Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 23 – A graça salvadora. Referência: Tito 2:11-12. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 27/11/2019.
INTRODUÇÃO
Muitos cristãos professos pensam erroneamente que a graça de Deus significa que Ele dá passes gratuitos que nos permitem pecar, sem consequências para a desobediência. E se você enfatiza a necessidade de obedecer aos mandamentos de Deus ou fazer boas obras, eles o chamam de legalista e moralista. Se você avisá-los de que sua visão desleixada do pecado resultará na disciplina de Deus, eles não querem ouvir. O mantra deles é: “Eu não gosto do seu tipo de religião. Estou debaixo da graça, não da lei”. Para eles, graça significa permissão para uma vida desleixada, mesmo que negam e digam de forma “ortodoxa” que não.
Nosso texto corrige esses dois equívocos sérios sobre a a graça de Deus. Paulo mostra que a Graça de Deus primeiro salva e depois treina Seu povo para a piedade e boas ações. Voltamos a estes versículos 11 a 12, a esta grande seção sobre a graça salvadora. Este é um dos textos mais magníficos sobre salvação em toda a Bíblia. É o próprio coração e alma da fé cristã. Simplesmente diz que Deus salva os homens do pecado. Deus é um salvador. Essa é a questão. Ele quer nos lembrar que o próprio propósito da encarnação de Jesus Cristo, bem como o próprio propósito de nossas vidas cristãs no mundo, é demonstrar que Deus é um Deus salvador.
No versículo 11, “A graça de Deus apareceu para demonstrar a salvação“. E no versículo 14, estamos na terra, “zelosos por boas ações”, para que também possamos demonstrar o poder salvador de Deus. A simples mensagem do cristianismo é que Deus salva os homens do pecado. Essa é a mensagem do cristianismo. Essa é a mensagem da igreja. Essa é a mensagem dos missionários que seguiram nosso Senhor ao longo de toda a história da igreja. Deus salva os pecadores. Jesus veio e Seu nome era Jesus porque “Ele salvará Seu povo dos pecados deles”. Ele veio “para buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19.) “Deus nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e chequem ao pleno conhecimento da verdade “. (1 Tm 2.4, 2 Pe 3.19).
A graça de Deus apareceu a todos os homens no tempo e espaço em que lhe são dados para buscá-la e obtê-la. A graça de Deus apareceu a todos os homens na Palavra inspirada e nas ordenanças do batismo e da santa ceia. John Selden (1584) um rico inglês e jurista, disse certa vez: Você desejará um livro que não contenha os pensamentos do homem, mas de Deus. Não um livro que possa divertir você, mas um livro que possa salvá-lo. Nem mesmo um livro que possa instruí-lo, mas um livro no qual você possa se aventurar por toda a eternidade. Não apenas um livro que pode dar alívio ao seu espírito, mas redenção à sua alma. Um livro que contém salvação e a transmite a você. Um que deve ser ao mesmo tempo o livro do Salvador e o livro do pecador.
A graça de Deus apareceu a todos os homens, propiciando a ORAÇÃO como a primeira causa original de todas as bênçãos que recebemos de Deus. A graça de Deus aparece a todos os homens, por meio do ministério da pregação dos santos ministros do evangelho. A graça de Deus apareceu a todos os homens, na medida em que a misericórdia lhes é oferecida sem distinção. A graça de Deus apareceu a todos os homens nas operações comuns do Espírito Santo e nas concessões de dons espirituais e ministeriais. Ela é apresentada a pessoas de todas as idades e todos os níveis, a homens de todo tipo de cultura e realização. O evangelho também não investiga o caráter de um homem, a fim de descobrir se ele tem direito à salvação. A graça é oferecida ao moral e ao imoral – ao virtuoso e ao cruel.
