Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 26 – Que tipo de cidadão o crente deve ser. Referência: Tito 3:1-2. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 29/01/2020.

INTRODUÇÃO:Estamos sendo muito edificados expondo essa carta de Tito. Acredito que entramos em uma das seções mais desafiadoras e relevantes desta breve epístola.

Ela trata da responsabilidade do cristão que vive numa sociedade pagã, e como deve agir com seus deveres como cidadão e como se relacionar com as autoridades instituídas.

O Brasil é uma sociedade pagã. Nesses 520 anos de história nosso país vive nas mais profundas e densas trevas espirituais.

Mesmo que hoje os evangélicos dizem ser 50% da população e as pessoas, gostarem de ir aos cultos religiosos. Mas isso não tem melhorado a situação.

Os crentes dizem que acreditam em Deus, e vivem um tipo de ateísmo pratico, e na melhor das hipóteses, eles têm uma MORALIDADE SITUACIONAL.

Na maioria das vezes, quaisquer vestígios da religião cristã ainda que permeiam nossa cultura são fracos, comprometedores, se não céticos e apóstatas.

Alguns dizem que vivemos uma sociedade PÓS-CRISTÃ. Mas a verdade é que estamos vivemos uma sociedade SUB-CRISTÃ, pois não estamos comprometidos com o que realmente é o evangelho.

Nosso cristianismo se tornou vazio. Somos claramente pagãos, mas usamos a máscara da religião.

Nossa nação está agora afirmando através de seus líderes, através de seus congressos, seus órgãos legislativos, seus tribunais e seus juízes uma agenda distintamente ANTICRISTÃ.

Qualquer coisa e tudo que é distintamente cristão está sendo varrida sob a égide de direitos iguais, liberdade moral. E, como crentes, francamente, tendemos a nos ressentir disso.

O cristianismo que outrora fez parte do tecido do movimento pentecostal e que que criou alguns ADEREÇOS CULTURAIS para nos sustentar e nos dar uma moralidade bíblica e algum padrão divino para julgar o comportamento agora se foi.

O cristianismo cultural, seja o que for, está morto. A moralidade bíblica é atacada constantemente. A liberdade moral reina como se fosse Deus.

Materialismo, desagregação e familiar são epidêmicos. Os abortos continuam.Males sexuais, drogas, crimes, educação pagã estão inundando nossa nação como as enchentes que vimos nesses últimos dias.

E não temos conseguidos lidar e nem conter essa inundação do mal. Derrubamos todos os padrões e removemos os limites antigos, e agora não conseguimos descobrir o que é certo, por isso não sabemos o que ensinar a ninguém, por isso não podemos controlar o comportamento nos primeiros anos da infância.

Agora, temos uma geração de pessoas que adotaram a agenda do mundo e estão sendo guiados por ela.

Não temos padrões suficientes para controlá-los. Não temos policiais suficientes para prendê-los. Não temos tribunais suficientes para processá-los. E não temos cadeias suficientes para mantê-las.

Para aqueles de nós que assistimos ao grande REAVIVAMENTO dos anos 80 a noventa e acredito que foi assim.

Pois vimos um tremendo mover do espirito no meio dos PENTECOSTAIS com milhões de almas vindo a cristo, e muitos jovens se levantado para pregar um evangelho completo, “Jesus, salva, batiza com Espirito Santo, cura e leva para o céu”.

Pensamos que tudo nos levaria a dias de glória e bênção. Vimos Bíblias sendo traduzidas para que pudéssemos tê-las em uma tradução mais recente.

Vimosa proliferação de livros, editoras, fitas e músicas novas, e havia um vento definido do Espírito de Deus soprando em nosso país. E aqueles foram dias maravilhosos.

Mas o renascimento dos anos oitenta e início dos anos noventa se transformou em deboche no final dos anos noventa.

E a mudança é triste. E sentimos a tristeza. E depois de um tempo começamos a sentir ressentimento. Não gostamos do que nosso o presidente está fazendo.

Não gostamos da agenda dele. Não gostamos das decisões dele. Não gostamos do que nosso governador e até mesmo nosso prefeito estão dizendo sobre homossexualidade. (embora temo uma trégua no governo de Bolsonaro).

Nós não gostamos do tipo de coisa que nossos senadores e congressistas estão fazendo. Não estamos felizes com as decisões que estão tomando.

Somos repelidos pelos veredictos que estão sendo proferidos em tribunais que estão inocentando os culpados e condenando os inocentes.

