O plano de leitura devocional desenvolvido pelo pastor Robert Murray McCheyne começa com os livros de Gênesis, Mateus, Esdras e Atos, ou seja o nascimento do universo em Gênesis, o renascimento da nação de Israel com Esdras, o nascimento de Jesus em Mateus e o nascimento da Igreja em Atos. Nesse plano a pessoa lê um livro do Novo Testamento em Janeiro e irá lê-lo outra vez no meio do ano em Julho, o mesmo acontece com os demais livros do NT e com Salmos.
A disposição da leitura dos livros, Lei, História, Poesia e Profecia é extraordinária, ora lemos um fato em I Samuel, ora cantamos esta mesma história nos Salmos e o que no Antigo Testamento é ruína, no Novo Testamento é restauração! No último dia do ano estaremos lendo o último capítulo de 2 Crônicas o último livro a ser escrito do AT, o último capítulo de apocalipse o último livro do NT. Ainda leremos Malaquias o último livro da Bíblia do AT que termina com a palavra maldição e em seguida o último capítulo do evangelho, João 21, que termina com a grandeza do ministério de Jesus.
McCheyne elaborou um plano de leitura diária da Bíblia onde o Antigo Testamento é lido uma vez ao ano e o Novo Testamento e Salmos são lidos duas vezes. A leitura é dividida em duas partes: familiar e pessoal. Seu objetivo é promover a reunião da família em torno da palavra de Deus e estimular a comunhão espiritual entre os membros da família. Assim, cada pessoa terá dois momentos por dia de encontro com Deus em Sua Palavra.
Um grande sonho é ver toda a igreja lendo a Bíblia ao mesmo tempo, os mesmos textos, que podem ser comentados uns com os outros sobre o aprendizado e o Pastor pode abordá-los expositivamente os capítulos ou livros lidos naquela semana em um dos cultos da igreja. Isto certamente promoverá edificação e crescimento do povo de Deus.
Ao final de cada leitura do plano de Robert Murray McCheyne, temos algumas perguntas como “O que Deus falou com você por meio da leitura deste dia?” Estas reflexões ajudam na aplicação do texto lido na sua vida prática diária.
Quando McCheyne apresentou à sua congregação esse plano em dezembro de 1842, mostrou-lhe as grandes vantagens de seguir uma orientação para leitura da Bíblia. Mais de 160 anos depois, podemos usufruir dos benefícios do trabalho do pastor Robert Murray McCheyne, um homem que não era como os demais. Este homem de Deus que não era como os demais homens, possuía uma mente iluminada pela graça de Deus, de tal forma que ele elaborou um dos planos de leitura mais extraordinários da história da Igreja.
A leitura diária da Palavra de Deus é uma prática devocional básica para manter a vida cristã viva, vigorosa e cheia de alegria. No entanto, muitas dificuldades podem ser encontradas ao buscar sustentar esse hábito.
Como disse John Stott: o maior presente que recebi na minha vida, foi de Martin Lloyd Jones quando ele me apresentou Bíblia de McCheyne. Foi através desse testemunho de Stott, que conhecemos esta Bíblia.
Para adquirir a Bíblia McCheyne, entre em contato pelo WhatsApp: (27) 99654-7271.