Série de sermões expositivos sobre O Céu. Sermão Nº 52 –  O sexto dia da criação: a criação do homem (Parte 30).  Gn 1:1, 27: Por que um Deus amoroso permitiria a morte e o sofrimento? – Parte III. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 15/12/2021.

Acesse os sermões na categoria: Sermões Expositivos.

__________________________________________________

INTRODUÇÃO

Com a graça de Deus, hoje completamos um ano de exposição sobre o Céu, desde a CRIAÇÃO e estamos caminhando para a recriação do novo CÉU e a nova TERRA. O fim está no começo e o começo está no fim!

Continuando nossa terceira parte do Sermão[1]. Vamos entender outras questões pertinentes sobre a questão do mal e do sofrimento e morte no mundo criado.

Podíamos continuar perguntado, e os casos específicos de ‘sofrimento sem sentido’?

A Bíblia ensina que o sofrimento é parte do ‘quadro geral’ que envolve o pecado, mas casos individuais de sofrimento nem sempre estão relacionados com pecados particulares de indivíduos, em várias áreas, e veremos isso:

  1. OS SOFRIMENTOS ESPECÍFICOS.

Vamos ver alguns sofrimentos não relacionados a pecados particulares dos indivíduos.

  1. Deus permitiu o sofrimento do justo Jó.

Um homem chamado Jó, que era o homem mais justo da Terra em sua época, sofreu muito, perdendo todos os seus filhos, servos e posses em um único dia.

Então ele foi atingido por uma doença dolorosa. Parte disso foi devido a atos malignos cometidos pelos homens, e outros devido a ‘males naturais’.

O Senhor nunca disse a Jó as razões específicas de seu sofrimento, mas permite que cada leitor do livro de Jó testemunhe alguns eventos extraordinários ‘nos bastidores’ no Céu, que Jó nunca viu.

O Senhor tinha motivos para permitir o sofrimento de Jó, mas nunca contou esses motivos a Jó.

No final ele aprendeu a não questionar as decisões de seu Criador. E o desfecho foi glorioso e nome de Deus foi louvado.

  1. As Deficiências físicas

Quando Jesus e Seus discípulos passaram por um cego, Seus discípulos perguntaram a Ele se a cegueira do homem desde o nascimento era devido ao seu próprio pecado ou ao pecado de seus pais.

Jesus explicou que nem era o caso. O homem nasceu cego para que Deus pudesse demonstrar Seu poder (quando Jesus o curou, João 9: 1-7).

Além disso, mesmo que uma pessoa não seja curada, isso não significa necessariamente que ela esteja cometendo algum pecado grave em particular ou ‘sem fé’.

Paulo testificou que orou três vezes para que Deus removesse algum tipo de deficiência física dele, ou algo que o incomodava muito.

Mesmo assim, Deus respondeu: “Minha graça é suficiente para você, pois meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

Muitos cristãos com deficiência testificaram como Deus pode curar a dor e a angústia e ajudá-los a sobreviver.

Muitos deles demonstram o poder de Deus, não em cura física, mas em seu testemunho da capacitação graciosa de Deus.

Precisamos continuar orando e crendo nos grandes milagres e prodígios divinos no meio da igreja, como evidencia da confirmação da pregação do evangelho (Marcos 16.19-20. Hebreus 2.4).

Mas também precisamos confiar na vontade soberana de Deus, de escolher demonstrar o seu poder na capacitação da graça para produzir gloria maior a Deus.

Um exemplo disso é o caso da cantora gospel Ginny Owens ela diz:

“Eu acredito que Deus dá e ele tira. Deus não é estúpido. Ele tem um plano perfeito em tudo que faz, incluindo minha cegueira.

Ela diz que muitos já oraram por ela na tentativa de ‘curá-la’. No entanto, ela tem certeza de que não foi por falta de fé de sua parte que ela ainda não consegue ver ou ouvir”.

Em vez disso, ela pensa que Deus a está usando para ensinar outras pessoas sobre deficiências; ela viajou para vários países diferentes fazendo isso.

De fato, embora Deus certamente possa curar deficiências físicas e orgânicas, no mundo ocidental moderno, e pode desejar fazer isso; mas muitas vezes Ele opta por não fazê-lo.

