Série de sermões expositivos sobre O Céu. Sermão Nº 88–  O sexto dia da criação: a criação do homem (Parte 65).  Gn 1:27: a Bíblia versus o Secularismo (Parte 14). Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 12/07/2023.

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INTRODUÇÃO

Um dos secularistas que mais influenciou a cultura que em que vivemos hoje foi Karl Marx: o que os cristãos precisam saber sobre ele?

Quem foi Karl Marx, no que ele acreditava e por que isso importa para os cristãos que correm o risco de se envolverem com a cultura hoje?

Ouçam as palavras:

“Nosso coração, razão, inteligência [e] história todos nos convocam com voz alta e convincente para o conhecimento de que a união com [Cristo] é absolutamente necessária, que sem Ele não seríamos capazes de cumprir nosso propósito, que sem Ele estaríamos rejeitados por Deus, e que somente Ele pode nos redimir”[1].

Karl Marx, cujos escritos ateístas posteriores semearam ideias que colheriam milhões de mortes, escreveu as palavras acima quando adolescente em 1835, pouco antes de sair de casa para uma universidade secular[2].

Quase dois séculos depois, os estudantes cristãos ficam sem palavras do lado de fora da Universidade de Berlim, onde Marx passou a maior parte de sua carreira de estudante, enfrentam constantemente grandes protestos defendendo temas de base marxista?

Os manifestantes, portanto, muitas bandeiras com uma confusão de insígnias que variavam de logotipos de organizações comunistas a faixas multicoloridas e o emblema soviético de foice e martelo.

Jovens representando a Juventude Socialista dos Trabalhadores Alemães seguravam uma placa que dizia: “Sua guerra, nossos mortos. Paz aos trabalhadores. Guerra ao capitalismo.”

Esses sinais de renascimento socialista são encontrados nas portas de todas as universidades pelo mundo afora. Jovens desavisados, sendo seduzidos por “mentiras ideológicas”, sem considerar as consequências do marxismo.

Um mês antes, numa universidade em Londres, um cartaz de um evento “Marxismo 2022” prometendo um “festival de ideias socialistas”.

E algumas semanas antes disso, uma placa na Irlanda do Norte que dizia: “Sectarismo, mudança climática, violência de gênero. . . não podemos viver com o capitalismo!”

Considerando esses temas, outro pôster em uma universidade secular canadense quase quatro anos antes.

O anúncio, seduzia os alunos com mentiras ideológicas que os convidava a ingressar na Liga dos Jovens Comunistas do Canadá, declarando:

“Capitalismo é guerra, racismo, crise climática, xenofobia, dívida estudantil, salários miseráveis, patriarcado, colonialismo, desemprego e trabalho precário”.

No Canadá, no Reino Unido e em Berlim, essas mensagens representaram apenas alguns sinais (literais) de um fenômeno mais amplo que estamos vendo se desenrolar em todo o mundo.

É um fenômeno que explora questões culturais para promover uma visão de mundo informada pelo marxismo enraizada no antigo desejo humano de ser “como Deus” (Gênesis 3:5).

É uma agenda que nos diz que podemos — e devemos — nos tornar nossos próprios criadores, salvadores e autoridades da verdade.

E, em última análise, é uma religião baseada em obras[3] cujos seguidores exigem que outros não apenas fiquem fora do caminho, mas também apoiem ativamente a causa.

Como Karl Marx se tornou o “garoto-propaganda” das manifestações culturais atuais de uma mentira sussurrada pela primeira vez no Éden?

Vamos examinar mais de perto quem era Marx e no que ele acreditava, para que possamos reconhecer, entender e responder melhor ao pensamento informado pelo marxismo hoje.

  1. Conhecendo Karl Marx

Nascido em 1818, Karl Marx cresceu em uma família nominalmente cristã na cidade prussiana (atual Alemanha Ocidental) de Trier.

Embora as gerações anteriores da família Marx tivessem sido rabinos, o pai de Karl Marx tornou-se membro professo da igreja protestante oficial da Prússia por razões sócio-políticas[4].

O jovem Karl Marx foi oficialmente batizado como protestante, exibiu conhecimento “bastante claro e bem fundamentado” do cristianismo na escola, e escreveu o fervoroso – embora às vezes confuso teologicamente – ensaio de tema cristão citado acima.

