Sermão Nº 31 – Lidando com o desapontamento. Referência: João 21:1-14

Referência: João 21:1-14

INTRODUÇÃO:  Hoje eu quero falar sobre o fracasso da pescaria que aconteceu depois da ressurreição.

Olá, meu nome é Simão Pedro. Você provavelmente já ouviu falar de alguns dos meus momentos mais embaraçosos. Eu levaria todo o dia para lhe contar como minha boca me confundiu e como deixei Jesus de lado, assim como os outros discípulos.

Hoje quero contar uma viagem de pesca que aconteceu depois da ressurreição. Meu amigo Jão escreveu sobre isso com algum detalhe – você pode acompanhar se quiser em João 21: 1-14 .

Jesus nos disse para ir à Galiléia, onde Ele se encontraria conosco (Mt 26:32 ). Foi incrível como Jesus apareceria brevemente e depois iria embora. Ele primeiro se fez conhecido para Maria Madalena e as outras mulheres, mas nós realmente não acreditamos em seu relato.

Ele então apareceu para mim e depois se revelou a dois discípulos enquanto caminhavam para Emaús.

Eu nunca esquecerei aquele dia; Eu só queria que ele tivesse ficado mais tempo porque eu ainda me sentia tão mal com o meu fracasso.

Na noite de domingo de Páscoa, Jesus passou por portas trancadas e nos proclamou paz. Uma semana depois, quando Tomé estava presente, Ele visitou conosco novamente.

Mas então Jesus foi embora. Quando penso, foi quase como se Ele estivesse nos afastando de Sua presença.

Enquanto nos dirigíamos para a Galiléia, eu estava bem DEPRIMIDO. Os outros discípulos não podiam acreditar em como eu estava quieto.

FIQUEI DESAPONTADO COMIGO MESMO E, FRANCAMENTE, SENTI VONTADE DE DESISTIR.

Quando vi o Mar de Tiberíades, também conhecido como Mar da Galileia, meu coração começou a acelerar quando me lembrei de como fui bem-sucedido como pescador profissional e cheguei a ter empregados.

O cheiro da água e o som das ondas fizeram algo para mim. Já que eu não era nada bom nessa coisa de “discípulo”, talvez eu pudesse voltar e pegar peixes novamente.

Anunciei aos seis outros que ia pescar. Eles puderam dizer pelo meu tom de voz e pelas palavras que usei que estava pronto para me aposentar como seguidor de Cristo.

Parte de mim só queria relaxar, mas outra parte de mim se sentia rebelde. Fiquei surpreso quando todos disseram que iriam se juntar a mim.

No começo eu estava bem preparado para pescar, mas os sentimentos se desvaneceram rapidamente. Eu tinha esquecido como era difícil jogar as redes no mar e depois arrastá-las de volta para o barco.

Tudo parecia monótono, especialmente desde que ficamos espantados. Nós tínhamos trabalhado a noite toda e nem sequer pegamos um peixe!

Isso me fez sentir ainda mais desanimado, já que as redes vazias eram uma metáfora da minha vida naquele momento.

Quando o sol estava começando a subir, vimos alguém em pé na praia, mas não tínhamos ideia de quem era. Ele então nos chamou, em uma voz que soava vagamente familiar, “Amigos, você não tem peixe?”

Isso foi frustrante por duas razões. Primeiro, os pescadores nunca gostam de admitir que não pegaram nada. Segundo, esse homem usou um termo que significava literalmente “filhos” (paidia= filhos queridos).

Eu já ouvira isso antes. Quando lhe dissemos que não pegamos nada, ele nos disse para jogarmos nossas redes do outro lado do barco e encontraríamos alguns peixes.

Decidimos ouvi-lo e, quando o fizemos, não conseguíamos nem puxar as redes porque estavam tão cheias!

Enquanto nos esticávamos nas redes, minha mente voltou três anos antes para uma cena muito semelhante. Eu tive DÉJÀ VU, tudo de novo (replay).

Me lembro que depois de pescar a noite toda e não pegar nada, Jesus usou meu barco como púlpito – certamente não era bom para muita coisa.

