Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 30 – Quais tipos de relacionamentos a igreja não deve ter. Referência: Tito 3:9-11. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 26/02 e 04/03/2020

INTRODUÇÃO

Se eu fosse um Pastor responsável por muitas congregações de uma igreja, como Paulo era, havia muitas cidades e muitas congregações na ilha de Creta, se eu fosse o responsável por liderar, guiar, dirigir e discipular um jovem pastor para continuar meu trabalho, em um campo com centenas de igreja jovens e frágeis.

Se eu fosse responsável por fortalecer uma igreja no meio de uma cultura pagã muito violenta, se tivesse a responsabilidade de armar-la contra falsos mestres e a impiedade, confusão e poderes do mal,

se tivesse a tarefa de tentar levá-los à pureza e santidade, virtude e maturidade, sem isto a igreja não ganharia os perdidos para Cristo.

Se fosse minha responsabilidade garantir que eles estivessem isolados do mal do mundo ao redor deles e, ao mesmo tempo, alcançando o mundo maligno com o evangelho de Jesus Cristo,

Se eu como pastor responsável, soubesse que esses crentes provavelmente não teriam acesso a nenhum outro material da Escritura, pois a maior parte do novo testamento que conhecemos, não estava escrito, talvez um evangelho, e outras cartas.

Se todo o conhecimento bíblico que essas centenas de igrejas, teria sobre o evangelho e doutrinas seria basicamente desta carta.

E se, considerando hoje que muitas de nossas crianças tem um conhecimento maior da Escrituras, que muitos presbíteros daquelas igrejas

Se tudo isso fosse minha tarefa, no meu senso de dever, acho que teria escrito uma carta mais longa. Eu teria escrito um livro, ou vários livros.

Eu teria escrito uma confissão de fé. Eu teria escrito uma teologia sistemática. Eu teria preparado um material de discipulado, essa preocupação tomaria minha mente.

E me surpreende que, com tudo isso, com toda essa responsabilidade, o apóstolo Paulo tenha terminado isso tudo, em apenas três capítulos, na melhor das hipóteses,são breves capítulos, hoje seria duas páginas de A4.

Ele foi tão breve e, no entanto, foi também tão direto. E ele se concentrou nos assuntos necessários e mais importantes.

E novamente isso demonstra a mente do Espírito de Deus que, com poucas palavras, pode dizer tudo o que precisa ser dito.

Embora seja pequena essa epistola; ela é uma fonte inesgotável de riquezas intermináveis, pois estamos expondo essa epistola oito meses, com 31 sermões, numa média de 14 paginas temos 434 paginas escritas sobre essa pequena epistola.

  1. PREPARANDO RELACIONAMENTOS.

Uma grande maioria dos cristãos, nunca pararam para prepara-se para relacionar do jeito certo, com as pessoas certas.

E isto tem sido a causa de muitos cristãos serem arrastados por divisões, e naufragarem na fé.

Precisamos escolher nossos relacionamentos, baseados na verdade de Deus, e não nas nossas emoções frouxas e irresponsáveis.

  1. O objetivo dos relacionamentos.

Toda essa epistola pode ser resumida em uma afirmação (2.10):

“O objetivo dos crentes é ter um viver santo para que possam adornam a doutrina de Deus nosso Salvador em todos os aspectos”.

Embora esse verso foi escrito particularmente àqueles que eram escravos que não tinham direito a nada.

Certamente captura em uma afirmação a essência da responsabilidade de todo crente dentro da igreja e é que devemos viver de maneira que o mundo possa ver que nosso Deus salva os pecadores.

A responsabilidade suprema é adornar o ensino das Escrituras sobre o poder salvador de Deus, demonstrando como são as vidas salvas.

  • Devemos viver para que a Palavra de Deus não seja desonrada.
  • Devemos viver para que os críticos da fé cristã sejam silenciados porque não têm nada a dizer negativamente sobre nós.
  • Devemos viver para que o ensino que diz que Deus salva os pecadores seja tornado visivelmente verificável por nossas vidas.

Então, realmente, esta é uma CARTA EVANGELÍSTICA, está dizendo à igreja como ganhar o mundo, e ela ganha o mundo ao seu redor por sua própria pureza.

E assim, o maior ENSINAMENTO SOBRE EVANGELISMOé ensinar sobre santidade, virtude e integridade, pureza e honestidade na vida cristã.

Para que a igreja ganhe o mundo perdido,ela não pode ser influenciada por ele. Ela busca a santidade para causar impacto por meio do seu testemunho.

Nossos relacionamentos promovem crescimento em santidade? O objetivo final das amizades é a pureza.

  1. A função dos relacionamentos.

Resumindo esse conceito, basicamente entendemos nesta carta, então a verdadeira função dos nossos RELACIONAMENTOS.

No capítulo 1, você tem o relacionamento necessário entre as pessoas e Deus,e isto é demonstrado, pela vida de piedade dos presbíteros, que dão o exemplo de como todos na igreja devem se relacionar com Deus.

Por isso o apóstolo Paulo diz no capítulo 1 que é crucial para o sustento da vida e o testemunho da igreja que ela obreiros/presbíteros acima da reprovação,

Que seja Homens com H; que tenha filhos crentes, que sejam bons maridos, bons pais,que não pudessem ser acusados, ser oposição a liderança, que não fossem insubmissos, que causava rebelião e divisão na igreja.

Que fossem lideres fiéis, não teimosos, que se irritam com facilidade, sem vícios, não avarentos, hospitaleiro, amigo do bem, sensível as necessidades dos outros, bom testemunho entre os não crentes.

Que fossem sensatos, que conheçam a bíblia ao ponto de refutar com a sã doutrina aqueles que se opõem a liderança da igreja local.

O ponto central aqui é que são esses homens (obreiros); virtuosos e piedosos que serão o exemplo de como todos na igreja devem se relacionar com Deus.

Essa é a essência dessas descriçõese qualificações da liderança, ajudar nossos relacionamentos.

