Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 12 – A  pregação que convém. Referência: Tito 2:1. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 21/08/2019.

INTRODUÇÃO

O respeitado comentarista luterano, RCH Lenski[1] escreve: “Se um escravo cristão desonrasse seu mestre de qualquer forma por desobediência, agindo desrespeitosamente, falando vergonhosamente seu mestre, a pior conseqüência não seria a surra que ele receberia, mas as maldições que ele causaria. Seu mestre iria atirar contra o Deus deste escravo miserável, sua religião e os ensinamentos que ele abraçou: “Então é isso que esta nova religião ensina aos seus convertidos!” Em vez de trazer honra ao verdadeiro Deus e ao evangelho de seu alto e santo Nome como todo cristão deveria estar ansioso para fazer, esse escravo traria o oposto, para o deleite do diabo “.

A história da igreja primitiva revela que os escravos cristãos geralmente tinham um preço mais alto no mercado de escravos do que os incrédulos. Se um mestre soubesse que certo escravo no bloco de leilão era um cristão, ele geralmente estaria disposto a pagar mais por aquele escravo, desde que ele soubesse que o escravo o serviria fielmente e bem. Isto é um alto tributo à fé cristã e à solidez da doutrina que está de acordo com o glorioso evangelho! Se você fosse colocado no “mercado de escravos” por assim dizer, você “daria um preço mais alto?”

Em conexão com o capítulo anterior, o apóstolo inicia um contraste usando um, “MAS”.  Muitos tem uma confissão de fé, mas não a vivem. Mas você; Tito, promova o tipo de vida que reflete o ensino correto. O dever de Tito é estabelecido no meio de muita oposição, daqueles que não toleravam a pregação dele. Mas o apostolo Paula, não vacila e diz: mas prega tu; ou seja, não pare de pregar por causa dos opositores.

Paulo está dizendo algo assim: Embora os falsos mestres que descrevi, estão enchendo os ouvidos dos seus ouvintes com entretenimento, com fantasias, e doutrina dos homens, que envenenam as almas e desviam os homens da verdade. Paulo continua… Mas tu deves ser totalmente diferente deles na tua pregação; eles falam coisas agradáveis e conveniente, mas tu deves falar o que é proveitoso; pois eles, desprezando a simplicidade do evangelho. Eles caem não apenas em erros perigosos que eles abordam, mas em discursos aparentemente ortodoxos, mas soltos e ociosos que trazem doenças à alma. Mas você Tito, pelo contrário, deve ser claro ensinando as responsabilidades dos homens e mulheres, para que vivam o que eles creem e assim terão uma fé solida e verdadeira.

Seus opositores não vão deixar de se opor a você. Eles vão continuar influenciando famílias inteiras e ganhando atenção de muita gente. Deixe os brincar com o evangelho como quiserem e viver como eles dizem. Mas você deve ser diferente deles, continue a desempenhar o seu ministério com a verdade que é de acordo com a piedade.

  1. LIÇÕES AOS MINISTROS.
  2. O dever de pregar.

Nenhum ministro cristão, nenhum crente, deve ser de forma alguma abalado ou intimidado como o procedimento ímpio daqueles que se opõem a pregação da igreja local. Embora Tito estava sendo incomodado e combatido com a pregação e o ensino de seus doutores e eruditos opositores, que se ocupariam principalmente em refutar e discordar de sua pregação e de sua liderança. Mas Tito não deveria ficar calado. Embora ele possa ser perturbado e combatido por esses doutores; ainda assim Tito não deve ser intimidado e ficar retraído. Mesmo que sua doutrina por meio da pregação não tem sido obedecida, ele não deve se cansar de continuar a pregar e a exortar o povo ao arrependimento.