Quando ele terminou de ensinar, Ele nos disse para voltarmos ao barco e largarmos nossas redes em águas mais profundas.

O que um carpinteiro sabe sobre a pesca? Mas decidimos ouvi-lo. Nós pegamos tantos peixes que tivemos que pedir ajuda porque as redes começaram a quebrar.

Quando percebi o que havia acontecido, fiquei tão impressionado com minha pecaminosidade na presença da santidade que pedi a Jesus que se afastasse de mim.

Jesus me disse para não ter medo e me comissionou para pegar homens. Puxei meu barco para a praia, deixei tudo e segui-O. E agora eu estava de volta naquele mesmo barco …

João colocou em palavras o que eu estava começando a formular em minha mente: “É o Senhor!” Isso é tudo que eu precisava ouvir. Eu coloquei minha roupa de volta e pulei na água, e comecei a nadar até a praia.

Estar na água me lembrou da vez em que Jesus me permitiu caminhar sobre as ondas. Desta vez eu estava fazendo ondas enquanto gritava e gritava e se debatia.

Quando meus pés bateram na praia, corri para Jesus e vi que Ele estava cozinhando o café da manhã para nós, sobre uma fogueira de carvão.

E então minha mente se encheu de fracasso novamente quando o fogo me lembrou de como eu estava me aquecendo bem antes de eu NEGAR a Jesus três vezes.

Só então Jesus gritou: “Traga alguns dos peixes que você acabou de pescar!” Corri de volta para a água e ajudei a arrastar a rede para terra. Estava cheio de peixes, 153 ao todo (você sabe como os pescadores gostam de contar suas capturas).

Jesus então nos convidou para tomar café da manhã, mas ficamos tão surpresos que nem perguntamos se era ele. Nós não precisávamos porque sabíamos que era o Senhor.

Jesus nos serviu peixe e pão e, ao fazê-lo, nos convidou a entrar de novo em comunhão com Ele e a pôs a mesa para a minha restauração pessoal, que veremos em maior detalhe na próxima quarta-feira. Ele estava servindo peixe e pão; mas para mim Ele estava servindo perdão.

  1. Decepções são nossas nomeações

Deus permite que desapontamentos entrem em nossas vidas. De fato, poderíamos dizer que os DESAPONTAMENTOS são Seus compromissos porque Ele tem algumas coisas que Ele quer que aprendamos nos tempos difíceis.

Antes de Jesus se revelar aos discípulos, eles são perseguidos pelo desânimo. Muitos de nós nos sentimos assim, à medida que os acontecimentos recentes nos abalam

Pelo menos três elementos fazem deste um problema generalizado.

(a) É universal. Todos nós estamos predispostos ao desânimo. Todos que você já conheceu foram desencorajados de uma vez ou outra.

Billy Graham disse uma vez: “Eu tenho meus momentos de profundo desânimo. Tenho que ir a Deus em oração com lágrimas nos olhos e dizer: ‘Ó Deus, me perdoe’ ou ‘Ajude-me’ ”.

(b) É recorrente. Desanimar uma vez não lhe dá imunidade à doença. Isso pode acontecer de novo e de novo. Na verdade, você pode até mesmo ficar abatido pelo fato de estar muito desanimado.

(c) É altamente contagioso. O desânimo se espalha até mesmo por contato casual. As pessoas podem ficar desanimadas porque você está desanimado. Você pode ficar chateado porque outras pessoas estão abatidas.

Eu vejo sete maneiras de lidar com a decepção do nosso texto de hoje.

  1. Não decida enquanto estiver chateado (v.1-3).

Quando Pedro estava se sentindo triste, ele queria voltar e fazer as coisas que costumava fazer. Mas quando ele fez, ele descobriu que não funcionava. Eu me pergunto se alguns de vocês estão tentados a fazer a mesma coisa.

Talvez você esteja passando por um momento difícil e você apenas queira jogar toda essa coisa do cristianismo. Talvez você se sinta como se as pessoas o desapontassem, então você só quer ficar longe de tudo.

