Série de sermões expositivos sobre o livro de Tito. Sermão Nº 06 – A santidade do ministro. Referência: Tito 1:5-8. Pregação do Pastor Jairo Carvalho em 12/06/2019.
INTRODUÇÃO
O caráter é a principal qualificação para se ocupar um oficio na igreja. Paulo inicia falando das características no lar. As relações domésticas e sociais, são as mais propícias a se tornar sérios obstáculos ao serviço cristão. O bom governo familiar é uma garantia para o bom governo da igreja. Pois um homem de vida escandalosa é inadequado para ser ministro Nosso apóstolo aqui primeiro insiste na qualidade moral da vida daquele que deve ser escolhido, e só então depois requer sua aptidão para a doutrina
Ele ordena a Timóteo de que ele não deve consagrar, ou seja; impor as mãos sobre ninguém precipitadamente. Ele diz que não deve ser alguém novo na fé. E deve ser alguém mais maduro e experimentado, pois a própria palavra Presbítero, significa ancião. No segundo século a igreja primitiva não consagrava presbítero, como menos de 40 anos e de preferência alguém que tinha o dom de cura. Outra verdade é que as qualificações, exigem alguém que tenha experiencia com filhos mais velhos.
Paulo ainda acrescenta outra razão importante, para ser alguém com maturidade cristã; porque algumas condutas pecaminosas, são logo verificáveis, e outras demanda tempo para que essas condutas inadequadas sejam percebidas (1Tm 5.22-25). Paulo diz que algumas condutas só são expostas, quando são levadas a julgamento, ou seja; depois de uma avaliação muito meticulosa.
Todo esse cuidado serve para evitar que hipócritas ou lobos se infiltrem no meio do povo de Deus. Alguns são tão profanos interiormente, que seus pecados não podem ser discernidos, até que se manifestem. Ou seja, há uma situação em que o verdadeiro caráter de uma pessoa é exposto. A forma como uma pessoa age em determinada situação evidencia a natureza exata de seu coração.
Por isso a lista de requisitos e qualificações é tão longa. Até que esse homem-Pastor, seja testado em todas essas situações; ele não estará apto para o exercido pleno do ministério cristão. A natureza desse chamado é tão elevada e dever agraciado com uma vida irrepreensível, que ele foi tipificado de diversas formas na lei. Isto está evidenciado nas virtudes positivas e especialmente naquela proibição onde nenhum dos filhos de Arão, poderia ter qualquer defeito nele, pois iria ministrar perante o Senhor.
- O CARÁTER SANTO DO MINISTÉRIO.
A lita do nosso apostolo Paulo, em Timóteo e Tito, são muito próximas, e seguem o mesmo padrão. A principal qualidade do ministro é o seu caráter. Se perde-lo ele perde o ministério. Vejamos.
- A santidade no viver (v.6) “Aquele que for irrepreensível”.
O caráter pessoal é o maior momento no trabalho de admoestação. Não devemos tentar remover os ciscos dos olhos dos outros enquanto temos trava nos nossos. Alguém disse que: “Aquele que limpa uma mancha com os dedos borrados faz uma mancha maior”. Até os que foram apagadores do santuário eram de ouro puro (Êx 37:23). Não podemos insistir com os outros para que mudem se não fazemos nada para mudar nos mesmos. Um velho pregador do século dezesseis colocou essa verdade em palavras simples e pungentes: “Amados em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é uma coisa muito monstruosa se houvesse um homem que tivesse mais línguas do que mãos.
Porque Deus nos deu duas mãos e uma língua, para que façamos muito e digamos pouco. No entanto, muitos dizem muito e fazem muito pouco, como se tivessem duas línguas e uma só mão, ou três línguas e nenhuma mão. Tais pessoas fazem coisas piores que ensinam, ou menos que estão ensinando, ou estão ensinando outras a fazerem bem e muito, mas não estão fazendo absolutamente nada.
Elas podem ser comparadas como: “Uma pedra de amolar, que sendo cega, faz uma faca afiada. Para um pintor, que se deforma, mas faz uma imagem linda. Como uma placa que sendo castigada pelo tempo e pendurada em outro (poste) direciona os outros e não a si mesma. Como um sino, que sendo surdo e não ouvindo a si mesmo, chama o povo para a igreja para ouvir. Como um ourives, que sendo mendigo, e não tendo um pedaço de prata para usar, mas fabrica joias e as vende para outros ganharem o lucro.”