A graça de Deus apareceu trazendo descanso para alma. Quando o ilustre, culto e rico John Selden estava morrendo, ele disse ao arcebispo Usher: ….“Eu tenho pesquisado a maior parte da aprendizagem que está entre os filhos dos homens, e meu estudo está cheia de livros e manuscritos (ele tinha 8000 volumes em sua biblioteca) sobre vários assuntos; mas, atualmente, não consigo recordar nenhuma passagem de todos os meus livros e documentos em que possa descansar minha alma, exceto naquele texto das sagradas Escrituras: A graça de Deus apareceu trazendo salvação”…
Vejamos a obra da bendita graça:
- A GRAÇA EXIBIDA.
E este é um daqueles grandes textos que nos lembram que Deus é um Deus salvador. E essa é a mensagem da igreja cristã.
Essa é a mensagem que não podemos perder, não podemos esconder, não podemos deixar de pregar, não podemos adulterar, não podemos modificar – Deus salva os homens do pecado. Essa é a mensagem central do púlpito.
E a razão pela qual este texto foi colocado neste capítulo é porque se vincula ao COMPORTAMENTO CRISTÃO. Deus é um Salvador, e Ele demonstrou Seu poder salvador através da vida daqueles que Ele salvou.
É por isso que é tão importante para nós viver uma vida santa, a fim de demonstrar o poder salvador de Deus. Deus deseja exibir Sua glória salvando os pecadores de seus pecados.
E então, ao invés de levá-los imediatamente para o céu, Ele os deixa na terra para que o resto do mundo possa ver como é um pecador salvo, para que possam ver o poder salvador de Deus.
Nada mostra a glória de Deus como a maravilhosa e milagrosa obra de redenção, trazendo pecadores indignos à justiça.
- Deus exibe sua graça.
Agora, aprendemos isso ao longo do capítulo 2. Lembre-se de que o capítulo 2 direciona a atenção de Tito para todas as faixas etárias da igreja – homens mais velhos, mulheres mais velhas, mulheres mais jovens, homens mais jovens e até os empregados e aqueles que servem.
E todos eles são chamados à PIEDADE; todos eles são chamados a viver de maneira santa, a um comportamento justo, para que possam, no versículo 10, “adornar a doutrina de Deus, nosso Salvador, em todos os aspectos”.
Em outras palavras, para que possamos colocar o poder salvador de Deus em exibição.
Onde quer que você mora, onde quer que trabalhe, onde quer que vá à escola, onde compra ou o que quer que seja, qualquer que seja a sua oportunidade de ter relacionamentos dentro de sua família, sua família, você é UMA DEMONSTRAÇÃOviva e inspiradora do poder salvador de Deus.
Você está em exibição 24 horas no cinema da vida real. A todo momento, você deve deixar sua luz brilhar diante dos homens para que possam ver suas boas obras e, portanto, concluir que Deus é um Deus salvador e dar-Lhe glória por Seu poder salvador.
Para que todos os comandos sobre comportamento nos versículos 1 a 10 sejam construídos com base na verdade dos versículos 11 a 14 – Deus salvou você, agora Ele quer que você o adorne como um Salvador para mostrar Seu poder salvador por sua conduta divina.
Temos nos versículos 11 a 14 o fundamento doutrinário dos deveres dados nos versículos 1 a 10. Somos chamados à vida santa, a fim de demonstrar então o poder salvador de nosso Deus.
Se as pessoas não conseguem ver que fomos salvos do pecado, por meio de uma vida santa; Deus não é devidamente glorificado.
Portanto, devemos viver uma vida santa, não apenas para sermos abençoados, mas para que Deus seja honrado – sendo essa a motivação mais alta.
- Deus exibe seu poder.
Assim, a partir do versículo 11, Paulo inicia essa discussão breve, mas muito rica, sobre o poder da graça salvadora.
- A graça nos salva da condenação do pecado: A justificação.
A graça salvadora é projetada para nos libertar, antes de tudo, da penalidade do pecado, da condenação do pecado. Do salário do pecado; a morte; e isso é morte eterna. E se não confiarmos em Jesus Cristo, você morrerá em seus pecados.
Jesus repetidamente disse que o inferno era um lugar de choro, lamento e ranger de dentes. O inferno é lugar da justa ira Divina, do julgamento eterno.
