Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 29 – O credo e a conduta. Referência: Tito 3:8. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 19/02/2020

INTRODUÇÃO: Que tipo de conjunto de habilidades você tem?” Essa pergunta, pode ser colocada em uma entrevista de emprego, e ela tem como objetivo determinar se a pessoa seria um bom candidato para ocupar aquela posição.

Então o candidato à vaga de emprego, faz rapidamente uma revisão mental de suas habilidades e talentos, na esperança de enfatizar as características únicas que possui e que contribuiriam para o sucesso da empresa.

Agora pensa comigo! E se já tivéssemos o conjunto perfeito de habilidades necessárias para realizar o que Deus quer que façamos?

E na verdade já temos! Os dons espirituais que possuímos, juntamente com nossas experiências, treinamento, talentos naturais e um coração submisso, formam um indivíduo único que possui as habilidades necessárias para as “boas obras” que Deus “preparou de antemão” ( Ef 2:10 ).

Se Deus tem algo que Ele deseja realizar e que você sente que está sendo chamando você para fazer, Ele fornecerá o que você precisa para concluir a tarefa.

E podemos numa paráfrase enfatizar, “Deus quer que “nos juntemos a Ele na obra que ele faz, a boa obra que Ele se preparou para nós fazermos” ( Ef 2:10) A única coisa que Ele exige de nós é que “sejamos fiéis” (1 Cor. 4: 2 ).

Então todos nós precisamos encontrar um lugar no serviço de Deus onde você possa ser usado por Ele? A bíblia diz que devemos “fazer o bem” e “ser rico em boas obras” (1 Tim. 6:18).

O que nos impede de fazermos as obras de Deus? Que nos impede de passarmos da inspiração para a transpiração.Tiago diz (1:22) “Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes”.

Muito de nós gostamos, por exemplo de Jardins. Belos jardins nos inspiram a queremos criar algo igualmente bonito no nosso próprio quintal.

Porque temos dificuldade em passar da INSPIRAÇÃO para a parte da TRANSPIRAÇÃO da jardinagem.

Nossas grandes ideias não se tornam realidade porque não gastamos tempo e energia para fazê-las acontecer.

Isso se aplica as questões espirituais. Podemos ouvir os testemunhos de outras pessoas e nos maravilhar com o trabalho que Deus está fazendo em suas vidas.

Podemos ouvir música edificante e uma grande pregação e nos sentirmos inspirados a seguir a Deus com mais diligência.

Mas logo depois que saímos da igreja, temos problemas para encontrar tempo ou fazer um esforço para seguir adiante.

Tiago descreveu esses cristãos como sendo aqueles que se olham no espelho, vêem a si mesmos, mas não fazem nada para consertar o que está errado (Tg 1:23-24).

Eles ouvem a Palavra, mas isso não os leva à ação. Tiago diz que precisamos fazer – não apenas ouvir .

Quando passamos da inspiração de simplesmente “ouvir” sobre o bem que está sendo feito pelos outros, para a transpiração (suar a camisa) do realmente “fazer” boas obras, então a Palavra de Deus implantada em nós (Tg1:21) florescerá em um belo jardim de frutos espirituais.

A exposição de hoje trata da conexão entre a fé e as obras, entre a credo e a conduta, entre a teologia e a pratica.

A exposição de hoje enfatiza duas verdades: algo para acreditar e algo para fazer. Vejamos.

  1. ALGO PARA ACREDITAR.

(v.8) “Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens”.

Há neste verso pelo menos três coisas sobre a verdade.

  1. Uma verdade axiomática.

Paulo começa a dizer que esse é um ditado fiel, “firme é essa palavra”; “uma declaração fiel”.

Os eruditos tem se dividido, se a declaração fiel são as doutrinas da salvação que Paulo aborda dos versos 4-7; ou a um axioma conhecido de todos, que os crentes devem aplicar-se às boas obras.

Sem entrar nos argumentos exegéticos para provar cada lado da questão. Acredito ser melhor resolver isso, citando as outras citações onde Paulo usa a mesma expressão.

1 Timóteo 1:15 “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

1 Timóteo 3:1 “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”.

1 Timóteo 4:9,10 “Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação”. Porque para isto trabalhamos ….pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.

2 Timóteo 2:11 “Palavra fiel é esta”: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos”. 

Considerando que nestes textos o apostolo olha para frente e não para traz, seria melhor considerar que o AXIOMA, seja a importância das boas obras (gr “kalonergon”), daqueles que creem.

