Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 07 – Santidade da Doutrina. Referência: Tito 1:9. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 26/06/2019.

INTRODUÇÃO 

Duvido que tenha havido algum tempo na história da igreja quando o inimigo não tenha, de uma forma ou de outra, atacado a Palavra de Deus. Durante a Idade Média, muitos, se não a maioria dos sacerdotes da Igreja Católica, ignoravam os ensinamentos básicos da Bíblia. Como a Bíblia não foi traduzida para as línguas comuns, somente os sacerdotes podiam lê-la (em latim) e ensiná-la, mas poucos deles a leram. A Reforma foi em seu coração um reavivamento da Palavra de Deus.

Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, para que pessoas comuns pudessem lê-la. Tanto ele como Calvino pregaram sermões expositivos, explicando e aplicando a Bíblia na vida cotidiana das pessoas. Embora a Reforma tenha se espalhado pela Inglaterra, em meados do século XVI , as coisas estavam ruins. J.Packer[1] escreve: “Muitas igrejas não tiveram um sermão pregado nelas durante anos”. Muitos dos clérigos eram biblicamente ignorantes.

Neste tempo espiritualmente sombrio, Deus levantou os Puritanos. Eles acreditavam que os pastores “são responsáveis ​​por repreender a heresia e defender a verdade, para que seus rebanhos não sejam enganados e enfraquecidos.  A verdade bíblica é nutritiva, o erro humano está matando, então os pastores espirituais devem guardar a sã doutrina a todo custo.

O puritanismo era, acima de tudo, um movimento da Bíblia. Para o Puritano, a Bíblia era, na verdade, o bem mais precioso que este mundo oferece. Sua mais profunda convicção era que a reverência a Deus significa reverência pelas Escrituras, e servir a Deus significa obedecer às Escrituras. Em sua opinião, portanto, nenhum insulto maior poderia ser oferecido ao Criador do que negligenciar sua palavra escrita; e, inversamente, não poderia haver um ato de homenagem mais verdadeiro a ele do que valorizá-lo e examiná-lo, e então viver e dar seu ensino.

A intensa veneração pelas Escrituras, como a palavra viva do Deus vivo, e uma preocupação devotada em conhecer e fazer tudo o que prescreve, era a marca registrada do puritanismo. Ao longo dos anos em que tenho sido pastor, vi o inimigo atacar a Palavra de Deus de duas formas óbvias.

No final dos anos 70 e início dos 80, houve um ataque à inerrância das Escrituras. Harold Lindsell, que lecionou no Seminário Fuller, escreveu A Batalha pela Bíblia [Zondervan, 1976] expondo a erosão da confiança na exatidão absoluta da Bíblia entre alguns dos professores de Fuller. Ele também mostrou a mesma erosão em várias denominações e grupos para-eclesiásticos. Como resposta a essa situação, o Senhor levantou o Conselho Internacional de Inerrância Bíblica, que publicou a Declaração de Chicago sobre a Inerrância Bíblica, que define claramente o que afirmamos e negamos em relação à autoridade e veracidade da Bíblia.

Mais recentemente, o inimigo atacou sutilmente a Palavra de Deus através do movimento da igreja buscadora ou “amigável” e do movimento da igreja emergente. O movimento Buscador baseia-se em um objetivo digno, para alcançar os buscadores sem igreja e levá-los à fé em Cristo. No coração da estratégia está redesenhando o serviço da manhã de domingo para que seja direcionado principalmente para este público-alvo. Os hinos são substituídos por música contemporânea e otimista.

Eles costumam usar drama. Os serviços são mantidos curtos, para cerca de uma hora. Os crentes são desencorajados de trazer suas Bíblias para a igreja, porque isso ameaçaria os descrentes. Sermões são breves e quase sempre tópicos de auto-ajuda sobre como ter sucesso na vida. Um escritor de crescimento da igreja afirmou que, se você quer que sua igreja cresça, você nunca deve pregar algo controverso ou negativo.

