Série de sermões expositivos sobre o livro de Jonas. Sermão Nº 16 – O que você sabe sobre arrependimento? Referência: Jonas 3. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 24/4/2019.

INTRODUÇÃO

Jonas agora está de pé, ele agora vai pregar, mesmo contra a sua vontade. Mas o efeito de sua pregação é algo que ele não pode medir. Pois é exclusivamente uma obra de Deus. Você deve dar uma atenção especial a esse capítulo. Há duas razões para isso. A primeira razão é que esse capítulo contém a história do maior despertamento espiritual que já existiu. Mais pessoas são convertidas no capítulo 3 de Jonas do que em todo Israel, no tempo do Antigo Testamento e do que no Dia de Pentecostes.

Houve dias grandiosos na História da Igreja. No quarto século, por exemplo, João Crisóstomo batizou três mil pessoas em um dia. Houve dias grandiosos na época da Reforma do século XVI, quando milhares vinham a Cristo semanalmente. Houve dias grandiosos na História da Escócia. Em uma ocasião famosa, em 1630, um único sermão converteu 500 pessoas e modificou toda a atmosfera espiritual daquele país. Houve dias grandiosos na história da América, quando Charles Finney, levou centenas de milhares almas a cristo. O mesmo aconteceu com Moody, que levou 500 mil pessoas a cristo em todo o seu ministério. Houve dias grandiosos no país de Gales entre outubro de 1858 e janeiro de 1860, cem mil pessoas vieram a Cristo – um décimo da população daquela época.

Mas nunca, em toda História, houve algo semelhante ao capítulo 3 de Jonas, onde em uma única pregação, tão curta, leva cerca de 120.000 pessoas a se converter. Jonas foi o profeta e pregador missionário mais bem-sucedido de todos os tempos. Mas há uma segunda razão pela qual você deveria dar atenção a esse capítulo: O que Jesus disse. Ele disse que haverá o Juízo final, e que, nesse Juízo, os homens de Nínive se levantarão e condenarão a geração para a qual Jesus pregou porque eles se arrependeram com a pregação de Jonas, mas as pessoas para quem Jesus pregou não se arrependeram.

Muitos de vocês que estão me ouvindo agora mesmo ainda não se arrependeram. Os ninivitas se arrependeram e o pregador era um pregador relutante, que pregou de má vontade e pregando para que ninguém se convertesse. Você me ouve, toda semana, eu que estou com meu coração ardentemente ansioso para ter você convertido. Os ninivitas se arrependeram ao ouvir apenas um sermão. Nós aqui já ouvimos centenas de sermões e ainda muitos não vieram a Cristo. O sermão que os ninivitas ouviram tinha uma única frase, e ainda assim, eles se arrependeram.

É possível que você já tenha ouvido milhões de frases e ainda está longe do Senhor. O sermão que os ninivitas ouviram, foi o mais duro discurso de se ouvir, e ele contém apenas uma promessa de condenação. Já o pastor prega cheio de amor, misericórdia e graça, lutando para te levar ao crescimento, mas nada acontece com sua vida. A cada sermão que você ouve, você fica mais endurecido e se torna mais culpado de seus pecados. A condenação de qualquer um de nós que não se arrepender em nossos dias será maior do que a condenação de outras pessoas que não ouviram o evangelho. Os homens de Nínive se levantarão no Juízo e testemunharão contra todos aqueles que desprezam a pregação.

I. A vida cristã é frequentemente difícil.

Veja o que diz o texto dos versículos 1 a 4. Talvez alguns de vocês não gostarão que eu fale de Jonas como um cristão. Vocês dirão: “ele é um crente do Antigo Testamento, como você pode chamá-lo de cristão? Jonas era sim um cristão, sua fé estava em Cristo, ele era um tipo de Cristo, uma figura de Cristo. Eu não tenho vergonha de chamá-lo cristão – e quando encontrá-lo no céu, eu direi: “olá, irmão! Suas orelhas estiveram queimando? Eu tenho falado sobre você.”

