Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 19 – Que tipo de de jovens a igreja deve ter (Parte 3). Referência: Tito 2:7-8. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 16/10/2019.

INTRODUÇÃO

As pessoas costumeiramente são lembradas pelos exemplos que transmite aos demais. Sejam esses exemplos bons ou ruins, certamente servirão de referência para alguém em determinado momento, alguém já que nossa vida servirá de exemplo ou de lição para os outros. Os preceitos são bons, mais os exemplos são melhores. A método preferido de Deus para nos ensinar é o exemplo. Alguém também já disse que há três formas eficazes de ensino: a primeira é pelo exemplo, a segunda, pelo exemplo e a terceira pelo exemplo.

É natural do ser humano espelhar-se em alguém para moldar seus costumes, crenças, atitudes, escolhas, comportamentos, etc. Isso acontece por um fenômeno natural, nitidamente percebido no comportamento das crianças, cujas ações são diretamente influenciadas pelas atitudes dos pais ou familiares próximos de seu convívio diário.

Seguindo nessa perspectiva devemos nos atentar para nossa conduta, pois naturalmente servimos de referência para alguém, seja para os filhos, familiares, amigos e também aos companheiros de trabalho e estudo.

Nem sempre são abundantes as palavras,nem o brilho da fala, que abre a porta do evangelho, ao alcance do pecador; um cristão é um sermão vivo.

  1. A IMPORTÂNCIA DOS EXEMPLOS.

Parece que as três primeiras palavras do versículo 7, poderia pertencer ao final do versículo 6.  Considerando que os números dos versículos não são inspirados e foram acrescentados em 1553 pelo erudito francês, Robert Estienne.

Se incluíssemos essa frase no final do versículo 6, ficaria assim: “Da mesma forma, exortamos os rapazes a serem sensatos “em todas as coisas”.

Logo o versículo 7 começaria assim: “você mesmo seja exemplo de boas obras”.

Assim, a frase “em todas as coisas” se encaixaria melhor no final do versículo 6 e estende essa questão de equilíbrio mental, autodomínio, autocontrole e comportamento equilibrado na vida cristã a um nível quase infinito – “em todas as coisas”.

Os rapazes – tão potencialmente voláteis, impulsivos, apaixonados, arrogantes, ambiciosos, inexperientes – precisam se tornar os donos de todas as áreas de suas vidas e se tornarem ADULTOS SAUDÁVEIS.

Tudo precisa estar sob controle.  Paulo disse: “Eu esmurrei o meu corpo para escraviza-lo” (1 Co 9.27).  Ele nos lembrou “andar no Espírito”, (Gl 5.16), “e não cumpre as concupiscências da carne”.

Portanto, Paulo diz que os rapazes devem ser exortados a andar no Espírito, e a procurar com toda a força e disciplina, a procurar viver em equilíbrio espiritual e autocontrole, e a não serem vitimados pelos perigos que estão à sua volta.

  1. Escolhendo ser um exemplo (v.7).

Tendo dado essa exortação, ele se volta para o segundo ponto, exemplo, e define Tito para ser um exemplo de como se vive uma vida equilibrada.

Você notará no versículo 7 a palavra “EXEMPLO”, e essa é obviamente a chave para isso.

Ele agora vai dizer a Tito: “Olhe, para o bem dos rapazes, exortá-los, e isso é para confrontá-los verbalmente, mas também para o bem dos jovens, dar o EXEMPLO, e isso é confrontá-los com o padrão da sua vida para que eles possam copiar o que você é.

Qualquer exortação perde sua força, impacto e poder sem um exemplo.  De fato, exortação sem exemplo é a palavra antiga “HIPOCRISIA”.

E a hipocrisia nunca ensina as pessoas a fazer o certo; sempre ensina as pessoas a fazerem o errado.

Paulo ensinou e viveu.  “É mais abençoado dar do que receber”, instruindo-os de que devem ser doadores generosos.

Mas ele não citou apenas aquele ditado de Jesus. Ele disse: “Você sabe como eu era quando estava com você.

Você sabe que durante três anos não parei nem noite e dia com lágrimas para lhe dar o que você precisava por meio de aviso.

Você sabe que eu nunca cobicei nenhuma. prata de homem, ouro de qualquer homem ou roupa de qualquer homem.