Eu deveria dizer, que sentenciam pessoas que não tinham a intenção infligir a lei e libertam pessoas culpadas de coisas que julgamos hediondas.

Não estamos satisfeitos com a agenda até o fim, seja o ramo judicial, o legislativo ou o executivo. Estamos cansados ​​da evolução da liberdade a ponto de qualquer pessoa poder fazer absolutamente qualquer coisa.

Ficamos irados porque a perversão é legalizada em nosso país e a vontade de Deus é descaradamente rejeitada.

Uma coisa é pecar, outra é redefini-la como um comportamento humano aceitável.

E então ficamos ainda mais irritados quando eles decidem aumentar nossos impostos para poderem financiar ainda mais essa agenda diabólica.

E tememos por nós mesmos, e principalmente por nossos filhos e por nossos netos.  E o pior que sabemos ainda está por vir, e isso acontecerá nos filhos de nossos filhos.

E a pergunta que quero fazer para você esta noite é a seguinte: como devemos responder agora a nossa sociedade? Como devemos reagir? O que é uma resposta cristã adequada em uma cultura pagã?

Paulo responde a essa mesma pergunta em Tito 3: 1-2,  essa é precisamente a questão aqui.

Tito, como você sabe, está na ilha de Creta. Ele está lá para ordenar as coisas que permanecem nas igrejas. Havia pelo menos cem cidades nesta ilha. Não sabemos quantas delas tinham igrejas, mas muitas.

Ele tem uma grande responsabilidade de colocar a igreja em ordem, de ordenar líderes piedosos contra uma cultura muito corrupta.

Os cretenses inquestionavelmente, estavam envolvidos na idolatria e em todo o paganismo existente que compunha o mundo grego e romano da época.

Tito então tinha essas igrejas como pequenos bolsões de justiça em um esgoto do paganismo e precisava instruí-los sobre como reagir à cultura ao seu redor.

  1. A CULTURA E O CRISTÃO.

Hoje ouço muita conversa sobre a igreja impactando a cultura. Editoras e autores famosos, lançando livros relacionados ao confronto com a nossa cultura, afetando e impactando a nossa cultura.

Mas, francamente, pessoal, esse não é nosso objetivo. Esse não é o nosso objetivo. Parece um objetivo nobre, e tenho certeza de que há pessoas que podem ver certos aspectos nobres, e pode haver alguns.

  1. Mudando por dentro.

Nosso objetivo não é impactar nossa cultura, alterando seus valores morais. Nosso objetivo não é impactar nossa cultura, criando valores tradicionais, valores familiares através de legislação ou processo judicial.

Nosso objetivo não é garantir que o Brasil cumpra uma política nacional que se iguale à MORALIDADE BÍBLICA. Esse não é o nosso objetivo. Não estamos envolvidos na alteração da moralidade social.

Não estamos envolvidos na melhoria da conduta cultural. Estamos interessados ​​em que as pessoas sejam salvas. Essa é a nossa única agenda. Se vamos mudar nossa cultura, vamos mudar de dentro para fora.

 

Você vê, a igreja tem uma MISSÃO; nós somos uma nação de sacerdotes. E um sacerdote tinha uma função simples: levar as pessoas a Deus, conduzi-las à Sua presença. É a única coisa que estamos no mundo a fazer.

Francamente, se as pessoas morrem em um governo COMUNISTA ou em uma DEMOCRACIA, realmente não importa se elas acabam no inferno.

Se eles morrem sob um governo tirano ou um ditador benevolente, não importa se eles acabam no inferno.

Se eles morrem acreditando que a homossexualidade está errada ou acreditando que a homossexualidade está certa e acabam no inferno, não importa.

Se eles morrerem como um policial ou uma prostituta sem Cristo, eles vão acabar no mesmo lugar. Se eles morrem moral ou imoral, não fará diferença em sua eternidade.

Se eles estavam de um lado da rua com o grupo de direitos PRÓ-ABORTO e gritavam por legalizar e manter abortos legais, ou do outro lado da rua contra o aborto e gritavam para parar a matança – se não conheciam a Cristo, vai acabar no mesmo lugar. Certo? Esse não é o problema.

A questão é salvação; a questão é SALVAÇÃO. E a triste realidade é que, quando a igreja se inclina moralizadora e politicamente, geralmente tem um impacto negativo em sua missão de evangelização, porque torna as pessoas hostis ao sistema atual e elas se tornam mais inimigas da sociedade do que compassivas.