Um axioma é usado para identificar uma expressão conhecida. Quando você diz que algo é um axioma, quer dizer que é uma verdade evidente que não precisa de prova; é apenas óbvio.

É uma premissa básica. É algo que é óbvio, algo que todo mundo sabe que facilmente podemos esquecer, e ele está simplesmente dizendo o seguinte: “Vocês todos sabem disso com certeza”.

A verdade tem muitos lados. E embora, como uma jóia pura, seja igualmente brilhante por todos os lados, não pode ser vista de uma só vez.

O que é obvio aqui é que a fé e as obras andam juntas. Logo pouco importa, se Paulo se refere as doutrinas da graça nos versos 4-7, ou as boas obras nesse verso.

Pois uma coisa está relacionada com a outra. A doutrina deve produzir a pratica. E a pratica é a prova da doutrina.

O principal propósito da doutrina é produzir vida santa. As obras não são a causa, mas a evidencia da nossa salvação.

LUTERO dizia: “boas obras não fazem um cristão; mas é preciso ser um cristão para fazer boas obras”.

Veja um exemplo simples que alguém da deu: por flores, entenda a fé; por frutas, boas obras. Como a flor está diante do fruto, assim é a fé antes das boas obras; assim também não é o fruto sem a flor, nem as boas obras sem fé.

Fé e obras – Foi uma divisão infeliz que foi feita entre fé e obras. Embora em meu intelecto eu possa dividi-los, assim como na vela eu sei que há luz e calor; mas, ainda assim, apague a vela e os dois se foram; um não permanece sem o outro.

Então podemos interpretar das duas maneiras.  A declaração fiel é evangelho que devemos afirmar constantemente.

E nunca é demais falar do evangelho. Jamais será necessário substitui-lo por qualquer outro assunto, pois nada pode ser ensinado sem o evangelho ele é o centro de tudo.

Mas a evidencia visível do evangelho são nossas boas obras operadas em nós por meio do Espirito Santo. O verdadeiro evangelho é evidenciado numa vida de retidão e amor.

Há uma tendência dualística nas igrejas do nosso tempo. Umas afirmam constantemente o evangelho e não vivem o evangelho. Outras tentam viver o evangelho sem entende-lo..

O resultado de ambos é um evangelho deformado e hibrido e que não glorifica a Deus. 

  1. Uma verdade categoria.(v8) “e isto quero deveras afirmes”.

A Escritura está afirmando por meio do apostolo Paulo, que o pastor deve se ocupar desse oficio; afirmando categoricamente, constantemente e com firmeza essa verdade do evangelho.

O principal objetivo da pregação pública é recomendar a prática da virtude. Os antigos acreditavam que os deveres de moralidade e religião deveriam ser os principais assuntos da pregação pública.

Porque o que impede os não crentes de serem salvos, não é a falta de pregação, mas a falta de uma vida piedosa dos crentes tem sido o verdadeiro empecilho à salvação dos pecadores.

Um dos principais fins de um ministério cristão é conter a nossa forte inclinação para a iniquidade e melhorar nossos hábitos morais.Se isso não for alcançado, nada será feito para um bom propósito.

As verdades do evangelho podem ser esclarecidas com a doutrina, mas podem ser ocultadas com falta do viver santo.A pregação pode ser expositiva, mas pode se tornar ineficaz de não for vivida.

Nenhuma glória pode ser trazida a Deus, nenhum benefício pode ser garantido ao homem, se não houver uma mudança moral exercida nos corações e vidas dos homens.

Nisto todos estão de acordo. Até o profano, que não considera nem pratica um dever moral, o reconhecerá como necessário.

Mas então qual é então a afirmação categórica que os pastores tem pregar?

Seria enfatizar somente as boas obras e não ficar incomodando os crentes com as doutrinas da graça?

Seria o trabalho do Pastor exclusivamente, estabelecer uma boa moral? Infelizmente, muitos tem feito isso e caído num LEGALISMO COMPORTAMENTAL e um senso de MORALISMO VAZIO.

Outros tem trabalhado exaustivamente para inculcar as doutrinas da graça, mas sem produzir qualquer mudança moral nas pessoas, caindo numa ORTODOXIA MORTA e num ACADEMICISMO ÁRIDO.

Essa foi a questão do Sec 17 do Pietismo alemão, que desprezava a ortodoxia e valorizava as experiencias.

Mas o texto, devidamente entendido, tem um aspecto diretamente oposto: é uma injunção expressa ao pastor Tito que ele apresente continuamente as doutrinas do evangelho, que levem os homens à prática de seus deveres.