A salvação nos salva; a graça salvadora nos salva; nos livra; dessa penosa sentença eterna.
“A graça de Deus apareceu.” E isto se refere à encarnação, morte e ressurreição da pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo
Deus, agora justifica os pecadores, por meio da fé em Jesus; imputando a eles toda a justiça de Cristo. Diante do tribunal de Deus, somos declarados justos por meio do sangue da cruz.
Somos reconciliados com Deus. Somos feitos filhos de Deus por meio da adoção e co-herdeiros com Cristo. Na justificação somos salvos da condenação do pecado.
- A graça nos salva do poder do pecado: A santificação.
Ela nos livra do poder do pecado. Isso é realmente o que está na mente de Paulo aqui, e é isso que é tão crucial neste texto.
Versículo 12: “A graça de Deus apareceu” e trouxe “uma salvação a todos os homens”, “instruindo-os a “renunciar toda a impiedade”, “todas as paixões mudanças e viver de maneira sensata, justa e piedosa na era atual.
A salvação não apenas afeta uma mudança em nosso FUTURO, isso também afeta uma mudança em nosso PRESENTE.
Não apenas elimina a condenação do pecado, mas se torna para nós uma professora. A nova vida recebida de Deus, por meio do novo nascimento, precisa ser ensinada, como se treina uma pessoa desde criança.
Desde o momento em que fomos salvos, estamos recebendo “INSTRUÇÕES CONSTANTES” sobre justiça e piedade. Assim a graça salvadora quebra o domínio do pecado.
Em Romanos, capítulo 6 e versículo 14, diz que o pecado não tem mais domínio sobre nós, não nos domina mais. A graça salvadora quebra o poder do pecado. Rompe o domínio do pecado. Rompe as algemas do pecado.
De fato, isso é tão evidente que o apóstolo João nos lembra em (1 Jo 3.3-9)
“E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro. Qualquer que comete pecado, também quebra a lei; porque o pecado é a transgressão da lei.
E bem sabeis que Ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nEle não há pecado. Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não O viu nem O conheceu.
Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como Ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus”.
O crente não vive na pratica do pecado. Ele nasceu de Deus. Ele tem uma nova vida. Ele tem um novo coração. Ele tem novos afetos. Ele tem uma naturezaregenerada.
Ele é uma nova criação, e o domínio do pecado é quebrado, e ele não continua, habitualmente, em um padrão ininterrupto e contínuo de pratica do pecado. Isso é muito básico.
A salvação não trata apenas do nosso futuro, mas do presente. Considerando que houve um tempo em que não podíamos fazer nada de bom.
“Não havia justo”, entenda … não há quem faça o bem … O veneno de cobras está debaixo de nossas línguas” … “Todos nós erramos o caminho”.
Estávamos “sob o poder do príncipe do ar, o espírito que trabalha nos filhos da desobediência … e nós eram por natureza filhos da ira”.
Estávamos condenados ao inferno. Estávamos vivendo em um padrão ininterrupto e de pecado contínuo. Não conseguíamos fazer nada direito.
Na salvação, recebemos uma nova natureza. Tornamo-nos um novo ser. Não estamos apenas cobertos com a justiça forense de Cristo, mas há uma obra santificadora que continua por dentro por meio do Espirito, da Palavra e da oração.
Nós somos purificados; uma nova vida se instala, por assim dizer, dentro de nós, na qual o Espírito de Deus habita e nos leva a uma santidade sempre crescente. A salvação não apenas lida com o futuro, mas com o presente.
Agora, se parece que estou dando uma ênfase maior a esse ponto, você está certo, estou. Uma das coisas que você deve entender que a graça salvadora faz é reprogramar seu COMPUTADOR ESPIRITUAL.
Ele retira todos os discos antigos, joga-os fora e reprograma seu computador espiritual com anseios por santidade e retidão, virtude e bondade e Deus. É isso que ocorre na transformação da salvação.
- A GRAÇA PROFESSORA.