Se vamos ver nossa nação transformada, isso deve ser feito de dentro para fora, essa é a nossa agenda. E então estamos aqui para pregar a Cristo e “para não saber nada entre vocês, exceto Cristo e Ele crucificado”.

  1. Mostrando o poder transformador.

Por trás dessa pregação, porém, deve haver algum tipo de vida, algum tipo de vida que torne nossa mensagem crível. É sobre isso que Paulo se dirige no capítulo 3.

Vamos ler o vv 1-2: “Lembre-os de estarem sujeitos a governantes, de autoridades, de serem obedientes, de estarem prontos para toda boa ação, de não prejudicar ninguém, de não serem descontentes, de serem gentis, mostrando toda consideração por todos os homens.

Porque o apostolo Paulo, está dizendo isso?  Qual é o objetivo? È o mesmo objetivo de toda essa carta!

Devemos viver de maneira a exaltar a Palavra de Deus, calar a boca doadversário e exibir o poder salvador de Deus. Queremos que o mundo saiba que Deus é um Deus salvador, que Deus transforma as pessoas.

E como podemos convencê-los disso? Mostrando a eles nossas vidas transformadas. Certo? Devemos mostrar o poder salvador de Deus.

O Apostolo, Paulo, está dizendo que o Pastor, no caso aqui Tito, precisa instruir a igreja em todas as coisas, sobre como se comportar entre eles mesmos e perante o mundo pagão.

E como nós nos comportamos juntos como cristãos dará um testemunho ao mundo da salvação, poder transformador de Deus quando vivemos vidas santas, graciosas, amorosas, sábias e bondosas ditas no capítulo 2.

A vida do cristão é uma espécie REALITY SHOW, sendo acompanhado 24 horas pelo mundo pagão.

Isso fará com que a Palavra de Deus seja honrada.Isso vai silenciar os críticos e adornar a doutrina de Deus como um Deus salvador – Aquele que pode transformar totalmente as pessoas.

Então, no capítulo 3, ele se preocupa não com o modo como vivemos um no outro na igreja, mas como vivemos na sociedade, como vivemos entre os não-cristãos, como vivemos em nossa cultura.

Se quisermos manifestar o poder salvador de Deus, precisamos manifestá-lo em nossas relações com os cristãos e com os não-cristãos.

E nunca é o momento mais crucial para um cuidadoso comportamento cristão do que quando os crentes estão envolvidos na cultura pagã.

D.A Carson, não é feliz em colocar os cristãos primitivos contra a cultura, depois da reforma amoldados na cultura, e agora ganhando a cultura.

  1. A falácia do cristianismo cultural.

Nos dias de Paulo não havia cristianismo cultural. Não havia cristianismo até que ele fosse introduzido. No mundo gentio, era apenas um paganismo flagrante e abrangente, com todas as armadilhas de Satanás poderia.

Era total e exclusivamente, com exceção de alguns judeus, um sistema satânico.

Toda a religião existente, toda a ideologia, filosofia e pensamento existentes, toda a lei e ordem existentes, todos os valores existentes, mais eram derivados de um sistema não-cristão.

Era totalmente pagão até a chegada de Paulo. E o confronto foi tão grande que custou a ele e a muitos outros a vida deles.

Paulo sabia como era viver em uma cultura completamente pagã – muito mais pagã do que experimentamos, porque em nosso país há uma grande força de pessoas verdadeiramente regeneradas.

E ele sabia o que era estar em um mundo de desigualdade e escravidão abusivas e mortais. Ele sabia o que era ser uma cultura de tiranos, pequenos ditadores que eram assassinos.

Ele sabia o que era estar sob liderança abusiva. Ele sabia o que era ver uma sociedade envolvida até os ouvidos em perversão sexual, o colapso da família.

Lemos em alguns documentos antigos sobre pessoas que tinham 26 e 27 esposas e / ou maridos, dependendo da situação.

O mundo estava literalmente inundado de ídolos, deuses mesquinhos. As pessoas eram pesadamente tributadas e os cobradores de impostos eram corruptos que aceitavam o que não lhes era justo. Se alguém reclamassem, eles tirariam a vida assim que olhassem para eles.

E o mundo estava cheio de terroristas, pessoas que andavam por aí executando aqueles que haviam feito algo contra eles.