Pedro descobriu da maneira mais difícil que não podemos voltar, mas devemos passar por isso e encarar nossas frustrações.

Vários anos depois, ele escreveu em 1 Pedro 5:10 : “E o Deus de toda a graça, que te chamou para a sua glória eterna em Cristo, depois de teres sofrido um pouco, te restaurará e te fará forte e firme”.

Como Rick Warren afirma: “Você nunca saberá que Deus é tudo que você precisa até que Deus seja tudo o que você tem”.

De fato, se você é um cristão, Deus não vai deixar você encontrar satisfação naquelas coisas que você fez uma vez porque Ele te ama demais para ver você se perder.

Deus fez uma pergunta através do profeta Jeremias ao Seu povo, quando eles estavam pensando em voltar à vida que tiveram uma vez:

“Por que você anda tanto, mudando seus caminhos? Você ficará desapontado com o Egito como estava com a Assíria. Também deixarás esse lugar com as mãos sobre a cabeça, porque o SENHOR rejeitou aqueles em que confias; não sereis ajudados por eles ”( Jeremias 2: 36-37 ).

A frustração é uma certa medida de fracasso, que Deus nos dá, para que voltemos ao caminho certo, ao centro da sua vontade.

Por isso sempre que tomamos uma decisão sem a direção de Deus, mais cedo ou mais tarde vamos perder a paz.

Quando estivermos frustrados deveríamos nos fazer essas perguntas sondadoras[1]: “Quanto de desânimo eu estou recebendo de Deus? O que poderia seria necessário acontecer para eu deixar o serviço do Senhor?

Se estamos prestes a desistir! Devemos pensar: com tudo o que Deus fez por mim, não posso desanimar. Preciso continuar servindo a Ele fielmente, não importa o que aconteça.

  1. Não podemos fazer nada à parte de Cristo (v.3).

É fascinante para mim que havia pelo menos três pescadores profissionais no barco naquela noite. Eles sabiam como pescar, mas nem sequer pegaram um pequeno peixe.

O verso 3 coloca a ênfase na palavra “nada”, assim dizia: “Mas naquela noite eles não pegaram nada”. Não pegar nada era muito incomum e sem dúvida levou a um nível mais profundo de desapontamento e desânimo entre os discípulos.

Afinal, eles decidiram ir pescar para se livrar do stress do desapontamento. Mas Jesus estava ensinando-lhes a verdade do que Ele havia dito anteriormente em João 15: 5: “… além de mim você não pode fazer nada”.

Eles não podiam confiar em sua experiência ou capacidade para realizar qualquer coisa. Eles, como nós, precisavam reafirmar a verdade de Zacarias 4: 6 : “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor Todo-Poderoso”.

É tão fácil confiar em nossa própria experiência, não é? Confesso que muitas vezes sou tentado a me apoiar em minhas próprias habilidades em vez de me render ao Espírito de Deus.

E por isso, peço seu perdão. É tão fácil nos enganarmos pensando que estamos realizando algo para Deus, quando na verdade; nossa mediocridade deve subir como um fedor nas narinas de Deus.

Precisamos para de confiar em nós mesmos, como parar de seguir os movimentos da rotina religiosa. Vamos permitir que os momentos de decepção revelem como é fácil para nós ficarmos entediados com nossa fé.

Perdemos nossa paixão por Cristo? Quando Jesus se dirigiu à igreja em Éfeso em Apocalipse 2; Ele os elogiou por seu trabalho árduo e perseverança.

Eles certamente haviam trabalhado para o Senhor, mas Jesus então aponta que algo estava significativamente errado nos versículos 4-5:

Ainda assim, tenho contra você: Você abandonou seu primeiro amor. Lembre-se da altura a partir da qual você caiu! Arrependa-se e faça as coisas que você fez no início.

Irmãos e irmãs em Cristo, nós, como igreja, não podemos abandonar nosso primeiro amor? Se assim for, vamos nos arrepender e voltar ao caminho certo, recusando-nos a aceitar o segundo melhor.