Você conhece os sacrifícios que fiz para ganhar a minha própria vida e a vida de todos ao meu redor, e agora lhe digo: ‘É mais abençoado dar do que receber’

Em Atos 20, ele poderia ter citado, e vocês entende o que eu quero dizer porque vocês viram isso na minha vida.

Nos Hebreus capítulo 13, versículo 7, somos instruídos a seguir a fé daqueles que lideram sobre nós, não apenas para ouvir o que dizem, mas para seguir sua fé, para viver da maneira que vivem.

Em Filipensescapítulo 3 e versículo 17, Paulo diz: “Junte-se ao meu exemplo e observe os que andam de acordo com o padrão que você tem em nós”.

  1. Assumindo a responsabilidade de ser exemplo agora.

Em 1 Coríntios 4:16, Paulo diz: “Sede imitadores de mim”.  Em 1 Coríntios 11: 1, ele diz: “Sede imitadores de mim … como eu … sou de Cristo”.

E em nenhum lugar isso é mais delineado do que em 1 Timóteo 4:12. Paulo escrevendo a outro rapaz Timóteo, ele “Não deixe ninguém menosprezar sua juventude”, mas seja exemplo.

Não deixe ninguém te criticar apenas porque você é jovem, alguém irresponsável, assuma suas responsabilidades agora.

Paulo então mostra a Timóteo cinco áreas em que ele deveria ser exemplo: fala, conduta, amor, fé e pureza.

Ou seja, a juventude, dever ser em todas essas áreas da vida, um padrão para que outras pessoas possam seguir.

“DISCURSO” – essa é a sua conversa, o que sai da sua boca.

“CONDUTA” – esse é o seu estilo de vida, as coisas que você faz, os lugares que você vai, os bens que você acumula – todos os aspectos da vida.

“AMOR” – esse é o seu serviço de sacrifício em nome de outras pessoas. Não peça a eles que façam isso, a menos que você esteja demonstrando sua vida sacrificial também.

“FÉ” – isso significa fidelidade ou consistência; demonstre que você não é um flash fotográfico, você não é uma estrela cadente, você não é um cometa, você é alguém que vive entre pessoas por muito tempo.

Você não é um velocista espiritual. Você é consistente; você é confiável; você é fiel; você é inabalável; você não é inconstante; você é do começo ao fim.

Uma das razões das pessoas mudarem constantemente de igrejas, é porque elas não têm consistência em seus exemplos. Elas não conseguem ser perenes, fiéis ao tempo e as intempéries e as crises da vida.

“PUREZA”, E então ele termina com”pureza” – hagneia que tem a ver com pureza moral, sexual por dentro e por fora.

“Seja um exemplo em todas essas áreas –“o que você diz”, “o que faz”, como “trata outras pessoas”, “sua consistência” e sua “pureza moral”.

Seja um exemplo, pois isto é absolutamente crucial, e vou dizer que esse é o maior e único aspecto da liderança, pois o maior poder da liderança é a INFLUÊNCIA.

Não importa o que você diz, se não viver – você não passa de um hipócrita.  As pessoas deletam o que você diz, e aprendem o que você vive.

  1. Uma geração depende do exemplo da outra.

Os homens mais velhos devem ser naturalmente exemplos para os homens mais jovens.

As mulheres mais velhas devem ensinar, pelo exemplo as mulheres mais novas, a serem moderadas, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem puras e modestas, a obedecerem a seus maridos e a serem boas donas de casas.

Portanto, o exemplo é crucial no ensino de Paulo.  É crucial no ensino do Novo Testamento.  É crucial na vida da igreja. É crucial na vida da família.

Todos os cristãos dever ser exemplos, mas agora a Escritura ensina que principalmente os jovens têm a responsabilidade de dar o exemplo.

Para que ninguém possa se desculpar e justificar-se diante de Deus – eu sou assim porque nunca tive exemplo quando eu era novo.

Então Deus ordena que a adolescência e a juventude seja exemplo para todos e em todas as coisas.

A sociedade mundana INFANTILIZOU A ADOLESCÊNCIA, caracterizando-os como crianças, e por isso eles não podem ser responsabilizados por seus atos, por mais cruéis que sejam, até mesmo os seus crimes.

No evangelho não tem espaço para quem quer viver uma vida egoísta e irresponsável, seja criança, ou adulto.

Por meio do evangelho todos recebem o poder se serem filhos de Deus e então podem obedecer a lei de Deus; seja criança; seja adulto. E para isto certamente Tito é um exemplo que outros podem seguir.

