Série de sermões expositivos sobre O Céu. Sermão Nº 144 – O sexto dia da criação: a criação do homem (Parte 120). Gn 1:27: a Bíblia versus o Secularismo (Parte 71). Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 27/11/2024.
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INTRODUÇÃO
Continuando a avaliação da grandeza poesia de Milton, veremos aqui que a Bíblia, moldou a mente dele com uma capacidade extraordinária.
Ele produziu obras grandiosas, que foram de grande valor para a humanidade.
- L’Allegro (1631)
- Il Penseroso (1633)
- Comus (a masque) (1634)
- Lycidas (1638)
- Areopagitica (Areopagítica) (1644)
- Paradise Lost (O Paraíso Perdido) (1667)
- Paradise Regained (Paraíso Recuperado) (1671)
- Samson Agonistes (Sansão Agonista) (1671)
Mas ele produziu outra grande obra embora não tão famosa, mas que deveria ser olhada com mais atenção. Ele produziu uma obra de teologia, usando apenas as Escrituras e isso foi alo singular, não somente em seu tempo, mas para a modernidade.
- John Milton, o apostolo poético.
Com a maioria dos poetas, somos obrigados a reunir sua doutrina a partir de seus versos.
No caso de Milton, obtemos informações adicionais de sua biografia; mas, além disso, somos particularmente favorecidos pelo fato de que Milton, de todos os grandes poetas, foi o único teólogo sistemático.
Em sua juventude, ele havia planejado um “tratado sobre a verdade cristã”; em seus últimos anos, ele o compôs.
Curiosamente, ele nunca foi impresso durante sua vida; sua própria existência foi esquecida; finalmente, seu manuscrito, amarrado em um maço com a cópia original de suas Cartas de Estado, foi descoberto entre a madeira do State Paper Office em Londres, em 1823 e publicado em 1825.
Então, após um desaparecimento que durou quase um século e meio, a chave para a poesia de Milton veio à tona, e Macaulay (O biografo de Milton) justamente sinalizou o evento pela publicação, na “Edinburgh Review”, de seu famoso primeiro ensaio sobre John Milton.
Embora infelizmente nunca tenha ganhado amplo reconhecimento no mundo teológico, este “Tratado de Doutrina Cristã” é uma discussão tão original e tão capaz da verdade fundamental que merece atenção cuidadosa.
Há uma linha minoritária de crítica que nega a Doutrina Cristã como uma obra produzida por Milton, mas esses críticos sugeriram que não há autores para indicar no lugar de Milton[1].
Essas negações são baseadas nas suposições de que um Milton cego teria dificuldade em confiar em tantas citações bíblicas e que a Doutrina Cristã é a única razão pela qual Milton é visto como tendo uma compreensão teológica heterodoxa.
Em resposta a esse argumento, muitos críticos se concentraram em defender a autoria de Milton, por exemplo, Lewalski[2] e Fallon[3]
O argumento também não consegue explicar a alta alfabetização bíblica da época. Atualmente, muitos estudiosos apoiam a autoria miltoniana da peça, e a maioria das edições da prosa de Milton[4] inclui sua obra teológica[5].
A obra de Milton, “A Doutrina Cristã” é dividida em dois livros. O primeiro livro é então dividido em 33 capítulos e o segundo em 17.
Em muitos pontos, mostra uma independência ousada e uma antecipação de visões apenas recentemente propostas ou consideradas toleráveis na igreja cristã.
No entanto, sua doutrina é proclamada com uma confiança e calma que são impressionantes.
A importância e o valor que o autor atribuiu à sua obra são marcados pelo fato de que ele começa como se fosse uma epístola geral apostólica:
“John Milton, inglês, a todas as igrejas de Cristo, e também a todos em todos os lugares da terra que professam a fé cristã: Paz e conhecimento da verdade, e salvação eterna em Deus Pai, e em nosso Senhor Jesus Cristo.”
Ele divide seu tratado em duas partes — uma parte teórica, quanto ao conhecimento cristão, e uma parte prática, quanto ao dever cristão.
Mas, como nosso objetivo é considerar a poesia de Milton especialmente em seu aspecto teológico, podemos fazer uma análise mais minuciosa das grandes características de seu sistema doutrinário.
- Doutrina da infalibilidade e suficiência das Escrituras.
Em primeiro lugar, então, Milton é um crente inabalável na infalibilidade e suficiência da Bíblia como revelação da verdade de Deus aos homens.
Embora seu ensino formal com relação à Sagrada Escritura seja reservado para a parte posterior de seu tratado, é claro, mesmo a partir do ””início, que ele assume a inspiração divina de cada parte do Antigo e do Novo Testamento.
