Série de sermões expositivos sobre O Céu. Sermão Nº 135  –  O sexto dia da criação: a criação do homem (Parte 112).  Gn 1:27: a Bíblia versus o Secularismo (Parte 62). Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 04/09/2024.

Acesse todos os sermões das quartas-feiras na categoria: Sermões Expositivos.

__________________________________________________

INTRODUÇÃO

O Romantismo foi um movimento cultural no final do século XVIII e início do século XIX que abrangeu a Europa e os Estados Unidos e impactou a filosofia, a arte e a literatura.

Inicialmente o Romantismo tinha pouco a ver com nossa compreensão moderna da palavra romântico, que associamos ao amor ou à sexualidade.

Romantismo era uma mentalidade, ou uma maneira de pensar que incluía muito mais conceitos e questões do que apenas o amor romântico.

Por ser mais um estilo de vida e pensamento, é difícil apontar um começo ou fim exato para o movimento romântico.

Muitos escritores, artistas e compositores bem depois da Era Romântica podem ser chamados de românticos porque a arte que eles produzem expressa os mesmos valores e ideias.

Em seu início, o Romantismo foi em grande parte uma reação ao Iluminismo e à Revolução Industrial. O Iluminismo valorizava a lógica, a razão, a ciência e a matemática, excluindo as emoções e o individualismo.

O homem iluminado era racional e autodidata; sua mente era o componente mais importante de seu ser. Os românticos, no entanto, valorizavam o que os pensadores iluministas evitavam ou minimizavam, colocando a emoção e a experiência pessoal em destaque.

O romantismo idealizava a criança inocente e desenfreada, imaculada do mundo e capaz de seguir suas paixões e impulsos.

A poesia romântica se afastou do foco na comunicação de ideias e passou a expressar sentimentos pessoais de alegria, tristeza e admiração[1].

Nessa época, a Revolução Industrial estava decolando e mudando a paisagem europeia, colocando grandes fábricas onde costumava haver campo verde.

Os românticos, que valorizavam a selvageria e a inocência da natureza desenfreada em detrimento do consumismo da grande indústria, viam isso como um grande mal.

Eles queriam se conectar com a natureza e frequentemente saíam para a natureza em busca de algum tipo de experiência emocional ou espiritual.

Não só isso, para eles parecia que o estado natural e moral do homem pertencia à natureza, e assim cidades grandes, lotadas e enfumaçadas eram vistas como não naturais.

Ao contrário do Iluminismo, o Romantismo apreciava o místico e o espiritual. Os escritores góticos da Era Romântica tinham aspectos muito espirituais em suas obras[2].

Como o Romantismo estava muito ciente do componente espiritual do homem, ele era amigável com a religião. O Romantismo mudou a maneira como as pessoas pensavam sobre sua fé e experiência religiosa.

Surgiu então mais uma ênfase na experiência emocional pessoal na fé de alguém. Isso foi muito evidente no Pietismo, Quakers, anabatistas, e no entusiasmo dos metodistas que vão influenciar o movimento pentecostal no século 19.

O Romantismo também forneceu o ambiente para movimentos espirituais não bíblicos[3]. O Transcendentalismo, Mormonismo, Adventismo e o Espiritismo.

O transcendentalismo oriental, contribuir com seu panteísmo que deu às pessoas uma maneira de ter experiências espirituais unindo Deus com a natureza e a humanidade, não dando distinção a um ser verdadeiramente divino.

O Romantismo em si como um conjunto de ideias e valores não é necessariamente bíblico ou não bíblico. Ele trouxe algo de bom ao Cristianismo ao trazer emoção genuína e prestar atenção às próprias experiências.

No entanto, alguém poderia facilmente levar as ideias românticas longe demais, colocando seus sentimentos ou ponto de vista subjetivo acima do que a Palavra de Deus diz.

Como com qualquer coisa, devemos ter cuidado para filtrar as alegações de verdade com base no padrão da Palavra de Deus.

Precisamos permitir que Deus informe nossa visão do mundo, em vez de permitir que nossa visão do mundo ou nossa experiência emocional pessoal distorçam como entendemos Deus.

Esse foi o grande erro dos autores românticos, Goethe cometeu esse erro construindo uma ideia sobre Deus totalmente baseado na lucubração[4] da mente humana, e com isso construiu um Cristologia deformada e mundana.

  1. A cristologia Goetheana.

E embora a segunda parte de “Fausto”(segundo romance)[5] tenha sido frequentemente citada como indicando a aproximação final do seu autor às crenças evangélicas.

Mas um exame cuidadoso dos seus escritos mostra que o seu significado não é de forma alguma o significado cristão, mesmo nas suas palavras finais:

Todas as coisas transitórias

Mas como os símbolos são enviados:

a insuficiência da Terra

Aqui cresce para o evento;

O Indescritível

Aqui está feito:

A Alma-feminina nos conduz

Para cima e assim por diante.