É claro que isso é um desafio para todo adolescente e jovem no ministério, como é para mim agora mesmo, que já fui jovem e agora estou na maturidade.

Durante todos esses meus anos de ministério, essa tem sido a minha preocupação, essa tem sido a ênfase da minha pregação, a que eu viva a verdade, antes e prega-la.

Para que minha pregação não se torne algo superficial, estéril e hipócrita, como disse Paulo, para que pregando aos outros, eu seja reprovado.

E então ele diz a Tito: “É absolutamente crucial que você seja um exemplo”.

A palavra “exemplo”, é uma palavra muito interessante.  Literalmente significa “um golpe”, como você faz com um martelo. A palavra “exemplo”, foi usada para descrever a impressão das feridas nas mãos de Jesus.

Quando o martelo bateu no prego, ele entrou, deixando a impressão na mão de Jesus, que foi a ferida do furo. Essa é a ideia aqui.

É a palavra para “um dado, um molde, um modelo, um padrão sobre o qual você traçaria, algumas impressões ou impressões”.

Você é assim. Você deve ser a impressão viva perfeita da virtude, o modelo que os outros podem seguir, a vida em que podem seguir sua própria vida.

De fato, em João 20:25, a mesma palavra é usada quando Tomé disse que não creria, se ele não visse as MARCAS (IMPRESSÕES) DOS PREGOS NAS MÃOS DE JESUS.

“Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor! ” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as MARCAS DOS PREGOS(IMPRESSÃO) NAS SUAS MÃOS, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”. (João 20:25).

As pessoas não vão crer, se não virem as “impressões”, as marcas dos pregos nas nossas vidas, se elas não verem o nosso exemplo, elas não vão crer no evangelho que pregamos.

Nós somos o povo da mão furada, que segue o EXEMPLO do homem da mão furada, por isso somos chamados, cristãos, MINIATURAS DE CRISTO,

A natureza humana admira atos grandiosos. Eles querem um herói que possam seguir – crucial que você viva para se tornar esse herói espiritual, como os heróis da fé de Hebreus 11.

Jesus confrontou sua geração com a impressão dos fariseus em Mateus 23: “vocês querem ser como eles, pois eles ensinam uma coisa e fazem outra. Vocês querem viver assim? Como sepulcros caiados?

  1. A NECESSIDADE DE SERMOS EXEMPLOS.

Em que áreas Paulo diz que devemos ser exemplos:

  1. Devemos ser exemplo no que fazemos (v.7).

Chamados primeiramente para sermos exemplos de boas obras.Todos nós fomos chamados para ser exemplo em uma área muito ampla. Veja isto: “seja um exemplo de boas ações”.

Isso é o mais amplo que você possa imaginar.  “Bom” é kalos. Isso não significa superficial, como uma maquiagem de cosmético. Significa “bem inerente, justiça, nobreza, excelência moral”.

Assim, ele diz: “Você é um exemplo em toda a gama de ações, obras, trabalhos e esforços” – que poderia ser chamado de justo e bom.

Você é um padrão de bondade e retidão espiritual que aparece em cada coisa que você faz. Isso se refere, obviamente, à conduta geral e ao comportamento geral.

Sua vida é cheia de boas obras como exemplo para outros cristãos, e principalmente para os rapazes de como eles devem viver.

Irmãos, essa é a nossa vida. Começamos a viver uma vida plena, quando entendemos que Deus quer que nossa existência seja cheia de boas, justas e ações santas.

  1. Devemos ser exemplos no que cremos.

Depois, há outro assunto apresentado a ele – não apenas nessa ampla categoria de boas ações, mas observe o que ele acrescenta no versículo 7.  Na doutrina, mostra “incorrupção”; “pureza”, “integridade”.

Ele está dizendo a Tito, seja um exemplo de pura doutrina.  Na questão do ensino, você é um exemplo de” – literalmente no grego – “incorrupção”.

O sentido negativo dessa palavra traz a ideia de sujeira moral. Também é usado, sob outra forma, de um sedutor ou estuprador, e de um abortista na literatura extrabíblica.

Portanto, refere-se a um sedutor corrupto, imundo, imoral e depravado – um abortista, o pior dos comportamentos.  Você adiciona o alfa e obtém a corrupção.

Então, o que ele está dizendo é que é uma palavra que fala sobre COMPORTAMENTO. É uma palavra que fala sobre CONDUTA.

