Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 20 – Que tipo de empregados os crentes devem ser (Parte 1). Referência: Tito 2:9-10. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 23/10/2019.

INTRODUÇÃO

Tem quem veja o trabalho apenas como uma forma de garantir o próprio sustento. Porém, mais do que fornecer o sustento, o trabalho tem uma grande importância na vida de um indivíduo.

Benjamin Franklin disse certa vez que “o trabalho dignifica o homem” e ele não estava errado em afirmar isso.

Trabalho tem a ver com outras questões que vão além do sustento. Trabalho tem a ver com pertencimento, participação.

Trabalho tem a ver com ser útil e contribuir com uma causa maior. É daí que vem a motivação e a satisfação pessoal.

Embora tudo isso seja verdade, não podemos nos esquecer que foi Deus quem instituiu o trabalho. Ele tem um proposito muito especifico para cada um de nós com o nosso trabalho, seja qual for ele.

O texto da exposição de hoje, fala muito apropriadamente sobre o proposito de Deus para o trabalho do crente.

Estamos expondo essa maravilhosa carta, que trata do caráter de uma igreja saudável.

E na exposição de hoje, o Apostolo, trata do propósito de Deus para como o trabalho e qual o do tipo de empregado que o crente deve ser.

  1. O TRABALHO E O EVANGELISMO.

Paulo aborda a relação trabalhista de uma ótica divina e na contramão da visão mundana do trabalho.

A questão emprego é um ministério dos crentes que fazem parte de uma igreja saudável, visando realizar um evangelismo saudável, ou seja; eficaz.

  1. O evangelismo eficaz do trabalho.

Se pararmos para pensar quantas estratégia, metodologia e técnica e modelos evangelísticos, e as opções são quase infinitas.

E há quase um número infinito de estratégias, metodologias, técnicas; de vários tipos que foram desenvolvidas para tentar conquistar pessoas para Jesus Cristo.

Embora o objetivo é nobre, o desejo está certo, e a tarefa do evangelismo é de fato a principal tarefa da igreja.

Mas, francamente, fico constantemente espantado com quanto tempo, quanto dinheiro, quanto esforço e mão de obra é gasto nessas estratégias evangelísticas em programas, eventos, cruzadas, campanhas na mídia, milhões e milhões de dólares e literalmente toda a vida das pessoas.

Porém, ao pesquisar nas páginas do Novo Testamento, não consigo encontrar uma estratégia especifica para evangelismo em massa.

Não consigo encontrar uma estratégia especifica e eficaz para distribuição de literatura.

Certamente não consigo encontrar uma estratégia especifica para campanhas de mídia.

Não consigo encontrar uma estratégia para outra coisa senão um plano muito simples do evangelismo do Novo Testamento.

Embora possamos fazer este tipo evangelismo em massa, e foi muito usado, pelos grandes avivalistas, Wesley e Whitefield, Finney e Moody que pregava as multidões.

Mas não existe um esquema dado aqui para captar a atenção das MASSAS,existe apenas um plano de como capturar a atenção dos INDIVÍDUOS.

Não somos chamados para trabalhar para Deus,mas para deixar Deus trabalhar através de nós.

  1. A igreja é o evangelho visível.

Veja bem, o plano do Novo Testamento, embora certamente envolva a pregação do evangelho por parte daqueles que são talentosos, é principalmente um plano para testemunho pessoal e evangelismo pessoal.

Agora poderíamos entrar em uma grande campanha de arrecadação de fundos e nos esforçaríamos para comprar anúncios nos jornais locais.  Poderíamos comprar spots na televisão e no rádio.

Talvez eu pudesse até falar no rádio e conversar, ou poderíamos fazer uma apresentação dramática que atraísse a atenção das pessoas e depois as atingisse com o evangelho no final.

Podemos até comprar outdoors nas rodovias de nossa região.  E poderíamos gastar uma verdadeira fortuna e colocar-nos à beira da falência apenas para espalhar a Palavra em nível de massa.