A liderança piedosa deve ser imitada, a partir disso construímos nossos relacionamentos.

A essência disso também é mostrar que há relacionamentos perigosos e destrutivos.

Essas pessoas, que geralmente são destacas e que influenciam outras, não vão atender a todos esses requisitos (dos presbíteros/liderança) de relacionamentos saudáveis.

  1. Relacionamentos adoecidos.

Veja bem; numa rebelião, o diabo, focaliza as acusações normalmente na vida da liderança, para poder desviar a atenção do caráter daqueles que se opõe.

A igreja precisa de uma liderança saudável, santa e bíblica para se defender dos lobos.

Assim como os obreiros fiéis são descritos pelo caráter se seus relacionamentos, assim também são descritos os falsos obreiros.

Então Paulo passar descreve o caráter deles, dizendo que eles não se submetem a liderança, seus discursos são mentirosos, gostam de controvérsias, são brigões.

Eles enganam famílias inteiras, ensinando coisas erradas, tem uma natureza de besta fera, são egoístas e só olham para o próprio umbigo. São infiéis e traidores.

Eles têm um coração errado, e por isso julga tudo errado. Eles não são ensináveis,não são tratáveis, e são pastores de si mesmos, eles não têm uma autoridade sobre eles.

Eles desenvolvem uma confissão de fé perfeita, mas não praticam. Eles têm ideias perfeitas sobre a igreja, mas não servem a igreja.

Paulo diz que eles devem ser silenciados e repreendidos severamente; pois são desprezíveis, desobedientes, reprovados para toda a boa obra.

  1. Relacionamentossaudáveis.

Assim o capítulo 1 realmente focaliza o relacionamento da igreja com o Senhor, conforme modelado e exemplificado em sua Liderança. A piedade da igreja é a piedade de sua liderança.

O capítulo 2 então fala sobre relacionamentos entre os crentes. Os homens mais velhos e os mais novos.

As mulheres mais velhas e as mais novas, os maridos e as esposas, os patrões e os empregados.

O capítulo 3 fala sobre o relacionamento que os crentes mantêm com a sociedade não regenerada em que vivem.

Como se relacionar com as autoridades, e como lidar com os ímpios desse mundo, sabendo que já fomos assim.

Essas três áreas cruciais de relacionamento entre nós e Deus, entre nós e nós, e entre nós e eles do lado de fora.

Tudo isso foi coberto com a genialidade do Espírito Santo nesses três breves capítulos.

  1. Última palavra sobre relacionamentos.

Mas agora, quando chegamos à seção final que acabei de ler para você, temos os comentários finais de Paulo.

Aqui acontece as preliminares para a batalha final. Aqui está a luta decisiva de quem fica com o cinturão.

Se o evangelho vence ou perde. Se a igreja cumpre o seu papel ou não. Se ela glorifica a Deus ou não. Se ela cumpre o seu proposito ou não. Se o testemunho dela permanece de pé ou cai.

E a última palavra é sobre relacionamentos. Paulo fará seus comentários finais com relação aos relacionamentos importantes na vida da igreja que levam a um testemunho eficaz.

Uma coisa que tenho aprendido, neste tempo no ministério, é que as pessoas quando vem a mim compartilhando o seu coração, percebo que preciso ouvi-las até o fim, pois as coisas mais importantes que elas vão dizer, o que mais as preocupam ficam pro final.

É uma forma delas se prepararem para as coisas mais ruins, pois as pessoas demoram dizer o que realmente são e o que querem.

Pois até que cheguem ao fim, provavelmente não ouvimos o que é mais importante.Embora essa não seja uma manobra errada. Pois a Escritura mostra que nós somos assim.

Paulo se aproximando do final da carta, algo está em seu coração que ele deixa para o final, e antes de terminar ele precisa dizer algo muito importante que ele vem nos preparando a carta toda para dizer e então chega ao ponto principal.

Ele disse até agora muita coisa crucial, ele ensinou coisas proeminentes, e certamente todas elas são coisas eternamente importantes que precisava ser dito, mas há algo que realmente precisa ser dito antes de fechar o assunto.

Pois todas as outras verdades dependem da dinâmica do que ele vai dizer no desfecho final.

Embora ele não vai falar nada novo, e ainda continuará a falar sobre relacionamento, mas ele preparou-nos ao longo de toda essa carta para dizer uma “última palavra” sobre relacionamento.

Então, ele expressa essa verdade identificando quatro categorias(grupos) cruciais de relacionamentos, disto depende a saúde da igreja, para o seu testemunho da salvação.

  • com falsos lideres-mestres, que influenciam negativamente.
  • com opositores/divisionistas, que dividem a igreja local.
  • com companheiros de ministério, que auxiliam no pastoreio.
  • com amigos fiéis, que são refrigérios no meio da batalha.

Vejamos essas categorias relacionamentos na igreja.

  1. RELACIONAMENTOS NA IGREJA.

Todos nós precisamos estar atentos, sobre os nossos relacionamentos, pois embora estejamos na igreja, nem todos os relacionamentos são saudáveis, e alguns nós devemos evitar.

  1. Relacionando com os falsos líderes.

Vamos ouvir sua última palavra sobre falsos professores. Versículo 9: “Mas evite controvérsias e genealogias tolas, contendas e disputas sobre a lei por serem inúteis e infrutíferos“.

Agora, os cristãos de Creta haviam sido superexpostos a várias pessoas que disseram “representar o Senhor”, disseram que eram Seus servos, obreiros chamados, ordenados, separados, pregadores eloquentes e realizadores de milagres, mas eram mentirosos.

De fato, o conflito que eles estavam enfrentando com falsos líderes-mestres, que influenciavam outros crentes e estavam criando tanto caos e tanta confusão.

Esta foi a razão principal que levou Paulo a enviar Tito apressadamente, para levantar uma liderança piedosa, ordenando presbíteros/líderesem todas as cidades (Tt 1.5).