  1. Porque a vida cristã é frequentemente difícil?

Um certo adolescente, ainda na escola, trabalhava em uma pequena fazenda durante as férias. Ele tinha uma hora no meio do dia sem nada para fazer. Nesse período de descanso todos os outros trabalhadores iam para casa. Mas o adolescente disse à sua mãe: “você pode me emprestar uma bíblia pequena que caiba na minha bolsa”? Ela disse: “você pode pegar essa aqui. É bem pequena, mas tenha cuidado com ela. Essa é a bíblia que foi dada ao seu pai quando ele entrou para o exército, aos vinte anos de idade”. Então o adolescente abriu a bíblia na primeira página e lá estava escrito um texto de 2 Timóteo: “sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Cristo”. Esse era o melhor lembrete que seu pai poderia ter. É difícil ser cristão no exército – é difícil ser cristão em qualquer lugar.  A vida cristã é frequentemente difícil.

Foi difícil para Jonas. Ele esperava que não precisasse ir a Nínive. Se ele fosse a Nínive, eles talvez se arrependessem. E se eles se arrependessem, Deus os pouparia. E então os assírios continuariam sendo uma ameaça a Israel. Mas se ele não fosse, então Deus os julgaria. E quando os israelitas vissem o julgamento dos assírios, talvez eles mesmos se arrependessem de seus próprios pecados. Tudo em Jonas dizia: não vá para Nínive!

Mas nós lemos nos versículos 1 e 2: “Veio a palavra do Senhor, segunda vez, a Jonas, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive”. É muito difícil fazer coisas que não se quer fazer. E Jonas não gostou do que ouviu no versículo 2. No capítulo 1, Deus diz: “Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim”. Mas dessa vez, há uma pequena diferença no que ele disse: DISPÕE-TE, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo”. Ele ficou profundamente abatido, porque sentiu que eles poderiam se arrepender. E ele preferia vê-los mortos. Mas ele já havia aprendido que não vale à pena desobedecer. Então Jonas começa a caminhada que ele não queria fazer.

  1. Porque é frequentemente difícil fazer o que não queremos?

Imagine as mães que estão aqui nessa noite. Em que seu marido está trabalhando, e você está sozinha com seus filhos. Eles não têm idade suficiente para ir à escola. Você tem que ir ao supermercado. As crianças terão que ir com você. O carro está com o pai. Então você tem uma caminhada para fazer até o supermercado com as crianças pequenas, mas eles não querem ir – e você sabe como elas andam nessa hora. Você tem que puxá-los pelos braços para que venham. Agora diga a eles que vão à loja de doces, e então tudo muda. As Pessoas não andam bem quando não querem ir a um determinado lugar. Jonas tem de caminhar 1.200 quilômetros, isso levará 40 dias, mesmo que ele ande rapidamente. É uma longa caminhada. Nínive é uma cidade enorme. Se você andasse ao redor das muralhas de Nínive – lembre-se que há a cidade principal no meio, e então três cidades menores ao redor, vários campos e pastos entre elas-, seriam 100 quilômetros. São necessários três dias para percorrer essa distância. A caminhada é um exercício extremamente cansativo. Há caso de pessoas como Marcha da Morte (Holocausto), em que os alemães obrigaram judeus a andarem a pé, o dia todo, alguns chegaram a morrer.

  1. Porque é frequentemente difícil o que temos que fazer?

É difícil o que ele tem de fazer. Jonas tem de pregar para os assírios. Eu estou contente por não pregar para assírios. Os assírios eram pessoas violentas. Quando capturavam uma cidade, eles levavam o povo, primeiro os homens e meninos. A primeira coisa que faziam era cortar fora as mãos deles, assim não teriam mais problemas. Depois cortavam suas orelhas, retiravam seus olhos e jogavam os seus corpos nus em uma pilha. Assim, os inimigos morriam sufocados. E eles fizeram isso em todo o Oriente porque queriam que seus inimigos os temessem.

E Jonas tem de ir a essa capital, andar por sua rua principal e pregar a mensagem que Deus deu a ele para pregar: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida”. Essa é uma mensagem dura, mas é a única mensagem que foi dada a Jonas. E não vale à pena desobedecer! E então ele prega a mensagem. Agora, vocês pastores, gostam de pregar sobre o Juízo? Não é fácil, não é? Nos programas de televisão, que normalmente são anticristão, onde as pessoas são questionadas sobre todo tipo de assunto.

Algumas vezes, há um cristão presente, e esse cristão fala sobre Jesus Cristo. As pessoas acham isso INTOLERÁVEL. Em algumas vezes, o cristão fala sobre o Juízo final e o nosso prestar de contas a Deus. E, sem exceção, duas coisas acontecem. A primeira é que o homem que está conduzindo o programa tira o microfone dele. A segunda é que todo mundo começa a vaiar e gritar para que aquela pessoa saia do programa. Essa é a forma como as pessoas reagem a uma mensagem de juízo nas pessoas. Porque o coração humano gosta de pensar que Deus está em nossas mãos, e odeia ser lembrado que nós estamos nas mãos de Deus.

