Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 18 – Que tipo de de jovens a igreja deve ter (Parte 2). Referência: Tito 2:6. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 09/10/2019.

INTRODUÇÃO

 “Quem me dera pudesse viver minha juventude novamente!”, é o que provavelmente falarão.

“Ah! se eu tivesse gasto os dias da minha mocidade de uma forma melhor!” “Oh! se eu não tivesse deixado os maus hábitos se arraigarem, de maneira tão forte, na primavera da minha existência

Paulo está querendo poupar desses dissabores com esta única orientação aos jovens: Semelhantemente exorta aos moços que sejam moderados.

E isso significa: Que você deve ser atencioso e prudente, não precipitado nem desatento. E correto o provérbio espanhol: “A pressa vem do diabo

Precisar aprender a refletir antes de agir. Alguém disse: “Não faça nada de forma precipitada; aguarde um pouco mais e você acabará mais cedo”.

Aprender a pensar livremente, sem ser influenciados por tendências e modismos do mundo.

Significa que você deve ser cauteloso e prudente, não impulsivo, nem viver fantasiando a vida.

Fixar regras de sabedoria. Aprender a usar a razão e a consciência. Seja desconfiado de seu próprio julgamento. Estude as Escrituras.

Você deve ser humilde e modesto, não orgulhoso e vaidoso. Não tenha um alto conceito de si mesmo. Não viva acima da reprovação, acima da piedade.

Você deve ser temperado e abnegado, não indulgente com seu apetite.

Você deve ser gentil e afetuoso, mas enérgico e não indulgente com suas próprias paixões.

Você deve ser casto e reservado, não devasso ou impuro.

Você deve ser firme e composto, não tonto e instável, nem vulnerável.

Você deve ter contentamento em todas as coisas, não ambicioso e astuto.

Você deve ser sério e firme, não vaidoso, nem influenciado pelo marketing do efeito que domina a manada; e nem é um produto do meio.

O que os moços virão a ser depende, muito provavelmente, daquilo que são no momento; ainda assim, parece que se esquecem disso com muita facilidade

  1. A IMPORTANCIA DA IMPOSIÇAO DESSA EXORTAÇÃO.

Você é uma criatura razoável. Você é pecador diante de Deus. Você está iniciando sua caminhada em um mundo de tristezas e armadilhas.

Multidões de jovens estão arruinadas por falta dessa sobriedade mental. Você está aqui em julgamento pelo céu. Você deve em breve ir a julgamento.

Examine-se. Exortem-se um ao outro. Contemplem as vantagens da mente sóbria. Aprenda as instruções para deixar você sóbrio.

Precisamos considera o espírito e a conduta aos quais essa exortação se opõe.

A mentalidade sóbria, se quisermos entender o significado principal da palavra, é estar “seguro” ou “com uma mente sã”.

Mas talvez o melhor equivalente em português para a palavra seja “discreto” ou “auto-contido”.

Restringir e manter-nos sob controle, tanto quanto necessário; e, no entanto, ao mesmo tempo, cultivar tais hábitos de pensamento que não serão necessários muito controle.

  1. Essa exortação se opõe à autoestima indevida (Rm 11:20;12: 3-6; Fp 2: 3)

Deve haver uma certa quantidade de autoestima ou auto respeito. Onde isso for totalmente necessário, haverá pouca ou nenhuma força de caráter.

Onde não houver respeito próprio, um dos argumentos mais fortes contra o mal será perdido. Se não nos respeitarmos, não agiremos de modo a ganhar o respeito dos outros.

Mas o EXCESSO desse respeito próprio é tão prejudicial quanto a sua falta; e é para esse excesso que a juventude é naturalmente propensa.

A juventude tem uma fantasiosa e irreal ideia exaltada de suas próprias realizações e importância. A ideia de que se sabe tudo, e que tem as respostas para todas as coisas.

Mas O! quanta dor, de quanta humilhação deveríamos ser poupados, se aprendêssemos desde o início a estimar os outros melhor que a nós mesmos!