 

A “alma-mulher” – “Das Ewig-ivcibliche! (O eterno feminino)[6] – é uma tentativa de substituir um sentimento impessoal do panteísmo, pelo “Amor pessoal de Deus em Jesus Cristo”.

O Deus a quem Goethe nos levaria é apenas a “sombra (spectro de Brocken)”[7] da própria humanidade, projetada nas nuvens pelo imaginatu (que deixa levar pela imaginação).

A sombra do Brocken, que é apenas um reflexo da imagem distorcia da própria pessoa na água da nevoa sob o efeito da luz.

A imagem distorcida é a própria imagem, um exemplo perfeito da cristologia Goetheana, que construiu um cristo humano e impotente.

Goethe tem um conceito deformado sobre a pessoa de “Cristo”, ele diz: que Cristo foi “concebido de um Deus único, a quem atribuiu todas as qualidades que ele se sentia em si mesmo como perfeições”.

Ele pretensiosamente acredita que ele tinha as mesmas virtudes de Cristo, isso é uma blasfêmia, pois só Jesus Cristo, viveu uma vida sem pecado.

O Anjo disse a Maria, “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lc 1.35).

Jesus, possuía apenas as fraquezas não pecaminosas da natureza humana, sentia dor, sono, cansaço, tristeza etc…

Para Goethe, Deus tornou-se simplesmente a essência de “sua” bela alma, cheia de bondade e amor, e inteiramente adaptada para que homens bons se entregassem a ele e apreciassem essa ideia como o mais doce vínculo com o céu.” Veja a tentativa Goetheana de construção de um céu secular.

  1. A divindade do ideal de humanidade.

Para Goethe este “ideal de humanidade” não é apenas o único Deus, mas é o único Cristo, pois Goethe também diz:

“Seu Cristo despertou meu espanto e admiração… Nele você pode agora ver-se como num espelho e, de fato, pode adorar a si mesmo.”

Logo este ideal de humanidade não se limita a Cristo, está mais ou menos encarnado em todos os homens.

Goethe diz: “Não somos discípulos de um mestre; temos muitos professores”.

As Escrituras que diz: “Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual possamos ser salvos” (Atos 4:12).

Goethe diz: Nós nos consideramos, todos filhos de Deus e o adoramos como existindo em nós e em todos os seus filhos. . .

As Escrituras dizem que:  “aos que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes a autoridade de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12-13)

Goethe continua: “Minhas opiniões não são anticristãs ou não-cristãs, são simplesmente não-cristãs. . .

Você acha que nada é tão bonito quanto o evangelho”.

Mas entre todos os livros, antigos e modernos, escritos por homens a quem Deus deu sabedoria, encontro milhares de páginas tão belas, tão úteis, tão indispensáveis para a instrução da humanidade. . .

Se eu fosse um pregador, você me acharia tão zeloso em defender minha noção de aristocracia (nobreza) quanto você é agora em afirmar sua ideia da monarquia[8] de Cristo”.

Goethe diz que todo homem pode ter Deus revelado nele assim como Cristo o fez.

“Que maior ganho o homem pode encontrar na vida do que este, que o único princípio que é Deus e a Natureza se revele a ele[9]?”

No entanto, ele não pode conceber nenhuma revelação mais elevada ou mais perfeita do seu Deus impessoal — que é simplesmente a falsa ilusão da “humanidade ideal”.

Ele não concebe a verdadeira natureza de Cristo, que era “verdadeiro Deus” e “verdadeiro homem”.

Jesus Cristo assumiu a natureza humana sem deixar de ser Deus: é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14)

  1. A natureza da cristologia Goetheana.

“A terceira e última religião é o Cristianismo”, diz ele em seu poema “Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister[10]”.

Pois segundo Goethe os homens foram conduzidos por Cristo a um ideal que não poderia ter sido considerado possível sem a sua ajuda.

Deixar sob seus pés todos os espetáculos e honras deste mundo, e manter sempre à vista o céu, seu local de nascimento e lar, pode parecer possível para um homem bom e sábio.

Mas para suportar a maior tristeza, ou melhor, para encontrar meios de uma manifestação divina em sua resistência à humilhação, pobreza, desprezo, tortura e morte.

Para tirar os mais vis de seus pecados e misérias; torná-los capazes de amar a santidade, sim, capazes de alcançar a santidade – estes são fatos dos quais apenas tênues (poucas) indicações apareceram antes do tempo de sua vinda para habitar com os homens.

E tal vinda não pode ser temporária, não pode passar como um fato meramente histórico.