Então ele diz que a graça, no versículo 12, se torna nosso educador, nosso instrutor. Então a graça tem suas lições.
Ele usa a palavra “paideia”, de onde vem a nossa palavra portuguesa “PEDAGOGIA”, que usamos para nos referir a um instrutor, treinador, professor ou tutor.
Significa, que a Graça tem uma pedagogia com um currículo de lições para nos treinar, educar e disciplinar. Todo convertido é matriculado na ESCOLA DA GRAÇA.
A igreja é a escola de Cristo. Não é atoa que somos chamados e discípulos, aprendizes, alunos de Cristo.
Isso quer dizer que quando somos convertidos, ficamos sob a tutela de Deus, de Seu Espírito e de Sua Palavra.
E esse é um processo continuo de treinamento que só será concluído na gloria. A palavra grega “paideia” literalmente significa “treinar uma criança”.
Lutero traduziu da seguinte maneira: “a graça nos castiga, corrige”, pois significa também disciplinar alguém que errou.
Nosso médico tem em seu grande bálsamo de remédio e curativos para todas as feridas. Mas Ele também tem uma terrível variedade de lâminas afiadas para cortar a carne orgulhosa causando dor e agonia.
Ninguém pode viver ao lado desse Senhor sem ser repreendido momento a momento, e envergonhado dia após dia. Quando somos contrastados com esse amor e toda Sua perfeição.
Quais são as lições da professora Graça.
- A graça nos ensina arenúncia (v.12).
Veja o lado negativo da santificação, no versículo 12. Somos instruídos no ponto da salvação a negar algo.
O temo grego “arneomai” (de “a” = negação + rheo = dizer) significa literalmente “dizer não”, “rejeitar, “recusar”, “negar”, renunciar”.
O tempo aoristo (grego)desse verbo exige uma recusa definitiva e efetiva, uma renúncia e afastamento do que é ímpio, corrupto, destrutivo e mundano.
E negar implica numa firme recusa em aceitar como verdadeiro, conceder ou reconhecer a existência das reivindicações da nossa antiga forma de viver.
Portanto, o processo de treinamento continua à medida que somos treinados no processo de santificação, para sermos cada vez mais parecidos com Jesus Cristo.
Agora – siga esse pensamento – a salvação foi uma ruptura decisiva com o poder do pecado. Assinale isso, a salvação foi uma RUPTURA DECISIVA com o poder do pecado.
Por meio de Jesus Cristo, quando você é salvo, há uma grande ruptura com o poder do pecado e você se move em direção à graça transformadora.
Agora a graça reina pela justiça. A justiça começa a dominar nossas vidas. Agora temos um padrão de justiça, um padrão de santidade, um padrão de bondade.
Gálatas 5.24: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”.
As coisas velhas passaram e tudo o que fazemos é novo. Temos um outro padrão santo; literalmente diferente. O sentido bíblico de santidade santo é aquilo que é DIFERENTEe SEPARADOdo mundo.
E esse é o assunto mais importante na vida da igreja. A questão básica simplesmente é: uma pessoa convertida, ela é totalmente transformada.
Não há conversão aos poucos. Ela é um milagre instantâneo da graça de Deus, na vida da pessoa.
O milagre do novo nascimento, acontece uma vez para sempre. Ele não é gradativo. Ele é um ato único e imediato do Espirito na alma do pecador.
Embora a alma vai aprender a crescer em santidade. Mas ela é POSICIONALMENTEsanta devido a nova natureza da regeneração.
Ela não ama mais o pecado, ela odeia o pecado. Embora vai lutar contra certas tendências pecaminosas. Mas ela não mais vai viver na pratica do pecado.
Enquanto não houver uma ruptura total com o pecado, não houve o novo nascimento. Esse é o pano de fundo desta carta paulina.
Todos concordamos que a salvação nos salva da condenação do pecado, mas também nos salva do poder do pecado.
Muitos dizem que alguém pode ser salvo da condenação do pecado e ainda estar sob o total domínio o poder do pecado.