Apesar de seu conhecimento inicial da Palavra de Deus, Marx mergulhou em um estilo de vida antibíblico depois de sair de casa para estudar Direito na Universidade de Bonn[5].

Ele logo se transferiu para a Universidade de Berlim, onde devorou ​​a filosofia – especialmente os ensinamentos de Georg Wilhelm Friedrich Hegel[6].

Hegel acreditava que as ideias, em última análise, conduzem a história e que o mundo material é parte de uma Ideia (com I maiúsculo) em processo de enfrentamento de si mesma[7]. E que não há absolutos.

Mas Marx ensinaria mais tarde o oposto, acreditando que as realidades materiais dão origem aos processos que – às vezes por meio de ideias – impulsionam a história[8].

Enquanto isso, na universidade, os ensinamentos militantemente ateus de Ludwig Feuerbach, um dos jovens discípulos de Hegel, também influenciaram Marx[9].

Feuerbach, que ensinava que os humanos criaram Deus à sua própria imagem, condenou a “religião” como um mito que aliena (impede) a humanidade de atingir seu pleno potencial[10].

Mais tarde, Marx criticaria Feuerbach por pensar apenas nos problemas percebidos, em vez de fazer algo a respeito deles[11].  Mas as ideias de Feuerbach ajudaram a servir de trampolim para as ideias de Marx[12].

Marx também (temporariamente) fez amizade com outro seguidor ferozmente ateu de Hegel, Bruno Bauer, com quem Marx considerou começar um periódico (Jornal) ateísta[13].

Embora o marxismo seja frequentemente associado ao materialismo (a crença de que nada existe exceto a realidade física, e que a natureza é tudo que existe.

A essa altura, Marx havia rejeitado completamente a crença em Deus, devido a influência desses ateus na universidade de berlim[14].

Depois de deixar a universidade, Marx tentou o jornalismo escrevendo para um jornal politicamente radical.

Quando a Prússia proibiu o jornal em 1843, Marx e sua jovem noiva foram para Paris, onde Marx contribuiu para outro periódico radical.

Lá, ele fez amizade com seu futuro colaborador ao longo da vida, o filósofo alemão e proprietário da fábrica Friedrich Engels.

À medida que os anos seguintes – e mais drama político – levaram Marx a Bruxelas e Londres, ele e Engels continuaram desenvolvendo suas ideias, organizando companheiros comunistas e co-autorando montanhas de manuscritos.

Mas que visão de mundo esses escritos de Marx e Engels promoveram, que se tornou a base de todo sistema totalitário?

 

  1. Marxismo: uma religião centrada no ser humano

Fixar os detalhes das crenças de Marx dificilmente é simples. Diferentes escritores o interpretam de maneiras diferentes.

Certos elementos de seu pensamento e terminologia mudaram ao longo de sua vida e suas obras eram “incompletas e inconsistentes”[15].

Carreiras inteiras foram dedicadas a debater as nuances das afirmações de Marx. Portanto, esta não será de forma alguma uma discussão exaustiva, mas uma introdução a alguns fundamentos básicos da visão de mundo de Marx, que era essencialmente teológica.

A maioria das pessoas pensam no marxismo como uma teoria econômica ou, talvez, uma teoria social. Isso não é suficiente. O marxismo, por mais estranho que pareça, é uma teologia, a base de uma religião.

Para começar, vale a pena comparar como a Palavra de Deus e o pensamento de Marx abordam três questões principais:

  • Que tipo de seres são os humanos?
  • Qual é o problema central da humanidade?
  • Qual é a esperança de redenção da humanidade?

 

2.1 A visão bíblica paras essas respostas.

(a) Os humanos são seres criados. Deus nos criou à sua imagem para sua glória, nos projetou para relacionamentos com ele e uns com os outros e nos encarregou de representar sua autoridade amorosa sobre a criação. (Gênesis 1:26–2:24 , Isaías 43:6–7) .

(b) O problema central da humanidade é o pecado. A rebelião de Adão e Eva contra seu Criador trouxe morte e sofrimento ao mundo, alienando os humanos uns dos outros, da criação sobre a qual devemos exercer domínio e do próprio Deus. (Gênesis 3:1–24 , 9:2-3 ; Romanos 5:12 , 8:20–22) .