Visto que a natureza humana foi elevada a um ponto tão alto e tornou-se capaz de subir a tal altura, ela permanece para sempre como um ponto do qual a humanidade não pode retroceder. . .

A verdade assim manifestada foi incorporada e nunca poderá desaparecer. . .

A humanidade não pode dar um passo retrógrado, e a verdade que uma vez encontrou uma encarnação divina nunca mais poderá ser dissolvida. . .

A religião cristã tem força em si mesma. De era em era, essa força tem sido exercida para erguer a humanidade caída e sofredora.

Com tais fatos a seu favor, não pode necessitar da ajuda da filosofia, mas deve manter uma posição independente e sublime – uma posição muito acima de toda a filosofia.

A ideia central do Cristianismo é a do Salvador sofredor. O escritor inglês, Thomas Carlyle, diz que aprendeu com Goethe a buscar, não a felicidade, mas a Cruz de Cristo.

E o próprio Goethe disse:

“A religião cristã, muitas vezes desmembrada e espalhada aqui e ali, deve finalmente ser encontrada reunida e restaurada à união pela Cruz”.

E ele nos aconselha, ao fundar a nossa futura sociedade, a fazer do Cristianismo um elemento principal da sua religião.

  1. A divindade na cristologia Goetheana.

Aqui está um pretenso pagão compelido, apesar de si mesmo, a levar em conta o seu CRISTIANISMO CULTURAL, mas entendendo totalmente mal seu significado e valor.

A dificuldade fundamental está em sua concepção errônea de Deus.

O deus que Goethe descreve não é o Deus das Escrituras, que é Santo, pessoal e soberano, que é refletido na consciência humana e exigindo obediência à sua lei moral, mas sim uma força universal indistinguível[11] da natureza.

Esse sistema panteísta de crenças, produzido pelo espírito da modernidade; nem Deus nem o homem têm liberdade, e o homem é apenas o elo de uma cadeia interminável de necessidades, uma vítima das circunstâncias.

O impulso moral (moralidade) é apenas um dos muitos impulsos, todos os quais procedem igualmente deste Deus-Natureza.

Logo as censuras da consciência(pecado) e as ameaças de retribuição (castigo, inferno) são igualmente ilusões às quais o homem sábio se torna superior. Essas são crenças medievais.

Seguir a própria inclinação, desenvolver todos os seus poderes, fazer o máximo de trabalho, garantir o máximo de prazer – em suma, tirar o máximo proveito de si mesmo e das próprias oportunidades – esta é a vocação do homem na terra.

Não existe pecado ou culpa, pois não existe liberdade para abusar e nem lei moral para ser violada. Não há nada proibido.

Não há necessidade de haver arrependimento, portanto. Tudo o que é necessário é o AUTODESENVOLVIMENTO, a escolha do mais elevado, o trabalho para os outros (boas obras).

Fausto é admitido no céu sem sequer uma pontada de arrependimento ou uma palavra de confissão, embora sua vida tenha sido manchada pela luxúria, traição e assassinato.

Como não existe um Deus santo, contra quem ele tenha pecado, ele não precisa de expiação pelo seu pecado. A cultura e o desenvolvimento de que ele necessita estão inteiramente ao seu alcance.

Ele pode branquear seu próprio coração negro. O leopardo pode eliminar as manchas e o etíope pode mudar de pele.

Contrariando as Escrituras, Jeremias 13.23: “Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal”. 

No lugar do Espírito de Deus, que convence o homem do pecado e dá justiça, encontramos no máximo um “poder da natureza”, que nada mais é do que o próprio impulso subjetivo do homem.

A fé supersticiosa numa certa energia demoníaca toma o lugar da dependência de Deus, e o fato de o homem ser possuído por esta energia demoníaca desculpa e até glorifica todas as paixões, por mais cruéis e impuras que sejam.

A redenção deve ser alcançada não pela fé e o cultivo de um caráter santo, mas pelo cultivo dos impulsos da natureza humana caída.

A segunda parte de “Fausto” prega o evangelho panteísta da salvação por mero desenvolvimento natural. O mal com o tempo se torna bom e o homem se salva.

CONCLUSÃO:

A grande necessidade da humanidade é conhecer pessoalmente a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e Goethe estava ciente disso.

Ele lutou com isso, mas ele amou a glória do mundo, e por isso, tentou construir o seu próprio caminho de salvação, como fez com Fausto, colocando ele no céu sem o verdadeiro arrependimento.

Por isso o diabo desde a primeira era tem tentado impedir as pessoas ou distorcerem a verdade sobre Jesus.

A bíblia diz que  “o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a Luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Coríntios 4:3-4).