A igreja precisa de uma forte liderança espiritual. E em(Tt 1.9) ele diz que eles devem ser homens que se apegam à Palavra fiel de acordo com as Escrituras; e que são capazes de manejar essa verdade tanto para ensinar ou refutar aqueles que contradizem.

O Magistério na igreja foi dado exclusivamente aos pastores piedosos, presbíteros piedosos, líderes piedosos são necessários como defensores e protetores da pureza da doutrina da igreja.

Para que a igreja tenha algum testemunho no mundo, ela deve manter a doutrina pura, que é a base para a vida pura e, portanto, é crucial que esses falsos mestres seremseveramente confrontados ea igreja deve ser isolada deles.

Você notará em (Tt 1.9) que há uma discussão bastante longa sobre eles, indicando que eles eram um grupo FORMIDÁVEL E INFLUENTE na igreja.

Paulo diz que eles são muitos, e que são rebeldes, faladores e enganadores vazios, especialmente os da circuncisão.

São rebeldes, de fato,desobedientes, insubmissos, não estão dispostos a estar debaixo de nenhuma autoridade bíblica, eles não prestam contas a ninguém.

Ninguém pode repreendê-losou disciplina-los, aonde eles vão eles deixam um rastro de desgraça e tragédias na igreja.

Faladores vazios, eles são fluentes, professores, mestres, doutores,e com uma capacidade fora do comum de argumentação, mas no fundo eles não sabem nada.

Eles são enganadores, levando outros a cometer erros, inicialmente isso foi feito por grupos que ensinavam um legalismo judaico chamados de judaizantes, como os que Paulo enfrentou em Gálatas.

No inicio eles andavam de igreja em igreja, defendo uma justiça por meio da lei, da circuncisão da guarda dos sábados, e da comemoração das festas, juntamente com outras coisas bizarras, místicas e alegóricas.

E Paulo diz categoricamente que havia muitos deles (v.11).Eles devem ser repreendidos severamente e silenciados (precisar fazer calar a boca deles), não se pode dar a voz a eles.

Eles estão perturbando famílias inteiras. Eles estão ensinando coisas que não deveriam ensinar, para ganhar prestigio, admiradores, e dinheiro.

Ele diz mais sobre eles no versículo 16, que professam conhecer a Deus, são teólogos de ponta; são pregadores milagrosos, mas por suas ações(vida impura) o negam, sendo detestáveis, desobedientes e inúteis por qualquer boa ação.

E como boas ações são a essência do impacto evangelístico, uma vez que é isso que demonstra vidas transformadas, eles não podem fazer isso porque suas vidas não foram transformadas.

Ele está profundamente preocupado, então, com o fato de essas igrejas na ilha de Creta estarem sendo atacadas pela doutrina demoníaca.

Por traz desses falsos obreiros, estava o diabo, com seus espíritos sedutores, com seus ensinamentos sedutores, atraindo as pessoas a esses líderes, falantes e vazios.

Eles produzem na igreja o oposto do que é bom e proveitoso para os homens (Tt 3.8), eles produzem o que é mau e o que não é rentável e isto impede o testemunho da igreja.

O capítulo 2 continua com o mesmo tipo de ênfase quando no versículo 1 é dito a Tito que fale as coisas adequadas à sã doutrina.

E então, no final do capítulo do versículo 15, ele diz que o Pastor deve falar, exortar e reprovar com toda autoridade e não deixar ninguém deixar de obedecer ao seu ensino.

A batalha é pela FÚRIA DA VERDADE em Creta e Tito deve defender a igreja construindo líderes piedosos e silenciando falsos mestres que que dividem a igreja.

Isso faz parte da responsabilidade da liderança e da igreja local. Esses são os antecedentes do texto lido hoje.

Agora volte ao capítulo 3, versículo 9, e aqui está a última palavra. E a última palavra uma ordem, um verbo, um imperativo, um comando; “não entres”, evite, despreze, não dê atenção.

O sentido aqui é como uma prática contínua. O verbo significa literalmente tratar alguém com indiferença, com desprezo, dar-lhe as costas e seguir por outro caminho, na verdade, virar-se com o objetivo de evitar alguém ou alguma coisa.

E a responsabilidade que temos para com os falsos lideres-mestres é dar as costas e ir embora, evitá-los.

Essa é a última palavra de Paulo, que pode parecer estranho, para que nos afastemos desse tipo de pessoas.

Quatro coisas essas pessoas fazem, que vai destruir o testemunho da igreja.

(a) Elas gostam de controvérsias. A palavra tolo é a palavra da qual obtemos a palavra em português idiota.

Isto não tem nada a ver com a instrução acadêmica, tem muita gente com doutorado defendendo teses idiotas, tolas.

Jesus disse que aquele que chamar o seu próximo de “idiota” (moros)’, será réu do fogo do inferno, mas aqui é a própria pessoa que se torna idiota, e por isso se torna réu do fogo do inferno.

Paulo diz que ela tem argumentos tolos (moros = idiota), refere-se à; debates idiotas, argumentos idiotas, argumentos sem profundidade…evitá-los, virar as costas e seguir a outra direção.

Esses falsos professores sempre querem atacar a verdade. Eles sempre querem atacar a teologia da igreja. Eles sempre querem atacar o que é historicamente verdadeiro, afirmado e tradicional.

Com seus ensinamentos controversos e suas novas idéias, eles querem atacar essa verdade solidamente fundamentada e levar os pobres crentes vitimizados à confusão e ao pecado.

Isso era tão comum no tempo de Paulo, a propósito, ele escreveu quase o mesmo tipo de coisa para Timóteo sobre o mesmo tipo de ensino falso.

E se você ler atentamente 1 Timóteo e 2 Timóteo, ouvirá um eco exatamente do que vê aqui em Tito.