Ao ponto de alguém ser crente, mais ainda, negar a Cristo, viver na prostituição, divorciando, na jogatina, na bebedeira, e amando o mundo.
Muitos cristãos, vivem um padrão pecaminoso continuo, ou mantém uma falha de caráter pecaminosa; na verdade, viver assim é dizer que a graça salvadora lida somente com o futuro eterno, e não pode lidar com o presente.
Essa não é a salvação sobre a qual o apóstolo Paulo escreve aqui neste texto, ou em qualquer outro texto do Novo Testamento. Essa pessoa não foi verdadeiramente salva.
O que ele está nos dizendo aqui é o seguinte: que quando a graça de Deus aparece ela traz salvação, e a evidencia disso é uma TRANSFORMAÇÃO COMPLETA. E é exatamente isso que esse texto nos ensina.
O processo de santificação, afastando-nos cada vez mais do pecado – separando-nos cada vez mais, afastando-nos cada vez mais do mundo, e nos aproximando-nos cada vez mais em relação a Cristo.
Como Lutero costumava dizer: “Você não pode limpar o estábulo (cavalos) com carrinhos de mão e pás. Você precisa jogar toda a água do rio Elba nele”.
“Que essa grande inundação de vida caia em nossos corações, e então não será difícil“viver piedosamente”. Cristo veio nos ajudar a viver“em retidão”. Ele nos dá Sua própria vida para habitar em nossos corações
- A graça nos ensina a santidade (v.12).
Na escola da graça aprendemos a repudiar o mal. A voz do verbo grego é reflexiva, indicando que a PROFESSORA GRAÇA ensina a nós mesmos iniciar a ação de negar, para depois experimentar os resultados dessa ação.
A mesma graça que nos salvou agora nos treina na escola da santidade de Deus.A renúncia; a negação; carrega a ideia de uma ação consciente, proposital da vontade. Significa dizer consistentemente um “não”.
A obra da graça atinge a disposição da vontade humana, dando a ela novos desejos, que combate com nossas antigas DISPOSIÇÕES MENTAIS pecaminosas.
Renunciar é confessar e conscientemente se afastar daquilo que é pecaminoso e destrutivo e avançar em direção ao que é bom e piedoso.
Isso inclui o compromisso que um crente assume quando reconhece seu pecado pela primeira vez e recebe a Cristo como Salvador e Senhor.
Bem como as inúmeras outras decisões que ele toma para negar e abandonar a impiedade e os desejos mundanos que continuam a voltar à sua vida.
Muitos de nós tivemos muito que DESAPRENDER, quando chegamos a faculdade. Isto devido a uma educação negligenciada ou devido ao ensino defeituoso, fraco que tivemos nos primeiros anos do colegial.
A parte mais difícil da pedagogia da graça não é colocar a coisa certa na mente dos alunos, mas tirar as coisas erradas que aprenderam.
Depois de seis meses estudando a língua portuguesa, a grande coisa a ser feita é saber se os alunos conseguiram abandonar seus erros gramaticas.
Todos nós somos tomados pelo nosso AUTOENGANO e achamos que já sabemos muito sobre tudo, e isto é pura soberba.
Alguém já disse que a HUMILDADE é uma virtude que todos pregam, mas ninguém pratica; e, no entanto, todo mundo está contente em ouvir.
A grande tarefa da PROFESSORA GRAÇA é levar-nos a desaprender e negar nosso conhecimento egoísta, soberbo, mundano e pecaminoso.
O Espirito Santo por meio da DISCIPLINA DA GRAÇA, revelada principalmente na PREGAÇÃO (Tt 2.1), tem como alvo levar-nos a negar e abandonar este estilo de vida errado que aprendemos do velho homem.
É por isso que temos uma sensação real de que tudo que estamos fazendo pode estar errado, depois que ouvimos uma exposição da Palavra de Deus.
Devemos cortar o nervo de nossas ações instintivas, e obedecer ao Espírito. Não basta que tenhamos o Espírito; o Espírito deve ter-nos! Não basta tê-lo residente, devemos tê-lo presidente!
