Série de sermões expositivos sobre o livro de Jonas. Sermão Nº 17 – Você está disposto a deixar Deus te ensinar? Referência: Jonas 4. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 01/5/2019.

INTRODUÇÃO

O livro de William Paul Young chegou ao cinema brasileiro em 2017. Poucos livros de autores estreantes fazem o sucesso que A Cabana conquistou. O próprio autor não esperava que a obra virasse um fenômeno global. Mas a história de Mackenzie Allen Phillip arrebatou multidões de leitores. No livro, sua filha mais nova foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana.

Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta ao cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre.

Há algumas curiosidades sobre essa fabula escrita:

– Em 2005, William Paul Young estava à beira da falência. Foi nesta época que ele decidiu escrever sobre seus sentimentos em relação a Deus e presentear sua família e amigos próximos com o livro. Ele nunca imaginou que um dia seu livro venderia milhões de cópias.

– Recusado por inúmeras editoras, pois o livro tem muitas mentiras e blasfêmia sobre a pessoa de Deus. Mas conseguiu alguém disposto a publicar algo tão distorcido e cheio de erros teológicos. Depois de publicado e recomendado boca a boca, já vendeu pelo menos dois milhões de exemplares. No idioma português ele foi lançado em 2008.

– Este livro, que enfoca a relação de Deus com o homem, usa uma comovente história para tentar resolver os problemas das nossas indagações filosóficas, e como conciliar nossos conceitos e sentimentos com o de Deus.

O personagem do livro que reflete a teologia liberal e distorcida do autor, são as mesmas ideias amarguradas e sentimentos equivocados que Jonas tinha de Deus. No capítulo 4 Jonas está assentado debaixo de sua cabana improvisada com folhas de plantas. Aguardando o desfecho final da história.No fim todos nós estamos assentados em alguma montanha, debaixo da nossa cabana existencial. Desgostosos e irados cheios de autojustiça, embasados com nossa “ideia” correta das coisas e do mundo; aguardando algum desfecho que mudará para sempre tudo o que sentimos e vivemos.

Jonas esteve de costas, fugindo de Deus. Foi levado a ficar de Joelhos e a orar. Despois de pé ele está fazendo a obra de Deus, pregando. Mas agora ele está na pior de todas as posições, que um homem piedoso deva estar. Ninguém que está assentado, está fazendo alguma coisa realmente proveitosa. Pois quando estamos questionando e reclamando estamos paralisados. Vamos ver algumas verdades nesse capítulo. A primeira delas está nos versículos de 1 a 4.

I. DEUS NÃO É COMO NÓS.

Deus não está mais irado contra Nínive. Deus se deleita em pecadores voltando para ele. Alguns teólogos dão a impressão de que Deus não se alegra muito quando pecadores retornam para ele, eu não sei por que eles dão essa impressão, provavelmente, por serem cristãos que não tem comunhão com o Senhor. Deus se alegra em pecadores que voltam para ele! Deus não tem prazer algum na morte do ímpio, ele ama quando um pecador se arrepende e retorna para ele. E Deus não somente coloca uma túnica sobre o pecador, ele coloca a melhor túnica! Ele coloca um anel em seu dedo para mostrar a sua filiação! Sapatos em seus pés para mostrar que essa pessoa não é mais um escravo! E os anjos de Deus cantam – eu creio que Deus canta também!

Há música e muita festa no céu quando um pecador retorna para Cristo! E nós deveríamos pregar o Evangelho dessa forma, em todo tempo. Jonas nos diz que sabe que Deus é tardio em irar-se, gracioso e misericordioso. Ele, na realidade, não gosta quando as pessoas são convertidas. Na verdade, Jonas está furioso porque Deus poupou Nínive. Se Nínive continua a existir, ela será sempre uma ameaça para Israel, e Jonas ama Israel mais do que qualquer outra nação.