E então poderíamos colocar no final de cada anúncio o nome da nossa igreja, Assembleia de Deus Marcas do Evangelho.

Mas escute uma coisa.  Se todas as pessoas que são membros da Assembleia de Deus Marcas do Evangelho, em toda a nossa comunidade, não vivermos de “maneira piedosa e transformada”, todo o dinheiro seria absolutamente desperdiçado.

Por outro lado, se vivemos de forma santa e piedosa, poderemos economizar um bom dinheiro.

Creio que é isso que o apóstolo Paulo está transmitindo a Tito para ser disseminado pelas igrejas em Creta.

O esquema inicial que o Novo Testamento conhece para evangelização é pessoal, embora também fale da proclamação de pregadores chamados e ungidos e talentosos por Deus, como Pedro em Atos 3.

E, a propósito, as estatísticas confirmam a importância do testemunho pessoal.

Aproximadamente NOVENTA POR CENTO de todas as pessoas pesquisadas sobre como foi conhecer Jesus Cristo apontaram para uma testemunha pessoal, um amigo, um parente – alguém cuja vida impactou sua vida.

Menos de dez por cento das pessoas que vêm a Cristo vêm por causa de algo diferente de uma testemunha pessoal.

Todos os meios de comunicação de massa, televisão, rádio; todos os métodos evangelísticos de massa; todas as cruzadas; todos os shows musicais com ênfase evangelística que se movem por todo o país;

Todas as reuniões em centros cívicos, auditórios e centros de convenções da cidade – todo esse tipo de coisa que está acontecendo no Brasil e no mundo que tende a espalhar o evangelho amplamente entre massas de pessoas;

Não podem superar a exibição igualmente maciça de testemunho negativo e ineficaz demonstrado por pessoas que nomeiam o nome de Cristo e pecam publicamente e escandalosamente.

Quero dizer, você teria que acreditar que o incrédulo comum sentado neste país e anotando como observador do cristianismo vai concluir que “soa bem, mas não tenho certeza de que seja real”.

Porque não há como uma explosão de informações pode superar o escândalo de pessoas que se dizem cristãs e vivem como se não fossem, de pessoas que proclamam um Deus salvador e demonstram uma vida que não foi libertada do pecado.

  1. A igreja manifesta a gloria de Deus.

Se dizemos que Deus é um Salvador, é melhor demonstrar uma vida salva.  Como o filósofo alemão Heinz disse: “Você me mostra sua vida redimida; posso estar inclinado a acreditar no seu Redentor”.

Paulo e Tito estavam enfrentando algo do mesmo tipo.  Veja o capítulo 1, versículo 16. Havia pessoas circulando por Creta, e o versículo 16 diz: “Eles professaram conhecer a Deus”. 

Essa é a reivindicação deles.  “Mas por suas ações eles O negam.”  E ele diz que eles são “detestáveis, desobedientes e inúteis por qualquer boa ação”.

Quero que você saiba que os incrédulos estão expostos à hipocrisia do cristianismo há muito, e muito tempo.

Não apenas hoje – nos dias de Paulo havia pessoas por aí dizendo que conheciam a Deus e negando-O por suas vidas.

Não importa o quão amplamente você o diga, não importa o quão amplamente você distribua o que está dizendo, não importa como o promova.

Não importa quantos dólares você gaste para garantir que a mensagem seja ouvida por todos ou vista por todos, se não houver “credibilidade” na vida daqueles que nomeiam o nome de Cristo, o esforço é curto-circuito.

De fato, é uma hipocrisia flagrante.  Que desgraça no nome da santidade e no poder salvador de Deus em Jesus Cristo estava acontecendo em Creta por essas pessoas que estavam reivindicando conhecer a Deus, mas negando-O por suas vidas.

Você não pode pregar que Deus é um Deus salvador – Jesus veio para salvar Seu povo dos pecados deles – se sua vida está cheia de pecados. Isso não cola.