Mesmo no mundo judaico havia os zelotes, os sicários, os caras que carregavam os punhais e chegaram atrás das autoridades de Israel e os esfaquearam até a morte – o terrorismo estava por toda parte.

Era um mundo feio. E Paulo nunca, em nenhuma de suas cartas, diz: “Agora, senhoras e senhores, precisamos moralizar nossa cultura pagã. Precisamos impactar nossa cultura de alguma forma”.

Não, tudo o que ele disse foi: “PRECISAMOS EVANGELIZAR”. E ele não estava pedindo nenhum tipo de PROTESTO ou PASSEATA.

Ele não estava pedindo nenhum tipo de disputa ou qualquer tipo de guerra contra a mentalidade existente.

Ele estava pedindo a pregação do evangelho que transforma a vida. Mas não era apenas a pregação. Foi a forma como os crentes viviam dentro e fora da igreja que deu a plataforma que tornou a mensagem pregada crível.

Veja bem, o que Deus havia feito pelos cristãos em Creta, Ele também queria fazer por muitas outras pessoas.

E a conduta dos crentes era crucial para aquele trabalho salvador, para aquele empreendimento salvador.

  1. A necessidade de lembrar

Agora, primeiro, vejamos o versículo 1. Ele diz apenas duas palavras: “Lembre-os”. E quero dizer a você que ele está simplesmente dizendo que isso não é novidade.

Obviamente, ele havia ensinado isso no passado. Certamente as pessoas sabiam as responsabilidades que tinham por viver em uma cultura pagã, mas precisavam ser lembradas.

E esse é um dever que pertence a todos que estão atrás desse púlpito sagrado por assim dizer, e que proclama a verdade ao rebanho de Deus.

Estamos basicamente aqui para lembrá-lo do que você sabe. O imperativo atual significa que é um dever regular, contínuo e contínuo de lembrá-los.

E ele quer lembrá-los da necessidade de se comportar em uma sociedade pagã.

Agora, o que ele faz nesses oito versículos é resumir pedindo que lembrem de quatro realidades, quatro grandes realidades. É maravilhosamente organizado em torno dessas realidades.

Primeiro, lembre-se do seu dever (1-2). Segundo, lembre-se de sua condição anterior (3-4). Terceiro, lembre-se da sua salvação(4-7). E quartolembre-se de sua missão(v.8).

E se você mantiver essas coisas em mente, elas se tornarão a motivação para viver excelentemente em um mundo pagão.

Eu gostaria de poder dar todos eles a você esta noite, as veremos isso nas próximas exposições.

  1. a) Lembre-se do seu dever.

Qual é o nosso dever? Nós podemos ficar irados. Podemos ficar desapontados. Podemos ficar com raiva ao ver os vestígios da influência cristã morrerem.

Podemos ficar com raiva do que vemos acontecendo nos tribunais, nos congressos e nos escritórios executivos de nossa terra.

Qual é a nossa resposta? Podemos não concordar com as decisões que eles estão tomando.

Aqui está o que ele diz: “Lembre-os de estarem sujeitos a governantes, a autoridades, a serem obedientes, a estarem prontos para toda boa ação, a não prejudicar ninguém, a serem descontentes, gentis, mostrando toda consideração por todos os homens”.

Agora ouça isso. Não importa se seu governante é César, Herodes, Pilatos, Felix, Festo, Agripa, Stalin, Hitler, Lula, Dilma, Bolsonaro – não importa quem seja. Ele diz: “seja sujeito”. “Você os ensina a ser sujeito”.

Governantes eram tiranos. Eles não tinham integridade. Eles eram assassinos. Eles não eram nobres. Os governos fizeram leis, e talvez todas as leis não fossem justas.

Mas ele diz: “Você deve estar sujeito aos governantes, e autoridades”. Ele está reiterando um princípio bíblico muito, muito comum.

Em Mateus 22, os fariseus estavam sempre tentando prender Jesus. Eles querem prendê-lo publicamente porque queriam desacreditá-lo publicamente e virar contra ele algum elemento da população.

Então, eles enviaram discípulos a Ele, juntamente com os herodianos, e disseram no versículo 16:

Mestre, sabemos que você é verdadeiro e ensina o caminho de Deus em verdade, e não se importa com ninguém; pois você não é parcial a qualquer “. E isso foi muita lisonja pecaminosa. “Diga-nos, portanto, o que você acha? É lícito dar uma cota a César ou não?”

