claro em condenar o tráfico de escravos, não aborda a instituição da escravidão.

Pode-se raciocinar que o propósito do tratado estava relacionado ao foco do Parlamento, está encerrando a tráfico de escravos, não escravidão.

Embora isso seja verdade, não há nada em todos os escritos de Newton que fale contra a instituição da escravidão.

É mito que John Newton era um traficante de escravos que, após sua conversão, deixou o tráfico de escravos e lutou contra a escravidão[20].

A Realidade é que John Newton era um capitão cristão de um navio negreiro, que deixou o comércio por motivos de saúde. Mas que continuou envolvido no comercio de escravos.

Quase 40 anos depois, ele é levado a se opôr ao comercio de escravo. Não temos registro de que ele alguma vez se opôs aos males da escravidão.

Em contraste, John Wesley[21] nunca esteve pessoalmente envolvido com a escravidão ou o comércio de escravos.

Mesmo antes do seu envolvimento direto com e Newton, Wesley pregou e escreveu contra o tráfico de escravos e a escravidão. O pai de Weasley, Samuel Weasley, era Arminiano e pregou contra a escravidão.

Wesley apelou a todos os envolvidos para encerrar seu envolvimento imediatamente.

Pode-se perguntar o que Newton pensou e fez, como cristão sensível, quando foi exposto às idéias do folheto de Wesley.

O panfleto de Wesley que condenava a Escravidão foi escrito vinte anos antes de Newton finalmente ser motivado a escrever contra o tráfico de escravos.

Os Quakers, anabatistas, Moravianos, menonitas se tornaram as primeiras organizações a se posicionar contra o tráfico de escravos no início do século XVIII[22].

Mas as oposições a escravidão existem desde o início no século XVI e cresceu fortemente no século XVII (1601-1700) e Século XVIII (1701-1800).

CONCLUSÃO:

Isso nos lembra que todos os heróis teológicos têm pés de barro. Isso porque somos todos pecadores, que carecemos da “graça maravilhosa”.

A propriedade de escravos de Edwards e Whitefield desafia nossos próprios pontos cegos. Todos nós precisamos lidar com a inconsistência em alguma área da nossa vida. Se homens desse nipe erraram, imagine nós.

O arrependimento de Newtom, mostra como Graça maravilhosa, pode nos alcançar mesmo depois que nos convertemos:

Ele se desculpou em ‘uma confissão que … chega tarde demais’ e acrescentou: ‘Sempre será um assunto de reflexão humilhante para mim, que eu já fui um instrumento ativo em um negócio que agora meu coração estremece.’

Tal era a reputação de Newton que John Wesley uma vez escreveu para ele,

Você parece ter sido designado pela Divina Providência para um curador de brechas, um reconciliador de homens honestos, mas preconceituosos, e um unificador (trabalho feliz!) dos filhos de Deus que estão desnecessariamente separados uns dos outros[23].

John Newton, um escravo que se converte. Um cristão capitão de navio negreiro que se arrepende e se torna pastor de pessoas.

 

[1] “John Newton (1725 – 1807)” (PDF) . Museu Cowper e Newton . Museu Cowper e Newton . Recuperado em 24 de maio de 2019 .

[2] Newton, John (2003), Hillman, Dennis (ed.), Out of the Depths , Grand Rapids: Kregel

[3] Hochschild, Adam (2005), Bury the Chains, The British Struggle to Abolish Slavery , Basingstoke: Pan Macmillan

[4] Newton, John (2003), Hillman, Dennis (ed.), Out of the Depths , Grand Rapids: Kregel

[5] Bull, Josiah, ‘Mas agora eu vejo’. A Vida de John Newton (Carlisle: The Banner of Truth Trust, 1998).

[6] 5 A anotação do diário de Newton para 11 de setembro dizia: ‘Rose por volta das 4 e meia. Sr. Whitefield pregando às 5 de Isaías 25:4… Whitefield pela manhã e tivemos duas horas de conversa íntima com grande conforto e satisfação. Comi com Whitefield. Ouvi-o pregar às 6 de Hebreus 2:3.’ Os dois passaram tanto tempo juntos que Newton foi chamado de ‘Jovem Whitefield’ em tom de brincadeira. Citado de John Newton, 134

[7] Aitken, Jonathan, John Newton: From Disgrace to Amazing Grace (Wheaton: Crossway Books, 2007)

[8] Newton, John, Diaries (notas não publicadas tomadas pelo Dr. Bruce Hindmarsh

[9] https://digitalcollections.smu.edu/digital/collection/jwl/id/40

Ao Reverendo Sr. Newton Em Oulney Bedfordshire Manchester 1º de abril de 1766 Caro senhor, não percebo que haja um fio de cabelo de diferença entre nós no que diz respeito à natureza da santificação. Só que você expressa um pouco menos claramente e um pouco menos bíblico do que estou acostumado a fazer. No entanto, entendo perfeitamente suas expressões: “Uma apreensão cordial, admiradora e crente de Cristo”. E é de pouca importância se chamamos isso de santificação ou fé santificadora. Tampouco posso discernir que haja mais diferença entre nós no que diz respeito aos meios de santificação ou no que diz respeito ao fruto daqueles meios que ambos continuamente mantemos como brotando total e unicamente da graça onipotente de Deus, a única que opera tudo em e por todos eles. E, no entanto, é verdade que muitas vezes há uma diferença considerável em nossa maneira de falar. Embora pensemos da mesma forma, a saber, que não há nada de bom em nosso coração ou em nossa vida que não recebamos de Cristo e que ele é a fonte e a vida da santificação (que deve estar em todos os nossos pensamentos), ainda assim fazemos não falam igual.

