Série de sermões expositivos sobre o livro de Jonas. Sermão Nº 15 – Quando somos forçados a orar. Referência: Jonas 2. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 17/4/2019.

INTRODUÇÃO

Jesus nos advertiu sobre o dever de orar sempre (Lc 18.1). A oração é a pratica piedosa mais importante da vida cristã. Ninguém poderá ser salvo se não se aproximar de Deus arrependido por meio da oração. Quando Deus quer salvar alguém ele levanta alguém para orar sobre isso. Quando o apostolo Paulo, queria fazer alguma coisa, ele pedia aos irmãos que orassem, pois, nenhuma coisa deve ser feita sem oração. Todas as promessas de Deus, são alcançadas por meio da oração. Pode um crente fiel viver sem ter uma vida de oração? Os santos do passado entendiam que não há nada mais perigoso para um crente do que viver sem oração. Aqui está um homem que não orava, Jonas; foi tragado e vomitado por um peixe. Mas será isso mesmo verdade ou será que este livro é apenas uma parábola?

Seria esse peixe apenas uma ilustração, ou isso realmente aconteceu? Muitas pessoas têm argumentado que o livro de Jonas é apenas uma estória ilustrativa, como O Peregrino. Elas dizem: “há ilustrações, há animais, há pessoas, mas o que é realmente importante é a verdade por trás da estória” – é assim que algumas pessoas argumentam. Mas há certas coisas que nós devemos lembrar. Nós sabemos, a partir de II Reis 14, que Jonas era uma pessoa histórica, de verdade – e parábolas não usam pessoas históricas reais.

O que Jesus disse? “Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas”. O Senhor Jesus Cristo, o filho de Deus, fala sobre Jonas como uma pessoa histórica real. Ele fala sobre o verdadeiro arrependimento de Nínive e repreende aqueles que estão ouvindo a pregação e não se arrependem. Tudo isso não faria sentido algum se Jonas fosse somente uma parábola. Mas há outra coisa que você deve saber: algumas vezes homens foram engolidos por peixes.

Há uma espécie de tubarão, em latim é chamado de carcharias, mais conhecido como tubarão branco. Às vezes esse peixe é encontrado no Mar Mediterrâneo e pode chegar a 10 metros de comprimento – e nós sabemos pela Ciência que houve espécimes maiores no passado. Em 1758, um marinheiro britânico caiu de seu navio no Mediterrâneo. E para o espanto de todos, um tubarão veio e o engoliu. O capitão do navio era um homem de raciocínio rápido e, imediatamente, atirou um arpão no tubarão. O tubarão – provavelmente surpreendido por isso – ficou enjoado e colocou o marinheiro para fora. O marinheiro estava vivo – um tanto malcheiroso, mas havia sobrevivido a essa experiência. O capitão atirou mais alguns arpões e matou o tubarão. Então, o trouxeram a bordo, secaram e o deram ao marinheiro como presente. Este, imediatamente, se aposentou da marinha e viajou ao redor da Europa com o tubarão de 7 metros explicando o que havia acontecido a ele. O tubarão branco é um animal um tanto impressionante. Algumas vezes, no estômago de tubarões brancos, foram encontrados pequenos cavalos. Uma vez encontraram um veado sem chifres e, em outra vez, encontraram um homem em uma armadura.  Não há nada impossível sobre a história de Jonas. Mas veja o que Deus fez para levar um profeta a orar.

Então chegamos ao capítulo 2. No capítulo 1, Jonas estava de costas. E eu fiz uma pergunta: você sabe o que Deus quer que você saiba? No capítulo 2, Jonas está de joelhos. E eu tenho outra pergunta: você ora? Você tem de ser forçado a orar? Você sabe que pode orar ao Senhor de qualquer lugar? Você percebe que por melhor que você ore, você ainda tem de andar no caminho da obrigação? Você sabe o que precisa acontecer no seu coração para que você volte a orar? Vamos olhar um pouco mais profundamente o capítulo 2 e vamos responder essas perguntas com a Graça de Deus.

I. VOCÊ TEM DE SER FORÇADO A ORAR?

Veja Jonas 1:17. Jonas esteve na barriga do peixe por três dias e três noites. E então Jonas orou. Jonas não havia orado até então neste livro. Ele não falou com o Senhor uma única vez.