Da triste situação indicada no versículo 16, Paulo passa para o capítulo 2.  E ele começa o capítulo 2 dizendo: “Mas quanto a você”; ou seja;  “Por outro lado” , diz ele, “estou muito preocupado que você não seja como essas pessoas.

Então, Tito, você deve ‘falar as coisas que são adequadas para a sã doutrina’. Você deve ensinar os homens mais velhos “a serem temperados, dignos. Sensatos, sólidos na fé, no amor, na perseverança”.

Você deve ensinar as mulheres mais velhas da mesma forma, serem reverentes em seu comportamento, não fofocar maliciosamente, não ser escraviza do vinho.

Elas devem ensinar o que é bom, a fim de incentivar as mulheres jovens a amarem seus maridos, amarem seus filhos, serem sensatas, puras, trabalhadoras em casa, tipo, estando sujeitos a seus próprios maridos, para que a palavra de Deus não seja desonrada.

Da mesma forma, exorta os rapazes a serem sensatos, e você, como exemplo dos rapazes em todas as coisas.

E você Tito; mostra que é um exemplo de boas ações, com pureza e doutrina, dignas, com uma linguagem sadia que está além da censura, para que o adversário possa ser envergonhado, não tendo nada de mal a dizer sobre nós.

Então você pede aos ESCRAVOS/EMPREGADOS que estejam sujeitos a seus próprios senhores/patrões em tudo, sejam agradáveis, não argumentativos, não furtivos, mas mostrando toda a boa-fé que eles possam adornar a doutrina de Deus nosso Salvador em todos os aspectos.

Quando BENJAMIN FRANKLIN decidiu motivar o povo da Filadélfia à iluminação das ruas, ele pendurou uma bela lanterna na ponta de um suporte comprido preso à frente de sua casa “, escreveu copie.

Ele mantinha a lâmpada bem iluminada, polida e acendendo cuidadosamente o pavio todas as noites, ao anoitecer. Qualquer pessoa que andasse na rua escura podia ver essa luz de longe e sob seu brilho quente.

Qual foi o resultado?

Não demorou muito para os vizinhos de Franklin começarem a colocar lâmpadas fora de suas casas, e escrevia copie. Logo a cidade inteira percebeu o valor da iluminação pública e seguiu seu exemplo com entusiasmo.

Se vivermos de acordo com a clara luz da Palavra de Deus, Deus dissipará as trevas e outros serão atraídos pela luz do evangelho.Não vamos apenas seguir bons exemplos, vamos ser bons exemplos.

  1. A igreja revela o caráter santo de Deus.

Vemos que a questão aqui é evangelística.  O ponto inteiro aqui é resumido em três declarações, uma no final do versículo 5, “Para que a palavra de Deus não seja desonrada”. 

A segunda, no final do versículo 8, “Para que o adversário se envergonhe, não tendo nada de ruim a dizer sobre nós”.

E a última no final do versículo 10: “Para que adornem a doutrina de Deus, nosso Salvador, em todos os aspectos”.

Todos os três estão usando a partícula grega “hina”, que indica uma cláusula de propósito.

O propósito de se viver dessa maneira é que a “Palavra de Deus não seja desonrada”, que o“adversário seja envergonhado e silenciado”, e que “aqueles que estão nos observando podem realmente ver que temos um Deus salvador”, um Deus que livra as pessoas do pecado.

De fato, Paulo culmina com essa tremenda instrução nos versículos 11 a 14, dizendo:

“A graça de Deus apareceu, trazendo salvação a todos os homens, e essa salvação nos instrui a negar a impiedade e os desejos mundanos, A VIVER DE MANEIRA SENSATA, JUSTA E PIEDOSA NA ERA ATUAL “.

Por quê? Para propósitos evangelísticos. Deus, diz o versículo 14, “nos redimiu de toda ação sem lei e purificou para si um povo de Sua própria possessão, ZELOSO E DE BOAS OBRAS“.

Deus quer um povo santo.  Essa é a principal estratégia evangelística do Novo Testamento.  Deus é um Deus salvador.  E Ele nos salvou do pecado para a santidade, e a maneira como proclama isso é vivendo isso.