Se você ama Israel mais do que qualquer outra nação, eu aponto meu dedo para você e te chamo “Jonas”! Há algo seriamente errado com o seu modo de pensar. Israel é amado por Deus, como qualquer outra nação. Jonas está furioso e teme que deva existir ainda qualquer ameaça para Israel, então ele fala revoltado com o Senhor

  1. Deus não é como nós, e nos escuta mesmo quando estamos zangados.

Eu não sou assim, eu penso que estou lidando melhor com isso, mas não sou como Deus. Se alguém ou meus filhos me respondem com raiva, eu digo a eles: “eu não vou ouvir você enquanto fala comigo desse jeito. Vá embora, se acalme, e quando tiver se acalmado, volte e, então, eu estarei contente em ouvir o seu ponto de vista”. Mas Deus não é assim. Jonas está furioso, e Deus ouve.

Assim como, que falava repetidamente e reclamava, e Deus ouvia. No fim do livro de Jó, Deus fala: “vocês confortadores, vocês não falaram de mim o que era reto, como o meu servo Jó”. Deus ouviu pacientemente a Jó através de todas as suas reclamações. Habacuque se queixou com Deus. Ele não conseguia entender como Deus usava pessoas ruins para punir o mal em Israel. Então ele reclamou e murmurou, e Deus ouviu. Jeremias se queixou com Deus. Ele estava cansado de pregar – era muito custoso para ele -, mas então ele percebeu que não conseguia parar de fazê-lo porque havia como um fogo queimando dentro dele.

Ele não queria fazê-lo, mas não conseguia parar de fazê-lo. Então Jeremias se lamentava com Deus, e Deus ouvia. E Jonas reclamava, e Deus ouvia. Porque ele realmente é tardio em irar-se e gracioso. Deus aguenta o nosso egoísmo mimado. Então acerca do que Jonas está realmente irado? Ele está irado porque Deus não é como ele. O nosso problema como cristãos é que não gostamos de Deus sendo Deus. Nós queremos que Deus seja mais como nós somos. Às vezes isso é apenas IMATURIDADE ESPIRITUAL, e às vezes é apenas TEIMOSIA MIMADA.

II. DEUS NÃO AGE COMO NÓS AGIMOS.

Você acha que Deus não foi tocado quando Jonas reclamou? Jonas não apenas reclamou, ele foi mais longe, ele estava disposto a ir até as últimas consequências.

  1. Como reagimos agressivamente.

Veja o versículo 3: Peco-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. “Eu odeio o que eu estou vendo, Senhor! Eu prefiro morrer a ver a Assíria salva. Por favor, me mate! E faça isso agora”! ele foi longe agora demais, não foi?  E Moisés foi longe demais, não é? Em Números 11, ele diz: “não fui eu que trouxe esse povo à existência! Eles não são o meu povo, eu não sou o pai deles, o Senhor os trouxe à existência e me colocou responsável por eles! E olhe para eles: eles são um grupo de murmuradores, ranzinzas e mal-humorados. Eu estou cansado deles, não aguento mais! Eu quero sair fora, então me mate aqui e agora. Se você tem algum respeito por mim, me mate”! Isso foi o que Moisés disse, e ele foi o homem mais manso que já existiu. E Deus o ouviu.

Elias fez a mesma coisa: “Eu pensei, quando comecei a pregar, Senhor, que eu faria melhor do que os que vieram antes de mim”. Nós tivemos essa coisa maravilhosa acontecendo no Monte Carmelo, mas agora aquela mulher, Jezabel, está à procura por mim para me matar! Por isso eu fugi, Senhor! Não é sem razão. Não há esperança para mim, e é por isso que estou aqui deitado debaixo deste arbusto. Então, só me deixe dormir e não acordar mais. E Deus o ouviu. E Você, às vezes, se queixa para Deus? Se você sabe alguma coisa sobre oração, você, certamente, reclama para Deus de vez em quando. Porque orar é dizer ao Senhor tudo o que está em seu coração naquele momento. As pessoas dizem para mim: “eu acho difícil orar”. E a minha pergunta é: “por quê? Orar é dizer ao Senhor tudo o que está em seu coração naquele momento. Qual é a dificuldade disso”?