(c) A esperança da humanidade se encontra em Jesus. Somente o Filho de Deus em carne humana poderia pagar a pena de morte física e espiritual do pecado em nome de todas as pessoas que colocam sua fé e esperança nele.

Ele viveu na terra, morreu na cruz e ressuscitou da sepultura, derrotando a morte. Ele reconciliará plenamente a criação consigo mesmo nos novos céus e na nova terra, restaurada à perfeição para sempre.

2.2 A Visão de mundo de Marx, para essas respostas[16]:

(a) Humanos são criadores[17]. 25 Surgimos naturalmente e constantemente moldamos a natureza de acordo com nossas próprias necessidades, sonhos e desejos.

Quando somos livres para fazê-lo em harmonia com os outros ativamente, expressamos mais plenamente nossa humanidade.

À medida que moldamos nosso mundo e nossas sociedades, nosso mundo e nossas sociedades nos moldam. Ao criar nosso mundo, criamos a nós mesmos.

(b) O problema central da humanidade é sua estrutura socioeconômica. A ascensão das práticas trabalhistas e da propriedade privada gerou divisão social, desigualdades e exploração.

As condições socioeconômicas resultantes escravizam os trabalhadores a empresários opressores, impedindo as massas de expressar plenamente sua humanidade.

(c) A esperança da humanidade é encontrada na revolução. O atual sistema econômico é inerentemente instável e deve entrar em colapso à medida que os trabalhadores despertam para seu status de explorados, se unem e derrubam seus opressores por qualquer meio necessário.

O resultado será uma nova ordem mundial comunista, onde as instituições de família, igreja e estado não mais existirão.

Esse é um esboço grosseiro do marxismo. As próximas três seções deste artigo irão colorir alguns contornos-chave do pensamento de Marx com um pouco mais de profundidade.

(Os leitores que preferirem pular os detalhes filosóficos podem pular para a seção intitulada “Problemas reais, soluções erradas”.)

  1. Humanos como “Criadores”

O erro fundamental de Marx foi rejeitar a Palavra de Deus, deixando que Marx construísse sua própria religião centrada no ser humano.

Em vez de reconhecer nosso Criador como o ponto de referência imutável para a verdade, o significado e a moralidade.

Marx colocou o homem no centro da realidade para que o homem “gire em torno de si mesmo e, portanto, em torno de seu [próprio] sol verdadeiro”[18].

Mas a própria analogia de Marx destaca uma chave com a questão lógica com seu ateísmo. Especificamente, o homem não pode servir como seu próprio “sol verdadeiro”, assim como a Terra não pode girar em torno de si mesma.

Como as leis da lógica, matemática e moralidade devem ser fundadas em algo fora de si para existir e ser significativo, então a humanidade não pode funcionar racionalmente como sua própria fonte de ser, significado e verdade .

Colocar a humanidade na posição impossível de servir como seu próprio criador é o erro fundamental do marxismo.

  1. O evolucionismo de Marx.

Então, se Marx rejeitou Deus como o Criador, de onde os humanos se originaram? Aqui entra o evolucionismo de Charles Darwin.

Embora Marx tivesse abraçado o ateísmo muito antes de Darwin popularizar a evolução com seu livro de 1859, A Origem das Espécies, a publicação deste livro deu a Marx um argumento aparentemente científico para sua própria filosofia.

Marx escreveu:

O livro de Darwin é muito importante e me serve de base em ciências naturais para a luta de classes na história…

Apesar de todas as deficiências [do darwinismo], não apenas o golpe mortal é dado aqui pela primeira vez à teleologia’[19] nas ciências naturais, mas seu significado racional é explicado empiricamente[20].

Em outras palavras, Marx pensava que a evolução oferecia uma maneira de

(1) explicar as observações científicas à parte de Deus e

(2) uma maneira de interpretar o conflito entre classes sociais – um tema-chave no marxismo – como parte de uma luta natural pela sobrevivência.

Se os humanos evoluíram separados de Deus, como Marx acreditava, então cabe aos humanos definir a verdade sobre o que significa ser humano.

Para Marx, ser humano é ser um criador da realidade – e da própria humanidade – moldando e controlando ativamente nosso ambiente físico e social[21].

Marx percebeu que, ao contrário dos animais que manipulam seus arredores construindo ninhos, colméias, teias e represas, os humanos moldam o mundo de maneiras que vão além da mera sobrevivência e reprodução[22].