E quando olhamos para nossos próprios corações, vemos o quanto devemos nos humilhar. O quanto a nossa natureza é má e destruidora.

2) Essa exortação se opõe a todas as especulações céticas sobre coisas espirituais.

As FORMAS DE ORGULHO são muito diversas; mas em qualquer forma que o orgulho se apresente, ainda é um mal contra o qual devemos estar em guarda.

Existem algumas formas de orgulho que são simplesmente desprezíveis e ridículas.

Por exemplo, o orgulho do vestuário, o orgulho da aparência pessoal, o orgulho da vida ou o orgulho do nascimento em famílias ricas.

Mas há outra forma de orgulho que não parece tão ofensiva como estas – quero dizer:

O ORGULHO DO INTELECTO daquelas faculdades que Deus nos deu, e que nos distingue das outras coisas criadas. O intelecto pode se tornar um motivo de pecado de soberba, pela falta de uma INTELIGÊNCIA HUMILHADA.

Mas ainda assim, essa forma de orgulho, como qualquer outra forma, é abominável aos olhos de Deus.

Esse orgulho, nãos faz céticos e críticos das obras de Deus na criação, através do ATEÍSMO e AGNOSTICISMO.

Todos os ISMOS que desmerecem a verdade da palavra de Deus, ou a coloca em uma categoria inferior que não seja a verdade absoluta.

E se sob nenhuma circunstância é desculpável, é mais especialmente ofensivo se nos levar a desrespeitar as declarações deste livro sagrado, respeitando o caráter, a vontade e os tratos do Altíssimo.

3) Essa exortação se opõe a todos os esforços ambiciosos para acumular riqueza e ter status.

Não suponha que eu me oponha a qualquer quantidade de progresso, intelectualmente ou socialmente.

Aos jovens, eu diria: faça todo o bem que puder, obtenha todo o bem que puder e desfrute ao máximo todas as coisas boas que Deus colocou ao seu alcance.

Mas, ao mesmo tempo, lembre-se disso: qualquer coisa, por melhor que seja por si só, deixa de ser boa assim que é usada em excesso ou quando interfere nos seus interesses mais elevados.

Agora, mantendo essa afirmação em vista, considere apenas o resultado do esforço incessante dos homens nos dias atuais, não apenas para acumular riquezas, mas para imitar os hábitos, os costumes e o vestuário da estação acima deles.

Evite como uma praga todos os livros e conceitos que o deixarão insatisfeito com a posição em que Deus o colocou.

Tenha certeza de que essa posição é a melhor posição possível para você. Lembre-se de que este é apenas o primeiro estágio de sua existência.

Aprenda a encarar a juventude como uma ESCOLA DE TREINAMENTO – como um estado de disciplina em que você deve suportar muito do que não gosta.

Na qual deve fazer muito o que prefere não fazer, mas ousando fazer o que será habilitado a se conformar à vontade de Deus e a subir para um estado superior de ser.

  1. Essa exortação se opõe a toda impaciência e falta de vontade de ouvir os conselhos e as advertências daqueles que são mais velhos que nós.

Alguém certa vez disse sabiamente:

“Aos trinta anos, suspeita-se que somos um tolo

Aos quarenta anos, sabe-se que tem de revisar tudo”.

Quanta miséria seria poupada se, quando éramos jovens, nos contentássemos em receber a experiência dos outros, em vez de adquirir essa experiência por um processo muito doloroso.

Muitos jovens tem sido como Roboão tem escolhido como conselheiros seus próprios amigos, e desprezam os mais velhos e acabam caindo nas mãos de gente interesseira e mal-intencionada que nunca o amou e nem quer o seu bem.

Há uma FÁBULA ANTIGA sobre uma mariposa que, certa vez, comentou com uma coruja sobre o fogo que havia chamuscado as suas asas.

A coruja, movida pela intenção de jantá-la, aconselhou-a: não se preocupe, vá brincar com o fogo e ignore a fumaça

II A NATUREZA DA EXORTAÇÃO À SOBRIEDADE.