Tudo o que o diabo que fazer é impedir que nossos filhos conheçam a Jesus Cristo, e para isso ele criou um sistema de crenças, e uma cultura, para engana-los assim como fez com Eva e Adão.

 

[1] Os poetas românticos magnificaram a natureza e a inocência, como visto nas obras de William Blake, William Wordsworth, Samuel Taylor Coleridge e Walt Whitman. Da mesma forma, artistas como Caspar David Friedrich, JMW Turner e Thomas Cole retrataram paisagens maiores e mais dramáticas, fazendo o homem parecer minúsculo ou menos importante em comparação.

[2] Os autores românticos, às vezes expressavam-se na forma de fantasmas ou acontecimentos sobrenaturais, como nos escritos de Charlotte Bronte e Edgar Allan Poe. O mesmo poderia ser dito de artistas como Samuel Palmer, Philipp Otto Runge e Johan Christian Dahl.

[3] O Transcendentalismo, que surgiu do Romantismo nas obras de Ralph Waldo Emerson e Henry David Thoreau.

O Mormonismo também foi possível porque as pessoas acreditaram na experiência espiritual de Joseph Smith sobre a verdade da Bíblia.

O adventismo do sétimo dia, porque acreditaram nas experiencias de místicas da Ellen White.

O Espiritismo, baseado nas experiencias mediúnicas de Allan Kardec.

[4]   Lucubração- Meditação, reflexão profunda. qualquer estudo laborioso, de concepção trabalhosa.

 

[5]Fausto, de Goethe, é dividido em duas partes[1]. A primeira delas foi concluída em 1808; a segunda, em 1832. Goethe dedicou 60 anos à composição dessa obra sediciosa.

[6] O livro “”O Eterno Feminino: Uma Peça de Fantasia em 4 Atos”” foi publicado em 1902 por Robert Misch. É uma peça imaginativa em quatro atos que gira em torno do eterno tema feminino. A história se passa em um mundo fictício onde as mulheres têm o poder e os homens são oprimidos. O protagonista, um jovem chamado Max, se apaixona por uma mulher chamada Eva e precisa decidir se vai se adaptar à sociedade ou lutar pelo seu amor. A peça é bem-humorada e divertida, mas também profunda e trata de temas como papéis de gênero e liberdade. É um clássico da literatura alemã e é frequentemente citado como um exemplo do movimento literário do Simbolismo. Este livro está em alemão.

[7] O incrível e raro fenômeno ótico do “espectro de Brocken”, qual é a sua origem?

Este fenômeno manifesta-se através do aparecimento de uma grande silhueta negra, indefinida, que não é outra coisa senão a sombra do observador, rodeada por uma auréola semelhante a um arco-íris.

O espetro de Brocken, também conhecido como “Gloria Solar”, é um fenômeno ótico muito raro que ocorre muito raramente, em condições atmosféricas particulares, quando se caminha na montanha.

Esse fenômeno manifesta-se através do aparecimento de uma grande silhueta negra, indefinida, que não é outra coisa senão a sombra do observador, rodeada por uma auréola semelhante a um arco-íris. Muitas vezes, a sua aparição surpreende de tal forma o observador que o leva a uma experiência mística.

O nome deste efeito ótico particular vem da montanha de Brocken, com 1141 metros de altitude, o pico mais alto da cadeia de Harz, no norte da Alemanha, onde o fenômeno foi observado várias vezes, uma vez que a área é particularmente enevoada.

https://www.tempo.com/noticias/ciencia/o-incrivel-e-raro-fenomeno-otico-do-espectro-de-brocken-qual-e-a-sua-origem-gloria.html

[8] Monarquia, governo de um só. Monarca, Rei absoluto.

[9] Was kann der Mensch im Leben mehr gewinnen Als dass ihm Gott-Natur sich offenbare?

[10] Verdadeiro “ponto culminante na história da narrativa”. É em termos como esses que Georg Lukács se refere a Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, livro que, publicado em duas partes (em 1795 e 1796), alcançou reconhecimento imediato, dando origem a um novo gênero literário – o Bildungsroman, ou romance de formação, a mais importante contribuição alemã à literatura mundial.

Com uma habilidade extraordinária, Goethe narra as aventuras do jovem Wilhelm Meister, filho de um casal da burguesia alemã, que, contrariando as expectativas de sua classe e família, desejosa de que ele faça carreira no comércio, decide juntar-se a uma trupe de comediantes, ingressando assim no mundo do teatro.

Em meio a uma sequência infindável de encontros, peripécias e diversas ligações amorosas, Meister se vê às voltas com os mais diferentes extratos sociais, cumprindo uma trajetória que desenha um esplêndido painel da sociedade de seu tempo.

[11] Que não se consegue distinguir; que não pode ser distinguido; indistinto ou misturado.