Em muitos casos a ação graciosa de Deus hoje em dia é frequentemente remover a dor emocional das deficiências.

Como exemplo, a cantora gospel cega Ginny Owens diz que um de seus maiores problemas quando criança era a solidão, porque ela não podia ver, e apenas porque ela era visivelmente diferente.

Ela diz que nunca ficou brava com Deus por causa de sua cegueira. E embora ela diga que adoraria ser capaz de ver, ela não acha que Deus a curará.

“Não estou dizendo que Deus não pode fazer milagres”, diz ela. “Eu só não tenho certeza se ele escolheria. E está tudo bem.

Milagres são maravilhosos, mas não acontecem todos os dias. E procurar um acontecer para mim pode me fazer perder meu tempo.”…

Ginny cita uma passagem favorita do Velho Testamento que a convence de que Deus pode fazer grandes coisas por nosso intermédio, apesar de nossas limitações – até mesmo a cegueira.

Na história, Moisés está diante da sarça ardente e Deus fala diretamente com ele. Deus diz a Moisés para liderar os israelitas para fora do Egito, prometendo que estará com Moisés por todo o caminho.

Mas Moisés realmente teve a coragem de discutir com Deus, dando uma tonelada de desculpas por que ele não é o homem certo para o trabalho – incluindo o fato de que ele não fala muito bem.

Deus disse a Moisés: “Quem deu a boca ao homem? Quem o torna surdo ou mudo? Quem lhe dá visão ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora vá; Vou ajudá-lo a falar e lhe ensinarei o que dizer” (Êxodo 4: 11–12).

“Isso é muito legal,” Ginny diz. “Eu acredito que Deus dá e Ele tira. Deus não é estúpido. Ele tem um plano perfeito em tudo que faz, incluindo minha cegueira[2]”.

  1. Desastres naturais e atrocidades

Jesus discutiu por que dezoito judeus morreram tragicamente quando a torre de Siloé desabou.

Isso se aplica diretamente às atrocidades modernas, como os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001.

Lucas 13:4 registra Suas palavras:

“Aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles – você acha que eles eram pecadores acima de todos os outros que viviam em Jerusalém? Eu te digo, não!”

O sofrimento em nossas vidas nem sempre está relacionado ao nosso pecado pessoal. Observe, entretanto, que Jesus continuou dizendo que:

A menos que vocês se arrependam, todos vocês perecerão da mesma forma”. Isso mostra que ninguém é inocente, no sentido de sem pecado, e não merecer o justo castigo divino[3].

Todos nós somos pecadores e, portanto, condenados à morte e merecedores da morte. Milhares de pessoas morreram na catástrofe do World Trade Center e milhões morreram no Holocausto.

Mas centenas de milhões de pessoas que viram e ouviram sobre esse evento também morrerão um dia – na verdade, milhares delas morrem todos os dias – porque todos os humanos receberam a pena de morte por causa do pecado.

  1. Nossa morte terrena não é o fim

A Bíblia nunca tem vergonha de falar sobre a questão do sofrimento.

Os julgamentos de Deus no passado incluíram quase todo tipo de sofrimento imaginável, e Ele repetidamente afirma Seu poder e autoridade absolutos sobre a vida dos homens.

No entanto, em um dos ensinamentos mais memoráveis de Cristo (Lucas 16: 19-31), o Filho de Deus dá a chave para a compreensão das aparentes injustiças deste mundo: O relato sobre o homem rico e Lázaro.

Um homem rico perverso vivia em esplendor, enquanto um mendigo fiel chamado Lázaro estava sentado no portão do homem rico, coberto de feridas e comendo restos de mesa.

Mas a história não termina aqui. Há um mundo eterno por vir, onde Deus fará todas as coisas certas. A esperança de uma ressurreição é a chave para compreender nosso sofrimento.

O filósofo ateu Bertrand Russell (1872-1970) uma vez desafiou:

Eu convidaria qualquer cristão a me acompanhar até a enfermaria infantil de um hospital, para observar o sofrimento que está sendo suportado e, então, persistir na afirmação de que aquelas crianças estão tão abandonadas moralmente a ponto de merecerem o que estão sofrendo[4].