  1. O que fazer a não ser orar?

Jonas falou com os marinheiros, e estas são as únicas palavras que ouvimos de seus lábios. Mas agora ele foi lançado ao mar, e no momento em que ele cai na água, o vento para. Poucas pessoas naquele tempo sabiam nadar. Mas as pessoas que não sabem nadar, geralmente conseguem submergir e vir à tona um pouco. Então quando Jonas vem à tona, o mar está calmo; mas quando ele está afundando novamente, começa a perceber que algo está acontecendo a ele.

Ele está em um lugar escuro, um lugar quente, um lugar malcheiroso, um lugar onde, ainda assim, consegue respirar. Ele sabe que Deus é Deus. E Deus arrumou algo extraordinário para ele. O que mais ele pode fazer agora? Ele está inteiramente nas mãos de Deus! Jonas não tinha o poder de persuadir o tubarão a levá-lo à margem e vomitá-lo. Essa é uma experiência terrível! Quando eu penso profundamente sobre isso, me faz tremer! O que mais se pode fazer nessa situação a não ser orar? Jonas tem de ser forçado a orar.

LUTERO era ainda um homem não convertido quando foi pego em uma tormenta. Em toda a sua vida, ele nunca havia orado do fundo de seu coração – embora tenha feito muitas orações. Quando um raio caiu ao redor dele, pela primeira vez, uma oração saiu do fundo de seu coração. Ele orou: “ajude-me”! Foi a primeira oração feita do fundo do coração. O seu coração havia sido tocado. Às vezes as pessoas precisam ser colocadas em uma situação em que são forçadas a orar.

O dia 10 de março 1948 foi um dia importante no Oceano Atlântico. Houve uma tempestade terrível. A bordo do navio estava um jovem cruel. Eles mergulharam em um desses vales de onda profundo e o capitão tinha certeza de que eles nunca viriam à tona novamente. Mas eles vieram. Havia muita água dentro do navio. Então o capitão falou a toda tripulação para ir às bombas e bombear a água para fora. E esse jovem cruel disse: “se isso não funcionar, que o Senhor tenha misericórdia de nós”. E então ele quase parou antes de chegar às bombas e disse: “O Senhor? Misericórdia? Pode haver misericórdia para mim”? Mas quando a noite chegou, a água havia sido retirada totalmente. E aquele homem orou todos os dias, daquele dia até sua morte. Ele se tornou um dos grandes pregadores de sua época, seu nome era JOHN NEWTON. Nós cantamos o seu hino – ele escreveu algumas centenas de hinos, mas você conhece a música dele “Graça Maravilhosa”. Ele teve que ser forçado a orar. Isso não é triste? Um coração que não ora, nunca é um bom sinal.

Certo pastor conta sobre um casal jovem que estava indo bem na sua vida de casados cristãos, mas eles pararam de ler a Bíblia juntos e de orar juntos. E então ele parou de orar totalmente. Um bebê nasceu – coisa terrível para um bebê nascer em um lar que não ora -, havia algo errado com o bebê. Ele foi ao hospital visitar o casal e a criança. O bebê era muito pequeno. No topo de sua cabeça, haviam fixado uma grande torneira metálica. Essa é uma experiência terrível, não é? Não, não foi. Porque daquele dia em diante, aquele casal orou novamente. E, hoje, eles estão caminhando bem com o Senhor.

  1. E se você não orar?

Você tem de ser forçado a orar? E se mesmo assim você continuar negligenciando a oração. Não esqueça que: “orar é dizer a Deus tudo o que está em seu coração”. Vou afirmar isso mais uma vez: orar é dizer a Deus tudo o que você tem no seu coração”. E se você não faz isso, uma das três coisas é verdadeira:

  • Ou você não é CONVERTIDO, porque não convertidos não oram do fundo do coração. A falta de oração é pura manifestação de impiedade.
  • Ou você é um DESVIADO, você está distante de Deus e nunca terá nenhuma segurança enquanto você continuar como está. Embora você seja ortodoxo, mais está morto espiritualmente. Você é mundano.
  • Ou você é um APÓSTATA, alguém que conhece as verdades da fé cristã, alegou ser um cristão, mas desistiu de tudo e trata como falso o que sabe ser verdade.