O próprio Jesus disse isso no Sermão da Montanha, quando disse: “Deixe sua luz brilhar diante dos homens, para que possam ver suas boas obras e glorificar seu Pai que está no céu”. 

Pedro repetiu o mesmo pensamento quando disse em 1 Pedro 2:12: “Mantenham excelente comportamento entre os pagãos, para que, naquilo em que eles nos caluniam … eles possam, por causa de suas boas obras, ao observá-las. , glorificar a Deus…”.

Agora escute. “O CARÁTER PIEDOSO”, uma “VIDA DE SANTIDADE” é a maior estratégia evangelística.  Brilhar como luzes no mundo “no meio de uma geração torta e perversa“. 

E, francamente, a menos que haja esse tipo de credibilidade e integridade na vida dos crentes, o mundo não vai comprar nossa mensagem comercializada em massa.É o que Paulo diz em Filipenses 2:14 e 15:

O Dr. Dudley Woodberry, professor de Estudos Islâmicos … ciente de que em todo o mundo os muçulmanos estão se voltando para Cristo, ficou curioso sobre as razões pelas quais – especialmente em países onde o custo da conversão é tão alto.

Para encontrar a resposta, ele criou um questionário detalhado. Durante um período de 16 anos, cerca de 750 muçulmanos de 30 países o preencheram – e os resultados são reveladores. A principal razão pela qual os muçulmanos convertidos listados por sua decisão de seguir a Cristo foi o estilo de vida dos cristãos entre eles.

  1. O TRABALHO E O EVANGELHO.

Agora, na estratégia, conforme se desenvolve no capítulo 2, Paulo trabalha na família.

Os membros mais velhos da família e os membros mais jovens da família têm a responsabilidade de viver de uma maneira que tenha impacto evangelístico.

Já conversamos sobre homens mais velhos e mulheres mais velhas e mulheres mais jovens e homens mais jovens, e agora chegamos à última categoria nos lares dos tempos antigos – ESCRAVOS, versículos 9 e 10.

E ele diz sobre eles:“Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo. Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador”.

  1. O evangelho e o trabalho escravo.

Considerando que relação de trabalho do império Romana era basicamente escrava, devido as guerras e necessidades econômicas.

Aqui a Escritura regula a forma como os crentes, se relacionam com seus senhores na Escravidão e com seus empregadores na mão de obra livre.

A MOTIVAÇÃO para servi é a mesma, seja na mão de obra escrava, seja na livre. A Escritura parte da mais complexa para a mais, simples, se é possível servir bem num trabalho desumano, quanto mais num trabalho humanizado.

A palavra é “douloi”; literalmente se refere a “alguém que está sujeito à submissão, sob servidão”.

Todos nós estamos muito conscientes do fato de que o Império Romano basicamente dependia dos escravos para todo o seu trabalho. A maioria da população era escrava.

Eles eram uma parte muito essencial da vida nos tempos antigos. Eles formaram a força de trabalho do mundo romano.

É verdade que muitos escravos foram maltratados, muitos deles foram enganados e tirado os seus direitos.

Eles foram abusados; eles foram espancados; alguns deles foram mortos; eles foram brutalizados.

Mas, por outro lado, outros eram amados, outros eram cuidados, outros serviam mesmo depois de terem tido a oportunidade de liberdade, voluntariamente, porque amavam tanto suas famílias das quais haviam participado.

Um escravo podia, é claro, se casar e ter sua própria família, e muitas vezes um proprietário de terras lhe dava sua própria casinha e seu próprio pedaço de terra.

E assim, aqueles que tinham muito poderiam cuidar daqueles que tinham menos.

Agora, a questão nesta passagem não está abordando a condição da escravidão.  Não está discutindo em que tipo de situação os escravos poderiam estar.

Simplesmente diz que se você é um “escravo” ou um “livre”, tem a obrigação de viver sua vida de modo a chamar a atenção para o poder salvador de Deus demonstrado por você.