Seja sóbrio, e isso elevará seu caráter. “Aquele que se humilhar será exaltado.” Seja sóbrio, e isso aumentará muito sua influência para o bem social,

Seja sóbrio, e você escapará de muitas armadilhas nas quais outros caíram e foram destruídos.

Há um texto que descreve o leito de morte de um jovem ímpio –

“para que não lamente no final, quando a sua carne e o seu corpo forem consumidos” – a carne do seu corpo consumida pela indulgência em práticas más – “e você diga: Como eu odiei instrução, e meu coração desprezou a reprovação; e não obedeci à voz dos meus professores, nem inclinei meus ouvidos aos que me instruíram”.

Esse é o resultado do espírito e da conduta oposta à sobriedade da mente. Cultive isso em primeiro lugar, porque isso provará que sua religião é uma realidade, e não uma hipocrisia.

Entenda que a “mente sóbria” está em oposição à excitação. A natureza da sobriedade é melhor explicada pelo seu oposto de excitação.

Exortar os rapazes a serem sóbrios, é praticamente equivalente a exortá-los a evitar a excitação.

  1. A excitação da intemperança em todas as abordagens.

De todas as abordagens, a sensualidade em todas as suas formas é a mais forte; uma excitação tão forte e, no momento, tão prazerosa, que aquele que uma vez cedeu a ela logo forma o hábito de tal indulgência.

E aquele que uma vez formou o hábito, quase sempre persiste nele até que seu pecado seja sua ruína; nenhuma persuasão e convicção, nenhuma experiência de miséria e nenhuma resolução de emenda são úteis.

Alguém já disse que quem planta um pensamento, colhe um ato, quem planta um ato, colhe um habito, quem planta um habito, colhe um destino.

Apenas uma apreciada de material impuro, por 20 minutos, é preciso 20 anos para a mente esquecê-lo.

O homem que permitiu que o corpo se tornasse seu mestre é, nesse sentido, como em todos os outros, de fato é um escravo, que ele não pode escapar de sua escravidão, ele deve viver nela e morrer nela também.

Um garoto consegue envergar um carvalho, quando este é ainda tenro, mas cem homens não conseguem desarraigá-lo, quando se torna uma árvore adulta.

O caminho do pecado é morro abaixo; o homem não consegue parar quando quer. As pessoas não podem viver como Esaú e querer morrer como Jacó.

O corpo deve ser disciplinado, mantido em servidão; Paulo ensina exatamente isso em 1 Coríntios 9:27 “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”.

A palavra “intemperança” (falta de moderação) é uma expressão muito forte usada pelo Espirito Santo para expressar qualquer coisa com a qual você esteja atualmente em perigo, ou qualquer coisa que as atuais modas da sociedade tornem perigosa para sua pureza espiritual.

Inicialmente o pecado causa espanto ao homem, depois se torna agradável, confortável, prazeroso, frequente, habitual e, por fim, confirmado no seu coração.

Assim, o homem se torna impenitente, obstinado, determina não se arrepender e, finalmente, é condenado”.

De uma vez por todas e pela graça de Deus, decida abandonar cada pecado conhecido, por menor que ele seja. Vença o pecado agora, enquanto é tempo.

2) Toda excitação pecaminosa, excitação excessiva, mesmo em formas não pecaminosas, é aqui claramente proibida.

Deus estabeleceu uma certa ordem crescente entre as partes que constituem nossa natureza. Elas devem viver em harmonia e equilíbrio.

A constituição da natureza humana, é composta de três partes: corpo, mente e alma. Nossa existência parte da compreensão delas.

Cada uma delas é muito importante: em cada uma delas, há um grande trabalho deve ser realizado dentro de um tempo limitado. Cada uma delas é destinada à imortalidade e deve ser preparada por nós.

Mas, embora cada uma dessas três partes seja valiosa, imortal, digna de reflexão, cuidado e educação, cada uma delas é objeto da consideração especial de Deus.