Por exemplo, 1 Timóteo 6: 4  diz Paulo, … “que eles não eram treinados, eram ímpios, Mestres que têm mórbido interesse em questões controversas e disputas sobre palavras que surgem de …

…das quais, devo dizer, surgem inveja, conflito, linguagem abusiva, más suspeitas, constantes atrito entre homens de mente depravada e privados da verdade.

Isso não é novidade. Eles entrariam e, com seu romance erudito supostamente escolar, divinamente recebido de forma intuitiva, com insights obtidos misticamente, eles atacariam a Palavra de Deus.

O que eles realmente estavam fazendo era defender a doutrina demoníaca. Eles eram ignorantes.

Passaram horas sem sentido discutindo e debatendo sobre suas especulações contra a verdade de Deus, com o objetivo de suscitar perguntas que não podem ser respondidas, confusão e, finalmente, deserção da fé.

Paulo diz que esse tipo de comportamento e ensino, contamina a igreja; corrompe os bons costumes; come como gangrena; e naufraga a fé.

Isso é devastador. Divide a igreja. Mata as pessoas espiritualmente. Evite-os, exclua-os; essa é a última palavra do apostolo.

Depois de confrontados e eles não se submeterem, então não oferece nenhuma plataforma para o ensino deles.

Você não os ouve como se fosse verdade ensinada por aqueles que representam Deus, você dá as costas e se afasta.

Enquanto eu pensava nisso, estava meditando sobre o pensamento … Será que Deus está mantendo algum tipo de registro de quantas horas, quantos anos e quantos tempos de vida dos cristãos foram perdidos para propósitos reais do Reino.

Quanto tempo realmente gasto com atividades redentoras, oração, evangelismo real, discipulado e ministério espiritual, treinamento de famílias, juventude e crianças.

Agora veja, quanto tempo gasto com debates e controversas tolas e suas mentiras, frequentemente chamamos isso de erudição, acadêmica, “novo evangelho”.

Existem centenas de perguntas, que algumas pessoas consideram muito importantes, mas que não têm qualquer influência prática, seja na glória de Deus ou na santidade do homem.

Não devemos entrar nessas questões; que aqueles que têm tempo a perder façam essas perguntas; quanto a nós, não temos tempo para coisas que não são proveitosas.

Enquanto as almas dos homens imploram para ouvir o simples e poderoso evangelho? (Jesus salva, Jesus batiza com Espirito Santo, Jesus Cura, Jesus leva para o céu), que mensagem profunda e simples (Tt 3.4-7)

Em 2 Timóteo, capítulo 2 e versículo 14, Paulo dando o mesmo tipo de orientação a Timóteo diz: “ordena-os solenemente, na presença de Deus, de não brigarem com palavras que são inúteis e levam à ruína dos ouvintes“.

No versículo 16, “Evite a tagarelice mundana e vazia, isso apenas leva a mais impiedade”.

No versículo 14, leva à ruína; no versículo 16, leva à impiedade; no versículo 17, torna-se gangrenoso. E então no versículo 23, “Recuse especulações tolas e ignorantes, elas apenas produzem brigas”.

Se você quer um tipo de erro gangrenoso de partidarismo e doenças maliciosas que produzem impiedade e a ruína de seus ouvintes, entre em um debate com pessoas que defendem aquilo que não é verdade.

E, no entanto, a igreja desperdiçou; quem sabe quantas vidas incontáveis ​​em um debate com a loucura desses tipos de especulações e controvérsias inúteis sem sentido. O Espirito Santo diz: Evite controvérsias tolas.

(b) Elas gostam do misticismo.

O segundo aspecto desse falso ensino que ele identifica está sob o termo “genealogias”.

Isso significa que não devemos ler certas partes do Gênesis? Ou não devemos ler a genealogia de nosso Senhor em Mateus ou em Lucas?” Não, claro que não significa isso.

O que isso tem a ver com as interpretações bizarras, alegóricas e místicas das genealogias do Antigo Testamento.

Eles usavam os nomes das genealogias, associando os a lendas e mitos que acompanham certas fábulas, com visões e sonhos.

Grande parte da CABALA JUDAICA consiste em tal loucura reescrita. Há um antigo chamado O Livro dos Jubileus, que tem muitas dessas alegorias judaicas e especulações genealógicas, dando sentido a nomes e números cheios de especulações bizarras.

Esses ditos segredos místicos, se tornam fabulas e lendas, que inventam religiões que são geradas a partir do inferno.

Irineu discípulo do apostolo João, conta que as genealogias de Gênesis estavam sendo transformadas em mitos e lendas.

O historiador da igreja primitiva Eusébio disse que quando os apóstolos faleceram, a conspiração do erro, cresceu assustadoramente, através dos falsos lideres-mestres; com seus conhecimentos falsos, em oposição á verdade.

Depois que os guardiões, os apóstolos, se foram, essa coisa aumentou. Mas já existia, aqui em Creta, as mesmas coisas estavam em Éfeso, onde Timóteo estava quando Paulo escreveu 1 e 2, Timóteo veio à tona e estava atacando a igreja e precisava ser abordado ele diz que eram

“…interpretações fantasiosas e místicas que se encaixavam apenas em à categoria de estúpida controvérsia de genealogia”.

Este tipo de pessoas, adora coisas místicas, espiritualiza tudo, usa até os dons espirituais para se opor a liderança da igreja.

(c) Elas gostam de contendas (v.9).Paulo menciona conflitos, “kai eris’, contenda, disputa, brigas.

É a disputa que nasce da inveja, do ciúme, da ambição, do desejo de prestígio, de lugar e destaque, da competição.

Vem do coração em que há ciúmes. Vem do desejo de lugar, de poder, prestígio e o ódio de ser superado.

Aqui vemos pessoas constantemente, discordando e contradizendo a liderança, e na linguagem da mitologia, é como se Eris, a deusa do conflito, tivesse liderando a batalha das palavras.

Paulo escreve em (1 Tm 6.3-5)

“Se alguém ensina alguma outra doutrina que não é segundo as palavras de Jesus Cristo, e com o a doutrina que é segundo a piedade.