 

Agora, o que eles estão tentando fazer é fazê-lo dizer que é ou não é. Se Ele diz que é lícito, todos os judeus vão odiá-lo porque odeiam César, odeiam o imposto de renda, odeiam toda a idéia de estar em um país ocupado governado por um bando de pagãos.

Se, por outro lado, Ele concorda com os judeus e diz que não, não é correto, não é lícito que se pague impostos a César, ele estará cometendo um crime contra os romanos

De uma maneira ou de outra, eles irai conseguir algo para incriminar a Jesus. Mas Jesus percebeu a má intenção deles e disse:

‘Por que você está me testando, seus hipócritas? Mostre-me a moeda usada para o imposto de renda. Eles lhe trouxeram um denário. Disse-lhes: De quem é essa semelhança e inscrição? Disseram-lhe: César. ”

Eles odiavam usar essas moedas porque qualquer coisa com uma imagem nela constituía – O quê? – um ídolo. E eles odiavam isso. E, claro, César era um deus. E isso era idolatria para eles.

Eles odiavam não apenas a idéia de tributação, mas odiavam a idéia da idolatria inerente a ela – uma imagem esculpida feita após um deus.

Foi uma violação do primeiro mandamento. Mas Jesus era tão sábio. “Ele lhes disse: ‘Então entregue a César as coisas que são de César; e a Deus as coisas que são de Deus.

E ele confirmou ambas. Ele disse por um lado: “Pague seu imposto. Por outro lado, isso não tem nada a ver com Deus. “Você deve dar a Deus o que é de Deus.”

O ponto para nós hoje é: Jesus pagou seu imposto, mesmo com a idolatria inerente. Ele disse: “Pague seu imposto”. O que eles estavam fazendo com esse imposto?

Coisas que certamente Jesus não estava satisfeito. Mas o impulso geral do governo sempre é positivo, e os cristãos devem se submeter a ele.

  1. A razão da obediência.

Vá a Romanos 13, e aqui você tem a declaração mais abrangente sobre isso do apóstolo Paulo – os primeiros versículos do capítulo 13. Versículo 1: “Toda pessoa esteja sujeita às autoridades governamentais”.

Isso é apenas uma afirmação geral pura e simples. Todo mundo está sujeito. Não importa se é uma democracia ou uma forma de governo comunista.

Não importa se é uma MONARQUIA ou se é uma DITADURA, você está sujeito – bom, ruim, seja qual for a forma – você está sujeito às autoridades governamentais.

Então ele lhe dá sete razões pelas quais.

Razão número um: o governo é designado por Deus. “Não há autoridade, exceto de Deus, e aqueles que existem são estabelecidos por Deus.”

Deus projetou o governo humano. Ele o projetou para existir de várias formas, e existe por causa de Seu design para o controle da vida humana. Então envie. Deus o projetou.

Razão número dois: resistir é resistir a Deus. Versículo 2: “Aquele que resiste à autoridade se opõe à ordenança de Deus”.

Razão número três: os resistentes serão punidos. Fim do versículo 2: “Os que se opõem receberão condenação sobre si mesmos.

Então você se submete ao governo. Por quê? Foi projetado por Deus. Resistir é resistir a Deus, e resistentes serão punidos.

Razão número quatro: o governo foi projetado para conter o mal. (v. 3) : “Os governantes não são motivo de medo do bom comportamento, mas do mal. Você não quer ter medo da autoridade? Faça o que é bom e receberá elogios do mesmo“.

Em outras palavras, o governo é projetado para conter o mal.

Razão número cinco: ele foi projetado para promover o bem. Versículo 4: “É um ministro de Deus para você para o bem. Se você faz o que é mau, tenha medo.”

Razão número seis: o governo está autorizado a punir. “É um ministro de Deus, um vingador que causa ira sobre quem pratica o mal.” E é por isso que “não leva a espada por nada”.

Deus concedeu o direito à pena de morte. É isso que significa carregar a espada. Deus até deu ao governo o direito de tirar uma vida.

Razão número sete:submeta-se ao governo por causa da consciência, não apenas porque você teme a ira que virá se desobedecer, mas por causa da consciência; porque está certo.

Então, submeta-se ao governo. Por quê? É projetado por Deus; resistir é resistir a Deus. Os resistentes serão punidos. O governo é projetado para restringir o mal e promover o bem. Os governantes têm o poder de punir e fazê-lo por causa da consciência.

Então a soma disso, versículos 6 e 7, “Então pague seus impostos“, diz o versículo 6, “pois os governantes são servos de Deus, dedicando-se a isso mesmo”.