Mas, em vez de reconhecer essas capacidades criativas como dádivas de Deus refletindo nossa natureza portadora da imagem divina.

Marx assumiu que nossas habilidades conscientes surgiram do desenvolvimento social (evolução) autodirigida do homem[23].

Marx acreditava que, à medida que os humanos trabalham para moldar o mundo de acordo com suas próprias visões criativas, eles moldam a si mesmos.

“Ao agir assim no mundo externo e mudá-lo”, disse Marx, “[o homem] ao mesmo tempo muda sua própria natureza”.

Essa “autocriação” pode acontecer, de acordo com Marx, quando os humanos “trazem novas qualidades em si mesmos, desenvolvem-se na produção, transformam-se, desenvolvem novos poderes e ideias, novos modos de [relações sociais], novas necessidades e nova linguagem[24].”

Marx pensou que esses processos permitem que os humanos criem a si mesmos indiretamente enquanto o mundo e os sistemas sociais que eles modelam os moldam em retorno.

Para o bem ou para o mal, supôs Marx, “as circunstâncias fazem os homens tanto quanto os homens fazem as circunstâncias”[25].

Se as circunstâncias criam os humanos, então cabe aos humanos criar o tipo de circunstâncias que serão melhores para criar ainda mais a humanidade.

Marx concluiu que isso exigiria tratar os humanos como um coletivo unificado, em vez de indivíduos egoístas, porque Marx via os humanos como essencialmente sociais.

Ele escreveu:

“Se o homem é moldado pelo ambiente, seu ambiente deve se tornar humano. Se o homem é social por natureza, ele desenvolverá sua verdadeira natureza apenas na sociedade[26]”.

Humanos trabalhando como um todo comunista, para criar a si mesmos e seu mundo. Esta é a visão de Marx da realização humana.

  1. O “Evangelho” segundo Marx

O problema, pensou Marx, é que os humanos criaram condições sociais que frustram a possibilidade de viver uma vida humana plena.

No drama da história, como Marx o retratou, as cortinas se abriram para os primeiros humanos existentes em um mundo material. Lá, eles experimentaram as necessidades de comida, água, roupas e abrigo.

Os humanos começaram a desenvolver métodos de produção – incluindo ferramentas e técnicas de caça, coleta e agricultura – para atender a essas necessidades.

As pessoas começaram a estruturar suas relações sociais em torno dessas práticas de produção ao longo do caminho.

Mais significativamente, os humanos começaram a dividir os processos de produção em diferentes tarefas a serem realizadas por diferentes indivíduos.

Marx pensava que essa “divisão do trabalho”, juntamente com um aumento correspondente na propriedade privada dos meios de produção (por exemplo, terra, máquinas e ferramentas), levava a divisões sociais, desigualdades e a desumanização final dos trabalhadores[27].

Desde então, de acordo com Marx, as pessoas com mais poder, bens e status têm explorado e oprimido aquelas com menos, tudo para ganhar mais para si mesmas. No marxismo, quem faz isso é o partido comunista.

Enquanto isso, aqueles forçados a trabalhar para os outros devem passar a vida alienados de seus colegas de trabalho, de seus produtos, da oportunidade de moldar o mundo de acordo com suas próprias visões e, em última análise, de serem totalmente humanos[28].

Para Marx, a ascensão do trabalho dividido marcou a queda da humanidade[29]. Agora podemos ver o ciclo vicioso que Marx acreditava conduzir a história.

O ciclo começa quando as necessidades humanas dão origem às práticas de produção, que dão origem às relações sociais, que dão origem à opressão, à alienação e ao conflito de classes.

Essas novas circunstâncias representam um novo conjunto de necessidades, que afetam mais profundamente as classes oprimidas.

O despertar para essas necessidades produz uma “consciência de classe” entre os oprimidos, que percebem sua condição de explorados e decidem fazer algo a respeito[30].

Nesse caso, fazer algo requer revoltar-se contra os opressores, derrubar as condições sociais atuais e emergir como a nova classe dominante.

Essas novas circunstâncias criam novas necessidades para uma nova classe oprimida, que deve encenar uma nova revolução em resposta[31].

E esse ciclo continua se repetindo. Embora Marx não achava que esse processo pudesse durar para sempre.