Por fim, é como um ator ridículo na cidade de Esmirna, que pronunciava “O coelum”, ó céu, apontava o com o dedo para o chão. Deixando as pessoas irritadas com seu sarcasmo.São todos esses que falam uma coisa e fazem outra; que ensinam bem e fazem mal.
- Santidade sexual (v.6a) “marido de uma só mulher”.
Devemos esperar que os líderes sejam irrepreensíveis em sua vida intima. “É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher. Segundo uma pesquisa da fundação John Maxwell 80% dos homens crentes tem algum problema na área sexual.O segredo de uma vida inocente e pura, está no relacionamento conjugal sadio.
O arcebispo Beusou, falando depois de Earl Granville ter revelado o memorial ao seu antecessor, adornou a ocasião com uma referência ao segredo da bela vida do falecido arcebispo Tate. – Ouvi dizer – disse ele – e acredito que é verdade que no primeiro dia de sua vida conjugal ele e sua noiva se comprometeram um com o outro para nunca brigarem com ninguém, e acredito que, com Bênção e ajuda de Deus, essa promessa foi mantida até o fim.
“Marido de uma só esposa” – Na facilidade corrupta do divórcio permitida pelas leis grega e romana, era muito comum o homem e a esposa se separarem e se casarem com outras pessoas durante a vida uns dos outros. Assim, um homem pode ter três ou quatro esposas vivas, ou mulheres que sucessivamente foram suas esposas. Um exemplo disso pode ser encontrado na colônia inglesa de Maurício, onde a lei revolucionária francesa do divórcio não foi rejeitada pelo governo inglês.
Por isso não é incomum encontrar na sociedade três ou quatro mulheres que foram esposas de um homem e três ou quatro homens que foram maridos de uma só mulher. Assim, poligamia sucessiva e não simultânea é talvez proibida aqui. Irrepreensível…” não significa totalmente sem culpa. Nenhum líder é perfeito (nem lideres nem igrejas devem fingir que são perfeitos ou exigir perfeição uns dos outros).
Irrepreensível significa ter boa reputação, contra a qual nenhuma acusação pode ser feita. “… Marido de uma só mulher… ” nada mais é do que “fiel à sua esposa”. A ordem não exclui os solteiros nem (necessariamente) quem se casou pela segunda vez. Significa que devemos procurar homens bem casados, comprometidos com suas esposas, que cuidem delas e não tenham fama de se insinuar para outras mulheres.
- Santidade dos Filhos (v.6) “que tenha filhos crentes”.
O mesmo tipo de esclarecimento se aplica a “… e tenha filhos crentes…”. No versículo, a palavra “filhos” se aplica a crianças pequenas. Na infância, as crianças geralmente creem no que seus pais creem. Portanto, a crença dos filhos pequenos reflete a de seus lares, e Paulo quer líderes que tenham filhos cujas crenças reflitam uma vida em família de fé em Cristo.
Quando ficarem mais velhos, os filhos talvez questionem essas crenças, mas na infância devem refletir a fé de seus pais, que estão intencionalmente lhes ensinando e exemplificando a fé, bem como aplicando disciplina com amor, e não permitirem que sejam “… acusados de libertinagem e insubmissão“. A ordem, então, não exclui os homens cujos filhos na idade adulta rejeitaram a fé ou cujos filhos pequenos não sejam perfeitos!
O ponto fundamental é que o presbítero em potencial já lidere bem seu lar. Por quê? Porque é “um supervisor administrando a casa de Deus…”(v. 7, NIV). A igreja é a casa de Deus — família, portanto, a maneira de um homem liderar sua família revela muito a respeito do cuidado que terá com a família de Deus, a igreja. Se ele é dominador em sua casa, provavelmente também será dominador na igreja. Se não assume suas responsabilidades em casa, provavelmente fugirá das responsabilidades na igreja.
Paulo está dizendo a Tito: O indicador mais importante de um líder da igreja é sua vida em família.
- Santidade da masculinidade.