  1. Como Deus age graciosamente.

Deus se ira, e sua ira é terrível, mas ele é tardio em irar-se. Ele é abundante em amor inabalável e ele não tem desejo algum em fazer mal. Depois de toda a lamentação de Jonas, Deus simplesmente diz para ele: “você tem o direito de estar irado”? Deus não é como nós! Se Deus fosse como nós, estaríamos todos perdidos! Graças a Deus nós cremos e pregamos o Evangelho. Quando estamos na escola, estudamos, dentre outras coisas, os clássicos. Nós estudamos os deuses gregos e romanos – eles eram um grupo de deuses mal-humorados. No momento em que você os ofendesse no menor detalhe que fosse: BAM!

Assim que eles eram. É o mesmo que os deuses animistas de hoje! A primeira coisa errada, e então a colheita já não vem ou uma criança morre. É dessa forma que eles veem os seus deuses. E todos os deuses inventados no mundo são irascíveis. Não é maravilhoso viver em um universo em que o ÚNICO DEUS VERDADEIRO é tardio em irar-se? E todas as suas esperanças eternas dependem deste fato, que Deus não é como nós. Deus não age como nós agimos.Todos os deuses inventados dizem: “eu vou salvar você, se você for bom o suficiente, se você se esforçar o máximo”.

Mas nós temos em nossa Bíblia este versículo maravilhoso: “Deus justifica o ímpio”. Porque Deus não age como nós. Então, por que você ainda está mantendo distância de Deus? O que há para ter medo? Ele te convidou para ser filho dele. Ele está de braços abertos para você o dia inteiro, e você não tem nada mais a fazer, a não ser correr para ele. E ele irá abraçar você para sempre, porque ele não age como nós.

III. DEUS NÃO FAZ COMO NÓS FAZEMOS.

Vamos ver agora os versículos 5 a 9. Jonas vai embora e fica AMUADO e amargurado.

  1. Amuados existencialmente.

Uma pessoa amuada, é alguém que não amadureceu, não evoluiu nem se desenvolveu, não se resolveu; encruada. São pessoas cheias de pressupostos e preconceitos que são TRAVAS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS. Jonas caminha por fora de Nínive e constrói para si uma pequena cabana. Ele era um pregador, e não sabia construir uma cabana. Mas ele constrói para si uma cabana não muito boa. Ele se senta dentro da cabana e se amua ali. Ficar amuado é um tipo de CHANTAGEM: “eu não vou falar, eu vou agir estranho, não serei cooperativo até você desistir e fazer as coisas do meu jeito”. Ao redor de todo o mundo as pessoas estão vivendo amuadas.

Em 1965, quando um certo Pastor que havia mudado de casa, e um membro da igreja perguntou: “para onde você se mudou, pastor”? Ele disse ao membro o nome da rua. “Eu tenho um irmão que mora nessa rua”, ele disse. “Eu moro no número 39, em que número seu irmão mora”? “Eu não sei”, ele disse. “Eu entendo o problema, você sabe qual é a casa, mas não se lembra o número”. “Não”, ele disse, “eu me esqueci qual é a casa”. Então o Pastor disse: “você tem um irmão que mora na minha rua, mas você não sabe em que casa ele mora. Por quê”? “É que a gente não conversa desde a guerra”. A guerra terminou em 1945! Então, durante vinte anos, esses dois irmãos têm ficado amuados porque tiveram uma discussão. “E você sabe sobre o que era a discussão”? Ele não conseguiu se lembrar.

Pessoas se amuam: “eu vou ficar no meu canto até você se desculpar, e as coisas caminharem como eu quero”. Eu vou mudar de endereço ou de igreja para não conviver mais com algum desconforto, até que ele acabe. Um certo Pastor de uma igreja em Liverpool na Inglaterra, conta que ao lado de sua igreja, havia uma loja que vendia peixe frito – uma das boas coisas da vida é peixe frito. Nessa loja, havia uma mulher que trabalhava lá: olá, Pastor, como está a sua esposa? E a família? E a igreja? Você gostaria de um peixe frito? Ela era a mulher mais bondosa da área. Então um dia ela foi a casa do Pastor e disse: “eu gostaria que a minha filha se casasse em sua igreja”. Ele respondeu: “eu terei que falar sobre isso com os presbíteros, mas é bastante improvável”. E por várias razões, os presbíteros disseram não. Então ele foi à loja dela e disse: “eu sinto muito em dizer isso, mas os presbíteros disseram não”. Depois disso, se ele a visse na rua, ela virava para o outro lado. Se o Pastor entrasse em sua loja, ela ia para os fundos e outra pessoa o atendia. E, até onde se sabe, ela ainda está amuada.