Ele concluiu que a exploração social atingiu seu pico com o capitalismo da Revolução Industrial, onde massas de trabalhadores mal pagos (a classe do proletariado) trabalhavam para um punhado de ricos empresários (a classe burguesa)[32].

A luta de classes tornou-se tão pronunciada, pensou Marx, que o capitalismo não pôde deixar de desmoronar sob o peso de suas próprias desigualdades[33].

E isso não aconteceu. A china um país que fez a revolução, não vive sem o capitalismo. Pelo contrário ela se alimenta dele. E o comunismo chinês, teria morrido se não nutrisse da prosperidade do capitalismo.

Marx acreditava que o tempo para uma revolução final havia amanhecido. Marx e Engels pediram “a derrubada pela força de todas as condições sociais existentes” reunindo: “Trabalhadores de todos os países, uni-vos!”[34]

CONCLUSÃO:

A maioria das pessoas pensam no marxismo como uma teoria econômica ou, talvez, uma teoria social. Isso não é suficiente. O marxismo, por mais estranho que pareça, é uma teologia, a base de uma religião.

A base da teologia marxista é o trabalho, ou, como costumam dizer: “o trabalho.  Você deve fazer o trabalho”.

A obra (trabalho) é a base da teologia marxista da mesma forma que a submissão é a base do Islã e a expiação pela graça através do sacrifício de Jesus como Cristo é a base do Cristianismo.

Entender a natureza teológica do marxismo, e como ele funciona, nos ajuda a não sermos seduzidos pelas ideias mentiras pregadas nas universidades do mundo afora.

Jesus disse que o meu trabalho é fazer a vontade do pai. O cristianismo constitui na fé e obediência a vontade de Deus, revelada nas escrituras. Ele não incita uma revolução para mudar a política ou a sociedade.

O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer, Romanos 1.16.

 

[1] Karl Marx, “Sobre a União dos Fiéis com Cristo Segundo João XV, 1–14, Descrito em seu Fundamento e Essência, em sua Necessidade Incondicional e em seus Efeitos”, em The Unknown Marx: Documents Concerning Karl Marx trans . ed. Robert Payne (Nova York: New York University Press, 1971), 41.

[2] Robert Payne, “Three Essays,” in The Unknown Marx: Documents Concerning Karl Marx trad. ed. Robert Payne (Nova York: New York University Press, 1971), 34.

[3] A natureza religiosa do marxismo também foi discutida na literatura acadêmica secular, por exemplo, Murray Rothbard, “Karl Marx: Comunista como escatologista religioso,” The Review of Austrian Economics: Volume 4 (1990): 123–179.

[4] Especificamente, um decreto prussiano da época impedia que os judeus ocupassem cargos no governo, incluindo a prática jurídica — a ocupação do pai judeu de Marx. Ver Gareth Jones, Karl Marx: Greatness and Illusion (Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2016), 19–24.

[5] Payne (ed.), The Unknown Marx , 11; Jones, Karl Marx , 39-40.

[6] Isaiah Berlin, Karl Marx: His Life and Environment (Londres: Oxford University Press, 1963), 68-69.

[7] Hegel chamou essa “Idéia” de Absoluto. Embora a filosofia de Hegel seja tipicamente opaca, na melhor das hipóteses, um resumo não acadêmico de suas crenças centrais está disponível em Paul Strathern, The Essential Hegel (Londres: Virgin Books, 2003), 14-20. Notavelmente, “idealistas” como Hegel não acreditavam que o mundo material não existe ou não é real, apenas que não é tudo ou definitivo. Ver Jeremy Dunham, Iain Hamilton e Sean Watson, Idealism: The History of a Philosophy (Durham: Acumen, 2011), 4–13, 144–152. Maiores percepções sobre a visão de história de Hegel e sua influência sobre Marx estão disponíveis em Isaiah Berlin, Karl Marx: His Life and Environment (Londres: Oxford University Press, 1963), 46-61.

[8] Esse conceito foi a base da hipótese de Marx sobre a história, conhecida como “materialismo histórico”. O livro A Ideologia Alemã , composto de manuscritos não publicados até bem depois das mortes de Marx e Engels, foi chamado de “a primeira e mais abrangente declaração do materialismo histórico”, apesar de não “expressar as opiniões finais de Marx e Engels” sobre a história econômica. (R. Pascal, “Introduction”, em Karl Marx e Friedrich Engels The German Ideology [Nova York: International Publishers, 1947], ix–xv.)