Que sejam homens de verdade. O Ocidente tem uma geração de homens que desejam viver e são incentivados a viver como eternos meninos, são os homo meninos. E fácil evitar responsabilidades em vez de assumi-las; seguir ordens em vez de liderar em casa; usufruir os benefícios da vida conjugal sem perder os benefícios da vida de solteiro. Portanto, se somos homens de verdade, temos de tomar a decisão de amadurecer e incentivar uns aos outros a fazer o mesmo!
Nossas famílias e igrejas precisam que lideremos nossos lares, que tenhamos iniciativa na igreja e que sirvamos aos nossos vizinhos. Nossas famílias e igrejas precisam que nos empenhemos em viver como Cristo viveu — não nos contentar em ser o que somos hoje, mas assumir o que seremos um dia. Temos de entender que esse é o significado de ser homem. Não tem nada que ver com machismo. Ser homem é assumir as responsabilidades de modo que os outros se desenvolvam.
Portanto, as igrejas precisam ensinar os homens a ser bons líderes em seus lares. Esse é o ministério principal deles, e é no lar que acontece o treinamento para o ministério de liderança na igreja. Se você faz parte da liderança da igreja, está se empenhando para que seu ministério com sua família seja santificado e comprometido com Deus? Se você deseja um cargo de liderança na igreja, sua vida em família comprova suas qualificações para isso?
- Santidade no caráter
Segundo, devemos procurar líderes e almejar ser líderes de caráter irrepreensível. No versículo 7, Paulo repete o adjetivo irrepreensível…”, mas aplicado agora a todos os aspectos do caráter. O apóstolo enumera cinco características nocivas que não devem ser aceitas no líder em potencial: “… é necessário que […] seja L..]
(a) não orgulhoso: Não soberbo, arrogante, intolerante com os outros. Aquela pessoa obstinada (viseira de cavalo) em sua opinião. Egoístas.
Que se constitui sua própria autoridade. Que não pode ser ensinado. Que não é pastoreável.
(b) não briguento: Que gosta de confusão. Que se ira facilmente. Que guarda magoa. Que se ressente facilmente. Colérico, apimentado. Valentão. Que gosta de seguidores submissos e não irmãos.
(c) não apegado ao vinho: Gente que não esteja envolvido com bebidas alcoólicas. O uso do vinho sempre trouxe problemas no meio do povo de Deus.
Vale o conselho de Paulo. Bom é não tomar vinho, e nem fazer qualquer outra coisa que escandaliza outros irmãos.
(d) não violento: que gosta de briga, confusão. Que ofende moralmente as pessoas, que vive usando redes sociais para atacar ou se defender. Pessoa que não aceita ser confrontada. Que se ofende facilmente.
(e) não avarento: Alguém que ame o dinheiro. Que valoriza demais as coisas materiais, que gosta de ostentar status e fama. A simplicidade é marca do ministro.
6) santidade das virtudes (v.8).
A seguir, no versículo 8, ele enumera seis virtudes desejadas:
(a) Hospitaleiro: saber receber pessoas em casa. A hospitalidade é um teste de humildade e paciência. Nossa casa está a serviço do reino de Deus.
Muitas casas dos crentes primitivos, recebiam pessoas doentes, e desamparadas. È dai que nasce a ideia dos hospitais.
(b) Amigo do bem: amigo de pessoas boas. que vela pelo que é bom. Que não se mete na vida alheia, que não se envolve com pessoas suspeitas.
(c) sensato: sóbrio, que tem domínio de seus desejos e paixões. Que toma decisões coerente, sábio, prudente e discerne bem todas as coisas.
(d) Justo: que não tem dois pesos e nem duas medidas. Que é imparcial. Não aceita preconceito. Justo em seus negócios, no trato, na palavra e no procedimento.
(e) Consagrado: Homem santo. Cheio de devoção. Piedoso. Santo em toda a maneira que viver. De oração. Que ama as escrituras.
(f) Tenha domínio próprio”: “egkrates”. Que domine a si mesmo. Que se contém. Que não age por impulso. Que não seja dominado pela ansiedade.
Que não vive dominado pelas ideias dos outros. Que não anda segundo opinião dos outros. Que tem segurança do que fala e do que sente.
- HABILIDADE X CARÁTER.
É importante lembrar que a preocupação maior de Paulo não é encontrar as pessoas MAIS HABILIDOSAS. Sua preocupação maior é com o CARÁTER. Identificamos dois motivos para isso.