Isto não é uma questão trivial, isso é o cerne do cristianismo. Os homens só são salvos quando vê o cristianismo encarnado. A credibilidade do evangelho depende de uma vida santa.

E isto é axiomático e categórico, isso é obvio; que aqueles que creem nessas doutrinas, devem viver uma vida santa, mas não tem sido a verdade entre os crentes modernos.

  1. É uma verdade ocupacional. (v.8) “procurem aplicar-se”.

Os crentes devem se manter ocupados com isso. O termo grego “proistasthai”, (Boas ações) significa praticar uma profissão.

William Barclay diz que essa palavra que traduzimos para praticar boas ações é proistasthai, que literalmente significa ficar na frente e era a palavra usada para um lojista em frente a sua loja apresentado suas mercadorias.

A frase pode significar duas coisas. Pode ser uma ordem para os cristãos se envolverem apenas em negócios respeitáveis ​​e úteis.

Havia certas profissões que a Igreja primitiva insistia em que um homem deixasse antes mesmo que lhe fosse permitido ser membro da igreja.

Mais provavelmente, a frase tem o significado mais amplo de que um cristão deve praticar “boas ações” que são úteis aos homens.

O termo também significa liderar, avançar, dominar, governar como no grego clássico. O crente tem sempre a iniciativa de fazer coisas boas, é de sua natureza cristã, o servir, ajudar e compartilhar.

E neste caso ele deveria liderar o ranking. Pois essa palavra significa ficar na frente ou assumir a liderança na disposição de viver uma vida reta e fraterna.

Esta é a mensagem dessa carta, a forma como vivemos vai demonstrar que o nosso Deus é Salvador.

A prática de boas obras é necessária para provar a realidade e a sinceridade de nossa fé. O evangelho não é teórico ele é prático.

Fé ou crença é um princípio oculto que ninguém pode ver, e não há outra maneira de testemunhar que possuímos esse princípio, senão pelos sentimentos benevolentes que demonstramos e pelas boas ações que ele nos leva a realizar.

  1. ALGO PARA FAZER.

Paulo estava dizendo que isso é algo óbvio, algo que todo mundo sabia, e ele está simplesmente dizendo o seguinte: Vocês todos sabem disso com certeza e ele só estava relembrando.

Vocês sabem como vivem os ímpios, pois vocês já foram assim no passado, e que não podiam ser diferentes disso. Mas agora a graça de Deus alcançou vocês, e isto faz toda a diferença.

Portanto, antes que você fique com raiva e hostil contra a cultura em que vive, lembre-se de que, sem a graça de Deus, você é igual a eles.

Então, como devemos viver em uma sociedade pagã? Um: lembramos do nosso dever como cidadão (v.1,2).

Segundo: lembramos da nossa condição anterior (v.3), e isso nos ajuda a entender que eles estão apenas agindo da maneira que agem, porque é a única maneira de agir.

E terceiro: lembramos de nossa salvação (v.4-7), que é apenas a graça de Deus que nos diferencia deles. E, como o senhor teve pena de nós, devemos ter pena deles. Eles estão em uma condição lamentável.

Finalmente, quarto: se você quer viver da maneira que Deus quer que você viva em uma cultura pagã, lembre-se de sua missão é PREGAR E VIVER o evangelho, para atrair as pessoas a Cristo.

  1. A evidencia da fé.

Paulo diz no versículo 8: “E com relação a essas coisas, QUERO que você fale com confiança, para que aqueles que creram em Deus SEJAM cuidadosos em se envolver em boas ações. Essas coisas são boas e lucrativas para os homens”.

Paulo está lembrando da missão Pastoral de Tito. Ele diz: fale dessas coisas?  Que coisas?

Todas as coisas que ele escreveu, desde o capítulo 2, versículo 1: “Tu, porém fala o que convém a sã doutrina”.

Tudo o que convém a sã doutrina está no capitulo 2, os deveres dos homens mais velhos e mais novos e das mulheres mais velhas e mais novas, dos empregados e dos cidadãos no verso 1 do capitulo 3.

Ele diz (Tt 2.16), fala dessas coisas com toda autoridade e não permita que ninguém deixe cumprir esse teu ensino.

Veja se todos os crentes estão aplicando a doutrina no seu viver diário. E esse é o grande desafio do ministério pastoral.

Muitos até pregam o evangelho, mas poucos supervisionam o rebando se estão vivendo o evangelho.

E então ele vai e dá muitas coisas no capítulo 2 e depois no capítulo 3. Agora volta ao ponto em que ele começou no capítulo 2, versículo 1, e dizendo: “sobre essas coisas, quero que você fale com confiança”.