E ele está dizendo: “Quando se trata de ensino, você vive sem corrupção.”  É o que ele está dizendo.

A palavra “ensino”, didaskalia, é a palavra usada quinze vezes nas epístolas pastorais; é sempre traduzida por “ensinar” ou “em matéria de“doutrina”.

o ensino” – a doutrina cristã, a doutrina –nela você mantém obediência incorrupta – é o que ele está dizendo.

É isso que todos os cristãos e os jovens devem fazer.  Devem conhecer a Palavra de Deus, e os jovens devem viver de acordo com ela.  Isso é integridade.

A questão não é que Tito deve falar pura doutrina. Isso já foi dito a ele no versículo 1. Ele já foi instruído a falar sã doutrina.

Agora ele está sendo instruído a viver em perfeito acordo com ela, sem defeitos. Esta também não é a seção de exortação.

Se ele o estava exortando a ensinar de uma certa maneira, você pode encontrá-lo no versículo 6. Aqui ele está falando sobre seu exemplo de vida e está dizendo: “mantenha um exemplo que mostre corrupção no que diz respeito à verdade revelada. ”

Há um salmo – Salmo 119 , Ouça o que diz no versículo 9 do Salmo 119 , muito familiar para nós – que basicamente tem alguns versículos que reforçam essa mesma grande verdade.  “Como um jovem pode manter seu caminho puro?” – Como? – “Mantendo-o conforme a Tua Palavra”.

É isso. Se você vai ser um exemplo em todas as áreas, é preciso alinhar-se com a Palavra e viver de maneira não corrompida.

É por isso que o salmista diz no versículo 10: “Com todo o meu coração, eu Te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.

Tua palavra guardei em meu coração, para não pecar contra Ti. “O que te mantém na linha é a Palavra e a pura obediência a ela.  Coloque o ensino no coração e depois se submeta a ele, obedeça e viva o ensino das Escrituras.

Assim, Tito seria um modelo de integridade, vida consistente, que demonstraria a todos os outros cristãos e principalmente os rapazes exatamente como eles deveriam viver.

E é assim que você deve viver, jovem. Não há prêmio, não há prêmio em “semear seus impulsos pecaminosos na infância, adolescência e juventude.

Deus não tolera ainiquidadena vida da criança, do adolescente, nem dainiquidade da juventude, nem dainiquidade da vida adulta.

Não há provisão e nem disposição no plano de Deus para você que vive anos e anos no pecado, e depois em algum momento, você se converte e se torna sábio e prudente na velhice.

O pecado a qualquer momento da vida é uma ofensa a Deus, e principalmente na juventude. A infância, adolescência e a juventude não é desculpa para o pecado. A hora de vencer nossa natureza pecaminosa é agora.

O Espírito Santo pode restringir o pecado. Se você colocar a palavra de Deus no coração da criança, do adolescente, ou do adulto. Se você crescer desde cedo no ensino da Palavra de Deus, ela pode te tornar livre da corrupção.

  1. Devemos ser exemplos de como vivemos (v7).

Depois, ele acrescenta outra palavra no final do versículo 7, “digno”, semnotes. É usado em 1 Timóteo 3: 8 e 11 para falar de diáconos.  Significa “seriedade”.

Ele está dizendo: Você precisa ser um exemplo para homens jovens de seriedade”. A juventude tende a ser um tanto frívola, não é?

Particularmente em nossa cultura, em que levamos o ENTRETENIMENTO ao nível de uma doença destrutiva, particularmente em nossa cultura, onde vivemos para entretenimento, frivolidade, trivialidades, isso domina nossa cultura.

As pessoas que valoriza as FRIVOLIDADES perdem a capacidade de pensar seriamente.  Os rapazes devem aprender a pensar seriamente.

Essa foi a preocupação do grego Sólon que viveu no Sec VI a,C. Quando ele viu o Odramaturgo Thespis (610-550a.C) considerado o primeiro ator do ocidente, que introduziu uso de máscaras no teatro; perguntou – se ele não tinha vergonha de proferir tantas mentiras para um público tão digno – pois segundo Sólon “As peças mentem para seus públicos”.

Então Thespis respondeu que fazia isso pela ARTE DO ENTRETENIMENTO. Mas o sábio Solon o pai da democracia respondeu:

“Se nós aprovarmos e elogiarmos este tipo de espetáculo, e isto é muito sério, pois logo acabaremos aceitando pacificamente isso em nossos contratos e assuntos particulares”.