Ele não perde tempo tentando provar nada, e já declara que a palavra de Deus carrega consigo sua própria evidência. Claramente, ele escreve para aqueles que já são cristãos, não para aqueles que duvidam dos fundamentos da fé cristã.
Milton difere de outros tratados teológicos de sua época, quando ele sua as escrituras como evidência final para os seus argumentos.
Milton confia nas escrituras como base para seu argumento e mantém as escrituras no centro de seu texto, enquanto muitos outros tratados teológicos mantêm as passagens das escrituras nas margens[6].
Em essência, como diz Lieb[7], “Milton privilegia o texto-prova sobre o que deve ser provado.”
Regina. M Schwartz[8] chegou ao ponto de afirmar que Milton “saqueou toda a Bíblia” e que as próprias palavras de Milton são “espremidas de seu texto.”
No entanto, os “textos-prova” reais da Bíblia são vários: nenhuma versão única é usada nas citações latinas de Milton.
A abordagem de Milton à teologia é lidar diretamente com a Bíblia e usar “a palavra de Deus” como sua base.
Embora Milton tenha se apoiado no padrão de “sistemas teológicos” de sua época, ele acreditava que poderia haver “progresso” alcançado na compreensão da teologia confiando completamente na Bíblia.
Milton “encheu” sua teologia com citações diretas da Bíblia para separar seu trabalho de seus contemporâneos que não lidavam com a Bíblia o suficiente para seu gosto.
No entanto, essa doutrina rígida da inspiração é mantida de uma forma um tanto ampla e inspirativa. Ela reivindica a verdade absoluta de cada declaração da Escritura tomada por si só.
Existem muitos tipos de composição, e o Espírito Santo pode fazer uso de todos eles. Ele pode nos apresentar os exemplos de Jó e as dúvidas de Salomão.
É necessário interpretar as Escrituras, portanto; e todo homem tem o direito de interpretar por si mesmo. Para este propósito ele tem a ajuda e orientação do Espírito Santo. Há uma luz interior, bem como um padrão exterior.
Em um lugar, as palavras de Milton pareceriam à primeira vista sancionar a doutrina Quaker (Armínianos); “O Espírito”, ele diz, “é um guia mais seguro do que as Escrituras, a quem, portanto, é nosso dever seguir.”
Mas, tomado em conexão com a supremacia dada às Escrituras em todos os outros lugares em seus escritos, isso deve ser entendido da seguinte maneira.
Que o Espírito Santo é a fonte coordenada da verdade, e que apenas ele pode nos ajudar na sua interpretação. Isso é tão indispensável que mesmo as Escrituras deixariam de ser apreendidas corretamente sem a ajuda dele.
Contrariando a expressamente a confissão de fé Westminister, que estava sendo construída em seu tempo e em cuja assemble ele discursou.
“Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela” (CFW, I.6).
Embora ela vá dizer que o Espirito Santo, trará luz a essa interpretação, mas ela não explica claramente como isso se dá,[9],[10].
- Milton e a doutrina cristã.
O primeiro capítulo de Doutrina Cristã discute o significado real de “Doutrina Cristã”.
Milton afirma que esta “Doutrina Cristã” precisa ser entendida antes que se possa começar a falar sobre a divindade e que a doutrina vem da comunicação de Cristo à humanidade sobre a divindade[11].
A doutrina exige que os humanos “cheguem a um acordo com a natureza de Deus” e vem do “desejo sempre permanente de celebrar a glória [de Deus] por causa de seu plano redentor”.
A abordagem de Milton à doutrina cristã não é filosófica, e Milton não tenta “conhecer” Deus, ele já parte do princípio de que ele o conhece.
Milton diz que temos que encontrar Deus “somente nas Sagradas Escrituras e com o Espírito Santo como guia[12]”. Milton fundamenta sua mensagem no ensino cristão quando diz:
Não ensino nada de novo nesta obra. Estou apenas para auxiliar a memória do leitor, reunindo, por assim dizer, em um único livro, textos que estão espalhados aqui e ali por toda a Bíblia, e sistematizando-os sob títulos definidos para facilitar a referência.
Assim, Milton promove a ideia de que toda a sua obra provém apenas dos ensinamentos de Cristo, e que a doutrina cristã só pode provir de Cristo.
- Milton e o arminianismo.
Milton, em segundo lugar, é um armíniano, no que diz respeito à sua doutrina dos decretos divinos.
Embora Deus conheça de antemão todos os eventos, ele não os decretou absolutamente; ele apenas decreta que, se suas criaturas agirem assim e assim, tais e tais serão as consequências.
Aqui, cito suas próprias palavras para mostrar quão notavelmente ele poderia antecipar certos métodos de declaração agora correntes até mesmo entre calvinistas moderados, mas declarações que naqueles dias teriam sido consideradas heresia em si.
“Eventos futuros”, ele diz, “acontecerão certamente, mas não necessariamente, isso é um insight da presciência Arminiana.