“Não hesite; pregue essas coisas com ousadia e convicção.”O verbo grego é muito intenso.

Você deve falar com confiança, com intensidade, com severidade, sobre esses assuntos do comportamento cristão.

É disso que se trata a igreja. Quando a igreja se reúne, ela se reúne para ser exortada.

Como vimos no capítulo 2, versículo 15, o pastor deve “falar, exortar e reprovar;não permitindo que ninguém o desconsidere; e deve fazer isso com toda a autoridade.

No capítulo 3 e versículo 1; Paulo novamente diz que Pastor deve exortar, admoestar, chamar a atenção dos crentes para honrar as autoridades.

Veja aqui o pano de fundo. Quando a igreja se reúne ela o faz para ser exortada a viver uma vida de santidade (Hb 10.27).

Você precisa estar aqui toda semana para ser estimulado ao amor e às boas obras.

A questão do evangelismo está em jogo, ela gira em torno de como você vive sua vida, por isso e você precisa ser estimulado semana após semana para a piedade.

Então ele diz: “Tito, você fala essas coisas com autoridade. Pois são questões de comportamento em uma cultura pagã, e é sobre o comportamento dos crentes que esta carta inteira fala.

Você deve falar sem hesitar, a tempo e fora de tempo, para que aqueles que creram em Deus, devem viver em santidade.

Essa é uma grande frase. Não quem creu em Deus, mas os que creem em Deus. É uma ação continuada. O que é isso?

Aqueles que levam Deus e a Sua Palavra a sério. Essa é uma definição de cristãos. Quem são os cristãos? Eles não são apenas pessoas que acreditam em Deus.

Muitas pessoas dizem que acreditam em Deus. 80% das pessoas que dizem crer em Deus não levam a sério a Palavra de Deus. Eles não creem no que Deus fala em sua Palavra.

E esse é o problema aqui. Ele está falando sobre os crentes que crêem na Palavra de Deus.

Você pode falar com confiança e ousadia, porque aqueles que aceitam Deus na Sua Palavra vão responder positivamente a pregação e tomaramo cuidado para se envolver em boas ações.

Eles vão assumir a liderança em fazer o que é santo e excelente. Eles vão dar atenção muito cuidadosa, atenciosa e dedicada à questão do viver espiritual.

Pessoas que levam a Deus a sério vão fazer isso, pois eles querem estar em ambientes de PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Parte do problema na igreja hoje é que temos pessoas que dizem que acreditam em Deus, que dizem que são cristãos, mas não levam a sério a Palavra de Deus.

E isto gera toda a CONFUSÃO MORAL na sociedade, pois os crentes não vivem como sal e luz da terra.

Então cabe ao Pastor falar com toda a autoridade, para que os crentes levam a sério a Palavra de Deus e os que foram regenerados (v.4-7), esses irão atender a sua pregação.

Eles terão o cuidado de envolver em boas ações, e essas coisas é que são proveitosas e uteis para todos.

  1. O fim ultimo das coisas.

Paulo termina dizendo que essas coisas são proveitosas e uteis a todos.

O que isso significa? Qual o proveito e a utilidade de todo credo cristão.

Porque as pessoas precisam conhecer a boa teologia? Para serem ortodoxos e livrar-se das heresias? Embora isso seja verdadeiro.

Qual a verdadeira utilidade de uma declaração de fé? Elas dizem o que devemos crer, mas podem falhar em nos dizer como devemos viver.

A declaração de fé de Westminster diz que o fim ultimo do homem é glorificar a Deus e goza-lo para sempre; e deveria acrescentar; “e testemunhar disso”.

Deus será glorificado no nosso testemunho que mostra que Ele é salvador, nisto podemos regozijar nEle. Paulo diz a Tito que sem o nosso bom testemunho o nome de Deus será desonrado.

Tito 2. 10 diz que nosso viver santo é um “ornamento da doutrina de Deus, nosso salvador”. O que mostra que Deus salva é um viver santo.

Isso levará à salvação de almas perdidas, porque vocês demonstram que suas vidas foramtransformadas pelo evangelho de Jesus Cristo.

O apostolo Paulo exorta ao jovem Pastor Timóteo que “o exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, PARA TUDO É PROVEITOSA, porque tem promessa da vida presente e da futura.Esta é uma afirmação fiel e digna de plena aceitação” (1 Tm 4:8,9).

Todas as instruções morais e teológicas dadas nessa carta, tem o fim ultimo de levar as pessoas a serem salvas.