Jesus não tolera ninguém tomando o seu lugar de direito em nossas vidas individuais ou em nossa igreja.

Em Lucas 22:31Jesus diz a Pedro que ele está prestes a ser espiritualmente peneirado: “Simão, Simão, Satanás pediu para peneirar você como trigo”. Eu me pergunto se a frustração é uma “estação de peneiração” espiritual para nós.

Por meios das provações, dificuldades, é que Deus remove o lixo, para que possamos ver que nada podemos fazer além de Cristo.

E, quando percebemos que nossas “redes” estão vazias, vemos a necessidade de Deus nos preencher. Então devemos inclinar nossos joelhos para Ele ou seremos quebrados para o nosso próprio bem.

Também podemos nos confortar com o próximo verso, quando Jesus diz a Pedro que ele passará pelos tempos difíceis, porque o próprio Senhor está orando por ele: “Mas eu orei por você, Simão, para que sua fé não desfaleça. E quando você voltar (arrepender), fortalece os seus irmãos. (Lc 22:32).

  1. Obediência é sempre a coisa certa a fazer (v.5,6).

Em João 21:5, vemos Jesus gentilmente chamando seus discípulos, cumprimentando-os como “amigos”, ou literalmente, “queridos filhos”, enquanto Ele lhes pergunta como a pesca está indo.

Ele quer que eles admitam o fato óbvio de que não pegaram nada. João usa essa frase exata em 1João 2:13 : “Eu escrevo para vocês, queridos filhos, porque vocês conheceram o Pai”.

Esse termo de afeto revela que Jesus nos ama mesmo quando estamos nos desviando. Ele nos observa confiar em nossa própria perícia e Seus olhos se enchem de lágrimas.

Ele vê nossas redes vazias e anseia carregá-las. Como eu disse antes, pegando emprestado de Max Lucado: Ele ama você do jeito que você é, mas ele ama muito você para deixar você ficar desse jeito”.

E a maneira como Ele nos muda é através da obediência. Quando decidimos obedecer a Ele, não importa o que estamos sentindo.

Não importa o quanto estamos vazios e entediados, e não importa se faz sentido ou não; Se escolhermos obedecer; Ele será honrado.

Em  Jeremias 42: 5 , o povo de Deus assume o compromisso de obedecer: “Seja favorável ou desfavorável, obedeceremos ao SENHOR, nosso Deus …” É o que Ele quer de nós.

E foi exatamente isso que os discípulos fizeram quando Jesus lhes disse para jogar a rede no lado direito do barco.

Isso não fazia muito sentido porque eles tinham tentado a noite toda para encontrar alguns peixes. Mas eles escolheram obedecer.

Em seu livro chamado “Cartas de um diabo ao seu aprendiz”, CS Lewis imagina um diálogo entre o diabo e seu jovem aprendiz:

“É durante os períodos difíceis, muito mais do que nos períodos bonanças … em que as orações oferecidas no estado de aridez são as que melhor agradam a [Deus] … Ele quer que eles (homens) aprendam a andar e, portanto, devem tirar a mão; e se apenas a vontade de andar estiver realmente ali, Ele fica satisfeito mesmo com seus tropeços.

Não seja enganado, Absinto. Nossa causa nunca está mais em perigo do que quando um humano, mesmo desapontado, mas ainda pretendendo, fazer a vontade de nosso Inimigo, olha em volta de um universo do qual todos os vestígios Dele parecem ter desaparecido, e pergunta por que ele foi abandonado, e mesmo ainda obedece”(Pg 25).

Alguém se referindo àqueles momentos em que sentimos que Deus está distante de nós, como o “ministério da ausência”. É exatamente nesses momentos que devemos honrá-lo e obedecê-lo, pois é por obediência que Deus se revelará a nós.

Em  Zacarias 6: 5 , Deus promete ao Seu povo que eles terão obreiros suficientes para completar o Templo, contanto que eles O obedeçam: “Isto acontecerá se você diligentemente obedecer ao SENHOR, seu Deus.”