Todavia, elas não são igualmente valiosos: a alma está em primeiríssimo lugar, por ser nossa parte imaterial e espiritual, que é capaz de conhecer e amar a Deus, assemelhar-se a Ele, ser sua própria morada, e essa parte requer nosso cuidado prioritário.

Nunca esqueça que nada é tão importante quanto sua alma. Sua alma é eterna; viverá para sempre.

Devemos pensar muito mais seriamente na fome ou doença da alma do que a do corpo; devemos ficar muito mais irritado quando nossa alma perde uma de suas refeições, que são oportunidades de oração públicas e privadas, oportunidades de ler ou ouvir a Palavra de Deus, ou de participar da Santa Ceia, e quando somos impedidos por acidente ou falta de vontade.

Nosso apetite de uma refeição corporal, são na verdade a expressão das necessidades mais elementares da nossa fé em Deus, e em Cristo e na eternidade. Esse principio deveria ser o vetor da nossa gastronomia.

Determine fazer da Bíblia o seu guia e conselheiro, enquanto você viver, ame a leitura devocional e faça dela seu exercício diário e isto vai mudar sua história.

Ao lado dela vem à mente; aquela parte do homem que entende e julga, pensa e conhece; aquela parte que deve ser configurada e treinada na juventude, para o serviço de Deus e na geração de uma MATURIDADE SAUDÁVEL.

Por isso o Espirito Santo diz que os jovens devem ser exortados a terem uma mente sóbria. E se eles são fies a Cristo, eles irão obedecer com toda a sinceridade. Então vão pensar primeiro em suas almas, depois em suas mentes e por ultimo do que é corporal.

Embora Deus deseje que seus corpos sejam bem alimentados, para que sejam fortes, saudáveis e habilidosos para toda a boa obra.

O EXCESSO DE PESO, pode ser um impedimento à nossa piedade, por exemplo no evangelismo pessoal. Pode interferir na disposição para leitura, oração e o Jejum.

O desejo de Deus, é que todas as partes estejam ajustadas. Mente sã, corpo são. Nossas expressões corporais, demonstram nossas prioridades.

Uma pessoa que não tem controle sobre a alimentação, passa a ideia de alguém que não tem disciplina em outras áreas e que não consegue dominar seus desejos. O tempo do Jejum é um teste para isso.

Por isso os jovens são exortados a não gastarem o MELHOR DE SUAS ENERGIAS com coisas transitórias e temporais, mesmo que não sejam coisas pecaminosas.

Que tenham cuidado com o EXCESSO DE ENTRETENIMENTO, principalmente as tecnologias que criam comportamentos excessivos e lascivos.

Que aprendam a fazer todas as cosias com moderação, e para a gloria de Deus demonstrando autocontrole, temperança, pureza em tudo.

 

 

 

3) Ter uma mente sóbria é, em outras palavras, ter uma mente sã.

Uma mente significativa, ativa, constante, viva, focada, perspicaz, sábia em seus objetivos, moderada em suas expectativas, inflexível em seus princípios, que governa seu reino interior, cheia de autocontrole, e que tenha paz com Deus.

Isso implica que teremos uma visão justa da vida; que não apenas professamos, mas sentiremos seu verdadeiro objetivo.

Como uma preparação para a eternidade, como uma oportunidade de fazer a vontade de Deus e promover Seus propósitos para conosco e para todos os homens.

Isso implica que nunca vivemos baseados na nossa própria capacidade, nem buscando nossos próprios desejos, nem buscaremos agradar a nós mesmos, e nem seguiremos nossos próprios caminhos.

Isso implica que seremos gratos por tudo o que Deus dá, e pacientes sob Sua mão que retém, controla e até castiga.

Que estamos dispostos a ser o que Ele deseja que sejamos, mesmo quando nossa própria inclinação pode apontar para um algo muito diferente.