E então o versículo 7, “Prestar a todos o que é devido, tributar a quem é devido, costume a quem costume, medo a quem temer, honra a quem honra”.

  1. O proposito evangelístico.

O ponto principal é: Deus colocou o governo no lugar e você deve se submeter a ele. Aqui em romanos ele dá as razões para obedecer e em Tito não.

A única razão pela qual ele não dá é o motivo evangelístico; para que possamos viver e demonstrar que este mundo não é um problema para nós.

Qual a diferença de quanto pagamos impostos? Essa não é a nossa preocupação. Não é nossa preocupação nos preocupar com legislação. Não é nossa preocupação ficar preocupado com o que o presidente faz.

É nossa preocupação viver uma vida santa e chamar as pessoas para Cristo. E a nossa cidadania está em outro mundo. Somos apenas estranhos e alienígenas aqui.

Faremos o que for solicitado para não estragar nosso testemunho, porque esse é o problema maior e convincente.

Primeiro Pedro 2 acrescenta a nota muito importante do evangelismo. Em 1 Pedro 2, o versículo 9, diz:

Somos uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa” e devemos “proclamar as excelências daquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz”.

Em outras palavras, “o que somos” é para demonstrar como é a salvação. Devemos mostrar às pessoas o que é uma pessoa salva. Como fazemos isso? Pedro continua no Versículo 12, “Mantenha seu comportamento excelente entre os pagãos”.

O que você quer dizer com isso? Versículo 13: “Submeta-se, por amor do Senhor, a toda instituição humana, seja a um rei como alguém em autoridade, ou a governadores enviados por ele para punir os malfeitores e louvar os que fazem o que é certo.

Essa é a vontade de Deus de que, fazendo o certo, você possa silenciar a ignorância de homens tolos. “Honre a todos os homens”, versículo 17,“ame os irmãos, tema a Deus, honre o rei”.

Como você vive em uma cultura pagã écrucial para proclamar as excelências de quem o salvou, para demonstrar sua vida transformada – esse é o problema.

Agora isso nos leva de volta a Tito novamente. O apóstolo Paulo está dizendo que você precisa estar sujeito a governantes e autoridades por razões evangelísticas.

6) A razão para desobedecer.

No final do versículo 8, “Isso é bom e proveitoso para todos os homens”.

Então ele diz que você precisa ser obediente, versículo 1, para ser obediente. O segundo: você deve obedecer ao que eles dizem. Você diz: “Nós devemos desobedecer?” Sim.

Há uma ocasião em que desobedecemos, é quando eles nos pedem para fazer o que a Bíblia nos proíbe de fazer, ou quando eles nos pedem para não fazer o que a Bíblia nos ordena que façamos.

E a melhor ilustração disso, como você sabe, está em Atos, capítulo 4. Eles disseram aos apóstolos para não pregar.

Você se lembra que eles os convocaram em Atos 4:18, ordenou que não falassem ou ensinassem.

Pedro e João disseram-lhes: “Se é correto aos olhos de Deus dar ouvidos a vocês, e não a Deus, vocês julgam isso”. Você julga se obedecemos a você ou a Deus. “Pois não podemos parar de falar”, disseram eles.

No capítulo 5, eles os açoitaram, chicotearam, versículo 40, ordenaram que não falassem mais.

Eles partiram da presença do conselho regozijando-se por serem considerados dignos de sofrer e, versículo 42, “todos os dias, no templo, de casa em casa, continuavam ensinando, pregando Jesus como Cristo”.

Chega um momento em que o estado se volta contra a igreja e diz à igreja para não fazer o que Deus mandou fazer. Então temos que obedecer a Deus e sofrer a consequência, seja prisão ou morte.

O imperador Juliano, obrigou os crentes a adorar os deuses romanos e eles não obedeceram, depois ele o convocou para a guerra, e então eles tomaram a primeiras fileiras.

A única vez que desobedecemos é quando somos ordenados pelas Escrituras a fazer algo que somos proibidos de fazer, ou não fazer algo que estamos sendo compelidos a fazer. Nós somos obedientes.

Então ele diz, no final do versículo 1, “Lembre-os de … estarem prontos para toda boa ação”. Isso é tão bom. “Lembre-os de … estarem prontos para toda boa ação.”

Isso é uma bondade agressiva que não é relutante, em pagar imposto ou cumprir outra ordenança civil.