Eu me pergunto quantas vezes nós desprezamos as bênçãos. Simplesmente porque nem sempre estamos obedecemos completamente até o final.

  1. As bênçãos estão mais próximas do que pensamos (v.3,4).

A diferença entre uma rede vazia e uma completamente cheia era a largura do barco! Jesus impediu o peixe de nadar nas redes durante a noite e agora Ele envia o cardume de peixes exatamente onde Ele os quer.

Salmo 30: 5: “O choro pode permanecer por uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

Não podemos pescar as bênçãos da vida, mas podemos pegar o que Deus manda em nosso caminho. Os discípulos, em sua própria força, vieram vazios.

Mas quando eles obedeceram, Deus enviou Suas bênçãos. E quando Deus abençoa, Ele faz tão abundantemente como Ezequiel 34:26 declara: “Eu enviarei chuveiros na estação; haverá chuvas de bênção ”.

  1. Faça o que for preciso para se aproximar de Jesus (v.7).

Eu amo como João foi o primeiro a reconhecer Jesus. Talvez seja por causa de todos os discípulos; foi João que ficou pendurado ali enquanto Jesus estava pendurado na cruz.

Seu amor por seu mestre nunca foi questionado e Jesus tinha um lugar especial em seu coração para ele também.

Enquanto lutam com as redes molhadas, João se volta para Pedro e diz: “É o Senhor!” O versículo 7 diz que, assim que Pedro ouviu isso, ele agarrou sua roupa exterior e pulou na água.

Enquanto João é contemplativo; Pedro é corajoso. Quando Jesus realizou o primeiro milagre de peixes em Lucas 5, Pedro queria que Jesus se afastasse dele; agora ele pula no lago para chegar a Jesus.

Mais cedo, quando Pedro andou sobre a água, Ele perguntou a Jesus se realmente era Ele (Mt 14:28).); agora, Ele não precisa de nenhuma confirmação porque Ele sabe. E mais uma vez, Ele não pode ficar no barco. Ele tem que chegar onde Jesus está.

Eu amo isso sobre Pedro. Ele não permitirá que nada o impeça de ver o Salvador. Enquanto Ele certamente ainda tinha alguma culpa e vergonha, Ele sabia que Jesus iria perdoá-lo completamente.

Irmãos e irmãs, nós faremos o que for preciso para chegar tão perto de Jesus quanto puder? Nós não podemos ser passivos sobre isso.

O crescimento espiritual só acontece quando nos tornamos disciplinados a ler nossas Bíblias, a orar fervorosamente, a adorar com outros crentes, a servir os outros e a pescar pelas almas das pessoas.

Nós devemos agir. Provérbios 18:10 nos diz que o Senhor protegerá aqueles que correrem para Ele em busca de abrigo: “O nome do SENHOR é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros. ”Você correrá para o Redentor todos os dias?

Eu não sei o quão desapontado ou desiludido você está hoje, mas eu sei que você está tão perto de Jesus quanto você quer ser.

Um certo erudito[2] menciona que pelo menos oito vezes no Novo Testamento nos é dito para “FAZER TODOS OS ESFORÇOS” em nosso crescimento espiritual. Não podemos nos sentar e esperar que o crescimento aconteça.

Devemos querer crescer, decidir crescer, fazer um esforço para crescer e persistir no crescimento.

O crescimento Espiritual, sempre começa com uma decisão de se alimentar da comunhão com Cristo. É hora de sair do barco e procurá-lo apaixonadamente como Pedro.

  1. Tudo o que realizamos é pela sua graça (v.10).

Meu verso favorito nesta passagem é João 21:10 quando Jesus diz: “Traga alguns dos peixes que vocês pegaram”. Jesus já tem um pouco de peixe fritando e um pouco de pão, mas Ele os convida a compartilhar o que eles têm.

O que é muito interessante aqui é que Jesus lhes pede para trazer os peixes que eles pegaram. Os discípulos sabiam que não faziam nada para pegar o peixe.

Foi Jesus quem atraiu não os pequenos, que são descartados na pescaria, mais os 153 grandes peixes para a rede.