Mas seja como for, seja você um não convertido, um desviado ou um apóstata, se você não é um homem ou mulher de oração, você está em apuros.

  1. De qualquer jeito você será levado a orar.

Mas Deus, em sua BONDADE, traz, frequentemente, as pessoas ao ponto em que elas são forçadas a orar – e uma pessoa forçada orar é melhor do que uma pessoa que não ora. Um pastor que eu conheço tinha um pecado secreto – mais tarde ele me contou sobre isso. Então ele teve um terrível acidente que o deixou com sérias sequelas. Esse acidente o colocou na linha, ele se arrependeu de seu pecado e voltou a orar. A Doença leva as pessoas a orar. O luto traz as pessoas à oração. As perdas levam as pessoas a orar. O desespero leva as pessoas a orar.

Em um sepultando uma piedosa mulher idosa, estava em pé, ao lado da sepultura, um jovem. Em cada um de seus lados havia dois fortes Policiais. Ele era um jovem violento e já estava preso há algum tempo. Então sua mãe morreu de repente, e permitiram que ele fosse ao funeral. E, à medida que ele via o caixão descendo à sepultura, ele chorava como um bebê. E orava! Ele foi convertido no funeral de sua mãe e tem servido ao Senhor pelos últimos trinta anos. Mas ele teve de ser forçado a orar.

Desapontamentos fazem as pessoas orar. Algumas pessoas estão desapontadas com seus casamentos, com seus filhos, com sua carreira, com sua igreja, com elas mesmas. Deus deixa algumas pessoas sem emprego como um presente bondoso a elas, para que orem. Pessoas se afundam em débitos; pessoas acordam à noite com assaltantes dentro de suas casas; algumas têm perdas terríveis; algumas vidas são visitadas pela incerteza. Deus governa sobre tudo isso. Essas são as Suas providências bondosas, embora difíceis, para dar a você a maior benção que você pode ter no mundo: um coração voltado à oração.

  1. De qualquer lugar você deve orar.

Você sabe que pode orar ao Senhor de qualquer lugar? O verso primeiro do texto de Jonas diz o seguinte: “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus”. Você sabe que pode orar ao Senhor de qualquer lugar? Isso é verdade geograficamente. Eu não sei onde exatamente Jonas estava no Mar Mediterrâneo – e tenho certeza que ele também não sabia. Eu não sei em que profundidade ele estava, mas de lá, ele orou. Você pode orar de qualquer lugar! Abraão orou no deserto, assim também fizeram Isaque e Jacó; Salomão orou no templo. O coletor de impostos orou na sinagoga; Cornélio orou em uma casa; os discípulos oraram em um barco; Jesus orou em um jardim; e você pode orar em qualquer lugar!

Você pode orar aí onde você está sentado. Se você for tocado pela Palavra, você não precisa sair de onde está para se relacionar com Deus. Você pode orar no seu quarto! Não há lugares sagrados porque todos os lugares são sagrados! Porque em Deus nós vivemos, nos movemos e temos o nosso ser. E ele não está longe de nenhum de nós, ele está mais próximo de nós do que nossas mãos ou respiração, ele está mais próximo de nós do que estamos de nós mesmos. Mas o que é verdade geograficamente, também é verdade espiritualmente. Pense agora sobre Jonas: ele é desobediente. Deus disse: “vá para o leste”, mas ele foi para o oeste.

Deus disse: “vá para a terra”, mas ele foi para o mar. Deus disse: “vá e pregue”, mas Jonas foi dormir. Ele tem uma atitude errada. Ele não quer ver os cruéis assírios sendo poupados, ele preferiria vê-los aniquilados pelo Juízo de Deus e isso não é muito certo da parte dele. Um certo Pastor reformado diz: Eu tenho um verso preferido na Bíblia. Eu costumava dizer às pessoas: “não tenham um versículo preferido na Bíblia, apenas ame a Bíblia inteira”, mas eu era um hipócrita. Porque eu tenho um versículo predileto: “E levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e o beijou”. Isso não é maravilhoso? “Quando ele ainda estava a uma grande distância”!