Jonas tem somente uma MENSAGEM DURA. A vida cristã é frequentemente difícil. Nosso Senhor Jesus Cristo caminhou para a cruz e disse: “você deve tomar a sua cruz diariamente e me seguir ”. Não confunda a cruz com providência. Muitas pessoas confundem, doenças e problemas como se isso fosse sua cruz pesada para elas carregarem. Mas essa não é a forma como a palavra “cruz” é utilizada no Novo Testamento. A cruz é algo difícil que você toma VOLUNTARIAMENTE.

  1. É frequentemente difícil seguir o caminho.

Nós decidimos seguir um caminho difícil quando nos tornamos cristãos, e quem sabe, de fato, qual dificuldade nos aguarda! Veja por exemplo países onde está a igreja perseguida. No Cazaquistão – um país enorme. De um lado ele toca na Europa, do outro, na China; é tão grande quanto a Europa Ocidental. O Senhor tem ali o seu povo. Os crentes mais antigos contam que viveram em suas igrejas e ainda vivem. Alguns anos atrás: a polícia foi à igreja com alguns soldados, pegaram o pastor e os presbíteros, e atiraram neles em frente ao prédio da igreja. Há pessoas que ainda se lembram disso. Quando se entra na sala em que o ministro ora antes do culto, na parede, há um grande quadro – a lista de pessoas que morreram por Jesus Cristo. A maior parte dos nomes é recente. Eles ensinam aos jovens o seguinte: você percebe que seguir a Jesus Cristo pode custar a sua vida? A todo jovem cristão no Cazaquistão, isso é ensinado. Porque eles sabem que a vida cristã é difícil.

Antes de passar para o segundo ponto, eu gostaria de te dizer que, no entanto, a vida cristã não é apenas difícil. Não é difícil ter os seus pecados perdoados; não é difícil ter o espírito de adoção que clama Aba, Pai; não é difícil ter a consciência de Deus na sua vida; não é difícil ter paz na sua consciência. Não é difícil ter alegria que não depende de circunstâncias; não é difícil acordar a cada manhã e perceber que Deus preserva você como cristão.

Não é difícil chegar ao seu momento de morte, e lembrar que em breve você estará com Cristo, o que é infinitamente melhor! E muitas outras coisas na vida cristã não são difíceis. Como eu disse, eu estive no Cazaquistão. Eu moro em uma casa normal e em uma rua comum. Os meus vizinhos me perguntaram: “onde você está indo dessa vez”? “Eu vou para o Cazaquistão”. “Para onde? Você conhece alguém lá”? “Não”. “Com quem você vai ficar”? “Com uma família”. “O que você vai fazer”? “vou falar em uma conferência cristã”. “Você conhece alguma pessoa para quem você vai falar”? “Não”. “Como você pode fazer isso”? O mundo não pode compreender a família cristã. E quando chegar de volta, e dissesse a eles que eu me senti mais em casa com cristãos do Cazaquistão do que com os meus vizinhos, eu não daria uma boa impressão, mas seria verdade. É maravilhoso ser cristão! Mas a vida cristã é frequentemente difícil.

II. O ARREPENDIMENTO É SEMPRE DIFÍCIL.

Os versículos de 5 a 9 falam sobre o arrependimento de Nínive. Jonas prega: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida”, e o povo de Nínive crê em Deus.

  1. Uma fé voltada para Deus.

Eles não creram em Jonas. Eles estavam conscientes que, por trás da voz do pregador, estava outra voz – eles creram em Deus. O texto não diz que eles aceitaram a existência de Deus, mas sim que eles acreditaram em Deus. Se você acredita em mim, o que você fará? Você acreditará no que eu digo. Se você acredita em Deus, o que você fará? Você acreditará no que ele diz: Deus diz o que ele é, você acredita nele; Deus diz o que ele fez, você acredita nele; Deus diz o que ele fará, você acredita nele. Deus diz o que você deve fazer, você acredita nele, e então você se achega a ele, você se entrega a ele, você se aproxima dele, você o adora, você o ama, e você nunca mais se mantém longe dele, e você vive para agradá-lo.