Ele é vaidoso. e não entende nada, mas tem um interesse mórbido em disputas das quais surgem inveja e contenda, linguagem abusiva, vivem levantando suspeita sobre os outros, falam de falar mal “.

eles gostam de contendas, tem um entendimento corrompido, não podem entender a verdade, gostam de ostentar sucesso; aparte-se dele”

Eles estão constantemente lutando em torno da verdade, disseminando divisão, são vaidosos e orgulhosos, e alguns chegam a atacar a verdade histórica da Palavra de Deus e vivem tentando provocar batalhas, rivalidade, contenda. A INTERNET está cheia disso.

Essas pessoas estão fazendo o esquema satânico; sendo projetadas para destruir a confiança, a segurança, o senso de fé e descanso que os santos têm na verdade das Escrituras. Ele diz que evita todas essas coisas.

Em certas ocasiões, alguns crentes querem afirmar certas ideias sobre teologia e sobre a bíblia, das quais elas não viveram o bastante para amadurecer seu entendimento

E não fez nenhuma diferença para eles com relação a qualquer treinamento formal que eu posso ter nas Escrituras; ou que eu estudo as Escrituras por quase tantos anos quanto eles têm de vida.

(d) Elas Gostam de exibir conhecimento (v.9).“debates acerta da lei”.

E então ele olha para de uma maneira mais específica para aspessoas, que gostam dos holofotes e participam dos “debates sobre a lei”.

Paulo diz em 1 Timóteo, capítulo 1 e verso 4-7, que muitos querem se mestres da lei, se entregando a debates inúteis e perdendo uma boa consciência e desviando-se da fé.

A motivação dos debates é exibir conhecimento. Essas pessoas estão sempre envolvidas em discussões infrutíferas, com argumentos inúteis.

Eles queriam ser professores de teologia, mas não entendiam o que estavam dizendo ou os assuntos sobre os quais estavam fazendo afirmações confiantes.

As pessoas normalmente são DOGMÁTICAS sobre coisas que elas não conhecem bem e nem receberem treinamento adequado.

Elas procuraram destaque como professores. Procuram por meio de novas sutilezas e de alegoria distorcidas e seu legalismo e suas interpretações místicas, com verdades misturadas com erros, tudo para serem consideradas como pessoas que tem um conhecimento elevado sobre a bíblia.

Muitas dessas pessoas que parecem ter acesso a informações privilegiadas, que consegue ver erro em todo ensino dos outros, na verdade querem prestígio, destaque, FAVORES SEXUAIS e dinheiro.

Por isso não percebem que já CAÍRAM DA GRAÇA, e não percebem que as Escrituras estão os condenando. São pregadores da própria desgraça.

Paulo está dando um comando, uma ordem, um mandamento: evite este tipo de pessoas, vira as costas e vai embora.

Pois os demônios estão por traz disso. É tudo doutrina de demônios defendida pela sedução de espíritos enganadores, através de mentirosos hipócritas. Ele diz: dê as costas e vá embora.

Não há virtude em ficar por perto para ouvir o que eles têm a dizer. Mina, arruína a fé, come como gangrena. Isso leva à impiedade.

As pessoas que estão indo atrás de falsos ensinos, não estão crescendo e nem apresentando uma melhora na sua santidade.

Não sei quantas vezesem particular e nesse púlpito ao longo desses anos que avisei aos jovens que ao escolherem uma FACULDADE ou um SEMINÁRIO, para se certificarem de que não estão sendo desobedientes a esse mandamento da Palavra de Deus.

Porque eles irão para lá e o que ocorrerá será a devastação prometida. Para que não desça ao nível de sua ignorância brigando e discutindo com eles.

Qualquer um que nos ataca que não merece ser ouvido. Os erros doutrinários e debates e brigas intermináveis ​​é uma perda de tempo e energia e isso não cabem as pessoas quem amam a Deus.

Um dos grandes problemas das pessoas que vão para os seminários é que eles não serão treinados na Palavra de Deus para o ministério, mas para discutir com professores que ensinam erros.

O que precisamos hoje é de uma abordagem clara, expositiva e positiva é o que a Escritura pede sobre si mesma.

  1. Relacionando com os divisionistas (v. 10).

Há uma segunda categoria de relacionamento que devemos evitar na igreja.

Portanto, a última palavra de Paulo sobre falsos “mestres” é evitar. E em segundo lugar na categoria: “pessoas fatídicas …

Versículos 10 e 11: “Rejeite um homem fatídico (carrega a desgraça, tragédia) após um primeiro e segundo aviso, sabendo que esse homem é pervertido e está pecando, sendo autocondenado”.

Agora, isso certamente poderia se referir àqueles que ensinam doutrina doentia porque seriam fatais, isso é divisivos, rebeldes.

Eles vão criar grupos na igreja. Eles se separam dos outros. Eles são um problema na igreja. Eles são uma influência sectária.

Eles vão atrair pessoas a si mesmas.Eles vão dividir a igreja. Mas realmente o texto vai além disso.

(a) Eles pecam contra a unidade da igreja.

Isso vai além daqueles que se envolveriam em alguma doutrina errada, aqueles que dividiriam a igreja por uma questão doutrinária, esse texto não se limita a isso.

Conforme diz os eruditos, refere-se à alguém que tende a se dividir, a fraturar a irmandade, a rasgar o manto sem costura, por assim dizer, das vestes da unidade da igreja.

A igreja, como você sabe, sempre lutou contra a falsa doutrina e sempre lutou para manter a unidade.

Ela sempre será agredida por pessoas que propagam mentiras e sempre será agredida por pessoas que tentam dividi-la.

E não há uma igreja que não tenha enfrentado a divisão. Toda igreja local, tem uma história negra de divisão. Se ainda não, vai passar.

“A verdade na unidade” é o estoque e o comércio do evangelismo da igreja. A sã doutrina e o amor expressos são a nossa mensagem.