  1. Porque as pessoas vivem amuadas

E por que as pessoas escolhem fazer isso? Porque elas estão dizendo: Eu quero que seja do meu jeito! Eu quero que seja do jeito que eu penso e acredito.Se não é do jeito delas, elas não participam elas não se inserem, elas não se sacrificam, elas não se envolvem, elas não defendem a causa; embora tenha um sistema de ideologia e crenças perfeitas. Na mente delas o mundo, a igreja seriam diferentes se fizessem do jeito delas. E por isso elas se opõe e tudo e critica tudo. Nada é suficiente bom para elas.

  1. Deus ensina como nós não ensinamos.

Se Jonas fosse seu filho, o que você faria? Você tem filhos que ficam amuados? Você tem, não tem? O que você faria se Jonas fosse seu filho? Bem, eu sei o que eu faria. Eu o ignoraria por um tempo, até ele ter fome – isso geralmente é suficiente para um rapaz. Mas se ele continuasse amuado, eu iria até ele, e diria que esse comportamento não seria tolerado, e então “aqueceria” uma certa parte de sua anatomia. Deus nos corrige também.  Se Deus não te corrige, diz Hebreus, é porque você não é filho dele. Deus não nos ensina como nós ensinamos, ele sempre nos ensina de uma maneira que nos lembre que ele é Deus. E a sua disciplina é perfeitamente sábia, gentil, firme e profunda e dolorosa. Porque ele é o mestre dos mestres.

IV. DEUS NÃO SENTE COMO NÓS SENTIMOS.

Então Jonas continuava amuado em seu coração. No versículo 5, ele está assentado em sua cabana esperando para ver o que acontecerá a Nínive. E, enquanto ele está sentado ali, uma planta cresce e suas folhas se espalham por sobre o telhado, e em meio ao terrível calor oriental, ele consegue uma sombra.

  1. Os vetores das emoções.

Você se lembra do que aprendemos noutro sermão sobre emoções? Você tem um pensamento, e então você diz “SIM!” ou “NÃO!”, e aquela moção é uma emoção. As emoções surgem dos pensamentos e vontades, que reagem diante do SIM e do NÃO. Isso é o que acontece com Jonas. A planta cresce, e então ele está na sombra. Ele diz: “uma planta, sombra, SIM”! E ele está muito grato – isso foi errado da parte dele. Ele deveria ter dito: isso é incrível, uma planta crescendo nessa velocidade e nesse calor, com essas folhas extraordinárias me dando sombra! Não é Deus bondoso? SIM!

Mas ele não teve um pensamento sequer a respeito de Deus. Não havia espaço para Deus em seus pensamentos naquele momento. Então Deus, que havia preparado a planta, prepara um verme. Deus diz um NÃO. Você o encontra no versículo 7. Pense sobre isso: o verme veio à existência. Quanto tempo isso levou? E o verme está passando por aquele calor e, justamente no momento apropriado, o verme precisa de alguma coisa para comer. E ele come a raiz daquela planta. A planta morre.

Jonas é deixado debaixo do sol ardente e do vento quente que sopra em sua direção. Ele se sente tão mal que quer morrer. É uma coisa terrível ser exposto ao vento de Deus e ao seu sol. E é uma coisa terrível ser exposto à ira de Deus. Jonas está tão furioso que o seu conforto foi tirado, que diz: é melhor para mim morrer do que viver. É a segunda vez que ele disse isso, ele tem DESEJO MELANCÓLICO de morte. Coisa triste é quando somos guiados pelos nossos sentimentos.

E Deus simplesmente diz: é razoável essa tua ira por causa da planta? Essa pergunta gentil, vinda do mestre dos mestres, é demais para Jonas. Quantas coisas nos acontece que achamos no direito de ficarmos chateados e profundamente angustiados, porque alguma situação nos causou certos desconfortos. Nós sempre lidamos de maneira errada com os nossos sentimentos.