(a) As habilidades escondem as falhas do caráter. A história ilustra bem essa verdade. Os tiranos deste mundo não chegaram onde estão simplesmente porque a sorte lhes sorriu. Eles são TALENTOSOS — oradores extraordinários, carismáticos e pensadores estratégicos. A combinação dessas habilidades os transforma em lideres eficazes, que alcançam seus objetivos. O problema não está na COMPETÊNCIA dessas pessoas, mas em seu CARÁTER. Seus propósitos são egoístas e provocam o sofrimento de seus liderados.
Exemplos extremos como esse talvez sejam raros nas igrejas, mas não é incomum um líder talentoso, um pregador eloquente, despontar rapidamente e desabar com a mesma rapidez — levando a igreja com ele. Existem também líderes que usam seus dons para manter seu status, expandir seu império ou garantir uma vida confortável — a igreja segue o exemplo do líder, e a fé de ambos sofre uma ATROFIA.
(b) O fracasso no ensino da verdade começa com o fracasso dos padrões morais. O candidato ao pastorado deve ser alguém conhecido por não ser “… ávido por lucro desonesto” (v. 7). A mesma expressão é usada no versículo 11, quando Paulo diz que os falsos mestres: “… devem ser silenciados, pois são homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por amor ao ganho desonesto” (NIV).
Os ensinos equivocados nos atraem quando nossos desejos são até mesmo ligeiramente errados, porque NOVIDADES e CONTROVÉRSIAS nos fascinam. Propagar ORTODOXIA não é uma boa maneira de ficar famoso, atrair multidões ou vender livros, porque (por definição!) tudo já foi dito. Contudo, existe um modo mais incisivo de mostrar que os falsos padrões morais levam a ensinos equivocados.
Romanos 1.18-25 afirma que as pessoas não conhecem a Deus porque“. . . suprimem a verdade pela injustiça”,” … seus pensamentos tornaram-se fúteis…”, pois “… não o [Deus] glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças…”. Em outras palavras, “…estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, em razão do endurecimento do seu coração”(Ef. 4.18).
Pensamentos fúteis e entendimento obscurecido nascem quando a pessoa não glorifica a Deus, mas, em vez disso, endurece o coração. E trágico e perigoso, mas os lideres da igreja não estão imunes a essas coisas. Não estão isentos de “… [naufragar] na fé” (cf. 1Tm 1.19), quando não mantêm “… boa consciência…”.
(c) Desejos equivocados levam rapidamente a ensinos equivocados
No contexto de Timóteo, não foram dúvidas intelectuais ou falsas doutrinas que os afastaram de Cristo, e sim o “… amor ao dinheiro…” (6.10). Repetidas vezes, muitos esmorecem na fé porque se deixam dominar pela paixão por poder, sexo ou dinheiro. Equivocadamente acreditamos piamente que somos seres racionais que formulam conclusões morais sem preconceitos. Entretanto, a verdade é que somos propensos a JUSTIFICAR NOSSO COMPORTAMENTO. Por isso descobrimos motivos para fazer o que queremos.
Nossos desejos guiam nosso raciocínio tanto quanto nosso raciocínio guia nossos desejos.Assim, a pergunta que temos de fazer em relação a todo o líder em potencial é: “Que comportamento essa pessoa tentará justificar?”. Isso vale para todos nós, sejamos líderes ou não. A negação da verdade geralmente começa com o fracasso moral. Você talvez não se ache um HEREGE em potencial, mas responda a estas perguntas: “Que comportamento você procura instintivamente justificar?
Existe algum comportamento que você sabe ser pecado, mas acha fácil desculpar ou subestimar e, assim, fazer de conta que o erro é, na verdade, perfeitamente aceitável?”. E muito fácil tentar mudar a verdade de modo que ela se encaixe em nossos desejos; é muito mais difícil, porém mais saudável, colocar nossos desejos sob o domínio da verdade.
CONCLUSÃO
Os ministros são escolhidos de entre o povo. Logo todas as características exigidas dos Pastores, Presbíteros, Evangelistas, devem ser comuns a todos os crentes. Essas qualificações são expressões de como vivemos o evangelho. Salvando as proporções; assim também deve ser o Pacto eclesial da igreja. Que contém aquilo que o novo testamento exige de um membro de igreja. Como esta lista que contém o que deve ser vivido por aqueles que ocuparão o santo ministério.