As pessoas normalmente preferem seguir enganadores e aplaudir pessoas que são escarnecedores, pois eles agem de uma maneira que parecem estar ensinando a verdadeira doutrina. Mesmo assim Tito não deveria ficar descontente ou frustrado com sua pregação, nem se desviar de seu caminho, como fez Jonas. Nem se decepcionar como fez Jeremias, mesmo o povo vendo os juízos de Deus, eles não quiseram ouvir a pregação dele; embora prometessem que iriam obedecer, mas não cumpriram a promessa (Jeremias 45,46).

Mesmo assim Tito deveria cumprir seu próprio ministério de servir a Deus, e à igreja e a salvação dos homens. Não importa se a pregação será obedecida ou aceita por todos, mas ela é o meio que Deus escolheu para salvar os eleitos; eles haverão de crer (Tt 1.1-3). Paulo está dizendo algo assim; deixe os outros ficarem ou caírem com seus próprios mestres, deixe que os sigam. Mas você continua pregando a sã doutrina, nisto está a segurança dos salvos.

 

  1. Pregar a sã doutrina.

O escopo de todo ministro em seu ensino deve ser alimentar o povo de Deus com uma doutrina saudável, para trazer saúde as almas dos homens. Muitas músicas não apenas ensinam nenhuma doutrina, mas muitas até ensinam doutrinas falsas. Um cantor não tem mais o direito de cantar uma mentira do que um professor tem de ensinar uma mentira. Se a conversa comum dos cristãos deve ser edificante, ministrar graça, trazer doçura para a alma e saúde para os ossos; se for requerido de todo justo que seus lábios alimentem muitos, ou melhor, mais, se a lei da graça deve sentar-se sob a boca de toda mulher virtuosa.

 

Muito mais deve ser do ministro, cujo ofício em peculiar o vincula a ser um pastor. ou alimentador, e que de acordo com o coração de Deus, ele tendo para esse propósito recebeu seu chamado, dons e aprovação de Deus. Caso contrário, ele perverte todo o curso de sua vida e chamando, e não é melhor do que os falsos apóstolos, que abandonando o ensino sadio se voltando para discursos infrutuosos e controversos, tornando-se vaidosos, eles estão errando o alvo, como o um atirador que perde a habilidade de acertar o alvo.

  1. Doutrina Sadia

Temos apenas que olhar para a parte restante deste capítulo para aprender o que Paulo quer dizer com “sã doutrina”. Nesse primeiro verso ele declara o assunto em geral, e depois o divide em suas várias partes. Através dos versículos subsequentes, ele direciona Tito a explicar ao seu rebanho os deveres das diversas fachas etárias que são sugeridos pelo evangelho. Ele deveria exortar os idosos e os jovens, senhores e servos, homens e mulheres, a se comportarem de maneira digna em todas as circunstancias, para que pudesse ser o embelezamento das doutrinas de Deus, nosso Salvador.

O desempenho de todos os deveres como cristãos forma a perfeição da santidade. Esta é a grande ênfase de Paulo nesta carta. Mas mencionar particularmente todas as passagens que nos obrigam à santidade seria recapitular quase toda a Bíblia; o livro inteiro reforça a obediência aos preceitos do nosso Divino Mestre. É suficiente lembrar-se de Suas próprias palavras: (Mateus 5.16) “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

A religião de Cristo, que se destina a nos levar à comunhão com Deus, nos leva primeiro à santidade, sem a qual esta comunhão não pode ser alcançada. Os crentes são templos do Espírito Santo; mas, enquanto vivemos em pecado, pode o Espírito de Deus habitar em nós? Ele pode habitar em um homem sem produzir os efeitos do Seu poder e de Sua graça? Ele pode possuir o novo coração e, ainda assim, deixar as afeições escravizadas ao pecado?

  1. A função das doutrinas

A função das doutrinas, é ser consideradas como motivos para ação, isso evidencia a doutrina verdadeira; o seu efeito santificador. Não há discrepância alguma entre muitas outras doutrinas ou partes do evangelho. A doutrina enquanto inculca pureza e santidade de vida, nos oferece os mais poderosos motivos para viver sóbria, justa e piedosamente. Por isso devemos examinar seus preceitos e regras de conduta? Estes nos dão uma ideia de santidade de uma maneira ao mesmo tempo viva e impressionante.