Um ministro que realmente teve experiência com crianças moribundas (ao contrário de Russell, que nunca sujou as mãos com tais coisas práticas) desafiou Russell a explicar o que ele poderia oferecer a tal criança.

Um ateu só poderia dizer, desculpe, cara, você já teve suas chances e isso é o fim de tudo para você. Mas o cristão tem esperança de que esta vida não será o fim.

  1. O sofrimento é o ‘megafone’ de Deus.

O famoso estudioso de literatura e apologista CS Lewis (1898–1963)[5], ele conhecendo o sofrimento de sua esposa que morreu com câncer nos ossos[6], escreveu um livro; “O problema da dor”.  (The Problem of Pain 1940)

Ele argumentou que as pessoas perderam o senso da seriedade do pecado, e Deus pode usar o sofrimento como uma lembrança desse horror.

Ou seja, nosso mundo não é bom; antes, vivemos em um mundo amaldiçoado como um julgamento sobre o pecado:

Deus nos sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossas dores: é o seu megafone para despertar um mundo surdo.

Na verdade, as pessoas devem se lembrar de quantas pessoas foram vistas na Igreja pela primeira vez em anos após as duas grandes guerras.

Após os ataques terroristas das Torres Gêmeas. E quantas pessoas, voltaram a Cristo, depois dessa pandemia do Covid-19.

  1. RAZÕES BÍBLICAS PARA O SOFRIMENTO

O apóstolo Paulo encontrou motivos para “gloriar-se nas suas constantes enfermidades”

O ‘CURRÍCULO DE SOFRIMENTO’ de Paulo incluía tortura, espancamentos, prisão, apedrejamento, naufrágio, roubo, enfermidades, exaustão, fome, sede, frio e, finalmente, execução.

Suas cartas mostram que a ressurreição de Cristo foi a chave para entender seu sofrimento. Sem a Ressurreição, “então a nossa pregação é vã, e também a vossa fé, … [e] nós somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:14,19).

As cartas de Paulo estão repletas de razões práticas para o sofrimento dos filhos de Deus, mesmo quando eles não fizeram nada de errado.

Mas podemos reduzi-los em cinco pontos:

  1. O sofrimento nos “aperfeiçoa”.

Ou seja, nos faz amadurecer à imagem de Cristo. O próprio Jó declarou: “Quando ele me provar, sairei como o ouro” (Jó 23:10).

Deus até mesmo usou o sofrimento na vida do Filho do Homem, para trazê-lo à plena maturidade como homem:

ainda que fosse Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu; e sendo aperfeiçoado, ele se tornou o autor da salvação eterna” (Hebreus 5:8–9).

  1. O sofrimento nos ajuda a conhecer a Cristo

Afinal, Cristo foi um “homem de dores”, que suportou as maiores dores e sofrimentos do mundo na Cruz.

Alguém disse que a morte de cruz equivalia a mil mortes, de quanto horror, vergonha e maldição estava envolvida nela.

Quando sofremos, entendemos melhor a glória transcendente do Salvador sofredor e as maravilhas do que Ele fez por nós.

Paulo sofreu de bom grado a perda de todas as coisas “para que eu o conhecesse, e o poder da sua ressurreição e a comunhão das suas aflições, sendo feito conforme até a sua morte” (Filipenses 3:10).

  1. O sofrimento nos torna melhores servos dos outros

A Bíblia declara que o próprio sofrimento de Cristo O capacitou a socorrer outros (Hebreus 2:18).

“Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados”.

Da mesma forma, ao recebermos consolo do “Deus de todo consolo”, podemos consolar outros também (2 Coríntios 1: 3-4).

  1. O sofrimento nos prepara para uma glória maior no céu

Em uma bela passagem sobre suas dificuldades e perseguições, o apóstolo Paulo termina com uma afirmação de que ele não desmaia do desespero do horror de seus sofrimentos porque:

nossa leve aflição, que dura apenas um momento, produz para nós um peso de glória muito mais excecional e eterno” (2 Coríntios 4:17).