Você pode estar em uma conferência cristã, numa igreja, seminário e estar a quilômetros de distância de Deus. E se você está assim? Você pode orar a Deus de onde estiver. O Senhor não diz: “melhore primeiro”! Ele não diz: “endireite-se antes”! É suficiente olhar na direção do Pai. E quando você estiver a uma grande distância. Tão longe que você não saiba mais quão longe está. O seu Pai estará correndo em sua direção, ele abraçará você, beijará você, e suas primeiras palavras a você serão: “meu filho”!

Este é o evangelho que pregamos! Há um caminho de volta a Deus dos caminhos escuros do pecado. Há uma porta que ele abre e pela qual nós podemos entrar. Na cruz do calvário é onde começamos, quando nos achegamos como pecadores a Jesus. Você pode ser restaurado! “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Não importa há quanto tempo você tem estado longe, não importa quão ruim tem sido, não importa o que você tenha feito no país distante, você pode se voltar e oração a Deus agora!

II – VOCÊ PERCEBE QUE POR MELHOR QUE VOCÊ ORE, VOCÊ AINDA TEM DE ANDAR NO CAMINHO DA OBRIGAÇÃO?

  1. A oração e a obrigação.

Você percebe que por melhor que você ore, Deus não permitirá a você que pare de andar no caminho da obrigação. Vejamos o que diz o versículo 10: “Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra”. Capitulo 3:1: “Veio a palavra do Senhor, segunda vez, a Jonas, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive”. Jonas não quer ir a Nínive, mas Deus o encontrou. Isso significa que agora que ele está perdoado, ele não terá que ir a Nínive? A primeira coisa que Deus diz a Jonas, quando ele é restaurado, é esta: “então, Jonas, você não queria ir. Mas vá”! Talvez você não esteja sendo muito submissa ao seu marido recentemente. Mas você tem estado com Deus em oração, já confessou tudo a ele e está caminhando novamente com o Senhor. Sabe o que você terá que fazer agora? Você terá de ser submissa ao seu marido!

Talvez você não esteja amando sua esposa como Cristo amou a Igreja. Você não tem feito sacrifícios por ela, quebrou promessas feitas, não tem mostrado a afeição que um marido cristão deveria, não tem cultivado a vida espiritual dela. Mas você falou com Deus sobre tudo isso e está tudo perdoado. Agora, você terá que olhar sua esposa nos olhos e dizer: “querida, eu errei! E agora com a ajuda do Senhor, e com a sua ajuda, eu quero fazer isso certo”.

O fato de você ter se relacionado com Deus em oração, não significa que Deus te dispensará da sua obrigação.  Algumas pessoas ainda estão esperando para ser batizados. Havia um homem assim na igreja de Spurgeon. E Spurgeon lhe perguntou: “por que você ainda não foi batizado”? O homem disse: “eu estou pensando sobre isso”. “Há quanto tempo você tem pensado sobre isso”? “Uns 40 anos”. “Por que tanto tempo”? “Diz na Bíblia que aquele que crer não se apressará”. Quando você conversa com Deus acerca de qualquer coisa, você ainda terá de fazer o que tem adiado por todo esse tempo.

  1. As Reuniões de oração e o coração.

Um dos sinais de um coração que não é voltado à oração é que as pessoas se mantêm distantes da reunião de oração. E um dos sinais de um coração voltado à oração é que você quer orar com outros. Mas você não gosta da ideia de ir à reunião de oração – “é uma noite inteira toda semana”! É todo dia? É uma jornada de 5 horas de oração. É 30 dias de oração? Mas se você falar com o Senhor sobre esse pecado e como você tem negligenciado as reuniões de oração; você será perdoado. Se o seu arrependimento foi sincero, então a igreja verá você na próxima jornada de oração.