A palavra “pronto” significa “ansioso, ansioso por fazer todas as boas ações concebíveis”.

Aborde a vida por mais volátil que a cultura seja contra o cristianismo, por mais pagã que seja até o âmago, como envolvida em idolatria e pecado.

Buscamos agressivamente tudo de bom, como em Gálatas 6:10 diz: “Estamos fazendo o bem a todos os homens, especialmente aos da família da fé”.

A propósito, isso está em contraste direto com o comportamento de falsos professores. Relembre o capítulo 1, versículo 16. Lembre-se da descrição de falsos mestres. Eles são “detestáveis, desobedientes e inúteis por qualquer boa ação.”

Uma das coisas, que diferencia os crentes dos falsos mestres e seus seguidores é a BONDADE ANSIOSA na vida dos crentes que demonstra TRANSFORMAÇÃO; isso demonstra novo nascimento, salvação, a vida de Deus, o poder do Espírito, a justiça, a virtude.

Devemos ser conhecidos na sociedade por nossa bondade, ou seja, uma “bondade agressiva”.

  1. O CIDADÃO CRISTÃO.

Então, no versículo 2, ele segue em sua lista de sete virtudes, que caracterizam a cidadania dos crentes.

  1. Os crentes não devem falar mal das autoridades.

“Não maldizer ninguém”. O verbo blasphēmeō do qual obtemos a palavra blasfema.Significa “caluniar”, “falar mal” ou “tratar com desprezo”.

Precisamos enfrentar o pecado. Nós podemos enfrentar o pecado. Podemos enfrentar o pecador por causa do pecado dele.

Devemos chamar os pecadores ao arrependimento, mas não nos inclinamos à blasfêmia, calúnia, maldição e fala com desprezo das pessoas.

Não aprecio isso quando o povo cristão, principalmente pastores que fazem isso com relação aos governantes. Essa não é a abordagem cristã.

Podemos não gostar do que eles fazem, mas devemos lembrar, pessoal, a condição em que estão. Esquecemos que eles estão cegos em suas mentes pelo deus deste mundo?

De que outra forma você espera que pessoas não convertidas ajam do que como pessoas não convertidas?

E como as pessoas não convertidas agem? Eles agem sob a influência de Satanás e seu sistema atual, e estão apenas cumprindo a única agenda que podem compreender.

Veja 1 Timóteo 2:1. Aqui estava Timóteo em Éfeso, outra cidade corrupta e idólatra.

Paulo diz a Timóteo: “Quero insistir para que sejam feitas súplicas, orações, petições e ações de graças em nome de todos os homens, dos reis e de todos os que têm autoridade, para que possamos levar uma vida tranquila e pacífica com toda a piedade e dignidade “.

Escute isso. Devemos ser “tranquilos”. Isso é “pacífico, quieto, piedoso, digno”. E qual é a nossa atitude em relação ao presidente, ao congresso e aos juízes – os reis e todos os que têm autoridade?

Oramos por eles. É isso que Deus quer que façamos, oremos por eles – constantemente fazendo “petições, orações, pedidos” por aqueles que têm autoridade de que Deus operará em suas vidas, que Deus os salvará.

Porque? Por que nos versículos 3-5 diz que ele é um Deus salvador, que enviouJesus Cristo para prover salvação. Deus quer salvar, e queremos orar por sua salvação. Não os difamar; ore por sua salvação.

  1. Os crentes não se opõem as autoridades.

Então ele diz a Tito outra coisa interessante – que os cristãos são “a ser incontestável”, (gr “amachos), “Não brigando”, “se opondo”.

Os crentes não devem ser brigões, devemos ser pacíficos, amigáveis, não brigar com o governo, não se opor aos seus líderes.

Não devemos ser combativos, grevistas, partidários (a igreja é apartidária). Essa não é a agenda para nós. Nós nem somos deste mundo. Este não é o nosso país, em certo sentido. Estamos aqui de passagem.

Tão fácil ser contencioso, hostil e zangado com o que acontece na cultura pagã em que vivemos, e especialmente se isso aumenta nossos impostos ou se muda nossa vizinhança, nossa cultura ou o que quer que seja – ficamos zangados com isso.

Não gostamos de ver Deus ser insultado e Satanás exaltado. Mas não devemos ser contenciosos, manifestantes, não devemos lutar. Este é um mundo passageiro para nós. Tudo o que podemos fazer é chegar à medida que avançamos.