Consideramos a maneira pela qual a natureza do vício é representada? Suas misérias são descritas tão completamente e tão bem que não podemos deixar de considerá-las repugnantes; em toda parte, a Bíblia está repleta de razões que reforçam a prática necessária de uma boa vida. Todos os seus mistérios apontam para isto; todas as suas doutrinas são tão fortes laços para levar nossos corações à obediência da fé – são tantas armas de guerra, poderosas em Deus para derrubar todo sofisma e toda fortaleza e levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo.  O evangelho consagra todos os usos sagrados que a natureza nos ensina. O Criador preserva e cuida de sua criação por meio da sua BONDOSA PROVIDENCIA nos fornece todas as coisas que ele julga necessárias para nós.

(a) Como a doutrina deve ser considerada.

O que mais pode nos inclinar à prática da obediência do que essas importantes verdades, se bem consideradas? Visto que Deus é nosso Criador, que nos deu vida, não devemos dedicar essa vida a Ele? Tudo o que nos foi dado server para vermos corretamente as misericórdias de Deus e reconhecer que tudo exige santidade ao Senhor. Embora esses motivos para a santidade por maiores que sejam e poderosos, não são nada comparados com aqueles que o evangelho faz; não com a luz da razão, mas da revelação. Estes últimos motivos, compreendidos em Cristo e em Sua economia, são aqueles que devem afetar toda alma que não está morta em pecado e insensível a toda impressão correta.

Que o Todo-Poderoso, depois de todos os nossos crimes, deve ser reconciliado conosco; que Ele dê Seu Filho – dê a Ele para ser feito homem – para ser nosso irmão – nosso exemplo; que Ele deveria dar a Ele para morrer por nós a morte mais ignominiosa e cruel; não é esse amor e misericórdia digno de louvor eterno? Não são estes os mais fortes incentivos para serem santos em todo tipo de conversação? Quem será encontrado tão ingrato a ponto de ser capaz de pecar contra um Deus tão misericordioso – de pisar o sangue de tal aliança como algo profano? são nada comparados com aqueles que o evangelho faz com a luz da razão, mas da revelação.  Estes últimos motivos, compreendidos em Cristo e em Sua economia, são aqueles que devem afetar toda alma que não está morta em pecado e insensível a toda impressão correta.

(b) Como a doutrina deve ser falada.

Consideremos a seguir a maneira pela qual a sã doutrina deve ser falada. A visão da revelação cristã já dada é uma resposta suficiente às alegações contra os DOIS MODOS COMUNS DE PREGAÇÃO.  Alguns reclamam que a EXPOSIÇÃO DE PRECEITOS BÍBLICOS sobre algum assunto de comportamento não é pregar a Jesus Cristo. Enquanto outros reclamam que as DOUTRINAS SISTEMÁTICAS não tem qualquer relação com a pratica do evangelho.  Enquanto pregamos a Cristo crucificado, ou exortamos a conduta virtuosa, ninguém diga que negligenciamos o fim da revelação, pois cada parte, devidamente declarada, promove, do modo mais explícito, o fim do evangelho a santificação dos crentes.

Que seja lembrado, então, que se um ministro aplica um preceito ou explica uma doutrina, ele está trazendo esse preceito ou essa doutrina para assumir sua parte no grandioso desígnio de um todo – a salvação da humanidade.E que, ao escolher qualquer tema ou assunto da escritura, seja qual for o sujeito do discurso, ele não perde de vista o que o evangelho constantemente mantém em vista. Que aqueles que herdariam o reino; devem servir a Deus aceitavelmente com reverência e temor piedoso.

(c) Como a doutrina deve ser ouvida?