[9] Sydney Hook, “Marx e Feuerbach,” New International 3, no. 2 (1936): 47–57, disponível em Marxists.org/history/etol/writers/hook/1936/04/feuerbach.htm ; ver também Marx Wartofsky, Feuerbach (Cambridge: Cambridge University Press, 1977), 18; para uma interpretação alternativa sobre a extensão da influência de Feuerbach, veja Hans-Martin Sass, “The ‘Transition’ from Feuerbach to Marx: a Re-Interpretation,” Studies in Soviet Thought (1983): 123–142.

Outro autor resume a visão de Marx sobre Feuerbach: “De acordo com Marx, Feuerbach conseguiu reduzir a religião a suas raízes psicossociais e origens mundanas. No entanto, ele nunca entendeu o mundo adequadamente. (Michael Gagern, “O padrão intrigante da crítica marxista de Feuerbach.”Studies in Soviet Thought [1971]: 135–158.)

[10] Feuerbach articulou esses temas de maneira mais famosa em seu livro de 1841, Das Wesen des Christentums (A Essência do Cristianismo).

[11]Sydney Hook, “Marx e Feuerbach,” New International 3, no. 2 (1936): 47–57, disponível em Marxists.org/history/etol/writers/hook/1936/04/feuerbach.htm ; Marx Wartofsky, Feuerbach (Cambridge: Cambridge University Press, 1977), ix, xix, 18-21.

[12] Por exemplo, Karl Marx e Friedrich Engels, The German Ideology (Moscou: Progress Publishers, 1976), 46-47. (Existem várias versões de A ideologia alemã como traduções para o inglês, colocando certas notas e declarações dos manuscritos originais alemães não publicados de Marx e Engel em ordens diferentes. Vou citar esta versão principalmente por causa do cuidado dos editores em detalhar onde as seções variáveis ​​do texto apareceram nos originais.)

[13] Gareth Stedman Jones, Karl Marx: Grandeza e Ilusão (Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2016), 90–99.

[14] Para saber mais sobre o ateísmo de Marx e seu papel como base para a filosofia de Marx, consulte Peter Schuller, “Karl Marx’s Atheism”, Science & Society (1975): 331–345. Embora o marxismo seja frequentemente associado ao materialismo (a crença de que nada existe exceto a realidade física), argumenta-se que “Marx é mais precisamente descrito como um naturalista” porque ele não pensava necessariamente que a consciência humana pode ser reduzida à matéria. (Philip Kain, “Marx’s Theory of Ideas,” History and Theory 20, no. 4 (1981): 357–378 [citação da p. 372].)

[15] Uma placa no museu Karl Marx House em Trier declara que o termo marxismo “contribui para o equívoco de que Marx deixou uma doutrina fechada após sua morte. . . . Pelo contrário: a crítica e a análise de Marx da sociedade capitalista são abrangentes, mas incompletas e inconsistentes. Além disso, como muitos de seus textos permaneceram inéditos por muito tempo, diferentes pessoas, partidos e movimentos [tentaram] preencher as lacunas. Ao fazer isso, eles criam [d] novos ‘marxismos’”

[16] O ponto em que Marx, ao responder a essas três perguntas, estava construindo um “evangelho” antibíblico centrado nos conceitos de autocriação, o “pecado original” do trabalho dividido e a revolução como “redenção” também é observado pelo Dr. James Lindsay, uma ateia professa. (James Lindsay, “The Theology of Marxism,” New Discourses, 22 de janeiro, NewDiscourses.com/2022/01/theology-marxism/ .)

[17] Uma cosmovisão bíblica afirma que os humanos são criativos como portadores da imagem de Deus, mas não criadores em qualquer lugar perto do sentido em que Deus é. Veja, “Somos co-criadores com Deus?” Answers in Genesis, 18 de abril de 2023, AnswersInGenesis.org/god/are-we-co-creators-with-god/ .

[18] Karl Marx, em Writings of the Young Karl Marx on Philosophy and Society , traduzido e editado por Loyd Easton e Kurt Guddat (Garden City: Doubleday, Anchor Books, 1967), 250.