Somente então Ele poderá compartilhar conosco a vida abundante e vitoriosa que pode ser nossa em Cristo.
O Espírito nos fornece energia e o poder para matar contínua e gradualmente nossos pecados, um processo que só termina na eternidade.
O meio que o Espírito usa para realizar esse processo é nossa obediência fiel aos simples mandamentos das Escrituras.
Isso significa que precisamos recusar a concordar com nossos antigos valores, e rejeitar o padrão de vida que o mundo oferece.
Um exemplo claro disse foi Moisés que “pela fé, Moisés, quando maduro, RECUSOU- SE a ser chamado filho da filha de Faraó” (Hb 11:24).
Moisés aprendeu que não é a posse das coisas, mas a recusa e abandono delas que traz a maturidade, ele fez isso pela fé; descansando nas promessas de Deus.
As decisões que tomamos hoje, inclui prioritariamente as coisas que “negamos”. Elas determinarão as recompensas do amanhã.
A graça instrutora nos capacitará por meio da Palavra á negar o terreno, temporal e a desejar o que é eterno. Ela nos ensina que a aparência do mundo é pura ilusão e é passageira.
A graça nos ensina a nos afastar da companhia daqueles cuja conduta desonra a Deus e sua palavra, e leva-nos a repudiar verbalmente uma conduta ímpia.
Paulo diz; “não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, pelo contrario condenai-as”. (Ef 5.11)
CS Lewis estava correto quando disse que“De todos os homens maus, os religiosos são piores.”
Por isso a graça ensina o crente a não viver para si mesmo, nem para seu próprio prazer, mas viver totalmente para Cristo. Jesus disse “Se alguém quiser me seguir, negue a si mesmo, tome sua cruz diariamente e siga-Me. ( Lc 9:23 )
Isso transmite a ideia de um ato decisivo inicialmente, com implicações certamente contínuas. Vou lhe dizer, quando você veio a Cristo, veio porque queria ser libertado do pecado.
Algumas pessoas diriam:Bem, quando fui salvo, tudo o que eu queria era seguro contra o fogo do inferno! Quando fui salvo, tudo que eu queria era ter a garantir de que não iria para o inferno!
Mas, francamente, devemos questionar alguém que pensa assim. É, com certeza possível, alguém querer ser salvo, simplesmente pelo medo de ir para o inferno.
Mas a CONVERSÃO GENUÍNA, ela será geralmente marcada não apenas por uma preocupação com o medo do futuro, mas por um desejo de ser libertado do poder do mal presente.
Em outras palavras, essa pessoa está cheia de impiedade. Na verdade, ela está realmente dizendo: “bem eu quero continuar minha vida do jeito que está; mas certamente não quero morrer e ir para o inferno”.
Esse não é o material do ARREPENDIMENTO GENUÍNO. Essa pessoa está convencida e nunca convertida. O Espirito Santo convence o pecador primeiro do “pecado”depois da “justiça” e do “juízo”.
Essa mentalidade reducionista; da salvação para libertação do inferno e não libertação do pecado é adulterar a salvação bíblica e realmente lidar de maneira ímpia e injusta com à obra do Espírito Santo e à convicção do pecado.
- Graça nos ensina a renunciar a impiedade (v.12).
No ponto da salvação, há uma negação e uma negação de “impiedade”, diz ele, “e desejos mundanos”. Há algo decisivo que acontece. E há uma rejeição de padrões anteriores. Há um sonoro “não” ao jeito que costumava ser.
Há uma transformação que envolve novos desejos e novos anseios. A alma salva é feita por Deus para quebrar o poder do pecado.
E a primeira coisa que acontece é – vejamos a palavra “impiedade”, (asebeia), é o oposto de “piedade” (eusebeia).
O que isso significa é “falta de reverência a Deus”, é a “falta de temor a Deus”. Se há algo verdadeiro sobre a nossa natureza pecaminosa é que ela é irreverente, ela não teme a Deus.