O sofrimento é a porta pela qual entramos nas glórias do futuro, das quais ainda nada sabemos.

  1. O sofrimento completa o sofrimento de Cristo

Esta afirmação pode, à primeira vista, parecer estranha.

Mas, visto que o eterno Filho de Deus levou sobre Si todos os sofrimentos de toda a humanidade – passado e futuro.

Então parece que nossos sofrimentos de alguma forma completam os sofrimentos que Ele sofreu (ver Colossenses 1:24).

Deus nos envia sofrimento para aumentar a glória do que Seu Filho que sofreu.

Embora seja difícil entender tal conceito, pelo menos está claro que Deus tem muitos motivos maravilhosos para sofrimentos que ainda não compreendemos totalmente!

III. DEUS ESTÁ FAZENDO ALGO A RESPEITO DA MORTE E DO SOFRIMENTO?

Pessoas que acusam Deus de sentar e não fazer nada estão perdendo uma verdade vital.

Na realidade, Deus já fez tudo que você gostaria que um Deus amoroso fizesse, e fez – e infinitamente mais!

De forma inimaginável, que ainda não subiu ao coração do homem o tipo de gloria que lhe será revelado.

  1. O Filho de Deus tornou-se homem e suportou tanto sofrimento quanto uma morte horrível em nome do homem.

O pecado de Adão deixou a humanidade em uma situação terrível.

Mesmo que nosso corpo morra, somos feitos à imagem de Deus e, portanto, temos uma parte imaterial que sobrevive à morte física (Mateus 10:28, Filipenses 1: 21-23, Apocalipse 6: 9-11).

Nosso ser consciente viverá para sempre. A menos que Deus interviesse, o pecado de Adão significou que passaríamos uma eternidade de sofrimento e separação Dele.

A única maneira de restaurarmos nossa vida com Deus é se formos capazes de ir a Ele com o preço pago por nossos pecados. Levítico 17:11 nos ajuda a entender como isso pode ser feito.

Diz: “A vida da carne está no sangue.” O sangue representa a vida. O Novo Testamento explica que “sem derramamento de sangue não há remissão [dos pecados]” (Hebreus 9:22).

Deus deixa claro que, por sermos criaturas de carne e osso, a única maneira de pagar a pena por nossos pecados é derramar sangue para tirar nosso pecado.

Mas se a morte e o sofrimento eram naturais e ocorriam por milhões de anos antes de Adão, então por que o derramamento de sangue deveria ter essa propriedade de remover o pecado?

No Jardim do Éden, Deus matou um animal e vestiu Adão e Eva como uma cobertura para o nosso pecado. Um sacrifício de sangue foi necessário por causa do nosso pecado.

Os israelitas sacrificaram animais continuamente; entretanto, como o sangue de Adão não flui em animais, o sangue animal, embora pudesse cobrir temporariamente nosso pecado, nunca poderia removê-lo.

A palavra hebraica traduzida por “expiação” é kaphar, que significa ‘cobertura’.

A solução foi o plano de Deus de enviar Seu Filho, a Segunda Pessoa da Trindade, o Senhor Jesus Cristo, para se tornar um homem – um homem perfeito – para ser um sacrifício pelo pecado[7].

Na pessoa de Jesus Cristo, nosso Deus Criador entrou na história (João 1: 1-14) para se tornar um descendente físico de Adão, chamado de “o último Adão” (1 Coríntios 15:45), nascido de uma mulher (Gálatas 4: 4) que era virgem (Isaías 7:14, Mateus 1:23, Lucas 1:34).

Porque o Espírito Santo o gerou no ventre de Maria (Lucas 1:35), Ele era um homem perfeito, sem pecado, apesar de ter sido tentado em todas as formas que somos (Hebreus 4:15), que assim poderia derramar Seu sangue na cruz pelos nossos pecados.

Visto que o primeiro cabeça representativo da humanidade – Adão – foi responsável por trazer o pecado e a morte ao mundo, a raça humana agora pode ter um novo representante – o “último Adão” – que pagou a pena pelo pecado.

Nenhum pecador poderia pagar pelos pecados dos outros (Hebreus 7:27), mas este último Adão – Jesus Cristo – era um homem perfeito.