Porque você acredita em Deus. E se você acredita em Deus, você crê que o pecado é muito pior do que as pessoas pensam. Pecado é coisa séria, é odioso! E eles creram em Deus. Agora, como você explica esta REVOLUÇÃO ESPIRITUAL EXTRAORDINÁRIA? Pessoas já tentaram sugerir diversas explicações. Eles dizem: “bem, o próprio Jonas era um sinal para eles”. Isso é verdade, a Bíblia diz isso. Eles dizem: “você se lembra em 1896, na costa da Argentina”, se a história for verdadeira, e existe certa dúvida a respeito disso, “um homem foi engolido por uma baleia.

Ninguém sabia aonde ele havia ido. Um navio capturou uma baleia, eles a cortaram no meio, e encontraram um homem dentro do estômago. Ele estava inconsciente e tão branco quanto a sua roupa mais branca”. Eu não tenho ideia de que cor esse homem era antes. E eles dizem: “então se você visse alguém assim, você pensaria que tinha visto um fantasma. E, talvez, tenha sido isso que impressionou os ninivitas”. Que coisa mais sem sentido! A revolução espiritual é explicada por causa do trabalho extraordinário do Espírito Santo! Ele abre olhos espirituais! Ele abre o entendimento espiritual! Ele é o autor da fé! Ele é o motivo para que os ninivitas tenham acreditado em Deus!

  1. Uma mudança radical na vontade.

A novidade chega ao rei, isso pode ser lido no versículo 6. O rei ouve sobre esse grande avivamento e percebe uma coisa: não há portas especiais no céu para reis! E não há portas especiais no céu para políticos, ou PhDs, ou professores universitários, ou presidentes. Existe apenas uma porta pequena para o céu, e você tem de ficar tão pequeno quanto uma criança, caso contrário, não pode entrar por ela. E o rei precisa descer do seu trono, se envergonhar dos seus pecados tanto quanto qualquer outra pessoa, e sentir pesar por seus pecados, como qualquer outro.

E você e o seu pecado? Por que você está arrependido pelo seu pecado? É somente porque você está com medo das consequências? Isso não é arrependimento. Arrependimento é ter vergonha de quem você é. Você faz o que você faz porque você é quem você é. E o que você é, é o que Deus diz que você é: um pecador! O evangelho é que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores! E sem esse sentido claro de pecado, você não pode ser salvo.

Neste mundo moderno, as pessoas estão obcecadas por sua imagem. Você entra em um cabeleireiro masculino, e os rapazes estão todos cortando o cabelo como o Neymar. Eu acho que Neymar tem algum acordo secreto com eles, pois ele modifica seu cabelo constantemente. Então, metade da população muda o seu corte de cabelo constantemente. As pessoas estão obcecadas por sua imagem. Elas estão preocupadas com a aparência e sua AUTOIMAGEM. Eles têm que comprar camisetas com um determinado logotipo nelas, tênis de determinadas marcas, sapatos da forma exata que está na moda, e camisas com uma marca estampada nelas. O tempo todo Deus diz: Os homens olham para a aparência exterior, mas eu olho para o coração. E o que ele vê é podridão e coisa estragada! É difícil para qualquer homem ou mulher encarar o que eles realmente são. Mas arrependimento requer isso. Então um pensamento vem à cabeça dos ninivitas: “Deus prometeu nos destruir em quarenta dias, mas talvez ele nos poupe se todos nós nos arrependermos”.

E os teólogos liberais “entendidos” zombam do capítulo três de Jonas. Eles dizem: “um rei jamais faria um decreto dizendo para que todos se arrependessem”. Pobre liberal ignorante! Esar-Hadom II, rei da Assíria, ordenou à sua nação para lamentar por cem dias porque ele estava temeroso de que os exércitos do norte, os medos e os persas pudessem causar algum dano a seu reino. Esse fato está escrito nas pedras de Nínive. Na história de Heródoto, encontramos um general persa, que ordena a todo o seu exército que lamente a morte de um dos seus generais que estava lutando na Grécia. Eles cortaram os cabelos de todos os homens e meninos e de todos os cavalos e mulas. E o liberal diz que isso nunca poderia acontecer. Os ninivitas reconheciam a ira furiosa de Deus, e eles estão esperando – apenas esperando – que ele opte por ter misericórdia.