A cultura frívola do entretenimento, tem minado a capacidade das pessoas de levar a sério as coisas com as quais não podemos brincar.

As pessoas estão brincando de viver, brincando de casar, brincando de igreja, brincado de Deus, brincando de tudo.

Os crentes influenciados pelo mundanismo, não respeitam os preceitos, os pactos, as alianças, os contratos, os acordos, não levam com seriedade absolutamente quase nenhum compromisso.

Isso significa que você não ri?  Não, você ri. Deus nos deu o riso como um presente Dele, e há momentos de alegria e há um tempo para rir.

Mas o que isso significa é que você entende que as coisas são graves e que precisa ser sério quando se está lidando com coisas sérias. Não se brinca com coisa séria.

Os crentes e principalmente os jovens precisam ter uma compreensão madura das questões da vida, morte, tempo e eternidade.

  1. Devemos ser o exemplo no que sentimos (v.7).

A motivação de tudo deve ser a SINCERIDADE. Mesmo fazendo as coisas certas, mas com a motivação errada, não será proveitoso para ninguém.

Se tem uma coisa que devemos vigiar no nosso coração é qual a motivação por traz de tudo o que fazemos.

Paulo diz que quer comamos, que bebamos ou façamos qualquer outra coisa, que seja para a gloria de Deus. E tudo o que fazemos devemos dar graças e em nome do Senhor Jesus.

Tudo o que vier as nossas mãos para fazer deve ser feito com amor. Nossas motivações serão julgadas no tribunal de Cristo.

  1. Devemos ser exemplo no que falamos (v.8).

E então, no versículo 8, ele adiciona uma característica final desse exemplo de vida.

Paulo ensina que devemos “ser sinceros no discurso, que é irrepreensível”.  Ou seja; minha fala faz com que outras pessoas tropeçam? Existe motivo para reprovação da minha fala?

Ele está dizendo que devemos ser exemplos de uma linguagem saudável. Falar de uma maneira saudável.

A palavra logos nem sempre significa “a Palavra de Deus”. Pode significar “conversa, “discurso”.discurso sempre com graça, “linguagem, “fala”.

É o que isso significa em Efésios 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma PALAVRA torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”.

É o que significa em Colossenses 4: 6: “O seu FALAR seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”.

A palavra grega “sã” aqui, é hugis, de hugiain , que significa “ser higiênico” ou “ser saudável”, viver com saúde.

Uma linguagem saudável, produz relacionamento saudáveis. Uma linguagem saudável produz sentimos saudáveis. Uma palavra mata ou dá a vida; derruba ou levanta; destrói ou constrói.

Então deixar a linguagem ministrar saúde aos ouvintes, e não para adoece-los com murmurações, maledicências e calunias.

Uma linguagem saudável, nasce uma consciência saudável, que produz emoções saudáveis. Nossa linguagem revela se somos saudáveis ou doentes emocionalmente.

A boca fala daquilo que o coração está cheio. Uma pessoa que tem uma linguagem sã, ela tem saúde, ela é espiritualmente saudável, ela é espiritualmente vivificante, sua presença edificante.

Uma linguagem saudável precisar ser “IRREPREENSÍVEL”.  A pessoa não poderá ser acusada e nem condenada em nada no que fala. Uma linguagem além da censura.

Paulo está dizendo; Tito, olhe, você tem um trabalho tremendo.  Quero que os jovens sejam sensatos.

Quero que suas vidas estejam sob controle e, a fim de controlá-las, elas precisam estar comprometidas com boas ações.

Eles precisam se comprometer a viver vidas de corrupção juntamente com a verdade.

Eles precisam se comprometer a levar a sério assuntos sérios. E eles têm ter uma linguagem saudável, e que dá vida, e que edifica espiritualmente.

Tito, você não precisa apenas dizer isso a eles, mas também mostrar, sendo exemplo.

O jovem, então, tem um objetivo em sua vida. É o objetivo de todos nós que ainda podemos ser considerados jovens.

Precisamos estar engajados em excelentes obras de justiça que não são superficialmente boas, mas essencialmente boas; dar nossa vida a coisas boas, coisas que honram a Deus, que são espiritualmente nobres, a construção de um reino.

Também temos a obrigação de viver puramente de acordo com o padrão das Escrituras, com integridade, obedecendo-o. Temos a obrigação de manter a seriedade em relação às questões sagradas e às questões da vida.