Agora, a Emergente igreja encontra as igrejas apanhador muito grande e chamativo e orientado para o programa. Eles querem enfatizar a construção de relacionamentos próximos na igreja, o que, obviamente, é uma coisa boa. Mas eles compram a filosofia defeituosa do pós-modernismo, que nega a verdade absoluta no reino moral ou espiritual. A experiência é enfatizada sobre a doutrina. Tolerância e aceitação são virtudes fundamentais.

Ter um pastor levantando-se a cada semana e dizer a todos como eles devem viver (mesmo que seja baseado na Bíblia) é visto como arrogante e crítico. A doutrina é muito menos enfatizada. Li um site de uma igreja emergente. Pelo menos eles tinham uma declaração doutrinária, mas para chegar a isso, você tinha que ler um aviso que diz que a doutrina realmente não é importante.

Em outra parte de seu site, eles dizem: “Embora tenhamos uma breve declaração de crenças, preferimos não ‘supervalorizar a teologia’, mas sim permitir que a comunidade de fé interprete as Escrituras e aplique suas lições a si mesmas”. Por exemplo, os participantes eram encorajados a “compartilhar um poema, uma música, uma foto, uma escultura, uma dança, uma foto, um vídeo, etc. celebrando uma das bem-aventuranças!”

Eles estão dizendo: “Não estamos realmente na doutrina. Se você está preso com essas coisas, sentimos muito por você. Se você superar isso, mostraremos como você pode experimentar Jesus conosco”. Tudo isso para introduzir nosso texto, um verso que, se seguido, levaria a igreja de volta à direção tão necessária dos reformadores e dos puritanos.

Paulo diz (1: 9) que um Pastor deve ser um homem “apegado a palavra fiel que está de acordo com o ensinamento, para que ele seja capaz de exortar em sã doutrina e refutar aqueles que contradizem”. O fato é que todo mundo que professa conhecer a Cristo, incluindo aqueles na igreja emergente, mantém uma teologia.

A questão é se eles sustentam uma teologia biblicamente sólida. Na medida em que nossa teologia não vem da Escritura, estamos adorando um falso deus de nossa própria imaginação.Assim, todos nós precisamos crescer no entendimento da Bíblia, para que possamos conhecer melhor a Deus e seguir Seus caminhos com mais cuidado.

Parte do papel dos Pastores é conhecer bem as Escrituras e o suficiente para que eles sejam capazes de manter a igreja na verdade diante das repetidas tentativas de Satanás de introduzir o erro. Assim Paulo diz: os pastores devem ser homens piedosos que se apegam firmemente e ensinam corajosamente a Palavra da verdade de Deus. Paulo dá cinco requisitos para os anciãos fiéis em relação à Palavra de Deus:

  1. Os pastores devem ser homens de entendimento bíblico.

Todo pastor é chamado primariamente ao ministério da Palavra e, portanto, deve ter o dom de ensinar. Paulo diz em 1 Timóteo 5:17: “Os presbíteros que governam bem devem ser considerados dignos de duplicados honorários, especialmente aqueles que trabalham arduamente para pregar e ensinar.” Porque os presbitérios devem ser “capazes de ensinar” (1 Tim. 3: 2) e, como nosso texto declara, ser “capaz de exortar em sã doutrina e refutar aqueles que contradizem”.

Paulo não está dizendo que os presbíteros que não trabalharam duro na pregação e ensino estavam sendo negligentes. Mas parece-me que Paulo está reconhecendo que alguns pastores são chamados para se concentrarem no ministério de ensinar a Palavra e, assim (como 1 Tim. 5:18 implica), então eles merecem apoio financeiro.

Outros presbíteros, embora capazes de ensinar, concentram-se em outras áreas de supervisão e apascentam o rebanho porque não são dotados de ensino. Então eu não concordaria que todo ancião deve ser dotado para ensinar (em um ambiente de grupo grande). Mas todo ancião deve ter conhecimento suficiente nas Escrituras de que ele poderia ajudar a instruir um crente mais jovem e corrigir o erro doutrinário quando ele o encontrar. Mas mesmo que pregar ou ensinar não seja o dom espiritual de um Pastor, todo obreiro deve estar estudando e crescendo em sua compreensão da Palavra de Deus.