Romanos 1 ensina que a irreverencia, a impiedade é quem corrompe o homem, e atrai a ira de Deus sobre aqueles que conhece a verdade e a rejeita (Rm 1.18,19).
Qualquer conceito irreverente de Deus é punível com a morte eterna. E assim, quando uma pessoa se torna crente, a primeira coisa que acontece é que há uma ruptura com a irreverência.
Não basta renunciar a um pecado, mas devemos renunciar a todos; pois quando o apóstolo fala em negar a impiedade, ele diz toda a impiedade. Tanto pequenos como grandes.
Esdras expresso bem esse conceito no Salmo 119:13 “Odeio pensamentos vãos, mas amo a tua lei“. se amamos a lei Deus, devemos odiar qualquer contrariedade a ela, por menor que seja ou mesmo um pensamento vão.
Foi o que Moisés disse a Faraó, nem uma unha ficará no Egito (Ex 10.16).
Há uma ruptura com todas as ideias falsas sobre Deus, toda falta de respeito, falta de honra, falta de adoração, falha em adorar a Deus.
Quando a salvação chega, o pecador abandona todas as suas visões erradas sobre Deus e instantaneamente é transformado em adorador aprendiz.
Não existe cristão que não seja adorador aprendiz, porque quando você foi salvo, você foi transformado em discípulo, aquém desejoso a obedecer.
Você nunca verá alguém convertido, com dificuldade com alguma doutrina ou exigência da lei de Deus.
Nunca haverá um convertido indisposto a abandonar seus antigos conceitos e valores.
Você não pode ser salvo e ser um agnóstico ou ateu. Ser salvo e ser uma adultero. Ser salvo e ser um mentiroso. Ser salvo e viver em seus vícios. Ser um salvo e não concordar com as contribuições financeiras para o sustento da obra.
Um exemplo claro disso: é quando alguém quer se unir a nossa igreja, mas não concorda com o nosso PACTO: por exemplo da “modéstia”, ou da “corte”.
Portanto, a primeira coisa que o convertido nega é a impiedade – qualquer coisa;seja um conceito, atitude, pratica ou pensamento irreverente em relação a Deus.
E isso significa que agora você está focado no Deus verdadeiro, com uma perspectiva verdadeira, acreditando que Ele é o Deus que, de fato é Santo e por isso você deve ser santo.
Essa é a máxima “Sede santo porque eu Sou santo; diz o Senhor”. Deus é santo e tudo o que pertence a Ele é santo.
A graça salvadora faz com que você faça uma ruptura decisiva com a vida antiga e viva agora de um modo digno de Deus.
- A graça nos ensina a renunciar o mundanismo (v.12).
E então ele adiciona outro componente, ele diz: A salvação instrui você não apenas a negar a impiedade, mas também os desejos do mundo.
Epitumias kosmikos, significa: concupiscências que são características do sistema humano ímpio, desejos que refletem a cultura ímpia.
Pedro os chama de “desejos carnais”; João diz: “não ameis o mundo e nem o que há no mundo”. Tiago chama de adúlteros, aqueles que são amigos do mundo”.
Paulo os chama de “desejos tolos”; ele também chama de “paixões dolorosas” ao escrever 2 Timóteo ele fala de “paixões da mocidade.”
Mas aqui você tem “desejos mundanos” – o que é material, carnal, paixão tola, doloroso, estilo mundano”;
Todas as coisas na natureza externa têm seu elemento, e nossa natureza moral deve ter seu elemento, no qual viver, se mover e ter seu ser.
Animais vivem na terra, pássaros voam no ar, peixes nadam na água; mas cada um desses organismos animais requer seu próprio elemento, e nenhuma quantidade de educação fará com que um peixe desfrute de ar fresco.
Mesmo assim, o homem ímpio tem este mundo como elemento, assim como o verdadeiro crente tem Deus como elemento.
O ímpio é da terra terrena; ele recebe o espírito do mundo; ele entra em sua mente; ele forma seu caráter de acordo com seu gênio; ele se submete aos seus ditames; ele mede tudo pelo seu padrão.