As palavras Cristo e fé são muito mais frequentes em sua boca do que na minha. Estou feliz que você me dê uma oportunidade de me explicar sobre isso. Sete e vinte anos atrás, os Irmãos Morávios objetaram a mim: “Que eu não falei o suficiente de Cristo e da fé”. Minha resposta foi: “A Bíblia é meu padrão de linguagem, bem como de sentimento. Eu me esforço não apenas para pensar, mas para falar como os oráculos de Deus. Mostre-me qualquer um dos escritores inspirados que menciona Cristo ou a fé com mais frequência do que eu e eu os mencionarei com mais frequência. Mas, caso contrário, não posso sem variar do meu padrão.” Por fim, o Conde [Zinzendorf] disse francamente: “Você não fala segundo as Escrituras; mas o Cordeiro nos ensinou uma linguagem melhor”. Eu não posso acreditar nisso; portanto, mantenho-me à minha maneira antiga e não falo nem melhor nem pior do que a Bíblia. Em comida, vestuário e todas as outras coisas, aconselho a todos aqueles sob meus cuidados que economizem tudo o que puderem (com a consciência tranquila) para dar tudo o que puderem. E eu nunca soube que alguém se arrependesse disso na hora da morte. A paz esteja contigo e com os teus! Eu sou, caro senhor, Seu afetuoso irmão J Wesley

[10] 1 Josiah Bull, ‘Mas agora eu vejo’. A Vida de John Newton (Carlisle: The Banner of Truth Trust, 1998), 357.

[11]https://www.britannica.com/topic/Middle-Passage-slave-trade

[12] https://spartacus-educational.com/SnewtonJ.htm

John Newton, Pensamentos sobre o comércio de escravos africanos (1787)

[13] John Newton, Letters, Sermons, and a Review of Ecclesiastical History, Vol. I, 95, “Authentic Narrative,” and The Works of the Rev. John Newton, Vol. V, 486, “Letters to a Wife,” Aug. 18, 1754.

[14] https://spartacus-educational.com/SnewtonJ.htm

[15] https://spartacus-educational.com/SnewtonJ.htm

[16] https://www.amazon.co.uk/s?k=D.+Bruce+Hindmarsh&i=stripbooks&rh=p_82%3AB001HCS0FM&qid=1300711990&sr=1-2-ent&ref=sr_tc_2_0

[17] John Newton, The Journal of a Slaver Trader 1750-1754, eds. Bernard Martin and Mark Spurrell (London, 1962), 3, 66 and 87.

[18] The Works do Rev. John Newton, Vol. V (“Cartas a uma Esposa”) 406-7, n

[19] Wilberforce foi um dos que encorajou Newton a escrever. Sua perspectiva única de estar envolvido no comércio de escravos foi considerada substantiva em persuadir as Pessoas. Nos dois anos seguintes à publicação de seu tratado (1788), ele prestou depoimento sobre o tráfico de escravos na Câmara dos Comuns

[20] Esse mito foi mantido vivo por declarações imprecisas que se referem a Newton como o “comerciante de escravos convertido”, sem nenhum esclarecimento de que sua conversão ocorreu antes de se tornar capitão de um navio negreiro. Felizmente, a História Cristã, A edição 81, Winter, 2004 não faz essa generalização imprecisa (pp. 19-21).

Infelizmente, o Boletim da Sociedade de História Cristã que acompanha, (Inverno, 2004, 4) continua a super generalização que Newton se opôs à instituição da escravidão: “Muitos anos depois, ele denunciaria a escravidão em seus Pensamentos sobre o tráfico de escravos africanos.

“Na verdade, Newton denunciou apenas o tráfico de escravos, não escravidão nesse trato. História Cristã (28) e Newsletter (4) indicam que foi um ataque epiléptico que impediu sua quarta viagem de escravidão.

[21] Em 1756, nas Notas explicativas sobre o Novo Testamento. Fica claro que este comércio, na época considerado perfeitamente “legal” diante das leis inglesas, para Wesley não passava de um empreendimento criminoso, pior do que uma das pragas da época, os assaltos nas carruagens dos viajantes ou das casas nas cidades. 1Tm 1.10: roubadores de homens.

[22] https://www.swarthmore.edu/news-events/brycchan-carey-peace-to-freedom

[23] https://www.desiringgod.org/articles/amazing-grace-for-twitter-debates