Eles acontecerão certamente, porque a presciência divina não será enganada, mas não necessariamente, porque a ciência não pode ter influência sobre o objeto conhecido de antemão, na medida em que é apenas uma ação intransitiva.
Até aqui, o calvinista moderno pode concordar, embora ele alegasse que o decreto de Deus de criar, quando ele previu os resultados, era para todos os efeitos um decreto desses resultados, o decreto, no entanto, no caso do mal moral, sendo um decreto permissivo, e não eficiente.
Mas quando Milton aplica seu princípio à questão da salvação, ele toma posição que o calvinista não pode sustentar com ele. “Não há predestinação ou eleição específica”, ele diz, “mas apenas geral”.
Ele quer dizer, como Masson expressou, que João ou Pedro não são predestinados a serem salvos como João ou Pedro; mas os crentes são predestinados a serem salvos, e João e Pedro serão salvos se estiverem na classe dos crentes.
Claro que isso é uma negação de que Deus concede qualquer graça especial para fazer de João ou Pedro um crente; e, portanto, deve ser considerado como a negação de um princípio fundamental do Calvinismo da graça irresistível.
Milton, escreveu uma obra em defesa da liberdade, de expressão e de discurso, que se move mais para a ideia do livre arbítrio, do que o determinismo do calvinismo.
Embora Milton escreve que Arminio Jacó, tenha pervertido o sentido da salvação, mas advoga uma teologia parecida com ele sobre liberdade.
CONCLUSÃO:
As escrituras criaram o mundo em que vivemos, e ela pode forjar um tipo de mente, capaz de dar grandeza e vigor a existência humana.
O Salmo 119. 98 – 105
97 Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.
98 Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo.
99 Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.
100 Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos.
101 Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra.
102 Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas.
103 Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca!
104 Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.
105 A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.
[1] Milton, John; Sumner, Charles Richard (1825). Um tratado sobre a doutrina cristã: compilado somente das Escrituras Sagradas . Harold B. Lee Library. [Cambridge, Eng.]: Impresso na Cambridge University Press por J. Smith para C. Knight; vendido também por Budd e Calkin https://archive.org/details/treatiseonchrist00milt
[2] ewalski BK, Shawcross JT, Hunter WB (1992). “Fórum: Doutrina Cristã de Milton”. SEL: Estudos em Literatura Inglesa 1500–1900 . 32 (1): 143–166. doi : 10.2307/450945 . JSTOR 450945 .
[3] Fallon, Stephen. “O Arminianismo de Milton e a Autoria de De Doctrina Christiana ” Texas Studies in Literature and Language 41, No. 2 (1999), pp. 103–127
[4] Campbell Milton e o Manuscrito de De Doctrina Christiana
[5] Milton, John (1931). As obras de John Milton . Internet Archive. Nova Iorque : Columbia University Press.
[6] Milton, John (1931). As obras de John Milton . Internet Archive. Nova Iorque : Columbia University Press.
[7] Lieb, Michael. Milton Teológico: Divindade, Discurso e Heresia no Cânone Miltônico . Pittsburg: Duquesne University Press. 2006. 348 pp.
—- ” De Doctrina Christiana e a questão da autoria”, Milton Studies 41 (2002) pp. 172–230
[8] Schwartz, Regina M. “Citação, Autoridade e De Doctrina Christiana “, em Política, Poética e Hermenêutica na Prosa de Milton ed. David Loewenstein e James Turner. Cambridge: Cambridge University Press. 1990
[9] “Na Escritura não são todas as coisas igualmente claras em si, nem do mesmo modo evidentes a todos; contudo, as coisas que precisam ser obedecidas, cridas e observadas para a salvação, em um ou outro passo da Escritura são tão claramente expostas e explicadas, que não só os doutos, mas ainda os indoutos, no devido uso dos meios ordinários, podem alcançar uma suficiente compreensão delas” (CFW, I.7)
[10] A regra infalível de interpretação da Escritura é a mesma Escritura; portanto, quando houver questão sobre o verdadeiro e pleno sentido de qualquer texto da Escritura (sentido que não é múltiplo, mas único), esse texto pode ser estudado e compreendido por outros textos que falem mais claramente” (CFW, I.9)
Ref. At 15:15; Jo 5:46; 2 Pe 1:20-21.
[11] Lieb, Michael. Milton Teológico: Divindade, Discurso e Heresia no Cânone Miltônico . Pittsburg: Duquesne University Press. 2006. 348 pp.
—- ” De Doctrina Christiana e a questão da autoria”, Milton Studies 41 (2002) pp. 172–230
[12] um tratado sobre doutrina cristã compilado somente das Escrituras Sagradas trad. Charles Richard Sumner. Cambridge: J. Smith. 1825.