Deus em carne humana foi capaz de suportar infinitamente todos os pecados e tristezas do mundo; logo; um sacrifício perfeito de valor infinito.

  1. O Filho de Deus ressuscitou da sepultura para que pudesse proporcionar vida eterna a todos os que cressem (João 3:16).

Depois do sofrimento e da morte de Cristo, Ele ressuscitou dos mortos, mostrando que tinha poder supremo – poder sobre a morte.

Ele agora pode dar vida eterna a qualquer um que a receba pela fé (João 1:12, Efésios 2: 8–9).

A Bíblia nos ensina que aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo, e creem que Deus o ressuscitou dos mortos e O recebem como Senhor e Salvador, passarão a eternidade com Deus (1 Cor. 15:1-4).

  1. O Filho de Deus se compadece de nossas tristezas

O sofrimento e a morte de Cristo significam que o próprio Deus pode ter empatia pessoal com o nosso sofrimento, porque Ele o experimentou em um grau máximo.

Seus seguidores têm um Sumo Sacerdote – Jesus:

…que pode ser “tocado com o sentimento de nossas enfermidades. (…) Cheguemos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que obtenhamos misericórdia e achemos graça para socorro na necessidade” (Hebreus 4: 15–16).

  1. POR QUANTO TEMPO ESSE SOFRIMENTO E MORTE CONTINUARÃO?

As pessoas que reclamam do sofrimento nesta Terra precisam entender a perspectiva de Deus sobre o tempo.

Deus habita na eternidade e está preparando amorosamente Seu povo para passar a eternidade com ele.

Como disse o apóstolo Paulo: “Acho que os sofrimentos do tempo presente não se devem comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Romanos 8:18).

O livro de Hebreus diz que o próprio Jesus, “pela glória que lhe estava proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e está assentado à direita do trono de Deus” (Hebreus 12: 2).

O sofrimento presente é tão insignificante, em vista da eternidade, que nem pode ser comparado à glória por vir.

  1. Deus preparou um lar eterno onde não haverá mais morte ou sofrimento

Aqueles que colocam sua confiança em Cristo como Salvador têm uma esperança maravilhosa – eles podem passar a eternidade com o Senhor em um lugar onde não haverá mais morte.

E Deus enxugará de seus olhos todas as lágrimas; e não haverá mais morte, nem tristeza, nem clamor, nem haverá mais dor: porque as coisas anteriores já passaram” (Apocalipse 21: 4).

Além disso, neste estado eterno, haverá mais uma vez uma árvore da vida, como no Éden, e nenhuma maldição (Apocalipse 22: 2-3).

Na verdade, a morte é realmente o caminho que abre o caminho para este lugar maravilhoso, chamado céu.

Se vivêssemos para sempre, nunca teríamos a oportunidade de abandonar este corpo pecaminoso.

Mas Deus quer que tenhamos um novo corpo e quer que vivamos com Ele para sempre. Na verdade, a Bíblia afirma que “preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos” (Salmo 116: 15).

A morte é “preciosa” porque os pecadores que confiaram em Cristo entrarão imediatamente na presença de seu Criador (Filipenses 1: 21-23), em um lugar onde habita a justiça.

  1. Há também um lugar de separação eterna de Deus

A Bíblia avisa que aqueles que rejeitam a Cristo experimentarão uma “segunda morte” – separação eterna de Deus (Apocalipse 21: 8).

A maioria de nós já ouviu falar do INFERNO, um lugar de fogo e tormento, dor e vergonha eterna.

Ninguém menos que Jesus Cristo alertou sobre este lugar mais do que falou do céu.

Ele também deixou claro que o tormento dos ímpios era tão eterno (grego aionios) quanto a vida dos bem-aventurados (Mateus 25:46).

Deus não se agrada da morte do ímpio.

“Dize-lhes: ‘Vivo’, disse o Senhor Deus, ‘Não tenho prazer na morte do iníquo; mas que o ímpio se converta do seu caminho e viva; volte, retire-se dos seus maus caminhos; pois por que você vai morrer, ó casa de Israel?”(Ezequiel 33:11).