O que torna nossa sã doutrina crível é a integridade de nossa unidade, como Jesus deixou muito “Nisto todos os homens saberão que vocês são meus discípulos, se vocês amarem uns aos outros.”

Portanto o perigo contra o qual a igreja mais lutou, não foi o erro, as heresias. Mas foram a discórdia e a divisão.

Em todas as CONTROVÉRSIAS DA IGREJA, o problema central nunca foi somente a doutrina, mas a controvérsia que gerou a discórdia e a divisão.

Seja Católicos x protestantes; luteranos x calvinistas, calvinistas x armínianos, pentecostais x tradicionais.

Você se lembra de que Paulo escreveu 1 Coríntios exatamente para resolver os conflitos e divisões na igreja e usou os primeiros quatro capítulos só para enfatizar que a igreja precisa viver na unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Pois afinal, um só Deus, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, e um só corpo, e Jesus orou para que sejamos unidos em essência.

Todos nós fomos batizados em um só corpo, bebemos de um mesmo Espirito, existe uma unidade espiritual, mas também precisa haver uma unidade real e visível. Somos chamados sacrificialmente a amar um ao outro.

Na 1 epístola de Corinto, capítulo 1, acredito que Paulo resume nos versículos 10 e seguintes:

“Exorto-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos vocês concordam e que não há divisão entre vocês, mas vocês devem crer e sentir as mesmas coisas (evitar o pensar diferente).

Fui informado, que há brigas, contendas, controvérsias entre vocês. Cristo foi dividido? Existe um Cristo para cada grupo na igreja”.

Foi esse mesmo desejo de unidade que o levou a escrever aos filipenses, Para que eles se conduzissem, no capítulo 1, versículo 27, de uma maneira digna do evangelho de Cristo, para que, que eu esteja presente (vendo) ou esteja, eu possa ouvir sobre vocês que estão lutando juntos, permanecendo firmes em um mesmo espírito pela fé do evangelho.

A unidade da igreja, absolutamente crucial para o evangelismo. A falta de unidade é o grande empecilho ao evangelismo eficaz.

(b) São empecilhos ao evangelismo eficaz.

E é para isso que Paulo dirige sua atenção nesta segunda categoria.

Existem algumas pessoas na vida da igreja que são factuais (o que traz desgraça, tragédia). Elas perturbam. Elas trazem discórdia. Elas são divisivos.

Qualquer um de nós a qualquer momento poderia fazer isso se estivermos pecando e não vigiando o nosso coração.

O termo aqui que se refere a um homem faccioso é hairetikos, do qual, em português vem a transliteração de “herege”.

O termo herege para nós significa apóstata, alguém que ensina algo diferente da sã doutrina, alguém que rejeita a verdade. Geralmente pensamos nisso em um sentido doutrinário.

Somente no segundo século hairetikos passou a significar um herege, ou apóstata. Embora o fim desse pecado é a apostasia.

Mas, naquele momento, aqueles que estudam a língua grega nos dizem que a palavra realmente não tinha esse tipo de conotação.

Veio do verbo grego hairetomi (?), Que significa simplesmente escolher, ou preferir … tomar por si mesmo, escolher por si mesmo;e passou a significar

Festa = Se diverte por si mesmo, sem restrições, limites.

Escola = Pensar por si mesmo, cada um tem sua linha de pensamento.

Seita = Um grupo que defende doutrinas diferentes dos demais.

Partido = Um grupo que defende ideais políticos, filosóficos próprios.

 

Pode se referir ao grupo específico ao qual uma pessoa escolheu pertencer. Não seria necessariamente ruim.

Por exemplo, é usado em todo o livro de Atos e traduziu a seita dos fariseus. É até usado no livro de Atos com referência à seita chamada cristianismo.

Significa simplesmente um grupo, uma escolha. Mas aqui começamos a ver sua má conotação, facções, divisões, é usando em Gálatas 5.20, como um dos frutos da carne.

Resumindo, o termo tem a ideia de alguém que faz uma escolha resoluta e obstinada, em se opor; motivadas por conceitos e sentimentos errados.

Paulo está se referindo aquelas pessoas, que escolheram uma ideia, um conceito, um ensinamento, uma doutrina, um ponto de vista, uma perspectiva um modo de comportamento que não é aceitável para a saúde da igreja.

Isso ocorre quando alguém ergue sua opinião privada contra todo o ensino, o acordo e a tradição da Igreja.

Um divisionista é simplesmente uma pessoa que decidiu que ela está certa e todo mundo está errado.

A advertência de Paulo é contra a pessoa que fez de suas próprias ideias o teste de toda verdade.

Devemos ter sempre muito cuidado com qualquer opinião ou doutrina (por mais que nos pareça ortodoxa) mas que nos separe da comunhão dos nossos irmãos. A verdadeira fé não divide os homens; mas os une.

Ela não está coerente coma Palavra de Deus, com a mente do Espirito Santo, conforme revelado pela Liderança da igreja local.

Literalmente, “quem escolhe por si mesmo”, não fará parte do consenso e este não é o Espirito da graça, essa não é a mente da igreja.

Alguém assim; não se submeterá “totalmente” à Palavra. Ele não se submeterá à liderança da igreja.

Ele não se tornará parte daquilo que é a mente do Espírito revelada através da liderança pastoral da igreja.

É a ordem de Paulo que o homem contencioso, opinativo, discordante, deve ser evitado, excluído, afastado da membresia da igreja.

Essa pessoa não pode estar jamais no ministério. Não pode ocupar um cargo de liderança.

E mais tarde, no segundo século, a palavra passa a significar um “herege” e um “apóstata”, pois na pratica é exatamente isso que ocorre.

Pois esse é o caminho trilhado por essas pessoas, no final acabam se apostatando da fé ou naufragando da fé.