A escravidão fazia parte da vida no Antigo Testamento e no Novo Testamento.

As escrituras a regulam com muito cuidado, e se você ler Efésios 6, verá que o evangelho regula o relacionamento empregador versus empregado que faz parte qualquer sociedade.

Servir a alguém pode ser muito benéfico – se você serviu bem e seu mestre o tratou bem, assim como ser empregado por certas empresas pode ser um tremendo benefício, devido à maneira como eles cuidam daqueles que trabalham para eles.

A escravidão nos tempos antigos poderia ser um elemento muito benéfico da sociedade, pois permitia às pessoas que tinham recursos dar esses recursos àqueles que trabalhavam para elas e, assim, lhes permitiam ter a dignidade do trabalho, ganhar a vida.

De fato, alguns escravos do Antigo Testamento amavam tanto seus senhores que, no Ano do Jubileu, no quinquagésimo ano, a cada cinquenta anos, todos podiam ser livres e voltar para suas famílias originais; eles não fariam isso.

Eles se recusaram a voltar porque amavam as famílias das quais faziam parte.  Então nesse caso tinham um costume, esse escravo tinha a “orelha furada”, e assim ele estava dizendo: “Sirvo livremente e de bom grado.

Não há nada de errado com esse tipo de vontade.  Não há nada de errado com o serviço.  De fato, o próprio Jesus disse: “Não vim para ser servido, mas para – – O quê? -” servir e dar à Minha vida um resgate para muitos.

E Jesus disse: “Não é quem domina sobre você quem é o maior, é quem serve.”  Há uma dignidade maravilhosa diante de Deus no trabalho e no serviço.

E então o Senhor e os apóstolos usaram a escravidão como um motivo de instrução espiritual comparando o cristão que pertence a Cristo e O serve como “um escravo” e, portanto, digno, elevado e exaltado quem serve.

E, portanto, não há preocupação aqui neste texto sobre REVOLUÇÃO ou rebelião ou direitos iguais ou liberdades iguais. No brasil ela acabou em 1888.

Mas, antes, a responsabilidade de que, se você é um empregado e tem alguém sobre você, deve se comportar de maneira a tornar muito evidente que sua vida viu o poder transformador de Deus.

Muitos de nós podem não parecer tão influentes ou conhecidos pela nossa profissao. Não temos o talento, a riqueza ou a posição de causar grande impacto em nossa sociedade.

Nossos nomes não aparecem no jornal, nem são mencionados na televisão. Podemos pensar que tudo o que podemos fazer é praticar nossa fé nas rotinas monótonas da vida cotidiana.

Mas talvez, despercebido por nós, tenhamos influência sobre as pessoas ao nosso redor por nossas atitudes e ações cristãs.

Não vamos nos preocupar, então, com nossa aparente falta de influência. Em vez disso, faça o que Jesus ordenou: “Deixe sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai no céu” ( Mateus 5:16 ).

Alguém já disse a lua é um astro “inocente”, que não tem luz própria, mas nada faz além de brilhar, mas move todas as ondas de trabalho do mundo.

A lua fica a quase 240.000 milhas da Terra e é apenas 1/400 do tamanho do sol. Sem luz ou calor próprio, reflete o brilho do sol.

Parece ser relativamente INSIGNIFICANTE. No entanto, a lua silenciosamente e quase imperceptivelmente move os oceanos do mundo por sua força gravitacional.

  1. O evangelho e o emprego.

Há muita instrução no Novo Testamento sobre como os empregadores, mestres, chefes e líderes devem agir.

Mas a instrução diante de nós tem a ver com os servos, porque, em geral, você se lembra agora, quando a igreja se reuniu, Paulo disse aos coríntios: “Não há muitos nobres e não há muitos poderosos”. 

E parece-me que o maior influxo dos cristãos veio dos escalões inferiores da sociedade.  E era muito importante para eles se comportarem de maneira apropriada.