Tudo o que eles fizeram foi colocar a rede na água e trazê-la de volta. O prefixo grego “mega” é usado para descrever o tamanho desses peixes.

Esses peixes definitivamente mostram a magnitude do milagre, já que as redes vazias agora estão cheias de mega peixes! Sua escassez foi substituída pela provisão abundante de Deus.

Esta é uma ótima lição para nós lembrarmos. Embora possamos fazer algo pelo Senhor, é tudo pela Sua graça.

Nós realmente não podemos fazer nada, e ainda assim, muitas vezes TOMAMOS CRÉDITO pelas coisas que vão bem em nossas vidas e em nossa igreja.

E, no entanto, Jesus nos permite participar das bênçãos e nos associar com Ele em Sua obra no mundo. Isso é incrível para mim.

Irmãos, precisamos ter certeza de que estamos livres do orgulho porque tem algumas consequências feias, como Provérbios 11:2 declara: “Quando o orgulho vem, então vem a desgraça, mas com humildade vem a sabedoria”.

Os discípulos não podiam celebrar a sua proeza de pesca porque foi Jesus quem encheu as redes. Daniel 4:37 : “E aqueles que andam com orgulho, ele é capaz de se humilhar”.

Oséias 13: 6 nos lembra como é fácil para nós tomarmos crédito e nos tornarmos espiritualmente letárgicos e orgulhosos de nossas próprias realizações:

Quando os alimentei ficaram satisfeitos; quando estavam satisfeitos, ficaram orgulhosos; então eles me esqueceram.

E  Tiago 4: 6 coloca de forma forte e sucinta: “Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

É tudo sobre Deus e, ainda assim, muitas vezes penso que é sobre mim. Você faz o mesmo? Eu me pergunto se temos sido muito orgulhosos como igreja, tendo crédito pelo que somente Deus fez.

  1. Jesus deseja reconstruir o que está quebrado (v. 12,13)

A ênfase nesta passagem não está realmente no peixe; está nos pescadores. Eles precisavam ser restaurados e a única maneira de acontecer era passar tempo com Jesus.

Veja João 21: 12-13: “Disse-lhes Jesus: ‘Venha e tome o café da manhã’. Nenhum dos discípulos ousou perguntar-lhe: “Quem é você?” Eles sabiam que era o Senhor. Jesus veio, pegou o pão e deu para eles, e fez o mesmo com os peixes ”.

Esse convite é semelhante ao que Jesus deu em João 7:3 :“ Vinde a mim e beba ”. Aqui Jesus reconhece que eles tendo trabalhado a noite toda e estão com frio e fome e então ele os convida para o café da manhã na praia.

Jesus sabia que eles precisavam ter suas necessidades físicas satisfeitas antes que Ele pudesse ministrar às suas necessidades mais profundas.

É como se Ele estivesse lhes dando tempo apenas para sentar e desfrutar de Sua presença. Enquanto comem, seus fracassos desaparecem.

Nesse cenário, os discípulos não tinham muito a dizer porque estavam admirados.

Eles haviam chegado às margens da maravilhosa graça de Deus e foram convidados a entrar em comunhão com Ele e a restaurar a comunhão uns com os outros.

Em resumo, Jesus queria que eles estivessem em paz com Ele e uns com os outros. Volte ao versículo 2 por um momento.

Enquanto João conta a história, ele lista PEDRO primeiro e logo depois de seu nome, lemos sobre TOMÉ.

Tomé aprendeu da maneira mais difícil não viver em isolamento. Daqui em diante, ele vive em comunidade com os outros discípulos.

Esse capitulo é um epilogo, e todo epilogo, tem a função de dar os últimos ensinamentos. Todos reunidos em torno da fogueira em comunhão com Cristo.

Ex: do irmão que não faltava os cultos e que se afastou, e que foi visitado pelo Pastor. O irmão disse que sempre adorou na igreja, mas que agora podia fazer isso sozinho em casa, o Pastor tentou por horas convencê-lo, mas sem sucesso.

Então os dois calados e sentados em frente a lareira, o pastor tomou uma brasa com um pegador e a colocou fora da lareira.