Tudo isso é, mas mais também. Uma mente sã, no sentido mais alto da palavra, não pode estar onde o Espírito Santo não está; onde o próprio Deus não está presente na alma, através de Jesus Cristo, pelo Seu Espírito, como o Guia, o Senhor e o Consolador, a sabedoria, a tranquilidade e a força, a vida da nossa vida e a esperança da glória.

Uma mente sã, uma mente sóbria, no verdadeiro sentido, só pode ser onde a alma do homem foi transformada no Espírito do homem pela habitação do Santo e abençoado Espírito de Deus.

Estar sóbrio é ser:  Pensativo e atencioso, em oposição à vertigem e leveza da disposição. Ser humilde e renunciado em oposição a um espírito convencido e autossuficiente.

Ser temperado e abnegado, em oposição à indulgência desenfreada das paixões.

Dar preferência habitual ao eterno ao invés do temporal.  Ter uma atenção sóbria para que nunca adiemos para um período futuro o que deve ser feito agora.

A juventude é um tempo de PROCRASTINAÇÃO por achar que temos muito tempo.

A morte e o julgamento estão diante dos moços, assim como dos outros; mas quase todos eles parecem esquecer-se disso

III RAZÕES PARA INSISTIR EM UMA MENTE SÓBRIA.

Vejamos as razões pelas quais a sobriedade da mente deve, em particular, ser recomendada aos jovens, entre outras, podemos atribuir as seguintes.

  1. Reconhece-se que é impossível para uma pessoa, constantemente agir bem que não pensa com sabedoria, ou pensar com sabedoria que não pensa sobriamente.

Pensar com sabedoria e agir sobriamente é uma constante necessidade em todas as fases da vida. Mas principalmente na juventude, da qual todo o resto da existência depende.

Tudo o que fazemos na juventude vai definir quem somos na maturidade. Esse é o tempo para todo os tipos de virtudes e desenvolvimentos nascerem. As decisões mais importantes são tomadas agora.

O que os moços virão a ser depende, muito provavelmente, daquilo que são no momento; ainda assim, parece que se esquecem disso com muita facilidade.

Os moços necessitam de exortação, porque, se começarem a servir a Deus agora, serão poupados de tristezas

  1. A juventude com a manhã de nossa vida, nossos primeiros e prósperos anos, devem estar armados com essa precaução, porque é na juventude que estamos expostos aos maiores perigos.

Quando as paixões são as mais fortes e, podem nos arrebatar e nos seduzir com mas violência.

Quando os prazeres e entretenimentos dos sentidos nos fascinam e são mais capazes de nos trair em excesso

Principalmente por ser a juventude mais facilmente enganada e convencida, mais crédula e sem discernimento.

Portanto, os jovens são mais abertos às tentativas dos outros, os mais propensos a sermos assaltados e superados, principalmente pelas SEITAS E HERESIAS.

O perigo de MÁS COMPANHIAS e de gente que não ama a Deus. Seremos totalmente influenciados e copiaremos o comportamento com quem andamos. Nunca tenha como amigo íntimo alguém que não seja amigo de Deus

Portanto, já que a experiência que chega tão tarde, ela deve ser suprida por considerações e acompanhamento dos mais velhos. A prudência deve nos convidar a ouvir isso, antes que venha a tragédia.

  1. A moderação como uma joia da mente e da alma que combinam melhor com a juventude, assim como são a beleza de todos os ornamentos, brilham mais na juventude.

Então esse excelente temperamento de que falamos, que é a joia e o traje principal da alma, e para o qual a maioria das outras boas qualidades que ela possa adquirir são apenas adereços e apêndices.

A moderação é então da maneira mais exata possível uma JOIA VALIOSÍSSIMA e não bijuteria barata. Ela tem de fato o melhor brilho e tornam os que a usam mais amáveis ​​e encantadores.

Como os jovens têm muitos dons e talentos naturais que abrem portas ao seu favor.

Tem têm uma desvantagem natural em relação ao tempo, que é falta de maturidade, coisa que não há como equilibrar ou compensar.