Mas aqui nesse texto; temos alguém que escolheu um caminho não-bíblico, inaceitável, e ele está reunindo adeptos e causando conflitos, divisões e facções na igreja e não se mudará para a área onde reside a verdade e o testemunho do Espírito.

Lenski, um famoso comentarista, escreve: “Essa pessoa escolhe por si mesma o que a igreja, escolhendo as Escrituras, deve repudiar e desdenhar”.

Então ele se posiciona contra a verdade e contra a liderança da igreja e contra a vontade do Espírito.

Ele pode estar até está lançando mão de uma interpretação histórica ou até ortodoxa, mas a motivação não está correta.

Pode ser alguma interpretação nova, algum mito novo, alguma extrapolação genealógica ou interpretação mística.

Ele pode estar tendo alguma interpretação ignorante e sectária das Escrituras.

Ele também pode estar agindo inconscientemente por algum capricho pessoal, alguma preferência pessoal sobre comportamento, conduta ou qualquer outra coisa. A questão é que ele é divisívo, partidário, ele se opõe.

Como lidar com essas pessoas? O que fazer? Como nos relaciona com elas?2)Qual a medida disciplinar a igreja deve tomar?

(c)Elas devem ser evitadas.

Então o que nós fazemos? O verbo diz rejeitar. Rejeite, essa é a última palavra. Não tem nada a ver com eles. Evitar = Rejeitar.

Nós não teremos nada a ver com eles. Corte-o da irmandade. Que ele seja para vocês como pagão e proscrito.

A Proscrição (latim:proscriptio) é uma pena de banimento, comparado ao Degredo (condenação ao Exilio).Em um contexto histórico, o termo que designa a condenação oficial dos que são tidos como “inimigos do Estado”.

O Dicionário Oxford a define como uma sentença de condenação à morte ou banimento, por motivações de ordem política.

Se alguém não obedecer às nossas instruções nesta carta, tome nota especial daquele homem, não se associe a ele para que possa ser envergonhado. Não o considere um inimigo, mas exorte como um irmão”(2 Tm 3.14,15).

Precisamos lembrar que tudo isso deve ser feito, mas não podemos nos esquecer que é nosso irmão. O desprezo, a disciplina têm como propósito inicial a restauração.

Isso é o mesmo que acontece com Mateus 18:17: se a pessoa que pecou, se recusar a te ouvir, leve o caso a igreja (assembleia) e se não ouvir a igreja, ele será considerado um pagão, um não crente.

Não tenha comunhão com ele, não faça refeição, não facilite que ele se sinta à vontade, para que possa se envergonhar ao ser afastado da comunhão. Isso é exatamente o efeito da disciplina da igreja.

Observe o versículo 10, que diz: “Você não faz isso antes de repreende-lo pelo menos por duas vezes”.

Você está seguindo aqui o processo de Mateus, capítulo 18.

  • Você vai a ele, ele não se arrepende.
  • Você vai com dois ou três, ele não se arrepende.
  • Agora você conta a igreja inteira e o trata como um excluído.
  • Rejeite-o depois de ir corretamente várias vezes para avisá-lo.

(d) Elas devem ser chamadas ao arrependimento.

Por quê? Qual a finalidade da instauração da disciplina. Qual a finalidade processual dessa decisão da igreja.

Em primeiro lugar: Não é que nós queremos expulsá-lo, mas que a pessoa se arrependa.

É sempre verdade que a disciplina da igreja é reparadora, é restauradora, é redentora.

E então nós devemos ir gentilmente a esse indivíduo antes de precisarmos entregá-lo a Satanás para que ele aprenda a não blasfemar (falar mal).

Paulo ordenou a igreja de Éfeso que entregasse Himeneu e Alexandre, a Satanás, para que aprendam a não blasfemar” (1Tm 1.20).

Não é uma ordem para perseguir, e montar uma “SANTA INQUISIÇÃO” contra os heréticos, não é uma caça às bruxas e joga-las na fogueira, não é intolerância religiosa, não é reprimir os que pensam diferentes.

Antes que você tenha que entregá-lo a Satanás, antes que você precise cortá-lo da comunhão, devemos ser gentis, e instruí-lo com amor paciente, na segunda vez; repreendendo com mais severidade.

Talvez Deus lhe conceda arrependimento e ele chegará ao conhecimento da verdade sobre esse assunto e teremos conquistado nosso irmão.

Então passamos por um PROCESSO DE ADVERTÊNCIA. A palavra aviso aqui vem do verbo grego noutheteo, usamos a palavra “nouthetic” para falar sobre aconselhamento.

O processo de ACONSELHAMENTO DISCIPLINAR, envolve a advertência gentil e carinhosa, e pode culminar na ENTREGA DA PESSOA A SATANÁS, por meio da exclusão definitiva.

Como acontece 1 Coríntios 5 para castigo na carne, para que possa haver a possibilidade do espírito ser salvo. Será que o castigo do diabo, levará ao quebrantamento?

E Paulo diz em 2 Timóteo 2:25 que devemos corrigir com mansidão, aconselhando a pessoa dizendo que é melhor para mudar de direção, porque o fim desse caminho é perigoso, trágico, castigador e cheio de juízos de Deus.

Corrija com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,para que assim voltem à sobriedade e escapem da ARMADILHA DO DIABO, que os aprisionou para fazerem a sua vontade”. (2 Timóteo 2:25,26)

Então passamos inicialmente por um processo de aviso. Você vai graciosamente para esse indivíduo, percebendo que ele é um irmão e o chama ao arrependimento.

 

Em Romanos, capítulo 16, versículos 17 e 18, Paulo diz: ”

Peço a vocês, irmãos, que fiquem de olho naqueles que causam dissensões e obstáculos contrários aos ensinamentos que vocês aprenderam e se afastam deles, pois eles não são verdadeiramente servos/escravos dos Senhor Jesus Cristo, mas de seus próprios apetites.

E por seu discurso suave e lisonjeiro, enganam os corações dos inocentes “. Afastem-se deles.