Existem outros três textos maravilhosos que devem ser considerados muito brevemente, e eu quero ler e comentar sobre eles de maneira muito breve.

Volte ao capítulo 3 de Colossenses, por um momento, isso é simplesmente o cenário para o que diremos em Tito.

No capítulo 3 de Colossenses, quero consertar essas coisas em sua mente, porque elas voltarão novamente quando examinarmos o texto diante de nós.  (pg 1.124 MCcheyne)

O apóstolo Paulo está instruindo os cristãos em Colossos em relação à conduta espiritual. Se a Palavra de Cristo habita neles ricamente, se eles são realmente controlados pelas Escrituras

Então diz que os escravos agirão assim: controlados pelo Espírito, biblicamente controlados, escravos maduros e piedosos:

Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém”. (cl 3.22-25)

Aqui há um texto muito importante. Que diz que os empregados de hoje, tem um campo evangelístico muito especifico. Ele tem um chamado do evangelho.

Seu local de trabalho é o seu lugar de evangelismo. É o seu campo de missionário. Esse é o chamado de todo o funcionário. Vejamos nesse texto de colossenses as implicações do que nosso Apostolo fala:

(a) Nosso trabalho dever ser feito com temor.

Cabe ao funcionário cristão obedecer em todas as coisas aos seus patrões, como diz o Apostolo Paulo.

Não fazendo bem enquanto eles estão olhando. Só trabalhando bem, enquanto o chefe está por perto. O chefe sai de perto eu esmoreço e rendo menos.

Nosso Apostolo diz que não devemos trabalhar para “agradar aos homens, mas com o coração sincero temer ao Senhor“.

O que isso significa?  Você deve ter um medo saudável de que Deus traga correção se você não prestar o serviço que Ele pediu para você prestar.

Você diz: “Por que Deus está tão preocupado com o que faço no meu trabalho?”  E a resposta é porque tem implicações evangelísticas.  Porque se você é cristão, está representando a Deus.

E algum tipo de inaptidão nessa demonstração depreciará a percepção de alguém sobre como ele é.

Então, você faz o que faz, o versículo 23 diz: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”.

Você pode acha que tudo é simplesmente trabalho e não coisa de igreja. O meu chefe é simplesmente; um chefe, e geralmente um chato. O que há de crente nisso?

Há um mandato de Deus para o trabalho. Seu trabalho nada mais é do que um meio para você demonstrar diante dos incrédulos uma vida transformada pelo poder de Deus; e então eles serão atraídos ao evangelho.

Essa é a única razão que você está lá. Porque você tem essa profissão, porque você faz o que faz e onde você faz.

(b) Nosso trabalho recebe uma recompensa boa ou ruim.

Enquanto você trabalhar simplesmente porque você precisa do dinheiro, você nunca vai honrar a Deus. Enquanto o salário for a sua motivação; você nunca estará satisfeito.

O versículo 24 de colossenses 3 diz: “do Senhor você receberá a recompensa da herança.

Quem vai assalariar de forma justa suas competências não é o salário que a empresa te paga; é o Senhor.

O crente recebe do Senhor uma “recompensa” por seu serviço. Sua preocupação não deve ser se você será promovido ou vai receber um aumento salarial.

Sua preocupação deve ser: O que o Senhor vai dizer em relação à avaliação do meu serviço e qual será sua recompensa?

O salário que eu ganho é justo? Considerando que o meu empregador é o Senhor, quanto ele acha que eu devo ganhar?

E irmãos considerando o AUTOENGANO do nosso coração que sempre acha que deveríamos ganhar mais.

E considerando o serviço precário que damos a Deus na igreja, é bem provável, que a maioria de nós estivéssemos com nosso salário com saldo devedor. Quem não consegue servir bem na casa de Deus, não servirá bem em outro lugar.

(c) Nosso trabalho é um culto.

O versículo 24 de Colossense 3 continua dizendo:É o Senhor Cristo a quem você serve.”

A palavra servir que o grego usa é “latria”, de onde vem “liturgia”, culto. O trabalho é uma oportunidade de adorar a Deus, por meio das nossas competências. O trabalho é adoração.