Temos a obrigação de falar de maneira que da nossa boca, surjam palavras que ministrem saúde espiritual a todos.  E nosso discurso é tão impecável que ninguém pode criticá-lo.  É assim que os demais crentes e os jovens devem ser.

Deus não avalia um homem como o mundo faz.  Como o mundo avalia um homem?  Eles avaliam um homem PELO QUE ELE FAZ, pelo seu sucesso, pela sua profissão, pela sua reputação, e pelo que ele possui.

Nada disso significa nada para Deus, que avalia um homem PELO QUE ELE É.

Veja Eclesiastes por um momento, porque há uma boa exortação final no capítulo 11. Eclesiastes capítulo 11, versículo 9, é um bom resumo do que acabamos de aprender.

“Alegra-te, rapaz, durante a tua infância” – ou a tua juventude – “e deixe o teu coração ser agradável durante os dias da tua juventude.  E segue os impulsos do teu coração e os desejos dos teus olhos.”  Pare por um momento.

Ele está dizendo: “Você deve aproveitar sua juventude.  Não há nada de errado em ter diversão e alegria.  Não há nada de errado em seu coração ser agradável durante os dias de sua juventude.

Não há nada de errado com as emoções da juventude e a alegria da aventura, da descoberta e do amor – conquista.

Nada de errado com isso.  Nada de errado em seguir os impulsos do seu coração, esses desejos, esses anseios, aquelas aventuras que você realmente gostaria de realizar.

Nada de errado em capturar as delícias e desejos de seus olhos.  Mas saiba disso, Deus vai levar você a julgamento por todas essas coisas.

Você terá que ficar diante de Deus para prestar contas pelo fato de que alguns desses eram desejos errados. E alguns desses eram impulsos errados. E parte dessa alegria foi IRRESPONSÁVEL.

Deus não é um estraga prazer.  Ele só quer que você saiba que precisa prestar contas.

Então, versículo 10, “remova a culpa”. O que é isso? “Tristeza, remorso, o que faz você se arrepender.” Tire qualquer coisa da sua vida que o deixe com culpa e tristeza.

Retire do seu coração – todo o mal – qualquer coisa que produza uma consequência maligna, que o infligirá ao sofrimento desnecessário, porque a juventudeé passageira.

E por que você gostaria de preenchê-la com coisas que a deixam triste e magoa?  Remova as coisas que vão fazer você sentir dor.

Remova as coisas que o farão chorar, as coisas que o levarão a julgamento diante de Deus.  Aproveite sua juventude, mas controle-a.

Como você faz isso?  No versículo 1 do capítulo 12, você faz isso “lembrando-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que os dias maus cheguem e os anos se aproximem quando você dirá: “Não tenho prazer neles

Os jovens precisam viver sabiamente a juventude, para quando chegar a velhice possam desfrutar das maravilhosas lembranças de uma juventude bem gasta.

Mas se quando você envelhece e não pode desfrutar da velhice e não pode aproveitar as lembranças de sua juventude, você não se deleita.

Então viva sua vida na juventude para poder desfrutar de tudo novamente na velhice.

III. O PROPÓSITO DE SER EXEMPLO EM TODAS AS COISAS.

E finalmente, porque somos exortados a vivermos como exemplo.  Por que tudo isso? Porque todos nós devemos viver dessa maneira?

Por que as mulheres jovens vivem assim? Mulheres mais velhas, homens jovens e mais velhos devem viver corretamente?

  1. Para que o adversário seja envergonhado (v.8).

Aqui está, no versículo 8; o propósito final de um viver santo, correto – “Para que o adversário seja envergonhado, não tendo nada de ruim a dizer sobre nós“.

Para que você possa silenciar o diabo e os críticos da fé, para que as pessoas a sejam envergonhadas quando criticam o cristianismo.

As pessoas criticam o cristianismo sem piedade, e eles não se sentem vergonha de fazê-lo.

Mas elas ficariam envergonhadas se suas críticas fossem mentiras óbvias por causa da virtude do povo de Deus.

A palavra oponente é usada nos evangelhos, se referindo aos ventos contrários ao navio, impedindo-o de seguir o caminho que deveria seguir.

Qualquer pessoa que se oponha”, ou que é hostil,e queria impedir a fé cristã precisa ser “envergonhado”.E isso não como um fim em si mesmo, mas para envergonhá-los em arrependimento.