O apostolo João diz: “Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o RECEBAIS em casa, nem tampouco o SAUDEIS.Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras”.2 João 1:10,11

  • Onde você encontra uma pessoa divisora ​​facciosa que está propagando umerro ao ponto de colocar em risco a unidade da igreja, por causa de algum assunto;
  • é dever de todo e qualquer crente salvo, repreender tal pessoa piedosamente. Caso não aceite as exortações, então Paulo ordena:
  • vire as costas, rejeite-as, não tenha comunhão com elas, não deixe que elas façam parte; para que possam se envergonhar e aprendam que não podem fazer isso.

Irmãos, com certeza isso mudaria a aparência da IGREJA CONTEMPORÂNEA se a igreja subisse a esse nível.

Temos pessoas soltas defendendo todos os tipos de coisas místicas bizarras, todos os tipos de coisas não-bíblicas e temos uma tendência na igreja em nome da unidade, que é exatamente o oposto da verdadeira unidade, não apenas para permitir, mas para dar plataforma e honrá-los.

Há uma história que remonta aos primórdios da Igreja, ocorrida com o Apóstolo João, respondendo a um herege.

A história está registrada em um livro do século II, Contra as Heresias, por Irineu. Ele era discípulo de Policarpo, que tinha sido discípulo de João.

No final do primeiro século, houve um herege gnóstico, chamado Cerinthus. Entre outras coisas, ele negou que Jesus era o Cristo, e ensinou que os cristãos eram obrigados a seguir a Lei de Moisés.

Um dia, João foi a uma casa de banhos pública, e logo encontrou Cerinthus lá dentro. João imediatamente correu para fora do prédio, e exclamou para os que estavam com ele: “Vamos voar, para que até mesmo a casa de banho venha abaixo, porque Cerinthus, o inimigo da verdade está aí dentro!” (Contra as Heresias, 3.3.4)

(e) Elas condenam a si mesmas (v.10,11)

Muitos crentes acreditam que isso não tem nada haver. Mas a ultima palavra de Paulo sobre pessoas divisíveis é recusá-las.

Esse mesmo verbo, evitar, rejeitar, é traduzido em 1 Timóteo 4: 7 e Timóteo 5:11, Hebreus 12 , como “Recusar”.

Isso deve ser feito porque devemos procurar a unidade. E a unidade faz isso?Sim, a unidade faz isso porque a unidade exige que estejamos unidos em torno da verdade da Palavra de Deus e da mente do Espírito.

Fazer isso deve ser fácil por “causa do que sabemos”, no versículo 11,”Saber”, que é “oida”, essa palavra significa … fica claro para todos, é observável…

“Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado. (Tito 3:11)

O Espirito Santo, está nos advertindo para o que é obvio. Ele está dizendo que é obvio, que está claro, que todo mundo sabe.

Que esta pessoa que está sendo fatídica, divisionista, que se opõe a liderança de Cristo na igreja, só está fazendo isso porque ela é pervertida, que ela vive no pecado (embora com capa de falsa piedade).

Devemos colocá-lo fora. Devemos mantê-lo à distância. Devemos rejeitar esse indivíduo, porque deve ser aparente para todos observando que seu caráter é revelado por seu obstinado e duro coração, ele é pervertido.

Esse é um uso muito forte de um termo forte. Literalmente significa virado do avesso. Poderia ser traduzido distorcido, destroncado. É usado na literatura médica e traduzido por deslocado.

Aqui está um indivíduo distorcido, destroncado, deslocado, virado do avesso de dentro para fora, insatisfeito com a igreja local, ele perturba a paz, ele discorda do ensino.

Ele tem a verdade. Ele foi informado da verdade. Ele foi avisado repetidamente. Este não é um pagão que nunca ouviu falar.

Este não é um indivíduo que não conhece a verdade e não sabe o que é desejado e qual é a mente do Espírito.

Mas ele é um indivíduo pervertido e está pecando … ele está pecando. Isso é pecado voluntário no tempo presente.

É um pecado que não resta mais sacrifício, que o individuo corre o risco de não encontrar arrependimento.

Ele é culpado de continuar em um curso de crença, ensino, atitude e ação, ao contrário da Palavra e da vontade de Deus. Coloque-o para fora. Rejeite-o.

Ele é auto-condenado. Deveria ser aparente para todos que ele se condenou a si mesmo por seu erro … katakrino, palavra forte que significa condenado.

E este homem é autokatakrino, auto-condenado. Ele está julgando sua própria perversão pela maneira como está agindo.

Ele se autocondena. A sentença final é dada por ele mesmo. Ele age como um condenado. As pessoas são julgadas pelo seu próprio julgamento.

Ele evidencia isso pelas suas obras reprováveis, pecando contra a unidade da igreja e sendo um empecilho a salvação dos perdidos.

Ele é impenitente, ele não se quebranta, seu orgulho o impede de ser repreendido.

E pode não ser alvo mais do trabalho de convencimento do Espirito, como muitos pais da igreja entenderam. Ele se apostatou da fé, ele caiu da graça, ele naufragou na fé, ele se tornou um Herege.

CONCLUSÃO: Warren Wiersbe oferece uma aplicação prática desta seção, sugerindo que…

Se um membro da igreja tenta obter seguidores, e depois fica com raiva e sai da igreja, deixe-o ir. Se ele voltar (talvez as outras igrejas também não o desejem), e se ele mostrar uma atitude arrependida, receba-o de volta.

Se ele repetir esse comportamento (e geralmente o fazem), receba-o de volta na segunda vez. Mas se ele fizer uma terceira vez, não o receba de volta à comunhão da igreja (Tito 3:10).

Por que não? “Tal homem é deformado, continua pecando e se condena” ( Tito 3:11 , tradução literal).

Se mais igrejas seguissem esse princípio, teríamos menos “vagabundos” que causam problemas em várias igrejas. (Wiersbe, W: Comentário da Exposição da Bíblia. Editora Geográfica)