III Em seguida, consideraremos com que mente e de que maneira essa “sã doutrina deve ser ouvida”. Embora o pregador não “fale tão sabiamente”, os ouvintes não podem negligenciar os meios de instrução, pois seria ouvir em vão sermão. Precisamos estar atentos a pregação, lendo o texto com o pregado, prestando atenção à exortação, à doutrina, à oração. Você deve ouvir com atenção séria, tendo se preparado para a casa de Deus com santa reverência, com espirito de oração, evitando toda distração e desatenção e ouvindo as coisas que são proveitosas para salvação.

Você deve ouvir com mansidão. Venha para a casa de Deus com disposições modestas e tratáveis, traga consigo a persuasão de que você precisa frequentemente ser constantemente exortado a lembrar de seu dever. Somente os que em bom e honesto coração recebem a Palavra, a guardam e produzem frutos. Você deve ouvir e aplicar a sua vida particular. Quando um vício é condenado, do qual sua consciência o acusa, aplique seriamente a repreensão a si mesmo: “Ó minha alma, tu és esse homem”.

Todas as instruções que ouvimos devem ser cuidadosamente colocadas em nossos corações e serem praticadas em nossas vidas. Você deve ser “praticante da Palavra e não apenas ouvinte”. A religião não é uma diversão vazia ou uma especulação aérea; é a ciência da santidade, uma arte prática, um guia e um vetor da vida humana.

Faça a sua oração diante do Senhor seu Deus, para que você possa entender a Sua verdade; Só Deus pode selar as instruções que você pode receber. Quem quer que plante, é Deus quem dá o crescimento. Peça, com fé, a sabedoria de cima, e “Deus, que dá a todos os homens liberalmente e sem censura, dará a você”.

  1. LIÇÕES AOS OUVINTES

Os ouvintes são, portanto, ensinados diversos deveres. Como:

(a) Desejar a pregação.

Desejar somente o alimento saudável que suas almas estão precisando. Deixando de lado os discursos, que nos agradam e a busca frenética por novidades.  O ministério não foi dado para ser uma musica para os ouvidos, mas para alimentar a alma, tornando-se um remédio, e uma regra de vida.O “ouvir ateniense” (que gostava de uma novidade), é a causa da pregação ateniense. As doenças que vem sobre tais ouvintes, mostram a maldição de Deus sobre eles, que desprezam o maná do céu e desejam a cebola, o alho e a carne do Egito. Estas coisas são o que eles desejam ouvir, e com isso vem o que eles mais desejam, pois, essas mesmas coisas que desejaram apodrecem entre os dentes.

(b) Receber a pregação.

Devemos receber a doutrina saudável. Quanto ao corpo, recebemos alimento saudável, seja qual for, ou de quem quer que seja; seja amargo às vezes, ou pareça muito salgado, mas, se a fome for sadia, será saboroso. Ninguém recusará um remédio amargo, para restaurar seu corpo de qualquer enfermidade. No entanto quem de nós está disposto a sofrer uma repreensão amarga para salvação de sua alma? Muitos estão apegados a seus “paladares agradáveis”, que acabam admirando seus cozinheiros (ensinadores ou pregadores) e mesmo que amem o raciocínio e plausibilidade do ensino e a simpatia da pessoa deles, suas almas estão quase morrendo de fome.

Por isso Tito teria tanta gente que iria se opor a sua pregação. As pessoas teriam queixas sobre seus sermos duros e amargos. Muitos hoje se queixam de seus pastores locais: “ele tem um espirito azedo e amargo; ele procura só ferir e não fornece cura, ele tem uma linguagem rude. Então deveríamos perguntar: Mas o que ele prega? alguma heresia ou a pura doutrina de Deus? Pois se é Palavra de Deus que ele prega, então porque não tremes com essa Palavra?