Para manter firme a palavra fiel (NIV = “palavra confiável”), você deve entendê-la. Para entendê-la, você deve estudá-la e lê-la todos os dias. E crescimento no conhecimento é um empreendimento vitalício. Assim, eu diria que, se um homem não tem o desejo de estudar diligentemente a Palavra de Deus e de ler livros que o ajudam a entender a sã doutrina, ele não deve ser um Pastor que responde pelo ensino doutrinário da igreja.

  1. Os Pastores devem ser homens de convicção bíblica.

“Segurar rápido” significa se agarrar ou ser dedicado a. De um pastor, exige-se não apenas aprender, mas tal zelo pela doutrina pura, como nunca se afastar dela. Tais convicções fortes fluem de primeira qualidade. Quanto mais você estuda as grandes doutrinas da fé, mais você aprecia a graça de Deus como mostrado a você em Cristo. Quanto mais você estuda, mais entende por que essas doutrinas são essenciais. Você começa a ver como o inimigo introduziu sutilmente heresias destrutivas.

Ao estudar a história da igreja, você aprende como esses erros prejudicaram a vida das pessoas e seus destinos eternos. Você vê homens que estiveram dispostos a morrer tortuosamente em vez de negar essas verdades. Tudo isso fortalece suas próprias convicções de se manter firme na verdade, mesmo diante de uma forte pressão para se comprometer.

Minha leitura recente incluiu histórias de muitos que pagaram o preço final por causa de suas convicções. O LIVRO DOS MÁRTIRES de Foxe, que em alguns lugares é horrível, pois descreve a tortura e execução (muitas vezes queimando viva) de homens, mulheres e crianças que se recusaram a negar o evangelho. JOHN BUNYAN passou 12 anos na prisão porque se recusou a concordar em parar de pregar sem a licença exigida. Ele tinha uma filha cega e disse que ir para a prisão e não ser capaz de cuidar dessa filha era como arrancar sua pele com pinças. Mas ele não poderia ser silenciado de proclamar a verdade da Palavra de Deus.

No século III, o pastor Atanásio de Alexandria enfrentou fortemente a heresia ariana, que negava a divindade de Jesus Cristo. Às vezes, parecia que era Atanásio contra o mundo inteiro. Ele foi forçado ao exílio sete vezes diferentes, mas permaneceu firme na verdade. Humanamente falando, temos que agradecer a Atanásio por preservar a verdade vital da divindade de Cristo (embora os cultos modernos ainda a neguem). Precisamos moderar este ponto sobre manter as convicções bíblicas com duas precauções.

(a) Precisamos ser firmes e inabaláveis ​​sobre os fundamentos da fé, mas precisamos de sabedoria e discernimento sobre onde e quando lutar pela fé.

Existem algumas doutrinas que você deve defender e defender, porque se você as negar, você não será mais um cristão no sentido bíblico da palavra. Esta não é uma lista exaustiva, mas essas verdades incluem a natureza trinitária de Deus; a divindade e humanidade de Jesus Cristo; Sua expiação substitutiva na cruz. A salvação pela graça somente através da fé somente em Cristo; a inspiração, autoridade e veracidade das Escrituras; a ressurreição corporal de Jesus; Sua ascensão ao céu; Sua segunda vinda física para julgar a terra.

E, como eu disse, essa lista não é exaustiva, porque há muitos outros erros que, se você acreditar neles, levam a uma negação das verdades fundamentais. Por exemplo, o atual “OPEN TEÍSMO” nega a soberania e onisciência de Deus. Isso tem enormes implicações para sua visão de Deus, como você entende e suporta provações, e a habilidade de Deus para cumprir Suas promessas.