A diferença de um jovem de 20 anos que humildemente se deixar educar por uma pessoa madura de 50; e outro da mesma idade que não se deixa; é que  o primeiro ganha 30 anos de uma só vez.

Os privilégios que a moderação dá a juventude, de serem sóbrios e discretos, torna-os mais felizes, pois possuem um título duplo: sabedoria(própria) e maturidade (de outros). Esses moços piedosos vivem acima da média.

  1. OS EFEITOS DE UMA MENTE SÓBRIA.
  2. A sobriedade da mente confirma e estabelece a piedade.

Ninguém é pobre quando tem instrutores piedosos. Mas a eficácia disso depende muito de como vamos agir.

Todas as advertências e conselhos que recebem de nossos pais, amigos, professores e livros, são um ARSENAL, no qual você deve estar comprometido em guardar e aprimorar.

São um tesouro rico demais para ser desperdiçado. È uma herança que de fato os torna mais felizes para que chega mais cedo.

Veja os conselhos que Salomão recebeu do seu pai. Eles foram a fonte de toda a sua sabedoria (1Cr 23: 9; Pv 4: 15-16). Ninguém é sábio aos seus próprios olhos.

  1. A sobriedade mantém a mente disposta.

Dizemos que tudo é fácil para uma mente disposta; mas uma mente sóbria é tão disposta quanto sábia.

Grandes partes das nossas lutas e dificuldades, é causada pela nossa consideração tardia. Agimos sem pensar, e por isso colhemos frutos amargos.  E isto tem acontecido muito no casamento.

Onde o amor é motivado pelos fatores da aparência e não no caráter do futuro cônjuge, que nasce de um amor egoísta. O numero de divorcio entre os jovens nos primeiros anos de casados e algo assustador.

  1. A moderação é uma forte defesa contra tentações. “Escrevi a vocês, rapazes, porque sois fortes”, diz São João;

Ou o que importa o mesmo é o que Deus está dizendo: vocês jovens são vigorosos. Vocês estão num momento áureo da vida. Onde poderão servir com mais intensidade e como mais êxito ao reino de Deus.

Governe, portanto, seus apetites antes que os maus dias cheguem. Agora você pode vencê-los, mas se você negligenciar isso, eles vencerão você e levarão você para onde não deseja.

Quando você perder a moderação. O pecado fará você pagar mais caro do que pode. Vai fazer você ficar mais tempo do que queria. E fará você dá o que não queria.

 

 

  1. A moderação oferece maiores oportunidades de piedade e virtude.

Os moços e moças, armado da moderação; são mais fortes e mais rápidos, não apenas em defesa, mas em ação; para que, quando as ocasiões se apresentem, eles estejam prontos para encontrá-las com prazer e aperfeiçoá-las em proveito.

A palavra em nosso texto, estritamente traduzida, significa “mente sã”. E implica a convicção de que existe um certo padrão de caráter ou condição da mente que tem uma analogia com a saúde do corpo.

Uma condição na qual todas as funções da mente estão em seu estado correto, onde há visões solidas ou saudáveis das coisas, onde todas as partes dos corpos estão em perfeito estado de operação.

A moderação é a grande incentivadora de uma vida de ORAÇÃO. Sem disciplina e domínio sobre a vontade ninguém se dedicará com perseverança na oração. A falta de moderação é a falta de oração.

A moderação é a disciplina para a santidade. É por meio da moderação que vamos mortificar o pecado. As renuncias são obras da moderação.

Por obedecer a esse mandamento Bíblico da moderação ROBERT MURRAY McCheyne (1813-1843) foi um dos homens mais consagrados do século 19.

Morreu Jovem com 29 anos. Teve um pastorado curto, mas fez mais que a maioria dos pastores. Ele desenvolveu o melhor plano de leitura devocional das Escrituras.

  1. A sobriedade coloca os limites em todas as coisas.

A falta dessa SOLIDEZ DA MENTE, onde as paixões e desejos exerce influencia sobre nós, mas do que qualquer outra coisa, destrói nossa sanidade mental e levam a ruína.