  1. Os crentes devem ser atenciosos com as autoridades.

Então ele diz que devemos ser “gentis”. É uma palavra bonita, epieikēs . Significa “ser razoável e tolerante”.

Acho que o sinônimo mais simples é “gentil, atencioso com a fraqueza humana” – muito paciente com os pecadores.

Um escritor diz: “doce razoabilidade” – não é tolo, não é argumentativo, não é zangado, não é hostil, docemente razoável, graciosamente gentil.Receber com alegria sem agressividade e resistência e desconfiança.

  1. Os crentes devem mostrar consideração pelas autoridades.

E então ele termina no versículo 2 com o último dos sete, “mostrando toda consideração”, “mostrando toda consideração”; essa é a palavra “mansidão” nas bem-aventuranças, Mateus 5: 5 – prautēs, “mansidão”.

Somos mansos. Isso é “poder sob controle”, você se lembrará. Nunca reivindicar os direitos de alguém é o que isso significa. Nunca lutando pelos seus direitos. Os cristãos não fazem isso.

Não estamos brigando por nossos direitos. Não temos nenhuma agenda política. Não temos nenhuma agenda legislativa.

Não estamos buscando nenhum direito. Não queremos nenhum direito específico com essa sociedade.

Apenas viveremos por Cristo, aconteça o que acontecer. Refere-se à confiança do paciente – em Deus. Nós entregamos nossas vidas a Ele.

2 Timóteo 2. diz que, se vivermos assim – mansamente, gentilmente – Deus pode nos usar para levar as pessoas ao arrependimento e ao conhecimento da verdade (2 Timóteo 2:25).

Veja bem, tudo o que fazemos tem um objetivo evangelístico. Vamos demonstrar salvação, porque somente pessoas transformadas podem agir assim.

  1. Os crentes devem agir com imparcialidade.

E então ele termina no versículo 2, dizendo: “para todos os homens”, “para todos os homens”. Você precisa fazer isso antes de todos. Essa pequena frase é muito importante.

Aparece várias vezes em 1 Timóteo: 1 Tm2:1  – Por que ele diz “para todos os homens”?

Por que ele joga isso lá? Porque “todos os homens” se tornou um termo importante na mente “ARMINIANA” de Paulo.

Ele diz “Orações”, o final do versículo 1, “deve ser feito em nome de todos os homens”.

Por quê? Versículo 4, “Porque Deus deseja que todos os homens sejam” – O que? – “salvo”. Versículo 6, “Cristo Jesus, que se entregou como resgate por todos”.

Isso é muito “ARMÍNIANO”; Deus “deseja que todos os homens sejam salvos”. E então ele diz aos crentes: “Viva assim sua vida para que todos os homens vejam.”

Isso é consoante com Deus, 1 Timóteo 4:10 diz: “Deus é o Salvador de todos os homens“. Todos os homens precisam ver nosso testemunho. Eles precisam ver a transformação.

Tito 2:11 : “A graça de Deus apareceu, trazendo salvação a todos os homens“. Veja, ele repete essa frase de novo e de novo e de novo.

Deus ama todos os homens. Deus “deseja que todos os homens sejam salvos”, diz ele. Deus quer que você ore por todos os homens.

“A graça de Deus apareceu … a todos os homens.”

Você vive sua vida diante de todos os homens, para que eles possam ver a transformação.

Somente os cristãos podem viver assim. Esse é o nosso dever. É assim que temos que viver.

CONCLUSÃO: Pai, obrigado por nosso tempo nesta manhã em Sua Palavra. Queremos ser o seu povo. Queremos viver para a sua glória. Queremos exaltá-lo. Queremos adornar a doutrina de Deus, nosso Salvador.

Queremos que o mundo saiba que Tu és Deus salvador, porque eles podem ver pessoas salvas, pessoas transformadas.

Ajude-nos a viver assim, não apenas na igreja, mas no mundo pagão, de maneira que eles vejam que somos diferentes. Que sejamos submissos, obedientes, gentis, atenciosos, ansiosos para fazer o que é bom.

Ajuda-nos a sermos mais transcendentes, vivendo mais desligados das coisas que acontece nessa vida, pois não somos daqui. Nós apenas queremos reunir almas para o mundo vindouro.

Senhor Deus, que o mundo que assiste e veja pessoas transformadas – e acredite em Seu poder transformador. Como o Senhor nos salvou. Usa-nos para trazer muitos mais para a mesma salvação. Amém.