Não importa a rudeza se ele prega a verdade. Aliás os homens de Deus sempre pregaram sermões duros, mas cheios de graça. Veja a pregação de Elias ou a de Joao Batista, que chamava seus contemporâneos de raça de víboras. Veja o discurso duro de Jesus em Joao, onde ele perde a multidão por causa de sua pregação. Veja a pregação de Paulo diante do rei Agripa sobre o juízo vindouro deixando o rei com medo. Veja a pregação de Jhonatas Edwards, pecadores nas mãos de um Deus irado, onde as pessoas se agarravam as pilastras gritando desesperadas.

  1. Guardar a pregação.

Os ouvintes devem guardar uma doutrina saudável quando a tiverem recebido (2 Timóteo 3:14 ). Continue nas coisas que você recebeu; compre a verdade, mas não a venda, e amarre-a rapidamente em seus corações. Não adianta comer “filé mion” se o estomago da alma  o mantém, mas escorrega da memória, e não é pela meditação digerida, a alma estará tão doente quanto o corpo quando nenhum alimento é digerido pelo organismo. Os ouvintes devem assim desejar, receber e manter este alimento saudável, pois eles podem crescer por ele, mostrando pelo seu florescimento na graça que eles têm alimento saudável (Salmos 109:4).Pois, como no corpo, se alimento não for digerido ele não enviará os nutrientes para as células, devido alguma obstrução, então o corpo sofrerá.

Assim também a alma pode ser obstruída com algum ruído no ouvido, que o impeça de receber a sã doutrina, seja a cobiça, o ciúmes, a soberba, o mundanismo que manterá a desnutrição espiritual. Vemos neste verso que o Senhor colocou uma mesa diante de nós, com todos os alimentos saudáveis, para que nossas almas possas cumprir os deveres cristãos aos quais fomos chamados para vencer nossas tentações e vencermos nossos desejos pecaminosos.

III. LIÇÕES PRÁTICAS.

A moralidade genuína legisla igualmente para toda a humanidade independente de idade, sexo e relacionamento. A verdadeira moralidade alcança as fontes do coração, e ela é o grande propósito do ensino do evangelho.

(a) O que é o ensino saudável

O ensino sadio, segundo Paulo, não é ensino que tem o toque convencional, cheio de teorias e formalidade ou formulas. Para ele o ensino saldável produz uma fibra moral, tornando homens e mulheres fortes e funcionais. O fruto prova da doutrina é a santidade. Vejamos.

(a) Somente a mente sadia pode transmitir um ensino saudável. Uma mente sadia é uma mente livre e desimpedida. Ela não é influenciada pela propaganda, pela tendência. Ela não come o que todo mundo come. Uma mente que tem a visão clara da saúde, uma mente que tem o apetite aguçado pela saúde, uma mente que tem o paladar da saúde, uma mente que tem a coragem da saúde, uma mente que toma o mundo como ele o encontra.

(b) O ensino saudável é aquilo que é saudável em seus efeitos. Comida ruim não pode construir um quadro robusto. Imagine uma mãe que tem uma criança cheia de saúde e pulando o tempo todo.  Aleguem questiona qual a dieta dessa criança. Então surge várias ideias do tipo de dieta. Uma autoridade diz: “Você deve usar a minha, porque ela tem o rótulo correto, e é feita nas latas apropriadas”. Mas a mãe diz: “Eu tentei, e a criança morreu de fome”. “Mas essa dieta tem todos os nutrientes necessários em suas devidas proporções para a criança. E é reconhecida pelos médicos. Então a mãe diz: Rótulos ou nenhum rótulo, latas ou nenhuma lata dessa dieta, Estudos médicos ou nenhum médico: Tudo o que eu sei é que eu experimentei aquela comida, e se eu tivesse continuado com ela, meu filho estaria morto a essa altura.