Portanto, a SOLIDEZ DA MENTE inclui autocontrole e temperança, a primeira das quais é o poder de governar as paixões e a outra o hábito de usar todos os prazeres sem exceder.

Mas a solidez ou sobriedade da mente é uma joia rara. Pois desenvolve aquelas visões justas da vida.

Dá uma apreciação do valor do prazer e do mundo em comparação com o dever e a vida superior da alma, sem a influência da qual na alma não pode exercer continência, nem autocontrole, nem temperança.

A solidez ou sobriedade da mente também além de colocar os limites das paixões, especialmente as sensuais; também lida corretamente com todos os outros desejos.

Mesmo aqueles que têm pouco a ver com o corpo, como o desejo de fama, de poder, de superioridade e o desejo de riqueza – o meio de satisfazer todos os outros desejos – são colocados sob seu controle.

Eles não fazem isso como consequência da prudência mundana que visa o sucesso na vida e querem viver melhor, como ensinam as religiões e os gurus modernos, para ganhar reputação e louvor dos outros.

A sobriedade não é uma virtude filosófica cristã de bem-estar. A motivação pura por traz é a gloria de Deus, e o caráter santo do evangelho.

Esse caráter é desenvolvido através da união com Cristo e como resultado do trabalho do Espirito Santo em nós.

CONCLUSÃO: A juventude deve ser como o jovem Daniel, que na adolescência foi capaz de se destacar por sua moderação e conhecimento (Daniel 1: 4);

O jovem SAMUEL, que assim que é desmamado, esteve diante do Senhor ( 1 Samuel 1: 1-28 ); o jovem JOSIAS, que aos oito anos de idade foi um rei piedoso influenciado pelo sumo sacerdote ( 2 Reis 2: 1-25 );

Como o jovem TIMÓTEO, que conhecia as Escrituras desde criança; sim, e do próprio CRISTO, que cresceu tanto em sabedoria como em estatura, de modo que, aos doze anos de idade, conseguiu confundir os doutores e grandes rabinos dos judeus.

Deus exige primícias, primogênitos dos homens e dos animais. O primeiro mês, sim, o primeiro dia desse mês, para a celebração da páscoa; e deleita-se em ofertas inteiras e gordas, não nos sacrifícios coxos, magros e cegos que Sua alma abomina.

De todos os filhos dos homens, o Senhor nunca teve tanto prazer como nos que foram santificados desde o ventre.

Alguns dos eruditos falam da vara de amendoeira, como a vara de Moisés e a visão de Isaias sobre o chamado de Deus (Ex 3; Is 9). A escolha das amendoeiras de todas as arvores são as que produzem mais rapidamente suas flores e frutos.

Veja quais são os sentimentos predominantes que ocupam a mente da nossa juventude e saberemos qual será o caratê da nossa próxima geração.

Os homens são modernos, mas repete a sabedoria do passado.  O poder dominante dos jovens é algo reconhecido em todos os tempos.

Foi porque ele ensinou a seus rapazes que SÓCRATES era temido em Atenas. De pé no mercado, visitando o ginásio ou falando dos pórticos, ele exercia um poder que os senadores viam com inveja e pavor.

Quando alguém desejava que WESLEY deixasse a universidade de Oxford para tomar conta de uma paróquia local, ele recusou, porque, segundo ele, as escolas dos profetas estavam lá.

O HON. Stephen Allen, que fora prefeito de Nova York, foi afogado a bordo do Henry Clay. No livro de bolso foi encontrado um recibo impresso, aparentemente cortado de um jornal, cuja cópia é apresentada abaixo.

É digno de ser gravado no coração de todo jovem: –

 “Tenha boa companhia, ou nenhuma. Nunca fique ocioso. Se suas mãos não puderem ser empregadas com utilidade, dedique-se ao cultivo de sua mente. Sempre fale a verdade.

Faça algumas promessas. Faça jus aos seus compromissos. Mantenha seus próprios segredos, se você tiver algum. Quando você fala com uma pessoa, olhe-a na cara.