(b) Precisamos lutar pela verdade em amor. Não devemos amar a controvérsia ou amar o sentimento de ganhar um debate. Mas devemos amar a Deus e a Sua verdade acima de tudo e devemos amar as pessoas, incluindo aquelas que estão em erro. O falso ensino é cruel porque prejudica as pessoas. John Piper faz um apelo para manter a verdade no amor. Ele faz uma observação útil:

Por causa da unidade e da paz, portanto, Paulo trabalha para estabelecer as igrejas diretamente em numerosas questões – incluindo algumas que em si mesmas não envolvem heresia. Ele não exclui a controvérsia de seus escritos pastorais. E ele não limita seu envolvimento na controvérsia a doutrinas de primeira ordem, onde a heresia ameaça. Ele é como um pai para suas igrejas.

Os pais não corrigem e disciplinam seus filhos apenas por delitos. Bons pais anseiam que seus filhos cresçam em toda a bondade e cortesia da maturidade adulta. E uma vez que o tecido da verdade é perfeito, Paulo sabe que deixar as pequenas mechas continuarem se desfazendo pode acabar rasgando toda a roupa. Assim, os pastores devem ser homens de entendimento bíblico e convicção bíblica.

  1. Os Pastores devem ser homens de obediência bíblica.

Seria pura hipocrisia, que a Bíblia condena veementemente, exortar as pessoas a seguirem a Palavra de Deus, mas não a seguirem a si mesmas. Paulo passa a expor os falsos mestres (1:16): “Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis e desobedientes e sem valor para qualquer boa ação.”

JOAO CALVINO disse sobre os pastores “Pois seria melhor se eles quebrassem o pescoço enquanto subiam no púlpito do que não estarem dispostos a ser os primeiros a andar atrás de Deus e Viva pacificamente com seus vizinhos, demonstrando que eles são as ovelhas do rebanho de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Claro, ninguém vive em um estado de perfeição sem pecado. Mas, como vimos nos versículos 6 e 7, um presbítero deve estar “acima de qualquer reprovação”. Ele não pode ter pecados secretos ou viver uma vida dupla. Ele não pode ser um homem bom e amoroso na igreja e um homem irritado e abusivo em casa.

  1. Os pastores devem ser homens de exortação bíblica.

Eles devem ser capazes de “exortar na sã doutrina”. A palavra “sã” significa saudável (nossa palavra “higiênico” vem disso). A doutrina sólida visa e resulta em saúde espiritual. Não se concentra nos “mitos judaicos e nos mandamentos dos homens” (1:14). Não se enamora de especulações sobre a profecia bíblica que não ajudam as pessoas a se tornarem mais obedientes a Cristo. Antes, os anciãos piedosos apontam seu ensino para edificar as pessoas no conhecimento de Deus e na vida prática sagrada.

“Doutrina” significa “ensino” e inclui tanto as partes doutrinárias quanto as mais diretamente práticas da Escritura. Algumas pessoas não gostam das porções doutrinárias da Palavra. Eles dizem:  Apenas me dê o que preciso saber para ter um casamento feliz, criar meus filhos e ter sucesso em meus negócios. Deixe os teólogos mergulharem na doutrina, mas apenas me dêem as coisas práticas.

Mas, o padrão normal de Paulo em suas epístolas é expor a doutrina e prática em todos os seus ensinos. Não há um ensino pratico do Apostolo Paulo, que não tenha doutrina. E nenhum ensino teológico que não tenha pratica.Tenha em mente que ele estava escrevendo para muitos que eram escravos analfabetos e para as pessoas comuns que compunham as primeiras igrejas.

No entanto, ele achava que os crentes em Roma precisavam conhecer Romanos 1-11 para sua saúde espiritual antes que ele “fosse prático” no capítulo 12. O fato é que as grandes doutrinas da Bíblia são imensamente práticas. Sem ela, você está construindo sua vida cristã sem fundamento. Mais uma vez eu vou dizer que você tem uma teologia. A questão é: até que ponto a sua teologia é bíblica?

“Exortar” pode significar incitar à obediência e mudar, ou encorajar ou confortar. Pode ter o sabor de implorar, apelar ou suplicar. Paulo usa a mesma palavra em 2 Timóteo 4:2 , onde após insistir com Timóteo para pregar a palavra, ele acrescenta: “reprove, repreenda, exorta com grande paciência e instrução”. Isso implica que nossos corações devem estar em nosso ensino, então que as pessoas sentem a urgência dessas importantes verdades. Assim, os pastores devem ser homens de entendimento, convicção, obediência e exortação bíblicos.