  1. Deus confronta nossos sentimentos.

E Deus nos confronta com a pergunta: Você tem o direito de estar irado por causa disso”? É justo você alimentar este tipo de sentimento? E nossa AUTOJUSTIÇA responde: Eu tenho todo o direito de estar zangado até a morte! Eu estou irado o suficiente para morrer. Irmãos vejam o que Deus fez? Ele fez Jonas chegar ao ponto de perceber que era um completo HIPÓCRITA. Como sempre nosso sentimento não está fundamentado na verdade, eles então modificam completamente o nosso senso de valores.Por causa disso uma plantinha insignificante passa a ter mais valor que 120.000 pessoas. E pior ainda chegamos ao ápice da loucura, de querer morrer por uma hipocrisia egoísta do nosso coração, disfarçado de uma falsa ideologia justa.

Esse falso senso de JUSTIÇA HIPÓCRITA faz Jonas ficar fervilhando por dentro. Furioso porque Deus não destruiu Nínive, mas furioso porque Deus destruiu a planta. Então Deus não destrói isso que ele odiava, e ele fica furioso, mas Deus destrói aquilo que ele amava, então ele fica ainda mais furioso. Que tipo de pessoa pensa dessa maneira? Uma pessoa completamente HIPÓCRITA E EGOÍSTA.  Ela é centrada em si mesma, obcecada por si mesmo. Ela está envaidecida consigo mesma. Ela adora a si mesma! Ela não ouve a ninguém, nem ao próprio Deus.

Deus mostrou a ele o que ele realmente é. Que ele é apenas uma pessoa egoísta e hipócrita e cheia de AUTOENGANO.É isso que nós odiamos: quando Deus torna claro o tipo de pessoas que realmente somos. E Deus precisa tirar as nossas máscaras da hipocrisia e mostrar quem realmente somos, isso para o nosso próprio bem.

 V. DEUS VÊ O QUE NÓS NOS RECUSAMOS A VER.

Vejamos os versículos 10 a 11, finalmente. Há coisa para nós vermos, mas nós recusamos a enxergá-las. Mas Deus as vê: Jonas, você está preocupado com o que você quer: você quer a Assíria destruída e você quer sombra. Você vê o que você quer.

  1. O que você recusa a vê?

Você está irado porque não obteve o que queria. Jonas estava zangado porque Deus poupou uma cidade e não poupou uma planta. Jonas, você não consegue ver o que eu vejo? Para que você deseje o que eu quero? E nós recusamos a ver o que não queremos. Era uma cidade arrependida, há entre 500 mil e um milhão de pessoas vivendo nela, há animais em seus pastos, e há 120 mil meninos e meninas. Se consideramos essa interpretação seguida por alguns teólogos concluiremos: Que é sobre isso que é o versículo 11. Se você não acredita em mim, tente isso: levante sua mão esquerda agora, será que as pessoas levantarão a mão direita? Agora tente algo assim com um grupo de crianças.

Algumas delas levantarão a mão direita, outras levantarão a esquerda ou até mesmo as duas. Tente isso com um grupo de crianças bem pequenas. Elas não sabem o que é direita nem esquerda. Você não se importa com aqueles meninos e meninas crescendo em Nínive, Jonas? Você nem sequer pensa a respeito deles? O que você pensa em fazer por eles? O que você vê quando está caminhando por uma rua cheia, ou no trânsito confuso da cidade? Pessoas aqui e ali, muitas delas em seu caminho impedindo que você entre onde quer? Ou você vê um homem aqui, uma mulher ali, uma criança lá, todos feitos à imagem de Deus? Olhe na fila de pessoas esperando pelo ônibus, o que você vê? Você está pensando se haverá espaço suficiente para você no ônibus?

Há mais beleza naquela fila no ponto de ônibus do que há em toda a Cordilheira dos Andes, ou em qualquer lugar da natureza. Há mais pecado ali também, do que nas cordilheiras, mas há mais da imagem de Deus ali do que em todas as montanhas do mundo. Deus nunca fez uma montanha à sua imagem. 