E sem dizer uma palavra os dois ficaram olhando, e o irmão entendeu a lição. Aquela brasa se apagou porque estava longe da fogueira, ele confessou: Pastor não vou mais ficar sem reunir.

Esta passagem também nos ensina que, enquanto nós certamente precisamos esperar no Senhor, esta passagem nos lembra que Jesus está nos esperando. Ele está na praia agora e está nos convidando a sentar com Ele e ser restaurado.

Ele quer reconstruir o que está quebrado em nossas vidas. A rede vazia nos lembra que Ele ainda não terminou com a gente.

Filipenses 1:6: “Tendo confiança nisso, que aquele que iniciou uma boa obra em você, a cumprirá até o dia de Cristo Jesus”.

A rede que suportou um peso maior que sua resistência, e não estourou, nos lembra que é Ele quem nos capacita a suportar todas as coisas.

Porque muitos de nós vivemos frustrados com algum conflito em nossas vidas, e às vezes nos encontramos desconectados de Deus e dos outros irmãos. Jesus nos convida para junto da fogueira, para termos o coração aquecido, o corpo alimentado e desfrutarmos da Sua presença.

  1. O sinal do peixe

Pedro nunca esqueceu sua falha de pesca e o café da manhã na praia, e espero que também não o façamos.

Você viu o símbolo de um peixe em carros? Talvez você tenha um. Este foi realmente um sinal pelo qual os primeiros cristãos se identificaram.

A palavra grega para peixe é ixthus. As letras que soletram os peixes são um acróstico que descreve quem é Jesus – JESUS, CRISTO, DEUS, FILHO E SALVADOR.

Ao encontrar outro seguidor de Cristo, uma pessoa desenhava um arco na areia, e um colega faria outro arco para completar o símbolo do peixe.

Às vezes três peixes foram reunidos, significando a Trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em uma época durante o Império Romano, quando o cristianismo era ilegal e os cristãos foram mortos por praticar sua fé, a adoração tinha que ser realizada em lugares secretos.

  1. Não decida quando estiver chateado.
  2. Não podemos fazer nada à parte de Cristo.
  3. Obediência é sempre a coisa certa a fazer.
  4. As bênçãos estão mais próximas do que pensamos.
  5. Faça o que for preciso para se aproximar de Jesus.
  6. Tudo o que realizamos é pela sua graça.
  7. Jesus deseja reconstruir o que está quebrado.

Ele é Jesus Cristo, Deus, Filho e Salvador, ressuscitado dos mortos. E porque Ele está vivo hoje, Ele pode lidar com qualquer DESAPONTAMENTO que você possa ter.

Ele gosta de se dar a conhecer quando você está mais perdido. Você virá a ele? Você vai responder ao seu convite?

CONCLUSÃO: Eu quero terminar esta exposição lendo a letra da musica do trio feminino “Point of Grace” o título é “Jesus ainda estará lá”. Pense no Salvador em pé na margem… apenas esperando por você; ele não vai te frustrar.

As coisas mudam, os planos falham

Você procura por amor em uma escala maior

Tempestades sobem, esperanças desaparecem

E você coloca suas apostas em outro dia

Quando as coisas ficam difíceis

Quando o caminho é muito difícil

Quando você não está certo o suficiente

Jesus ainda estará lá

Seu amor nunca vai mudar

Mesmo que a chuva seja constante

Jesus ainda estará lá

Quando ninguém mais é verdadeiro

Ele ainda vai estar te amando

Quando parece que você perdeu tudo

E você não tem uma oração

Jesus ainda estará lá

O tempo voa, corações viram

Um pouco mais sábio das lições aprendidas

Mas às vezes, a fraqueza ganha

E você perde sua posição mais uma vez

Quando as coisas ficam difíceis

Quando o caminho é muito difícil

Quando você não está certo o suficiente

Quando parece que você perdeu tudo

E você não tem uma oração

Jesus ainda estará lá.

[1] Clyde Billingsley

[2] Rick Warren, uma vida com propósito.