  1. Os obreiros devem ser homens de coragem bíblica para enfrentar o erro.

Calvino (p. 296) diz: “O pastor deve ter duas vozes: uma para reunir as ovelhas; e outra por afastar e afastar lobos e ladrões. “Os líderes precisam ter uma voz que encoraje e uma voz que repreenda”. A Escritura fornece a ele os meios de fazer as duas coisas. Uns são muitos passivos, e outros muito agressivos. Uns subpastoreiam e outros superpastoreiam. Uns exercem pouca liderança outros são controladores.

Alguns acham que devemos sempre ser positivos e nos concentrar no positivo. Mas ensinar positivamente não é suficiente. Paulo diz que também devemos refutar o falso ensino. Não devemos ser propositalmente ofensivos, mas tampouco devemos ser tão gentis e educados que acabemos diluindo ou comprometendo a verdade. Os apóstolos às vezes chamavam os nomes de falsos mestres ou homens perigosos (1 Timóteo 1:20 ; 2 Timóteo 2:17; 4:14 ; 3 João 9 ).

Acho que, se falo em termos gerais, as pessoas não entendem. Eles saem e compram os livros dos falsos mestres. Então eu tenho que ser específico às vezes. Quando Paulo confrontou a heresia da Galácia, ele não disse: “Os judaizantes são bons irmãos e nós concordamos muito. Não podemos simplesmente deixar de lado as poucas áreas em que discordamos e nos reunimos com base no que compartilhamos em comum? “Ao contrário, ele os denunciou como pregando um falso evangelho e pronunciava anátema sobre eles (Gálatas 1: 6-9).

John Piper conta a história de J. GRESHAM MACHEN, que defendia fortemente a verdade quando a Igreja reformada estava sendo infestada de liberalismo. Ele disse:

“Os homens nos dizem que nossa pregação deve ser positiva e não negativa, que podemos pregar a verdade sem atacar o erro. Mas se seguirmos esse conselho, teremos que fechar nossa Bíblia e abandonar seus ensinamentos. O Novo Testamento é um livro polêmico quase do começo ao fim. Todo enunciado cristão realmente grandioso, quase pode ser dito, nasce em controvérsia. Foi quando os homens se sentiram compelidos a tomar uma posição contra o erro que eles se elevaram às alturas realmente grandes na celebração da verdade.”

CONCLUSÃO

O grande reformador, MARTINHO LUTERO, não gostava de controvérsia, mas chegou a ver tanto na Escritura como na história que é necessário. Ele escreveu: Quando os cristãos não estão lutando contra o diabo, ou contra quem morde o calcanhar, isso não é um bom sinal, pois significa que aquele que morde o calcanhar está em paz com você no seu próprio caminho.

Mas quando aquele que morde o calcanhar se enfurece e não tem paz, é sinal de que ele, estando sob ataque, será conquistado, pois é Cristo quem está atacando sua casa. Portanto, quem quiser ver a Igreja Cristã existindo em paz, inteiramente sem cruzes, sem heresia e sem facções, nunca a verá assim, ou então ele deve ver a falsa igreja do diabo como a verdadeira.

Assim, os pastores devem ser homens piedosos que se apegam firmemente e ousadamente ensinam a Palavra de Deus da verdade. Você pode facilmente encontrar igrejas que lhe darão mensagens positivas e edificantes sobre como ter sucesso na vida. Mas tais mensagens irão expô-lo aos muitos ventos da falsa doutrina que estão soprando em nossos dias. Para ser forte no Senhor, você deve estar em uma igreja que exorta em sã doutrina e refuta aqueles que contradizem. Que todos os nossos obreiros sejam homens da Palavra de Deus!

[1] J. Packer (Uma Busca pela Piedade [Crossway Books], 1990], pp. 51-52)