  1. A consciência e a oração.

Há algumas coisas que não estão na palavra de Deus, mas a sua consciência tem falado a você sobre isso. Nunca é seguro violar a sua consciência! Mas você tem violado a sua consciência, mês após mês, em uma área em particular. E, na misericórdia de Deus, você agora falou com Deus sobre isso. Você não está livre para violar sua consciência novamente! Aquilo que não provém de fé, é pecado! (Rm 14.23). O que você não pode fazer com consciência tranquila pode não ser pecado para outros, mas é pecado para você. Não é suficiente apenas falar com o Senhor sobre isso, você precisa pôr em prática e ser restaurado. Você tem de fazer o que o Senhor espera que você faça.

III. O QUE TEVE DE ACONTECER NO CORAÇÃO DE JONAS PARA QUE ELE FOSSE RESTAURADO DO SEU DESVIO E ORASSE?

O que realmente move um crente verdadeiro a orar. Se ele não ora ele está desviado da graça de Deus. O que precisa acontecer no seu coração para que você seja restaurado do seu desvio e voltar a orar? Vejamos o que aconteceu com Jonas.

  1. Ele percebeu que Deus realmente é Deus.

Pense na última coisa que ele viu enquanto afundava na água. Imagine os seus pensamentos enquanto um peixe o engolia e ele não se afogava. Pense na significância do versículo 1: “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus”. Pense na significância do versículo 8, quando ele percebe que Deus é Deus e ídolos são vãos. Você não pode ser restaurado do seu desvio até ter um senso da divindade de Deus. Toda experiência espiritual verdadeira nos faz perceber algo da divindade de Deus – não foi isso que aconteceu com você no dia da sua conversão? Você está sentado aqui em algum lugar da igreja. À medida que prego toda a sua alma deve ser invadida por um senso de Deus. A verdadeira recuperação espiritual sempre tem essa característica. É por isso que Jonas ora! Sempre que estamos restaurados, seremos levados naturalmente a orar mais regularmente. A evidência se estamos desviados mesmo dentro da igreja, é a nossa insistente falta de oração. Se fomos restaurados, estaremos orando. Versículo 1: “Então Jonas orou”; versículo 2: “Na minha angústia, clamei ao Senhor”; Versículo 4: “Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos”; Versículo 7: “Eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração”.

  1. Ele enxerga a sua pequenez e a Glória de Deus.

Ele percebe que sem Deus, ele está sem esperança. Versículo 2: “Na minha angústia, clamei ao Senhor”;  Versículo 7: “Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor”. Jonas diz ao Senhor o que o Senhor havia feito por ele por meio das providencia carrancuda, que esconde sua face sorridente. Se você observar os versículos 3, 5 e 6, você verá que é exatamente isso que Jonas está fazendo:

“O Senhor me trouxe para dentro da barriga do peixe”, “as suas ondas e as suas vagas passaram sobre mim”, “o Senhor fez com que as algas se enrolassem na minha cabeça”, “o Senhor salvou minha vida”, “o Senhor é o meu Deus”.

Jonas está falando com Deus sobre o que o Senhor fez por ele. Eu amo o capítulo 2! Jonas virou as costas para Deus, fugiu de Deus e descobre que, não importa em qual caminha ele corra, Deus ainda está diante dele corrigindo-o. Foi o que aconteceu com Paulo. Paulo estava indo pela estrada de Damasco. Ele virou as costas para Cristo, mas quem ele encontrou diante dele? Cristo! Nós viramos as costas para ele, mas ele está nos encarando o tempo todo! Isso é Graça! Uma graça que disciplina com amor.

Um certo pastor de uma igreja de fala francesa na Suíça conta que: Um dia, naquela igreja, na Suíça, entrou uma moça. Ela era inglesa, falava pouco francês, mas veio assistir à pregação. Curioso o Pastor suíço, iniciou com uma pergunta normal: “O que traz uma moça inglesa como você à Suíça”? “John Marshall”, ela disse. John Marshall foi um dos maiores pregadores reformados da suíça. Ele pregou nessa igreja semanalmente por quase 50 anos, e pregava semanalmente no mercado local. Nunca houve um pregador tão ousado e duro como John Marshall. Ele pregava com tanta força que até mesmo os ratos fugiam. Ela disse: “eu não posso suportar a pregação de John Marshall, como pode os meus pais frequentarem essa igreja dele! Eu não aguentava mais esse tipo de pregação tão radical! Então depois de tanto tempo eu voltei para a Suíça porque eu descobri agora que não posso viver sem aquela pregação”. Não é estranho? Ela fugiu da pregação, e de repente, descobriu que o que ela queria era pregação.