  1. O que Deus vê?

O país mais influente no mundo hoje é, sem dúvida, os Estados Unidos da América – eu não acho que será assim por muito mais tempo, mas essa é a situação no momento. Quando você pensa a respeito dos Estados Unidos, o que você pensa? Será que Donald Trump, vai concorrer a um segundo mandato? Sou brasileiro e eu mesmo me faço essa pergunta. Será que Jair Bolsonaro concorrera outra vez à presidência? Ou você vê uma nação que está em uma encruzilhada espiritual, correndo o risco de perder o seu capital espiritual e a sua influência cristã no mundo? Agora pense na África, o que você pensa? Mais de 45 países. Você pensa: ditadores, guerra civil, corrupção, desonestidade? Ou você pensa em milhões que estão necessitando de Cristo?

Um certo ateu muito famoso na Grã-Bretanha. Seu nome é Matthew Parris, ele escreve para um jornal influente. E um dos seus artigos era assim: por que a África precisa de Deus? Não é interessante isso para um ateu? Ele escreve assim: se Deus não resolver os problemas através de pregação cristã, a África irá de mal a pior. Pois a Pregação cristã é sua única saída! E há uma oportunidade de pregar lá! Nós falamos sobre o mundo muçulmano, o que você pensa quando ouve a palavra “muçulmano”? Ódio? Planos de ameaça? Segurança nos aeroportos?

Ou você levanta os olhos e vê um campo maduro para colheita? Nos últimos 27 anos, mais muçulmanos vieram a Cristo do que nos mil anos anteriores. Eles estão vindo para Cristo a cada hora! É verdade que existe martírio entre eles, mas o evangelho é mais forte do que o Islã! E a paciência de Cristo é maior do que a dureza de seus corações! O mundo muçulmano é um campo missionário. Há milhões de meninos e meninas sem Cristo e sem esperança. Você sequer pensou nisso?

Como você vê seu casamento á beira da falência? Como você enxerga seu cônjuge que parece cada vez pior em seu temperamento? Como você acha que Deus o vê? Você já tentou vê-lo da maneira como Deus o vê: alguém carente da graça transformadora. Qual é a lição que vamos tirar de tudo isso? A nossa ambição deve sempre ser, enxergar tudo como Deus enxerga. Tudo o que Deus ensina tem essa intenção. Nós deveríamos enxergar cada pessoa e cada coisa da forma que Deus as enxerga. Isso que é piedade: enxergar como Deus enxerga.

CONCLUSÃO

Chegamos ao fim do livro. Isso levanta uma pergunta: por que o livro de Jonas termina da forma como termina? O fim de Jonas é uma conversa entre Deus e Jonas. Quem relatou a conversa? Está escrito para nós, quem a relatou? Não havia mais ninguém lá! Jonas a relatou, é óbvio, não é? Por quê? Porque ele foi convencido pelo que o Senhor disse a ele. Ele foi mudado pelo o que o Senhor disse a ele. Ele foi silenciado pelo que o Senhor disse a ele.  E esse é o objetivo do livro: a salvação de Deus é para todo o mundo. Esse é o maior livro missionário do Antigo Testamento. Ele prepara o campo para a grande ordem de missão que Cristo deu à sua igreja: o evangelho deve ser pregado a todas as pessoas. O que você está fazendo pela evangelização do mundo?

O que você está fazendo para fortalecer a Igreja de Cristo ao redor do mundo? Essas são as grandes perguntas que devemos ter em mente. Você está disposto a aprender tudo o que Deus quer te ensinar? Ou ainda vamos continuar vivendo amuados como a maioria; com suas próprias tristezas, sonhos partidos e corações feridos, sentados na nossa própria cabana mal construída com nossas próprias mãos do AUTOENGANO. E que logo será destruída pelo calor do sol da ira de Deus, trazendo disciplina sobre nossas cabeças. Ou vamos nos dispor para aprendermos logo tudo o que Deus quer nos ensinar. Então você deve agir como ele age, sentir com ele sentiu, fazer como ele fez e ver o que Ele vê.