Então eles se arrependem. Nós estamos em uma posição muito melhor do que a deles. Nós sabemos sobre os fatos da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nós podemos olhar para trás, para a prova final da misericórdia e graça de Deus. Nós sabemos alguma coisa sobre a medida do grande amor de Deus. Os ninivitas apelaram a Deus no escuro e ele os ouviu! Você pode apelar a Deus da luz! Você sabe o que ele fez por pecadores. Você sabe as promessas ele fez. Você sabe que ele diz que quem quer que chame pelo nome do Senhor Jesus Cristo, será salvo. Arrependimento é sempre difícil.

  1. As emoções são atingidas.

Então chegamos ao último versículo: “Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que havia dito lhes faria e não o fez”. Medite nesse versículo hoje. Entesoure-o. Senhoras e senhores, Deus vê você. Ele vê o que você faz. Ele vê o que você pensa. Ele vê o que está por trás do que você pensa. Deus conhece você tão bem quanto se conhece. Eu acho isso maravilhosamente encorajador como pregador do evangelho. Às vezes quando estamos pregando o evangelho, nós vemos uma pessoa obviamente tocada pela mensagem. E muitas das vezes, vimos as lagrimas correndo pelo rosto das pessoas. Mas muito antes que o Pastor veja algo desse tipo, Deus já vê o que está acontecendo no coração. E O QUE ACONTECE NO CORAÇÃO É O QUE CONTA. Religião verdadeira, religião bíblica é uma religião do coração.

Deus é cheio de compaixão! Você está bem distante dele, você se volta somente um pouquinho na direção dele, e ele já corre para te encontrar. E ele se compadece do que havia ameaçado fazer. E você percebe que, por trás de suas ameaças, está a graça. Então o relógio está contando os quarenta dias – e tenho certeza de que eles estavam marcando no calendário. Como você acha que eles se sentiram no quadragésimo dia? Você acha que eles dormiram? Então veio o dia 41, e então o dia 42. Você acha que tinha alguém fazendo compras? E o dia 43. E então eles perceberam que Deus os ouviu. Você consegue imaginar o alívio?

Um dia você está com a sua família, e o governo anuncia na televisão que um míssil atômico está vindo para sua cidade e irá atingi-la em doze minutos. Você beija sua esposa, seus filhos, reúne a família para orar, espera e nada acontece. Você agora verá sua esposa de um jeito que nunca viu antes, e seus filhos serão preciosos para você de um jeito que nunca foram antes. Você esteve a ponto de perdê-los, mas não aconteceu. Você consegue imaginar a emoção? Então você beijaria a sua esposa e seus filho até a manhã seguinte e diria para os seus filhos vamos fazer isso pelo resto da vida.

Alguns teólogos equivocadamente dizem que não existe emoção na vida cristã e que não importa o que você sente! Mas existe sim, emoção na vida cristã! Deus te deu uma alma! E a alma é feita de duas partes inseparáveis, de um lado está o PENSAMENTO, e do outro está a VONTADE. E não existe mais nada na sua alma. Certos pensamentos fazem você dizer: “SIM”! E isso é um mover muito forte da vontade. E alguns pensamentos fazem você dizer: “NÃO”! E isso é um mover forte da VONTADE em resposta a seus pensamentos. Nós chamamos isso de EMOÇÃO. Existe emoção na vida cristã! E uma das provas de que você é um cristão são as suas emoções. É por isso que todas as vezes que ouvimos um sermão piedoso, nós sempre choramos. Os olhos secos, revelam um coração seco.

As emoções sinceras, não tem nada a ver com EMOCIONALÍSSIMO BARATO, sem analise, sem o pensar, mas fabricado artificialmente pela habilidade do pregador. E sempre que o pregador prega as Escrituras e sobre Jesus Cristo: nós sentimos! Isso é o que um cristão faz! E é por isso que somos membro de uma igreja que sente, mas que também pensa. Quando eu era apenas um garoto, me disseram: fé é apenas confiar, você não tem de sentir nada, é verdade, nós não confiamos em nossos sentimentos, nós confiamos em Jesus Cristo e por sentimos. Mas nós estamos tão aliviados por termos sido salvos por Jesus Cristo, que quando pensamos nele, nós sentimos fortemente.

CONCLUSÃO

Você sabe o que é o arrependimento. É uma obra do Espirito Santo que envolve, nosso intelecto, nossa vontade e nossos sentimentos. Eu cri e por isso senti. Isso muda tudo na nossa vida.