O nome de Deus é glorificado com um bom trabalho bem feito. Se vendemos doces, que sejam os melhores e mais gostosos doces da vizinhança. Se somos médicos, que tenhamos o melhor atendimento.

Todo o nosso trabalho é reconhecido por Deus, como uma forma de culto. Onde ele deve ser glorificado.

Por outro lado, o versículo 25 diz que, se você errar, receberá “as consequências do erro” que fez ao Senhor.

E o Senhor não faz acepção de pessoas, e não importa em que nível de trabalho você esteja na sua empresa. Como o seu patrão é Deus, e com ele se você não fizer o que Ele deseja, Ele “sem parcialidade” trará algumas consequências.

  1. d) Honramos a Deus com o trabalho que fazemos.

O trabalho e a vocação de tempo integral são para todos os cristãos, assim como é o a vocação de tempo integral do Pastor.

Nossas mãos são os instrumentos de nosso coração. Elas expressam por fora aquilo em que acreditamos por dentro.

O serviço que prestamos deveria demonstrar que somos chamados para algo superior, deveria expressar que algo maior do que recompensas terrenas é o que nos motiva. A qualidade do trabalho que fazemos deveria glorificar a Deus.

Alguém já disse que: “Nenhuma perna de mesa torta ou gaveta desregulada, eu ouso jurar, jamais saiu da carpintaria de Nazaré”.

Veja Efésios 6.5-9 (pg 1096 McCheyne) Paulo repete esse mesmo ensinamento:

Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;

Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;

Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.

E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas”.

CONCLUSÃO: Honramos a Deus com nosso trabalho. Refletimos o caráter de Deus como nosso trabalho.

O trabalho cristão não é vender objetos cristãos, ter nomes bíblicos, colocar versículos bíblicos, ou ouvir música cristã no ambiente de trabalho.

O trabalho de Deus não acontece depois do expediente. Nós servimos a Deus com o nosso trabalho e no nosso trabalho. A graça deve impactar a execução do meu trabalho

A única maneira possível é um colega de trabalho mostrar a eles o que é o cristianismo. Há uma famosa história de São Francisco.

Um dia, ele disse a um de seus jovens frades: “Vamos descer à vila e pregar ao povo”. Então eles foram. Eles pararam para conversar com as pessoas, para ouvi-las, e ajuda-las em algum serviço doméstico.

Francisco parou para brincar com as crianças e trocou uma saudação com os viajantes. Então eles se voltaram para ir para casa. “Mas pai”, disse o noviço, “quando pregamos?” “Pregar?” sorriu Francisco. “Cada passo que demos, cada palavra que falamos, cada ação que realizamos, tem sido um sermão.”

Li algo muito interesse hoje e quero compartilhar:

O Evangelho Segundo Você …

Há um Evangelho segundo Mateus; Marcos;

Para Lucas; e João também.

Há outro evangelho que muitos estão lendo …

O evangelho segundo você.

 

Todos os ensinamentos que encontramos na Bíblia

são fatos que sabemos serem verdadeiros;

Você deve vivê-los para torná-los o evangelho …

O evangelho segundo você

 

Muitos não leem as palavras da Bíblia;

Vou lhe dizer o que alguns deles fazem …

Eles estão lendo o livro que você está escrevendo …

O Evangelho segundo você.

 

Há um grande poder na pregação do evangelho

A Bíblia ensina que isso é verdade.

Mas o sermão com maior probabilidade de influenciar os outros

é o evangelho segundo você.

 

Deus nos ajude a ser fiéis a Jesus …

A viver todos os Seus ensinamentos tão verdadeiros, para

que todos possam ver Seu Espírito

no Evangelho segundo você.

 

Você está escrevendo um evangelho, um capítulo por dia;

Pelas coisas que você faz; Pelas coisas que você diz.

Todos leem esse evangelho, seja falso ou verdadeiro!

Diz: O que é o evangelho segundo você?