O entendimento de uma igreja saldável, está na sua missão de ganhar almas. E O entendimento correto do evangelismo é a quinta marca de uma igreja bíblica como ensina Mark Dever.

A igreja não vai atrair os pecadores, se não viver uma vida que agrada a Deus. Se a igreja ao revela a gloria de Deus, ela não cumpre o seu papel.

Uma mulher cristã que se submete ao seu marido, e cuide se sua casa como ordena a Escritura, dará mais gloria a Deus, do que uma cruzada evangelística com milhares pessoas em um estádio.

Uma mulher cristã idosa, que consegue controlar sua língua e ajudar a mais novas a serem boas donas de casas, a amar seus maridos e filhos, dará muito mais gloria a Deus, do que todas as conquistas e liberdade de direitos que os cristãos tem conquistado neste ultimo século.

Um marido cristão que ama sua esposa como Cristo amou a igreja, impactará muito mais uma cidade, do que a distribuição de milhares de folhetos.

O empregado cristão que se submete ao seu patrão como se fosse a Cristo, trará mais almas ao evangelho, do que um programa de televisão de evangelismo em rede nacional.

Temos um grande desafio em nosso amado país. E eu acho que a igreja está perdendo toda essa abordagem.

Temos uma nação cada vez mais paganizada, e alguns cristãos estão pulando na onda política tentando impactar “a cultura”.

Esse não é o nosso objetivo. Esse não é o nosso propósito. Esse não é o nosso chamado.

Outros cristãos estão tentando criar uma estratégia mais inteligente para evangelismo e sentem que, se puderem encontrar todas as ferramentas de marketing e todos os botões de atalho e pressioná-los adequadamente, as pessoas serão salvas porque a técnica é muito inteligente.

E assim eles transformam a igreja em um centro de ENTRETENIMENTO para os incrédulos que querem vir e se divertir.

E, esperançosamente, se estiverem entretidos o suficiente para ficarem realmente felizes e entusiasmados, eles decidirão que querem se tornar cristãos.

Não é assim que se faz, irmãos. Você pode ter uma multidão e até pregar o evangelho e salvar algumas pessoas.

Mas o fim ultimo disso tudo é que teremos crentes imaturos, carnais, mundanos e ignorantes cujas vidas não vão demonstrar à cultura o poder transformador e salvador de Deus e nome dele será blasfemado.

Quando a igreja se reúne, ela se reúne para ser exortada com ousadia e chamada à vida santa, e fora da Palavra de Deus.

Porque aqueles que levam a sério a Palavra de Deus, vão “se envolver nas boas ações” que promove o reino de Deus, e isto torna-se “bom e lucrativo” para o mundo que assiste.

Esse é o mandato. Não podemos ficar tristes. Certamente não podemos ser hostis. Temos que orar por aqueles em nossa cultura e nossa sociedade que estão perdidos.

Temos que ter pena deles e amá-los com o amor de Deus e mostrar-lhes Cristo. s economizando energia em nossas vidas. A igreja não precisa agora se tornar mais como o mundo.

Precisa tornar-se total e distintamente a igreja para que haja uma diferença tão óbvia que o mundo possa vê-la claramente.

Estamos fazendo exatamente o oposto, e essa é a tragédia. Para nós aqui temos um mandato – não podemos consertar tudo, mas podemos ser o que Deus quer que sejamos aqui. E Deus, em Sua graça, nos usará para levar muitos à justiça.

 

CONCLUSÃO.Para resumir o que venho dizendo: A crença em Deus não é uma questão de teoria ou especulação, mas de prática; deve ser acompanhado de boas obras.

A fé precisa ser nossa INSPIRAÇÃO e as obras nossa TRANSPIRAÇÃO. Crer em Deus, resulta em suar a camisa, em serviço, em incansável trabalho e devoções.

De acordo com isso, a MARCA REGISTRADA de um cristão é conduta –“boas obras”.

Os cristãos não são conhecidos por sua TEOLOGIA, nem por sua ORTODOXIA, nem por seu DOGMAS; mas por suas obras, pelo seu viver santo. A crença que não muda a vida é inútil.

Aqui, então, temos a última vontade e testamento do apóstolo, por assim dizer, deixada a todas as igrejas, de que ‘aqueles que crêem em Deus devem ser cuidadosos em manter boas obras.

Essa verdadeira religião une o belo e o rentável. Por outro lado, especulações tolas e controvérsias sobre a lei são inúteis e impraticáveis.

Não demore muito com um cismático, divisionista. Se ele não ceder a uma ou duas advertências, rejeite-o completamente. Está além do seu poder corrigi-lo.