Precisamos viver de forma tal, que os opositores do evangelho fiquem envergonhados, humilhados, desonrados porque não há nada ruim que eles podem legitimamente dizer sobre nós. E assim possam ser levados ao arrependimento.

  1. Para que o povo de Deus não seja desonrado.

Observe a palavra “nós”. Paulo nem está em Creta.  Como no mundo o oponente vai dizer algo ruim a seu respeito?”  Aqui está o argumento dele: um cristão representa todos.

Eis aqui uma grande verdade. Tito, o que você faz me afetará.  Se você destruir a credibilidade da fé cristã, eu caio em desonra com você.

Todos nós somos solidários nesse ponto.  O fracasso de um cristão afeta o resto.  A censura de alguém recai sobre seu irmão e sua irmã.  A iniquidade de alguém lança uma sombra sobre a igreja.

A palavra “ruim” é phaulos. Significa “sem valor”. “Não deixe que eles digam que não temos valor.

Não deixe que eles digam que nosso cristianismo não tem valor, pois não funciona na pratica, não traz o bem em nada.

Não deixe que eles falem mal contra nós. Silencie-os e não apenas silencie-os, mas também os envergonhe pela falsidade de suas acusações, o que é tão evidente por causa do testemunho santo conhecido que vocês mantêm.

E se não, se algum de vocês não vivem o evangelho, todos sentiremos a dor seremos prejudicados.

Nosso testemunho nesta comunidade aqui campo grande está em jogo. Pois minha vida pode ser umproblema, pois posso dar motivos para o povo de Deus ser blasfemado.

Bem, se Deus é um Deus salvador, com certeza não posso vê sua vida salva. Se a Palavra de Deus é tão maravilhosa e você diz que acredita, não vejo que ela tenha mudado sua vida.

Se você, como indivíduo, fornece esse tipo de espaço para críticas, a sombra cai sobre todos nós, e o pior é que cai sobre o próprio Senhor.  Irmãos e jovens, temos muito a defender.

  1. Os homens devem tomar uma atitude.

Em seu livro curando a alma masculina; Gordon Dalby diz: “Os homens não sabem quem são como homens”. Eles não sabem quem são.  Ele continua dizendo: “Eles só sabem O QUE FAZEM; não sabem quem SÃO”.

Os homens dever ser desafiados a serem como Deus os criou, e não como a sociedade exige. Precisamos saber quem somos e precisamos ser quem Deus quer que sejamos.

Os homens em nosso mundo estão confusos, frustrados, inseguros de si mesmos em comparação com homens há apenas trinta anos.

Os homens modernos estão sendo agredidosmoralmente por mulheres a ponto de sermos agora o sexo mais fraco.

Se vamos evangelizar o mundo, algo terá que mudar. Se homens mudarem, tudo mudo. Teremos que agir como homens e ser os líderes na igreja. Uma igreja deve ter homens líderes piedosos.

Os homens têm um mandato de Deus que não podemos e não devemos abdicar, para ser curadores da miséria do mundo, portadores do padrão de Deus e arautos da Sua Palavra.

Devemos obedecer ao mandato de 1 Coríntios 16:13, “portai-vos varonilmente”.

CONCLUSÃO: Quero concluir esse sermão orando: curve sua fronte.

Pai, agradecemos noite por esta instrução aos crentes e principalmente aos rapazes.

E oramos para que sejamos fiéis como uma parte muito importante de Sua igreja, que fornece a liderança da igreja no presente e no futuro, como aqueles que vivem a vida no mundo, fora de casa e que têm a maior oportunidade de demonstrar piedade diante de um mundo observador e tornar nosso Salvador desejável.

Oramos, ó Deus, para que você nos dê forças para ser o que precisamos ser.  E ajude-nos a perceber que a maneira pela qual vencemos o mundo não é descobrir o que eles querem, mas demonstrar a eles como somos totalmente diferentes deles, como somos transcendentes, como somos totalmente libertos das coisas que os prendem e os devastam – ou seja, mostrar a eles que temos o que eles não têm, um Deus salvador que transformou nossa vida.

Não nos deixe ser como o mundo.  Deixe o mundo querer ser como nós.  Dá-nos, Senhor, a força do Espírito – como homens – para viver da maneira que Tu queres que vivamos, para que Sua Palavra seja honrada.

Que Seu nome exaltado, e que nossos oponentes sejam envergonhados em arrependimento por amor do Salvador. E em seu nome nós oramos. Amém.