E então ela diz que uma senhora experiente e sabia, a orientou a tentar outra preparação, natural e simples; embora fosse alguém com patente, sem rótulo ou endosso. Mas logo a criança ganha peso e músculos, a pela fica com uma cor bonita, e a cada dia mais disposta e estimulada. Mas a pessoa continua, mas isso não é uma dieta cientifica. Os grandes nutricionistas não a prescreveram. Não pode ser saudável. Mais uma vez a mãe responde: “Não importa. Meu filho está vivo e bem. ”Agora, esse é o verdadeiro teste a ser aplicado ao ensino religioso. Que tipo de homens e mulheres isso faz?

A “doutrina sadia” é aquela que produz uma vida espiritual e saudável, que constrói o caráter, embora sem rótulo ou endosso.

(c) A doutrina saudável deve ser aplicada às várias idades e condições.

Todo fiel ministro deve ajustar e aplicar sua doutrina às várias eras, condições e ocasiões de seu povo, para que todo homem e mulher, jovem e velho, superior e inferior, conheça não apenas o que é lícito, mas o que é mais conveniente e parecendo nossa idade, lugar e condição de vida. É verdade que todas as virtudes em geral são comandadas, como todos os vícios em geral são proibidos, para todas as pessoas. No entanto, existem algumas virtudes especiais que são ornamentos mais brilhantes em alguma idade e condição do que outras, como nos homens jovens, o humor e a discrição são belezas especiais, já em homens idosos a sabedoria e a experiência.

Então, existem alguns vícios especiais (embora todos nós lutamos contra algo), que são manchas mais sujas para algumas idades do que para outras, e alguns para os quais homens e mulheres são mais sujeitos em razão de sua idade ou sexo, como jovens com cabeça e precipitação; velhice a impaciência, perversidade, cobiça, etc..; mulheres à curiosidade, fofoca, etc… Contra tudo o que o homem de Deus deve em especial fornecer e armar seu povo, instantaneamente se esforçando para erradicar tais ervas daninhas como por sua própria vontade aparecem fora do coração terreno dos homens, como também Plante as graças contrárias em seu lugar. Exemplos dessa prática nos encontramos nos evangelhos, no livro de Atos, em todas as epistolas, apocalipse e em todo o A.T.

(d) Outras razões importantes para impor a doutrina.

  1. Jesus disse que a fidelidade de um mordomo sábio é demonstrada quando ele, distribuir a cada um da família do seu senhor a sua própria porção de alimento no devido tempo (Lucas 12:42).
  2. Para este propósito é a Palavra preparada, para fazer todo homem pronto e absoluto para toda boa obra; e assim a sabedoria de Deus é feita para brilhar a todos os olhos, que podem contemplar uma regra de direção tão perfeita na fé e nos bons costumes.
  3. Bem conhecia nosso apóstolo, com os outros homens de Deus, que as DOUTRINAS GERAIS (embora nunca tão saudáveis) pouco prevalecem. São apenas postulados frios, e não tocam profundamente as pessoas, sem particular aplicação às suas diversas necessidades. Entender a mecânica da salvação pode não ter aplicação direta a certas necessidades das pessoas.

CONCLUSÃO

Precisamos lidar com os indivíduos em suas necessidades, como ensinou o Mestre. Com os doutores, discutia teologia, mas com os necessitados levava o alívio e o conforto. Richard Baxter adotou o método de lidar individualmente com os seus membros, visitando-os em suas casas um a um. Ele nos diz que, por causa disso, ele tinha razão para acreditar que mais de um terço dos habitantes crescidos daquele lugar foram convertidos a Deus. Paulo está interessado numa pregação que lida mais em exortações praticas, porque aqueles que se interessam por perguntas inúteis e controvérsias teológicas, precisam ser relembrados para o estudo de uma vida moral sagrada, pois nada efetivamente acalma a curiosidade errante dos homens, como o ser levado a reconhecer os deveres em que eles deveriam se exercitar .

[1] (A Interpretação das Epístolas de São Paulo aos Colossenses, aos Tessalonicenses, a Timóteo, a Tito e a Filemom: Augsburg, 1964, p694-95)