[19] Teleologia aqui se refere à ideia de que as coisas (e criaturas) que vemos na natureza foram criadas com um propósito.

[20] Karl Marx, em uma carta a Ferdinand Lassalle, datada de 16 de janeiro de 1861, disponível em Karl Marx e Friedrich Engels Correspondence 1846–1895: A Selection with Commentary and Notes , trad. Dona Torr (Londres: Lawrence & Wishart, 1936), 125.

[21] Marx já estava articulando esses temas em 1844, dizendo: “Toda a história do mundo nada mais é do que a criação do homem por meio do trabalho humano”. (Karl Marx, “Private Property and Communism,” in Economic and Philosophic Manuscripts of 1844 , trad. Martin Milligan [New York: International Publishers, 1964], 145. Ver também citações relacionadas dos últimos escritos de Marx citados abaixo.) Philip Kain argumenta que as obras posteriores de Marx não se concentraram exclusivamente na história humana como “uma autocriação radical por meio do trabalho” (Philip Kain, “Marx’s Theory of Ideas,” History and Theory20, não. 4 (1981): 357–378 [citação da p.369].); no entanto, outras passagens de Marx citadas abaixo afirmam como temas de humanos moldando ativamente sua própria natureza, no entanto, continuaram aparecendo nos escritos de Marx ao longo de sua vida.

[22]Por exemplo, Karl Marx, “Estranged Labour,” em Economic and Philosophic Manuscripts of 1844 , trad. Martin Milligan (Nova York: International Publishers, 1964), 113–114; Karl Marx, O Capital: Uma Crítica da Economia Política vol. 1, Fredrich Engels (ed.), trad. Samuel Moore e Edward Aveling, ed. Fredrich Engels, revisado de acordo com a 4ª ed . alemã. por Ernst Untermann (Chicago: Charles H. Kerr and Co., 1906), 197–198.

[23] Marx e Engels, The German Ideology (Moscou: Progress Publishers, 1976), 49-51.

Karl Marx, Grundrisse: Fundamentos da Crítica da Economia Política , trad. Martin Nicolaus (Nova York: Vintage Books, 1973), 494.[24]

[25] Marx e Engels, A Ideologia Alemã (Moscou: Progress Publishers, 1976), 62.

[26] Karl Marx e Friedrich Engels, The Holy Family, or Critique of Critical Criticism (Moscou: Progress Publishers 1975 [da terceira impressão em 1980]), 162

[27] Marx usou o termo “divisão do trabalho” em alguns sentidos diferentes. Por exemplo, a divisão do trabalho pode se referir a diferentes guildas ou grupos dentro da sociedade realizando diferentes tipos de trabalho (por exemplo, agricultura versus tecelagem), ou a diferentes trabalhadores realizando diferentes partes do mesmo projeto (por exemplo, trabalhadores da linha de montagem construindo um produto juntos ), ou à divisão do trabalho físico e mental (por exemplo, caçar versus filosofar). Ver Marx, Capital (Chicago: Charles H. Kerr and Co. 190 6), 385-404; Marx e Engels, The German Ideology (Moscou: Progress Publishers, 1976), 38-41, 71-82; Karl Marx, Manuscritos econômicos e filosóficos(New York: International Publishers, 1964), 159–164 ver também Robert Ware, “Marx, the Division of Labor, and Human Nature,” Social Theory and Practice 8, no. 1 (1982): 43–71.

[28] Essas ideias são resumidas de forma mais clássica em Karl Marx, “Estranged Labour”, em Economic and Philosophic Manuscripts (Nova York: International Publishers, 1964), 106–119.

[29] James Lindsay, “The Theology of Marxism,” New Discourses, 22 de janeiro, NewDiscourses.com/2022/01/theology-marxism/ .

[30] Marx e Engels, A Ideologia Alemã (Moscou: Progress Publishers, 1976), 60.

[31] Marx e Engels, A Ideologia Alemã , 68-69.

[32] O livro de Marx, O capital: uma crítica da economia política, expõe essa conclusão com a maior profundidade.

[33] Por exemplo, ver Marx e Engels, The Holy Family (Moscou: Progress Publishers 1975), 46-47.

[34] Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista, trad. Samuel Moore, ed. Fredrich Engels, (Chicago: Charles H. Kerr & Company, 1910), 58.