Boa companhia e boa conversa são os próprios tendões da virtude. O bom caráter está acima de todas as outras coisas. Seu personagem não pode ser essencialmente ferido, exceto por seus próprios atos.

Se alguém fala mal de você, deixe sua vida ser para que ninguém acredite nele. Não beba nenhum tipo de bebida intoxicante. Sempre viva (com exceção do infortúnio) dentro de sua renda.

Quando você se aposentar, pense sobre o que você tem feito durante o dia. Não tenha pressa de ser rico se você prosperar. Ganhos pequenos e constantes dão competência a uma mente tranquila.

Nunca jogue em nenhum jogo de azar. Evite a tentação, por medo que você não possa suportar. Ganhe dinheiro antes de gastá-lo. Nunca tenha dívidas, a menos que encontre uma maneira de sair de novo.

Nunca peça emprestado se você puder evitá-lo. Não se case até conseguir sustentar uma esposa. Nunca fale mal de ninguém. Tenha um pouco antes de ser generoso. Mantenha-se inocente se você quiser ser feliz.

Economize quando for jovem, para gastar quando for velho. Leia as máximas acima pelo menos uma vez por semana.”

A supremacia do autocontrole consiste em uma das perfeições do homem ideal.

Não ser impulsivo, não ser estimulado aqui e ali por cada desejo que por sua vez chega ao topo; mas ser autocontrolado, equilibrado, governado pela decisão conjunta de todos os sentimentos reunidos no conselho, diante dos quais toda ação deve ser totalmente debatida e determinada com calma – que é o que a educação, a educação moral, pelo menos, luta produzir ”.

Essa é a qualidade determinante da qual mais depende o sucesso ou o fracasso da vida após a morte. Se falhar aqui, sua falha é absoluta e irremediável. Sucesso aqui é sucesso garantido daqui para frente.

Veja o exemplo de dois jovens: um educado nos melhores colégios e faculdades particulares; o outro nunca esteve em uma faculdade, mas conhece e possui o poder do autocontrole.

Para todo trabalho digno da vida, este último é incomensuravelmente superior; ele fará o trabalho de um melhor banqueiro, fabricante, legislador, etc.

Falar vários idiomas, ter doutorado, é valioso, mas, em contraposição ao AUTOCONTROLE, não tem o peso de uma pena ou o valor de um peido.

Mas a verdadeira educação adota o autocontrole e, com outras aquisições, oferece grande vantagem ao estudioso.

Em uma entrevista foi questionado sobre qual a qualidade mais essencial para um primeiro-ministro.

Um dos participantes disse: “Eloquência”; outro, “conhecimento”; outro, “Trabalho”. “Não”, disse o primeiro Ministro Pitt, “é a Paciência”, e a paciência com ele tinha seu verdadeiro significado de autocontrole.

Nesta qualidade, ele próprio se destacou. Há um monumento instrutivo para esse grande estadista na Abadia de Westminster.

PITT fica ereto com a mão estendida; outra figura representa a anarquia se retorcendo acorrentada a seus pés, enquanto uma figura calma que representa a história está anotando o registro de suas conquistas vitoriosas para a posteridade ler.

Há uma necessidade premente de outros Pitts conquistarem a si mesmos e depois conquistarem seus companheiros neste mundo desordenado. Anarquia e o erro ainda devastam a terra.

Eles precisam de homens fortes e AUTOCONQUISTADOS para colocar ordem no caos. E esteja certo, a história imparcial espera para imortalizar o nome dos grandes heróis morais de hoje.

Moço, Você é necessário para Deus, neste tempo presente. Pense como você pode ser um instrumento de benção para sua família, para sua igreja e para o bem para o mundo.

WILLIAM WILBERFORCE (1759-1833), foi um inglês estadista, abolicionista e filantropo. Lutou para abolir o tráfico de escravos e a própria escravidão. Morreu um mês antes da promulgação oficial do fim do tráfico de escravos nas Colônias Britânicas.