  1. Ele descobriu como Deus é bom.

Como Deus não é bom. Você foge dele, mas é como brincar de perseguir uma criança ao redor da casa. Eu gosto de brincar com minhas crianças. Eu gosto de brincar de aterroriza-las para que elas gritem e corram. Depois de algum tempo, você tenta descobrir para onde elas fugirão. Você então as persegue, e elas correm. E você vai por outro caminho, e elas correm diretamente para os seus braços abertos. Elas são confortadas do terror pela mesma pessoa de quem elas estavam amedrontadas.

Tente isso! É um bom hobby. E é o hobby de Deus! Se você é um NÃO CONVERTIDO, ou você é um crente que não ora; o seu maior problema não é você mesmo. O seu maior problema é Deus. Você não pode escapar de Deus evitando a oração. Mas Ele busca você, ele irá julgá-lo mesmo que você esteja fugindo! Deus é tão bondoso que fica no seu caminho, e talvez tenha trazido você até este momento aqui para que você possa correr direto para os seus braços. E você descobrirá que aqueles fortes braços dos quais você estava com tanto medo, estão cheios com amor terno, bondade e perdão.

Essa foi a experiência completa de Jonas por meio da oração. Enquanto Jonas ora, ele está consciente de que está nos braços de Deus. Ele ora porque ele sabe que Deus é bom. Crer nos atributos de Deus e não orar, não faz diferença alguma. Pregar sobre os atributos de Deus e não ser levado a orar, é a mais pagã das formas de crenças. Versículo 2: “Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz”. Versículo 7: “Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo”.

  1. Ele se dedica novamente ao serviço de Deus.

Os frutos de uma restauração espiritual que acontece por meio da oração é a nossa dedicação ao serviço do reino de Deus. Veja como Jonas se dedica novamente ao serviço de Deus quando ele ora. Veja o versículo 9: “Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação”! E assim, Jonas é restaurado, depois que ele ora, então o peixe o vomita. E espiritualmente e geograficamente, ele está de volta onde começou. E a história de vida de Jonas pode começar novamente agora. Ele não é um homem perfeito – como veremos. Ele está andando com Deus, mas não está caminhando o mais próximo de Deus que poderia. Mas o seu arrependimento é real, ainda que não seja perfeito, como também sua obediência não é perfeita e nem o seu serviço era perfeito. É importante entender essa distinção. Seu arrependimento é real, mesmo que ainda não seja perfeito.

Nossa obediência é real, mesmo que não seja perfeita, nosso serviço prestado ao reino é real, mesmo que não seja perfeita. Precisava crescer no arrependimento e na obediência e no serviço da casa de Deus e isto será feito por meio da oração. É como a obediência, e o serviço de qualquer cristão. Nossa obediência, se somos cristãos verdadeiros, é real, mas não é perfeita e precisamos todos os dias crescer na a obediência e no serviço do reino de Deus na oração. E é assim que é com Jonas. Seu arrependimento era real, ele está arrependido e voltou para o Senhor, mas ainda há mais coisas para ele se arrepender porque seu arrependimento ainda não é perfeito. Assim como todos nós. O arrependimento acontece no primeiro dia de nossa vida cristã, e todos os dias após isso. E os meios pelos quais crescemos é pela oração e pela Palavra de Deus.

 

CONCLUSÃO

Será que precisaremos ser forçados a orar. Será que vamos continuar correndo o maior de todos os perigos a falta de oração. Nada pode ser feito sem antes orar, como diz o nosso pacto eclesial. Veja o perigo para a família, um pai que não ora. Veja o perigo para a sociedade uma igreja que não ora. Veja o perigo para a igreja um pastor que não ora. Se não estamos orando, é porque ainda não nos convertemos, ou estamos desviados, ou somos apostatas. Será que só vamos nos por de Joelhos depois da grande tormenta, no ventre do grande peixe. Sem a oração Jonas foi engolido pelo peixe. Mas quando ele ora, é vomitado pelo peixe. Será que vamos precisar sermos forçados a orar?