Deus não tem prazer nas aflições e calamidades das pessoas. Ele é um Deus amoroso e misericordioso – é por nossa própria culpa que o homem está no estado atual de sofrimento e morte.

Isso é correto: para aqueles que se apegam aos seus pecados, Deus concederá o seu desejo e os separará de Si mesmo, a fonte da bondade, para a eternidade.

Haverá apenas dois tipos de pessoas: aquelas que dizem a Deus ‘seja feita a Tua vontade’ que serão felizes nos novos céus e nova terra por toda a eternidade.

E aqueles a quem Deus diz: ‘seja feita a tua vontade’, que estarão separados do bem por toda a eternidade.

Outra razão para o Inferno é que Deus é perfeitamente justo, o que significa que Ele sempre agirá com justiça de acordo com os princípios morais / legais que Ele instituiu.

Portanto, ele deve punir as violações de Sua lei. Visto que nossas deficiências ofendem Sua santidade perfeita e infinita, a punição também deve ser infinita. Por sermos finitos, segue-se que a punição deve ter duração infinita (Mateus 25:46).

A única saída é um substituto divino e humano perfeito para tomar nosso lugar – veja as Boas Novas!

Ao enfrentarmos sofrimentos horríveis, como a tragédia no World Trade Center ou o Holocausto, deixe-nos nos lembrar que a causa final de tal calamidade é nosso pecado – nossa rebelião contra Deus.

Nosso amoroso Deus, apesar de nossa pecaminosidade, deseja que passemos a eternidade com ele. Os cristãos precisam estender um braço amoroso e consolador para aqueles que precisam de consolo e força em tempos de sofrimento.

Eles podem encontrar força nos braços de um Criador amoroso que odeia a morte – o inimigo que um dia será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:14).

CONCLUSÃO

O que isso significa para nós agora. Temos duas opções: separar-nos de nossos pecados confiando em Cristo e habitar com Deus para sempre.

Ou apegar-se aos nossos pecados, caso em que Deus concederá nosso desejo e nos separará de Si mesmo para a eternidade.

É por isso que Jesus no Dia do Juízo diz aos malfeitores: “Afastai-vos de mim…” (Mateus 7:23, Lucas 13:27).

Quando entendemos a origem da morte e do Evangelho de Jesus Cristo conforme proclamado na Bíblia, então podemos entender porque este mundo é do jeito que é e como pode haver um Deus amoroso em meio à tragédia, violência, sofrimento e morte.

Qual visão da morte você aceita?

  1. a) Aquela que torna Deus um ogro responsável por milhões de anos de morte, doença e sofrimento antes da queda, concordando com os evolucionistas que o sofrimento e a morte são parte da evolução da humanidade?
  2. b) Você entende o evangelho e coloca a culpa em seus próprios pecados. Você não se acha inocente diante de Deus. Você retrata nosso Deus Criador como um Salvador Amoroso e misericordioso.

Que chorou pelos pecados impenitentes da cidade de Jerusalém, que chorou no túmulo de Seu amigo Lázaro e que chora por todos nós? Ele tem a solução para o sofrimento e a morte eterna.

[1] Texto adaptado do artigo do Dr. PHD, Dr. Jonathan Sarfati, disponível em: https://creation.com/why-death-suffering; acessado em 15/12/2021
[2] Moring, M., Blind Faith (entrevista com Ginny Owens), christianitytoday.com , 2002
[3] No contexto de definições como ‘assassinato é intencionalmente tirar uma vida humana inocente’, o significado da palavra ‘inocente’ está relacionado à sua derivação latina in-nocens = não ferir, ou seja, não culpado de um crime capital.
[4]Russell, B., Why I Am Not a Christian , ed. Paul Edward, p. 22, George Allen & Unwin, Londres, 1957
[5] Veja Barnes, P., CS Lewis e evolução , creation.com/cs-lewis-and-evolution, 27 de abril de 2007.
[6] Lewis, CS, A Grief Observed , 1961, seu diário depois que sua esposa morreu de câncer ósseo
[7] Ver Sarfati, J., A Encarnação: Por que Deus se tornou Homem? creation.com/incarnation; acessado em 15/12/2021.