Mas o crente não é do mundo. Ele é peregrino. Ele não pertence a este sistema. Ele é inimigo do mundo, desse sistema anti-Deus, anti-Cristo e anti-Biblia.
Nesse ponto a salvação, é uma ruptura clara das ideias erradas sobre Deus, e há uma ruptura clara com os padrões de vida que foram dominados pela luxúria.
Há uma renúncia. Há uma transformação. Há uma reprogramação. Deixamos nosso antigo modo de viver que foi substituído por um novo que é renovado pelo verdadeiro conhecimento.
O estilo de vida do crente é totalmente diferente em TODA A MANEIRA DE VIVER; na modéstia, na família, nos negócios, na conduta etc…
O apóstolo Paulo está reconhecendo que a salvação não lida apenas com o futuro, mas lida com o presente – não apenas lida com a penalidade do pecado, mas lida com o poder do pecado. Você não está mais sob seu domínio. Portanto, não ceda ao pecado.
Crisóstomo disse que as coisas do mundo são coisas que não passam conosco para o céu, mas são dissolvidas junto com o mundo atual.
Um homem é muito míope e medíocre, quando põe todo o seu coração e gasta todas as suas forças em coisas que ele vai deixar para trás quando partir deste mundo.
CONCLUSÃO: Uma biografia que muitas vezes nos convencer da nossa falta de amor ao Senhor e zelo por Sua obra é “A Vida e o Testamento de Jim Elliot” (em inglês).
Jim, filhos de pais piedosos, que o levou a amar e ler a bíblia todos os dias. Tinha uma mente brilhante, e se recusava a participar das festas mundanas dos amigos de classe, mostrando na bíblia que isso era errado.
Ele ainda não estava totalmente convencido do valor dos seus estudos, considerando matérias como filosofia, política e antropologia distrações para alguém que está tentando seguir Deus.
Depois de um semestre de notas relativamente baixas, ele escreveu para seus pais que não tinha nenhum remorso, considerando o estudo da Bíblia muito mais importante.
Ele tinha apenas 28 anos quando ele e quatro outros rapazes foram mortos à tiros na tentativa de levar o evangelho aos ferozes índios Auca no Equador.
Veja como a graça de Deus o motivou. Ouça o que ele escreveu no seu diário. Aos 22 anos, ele escreveu: “Vejo claramente agora que qualquer coisa, seja o que for, se não estiver no princípio da graça, não é de Deus”.
Quanto a viver à luz da segunda vinda, aos 20 anos, ele escreveu para sua irmã de 15 anos: “Fixe seus olhos na estrela da manhã nascente…. Viva todos os dias como se o Filho do Homem estivesse à porta e direcione seu pensamento para esse momento extraordinário … Ande como se o próximo passo o levasse através do limiar do céu.
“Quão mal parecerá algo, exceto uma fé operativa inflamada na pessoa de Cristo quando Ele vier na sua vinda.
Quão perdida, infelizmente, será uma vida vivida sob qualquer outra luz! ”Sua vida inteira retratou intenso zelo pelo Senhor e por Sua obra.
Ele escreveu: “Onde quer que você esteja, esteja realmente lá. Viva ao máximo todas as situações que você acredita serem a vontade de Deus”.
É dele essa celebre citação: “Não é tolo aquele que dá o que não pode guardar para ganhar o que não pode perder.
O último registro do diário dele, em 28 deoutubro de 1949, expressa a crença dele; de que trabalho dedicado a Jesus era mais importante que a sua própria vida (Lucas 9:24).
Depois da morte deles e seus amigos, as esposas e filhos foram evangelizar os mesmos índios que mataram seus maridos e pais. E ganharam a tribo para a gloria do Senhor Jesus.
É assim que a graça de Deus funciona. Ele nos salva e depois nos treina e motiva a sermos pessoas piedosas na era atual, zelosos por boas ações, enquanto procuramos o aparecimento da glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que se entregou por nós.