Sermão Nº 6 – Referência: João 3:16

INTRODUÇÃO: Robert Morgan montou uma série de estudos, centrados em torno de 100 versículos bíblicos que todos os crentes deveriam saber de cor. E os quatro primeiros são versículos fundamentais da Escritura.

Podemos pensar neles como âncoras nos quatro cantos de uma nave que a estabiliza e a mantém firme e segura.

Nós começamos com Gênesis 1:1. No princípio, Deus criou os céus e a terra. Que é o fundamento de tudo.

Então, passamos para o segundo para João 1: 1: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

E então João 1:14. O Verbo se fez carne e fez Sua morada entre nós. Vimos sua glória, a glória do Único e Único, que veio do Pai, cheio de graça e verdade.

Agora, vamos ver o versículo 4, que é o versículo mais conhecido e mais famoso da Bíblia:

João 3:16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Este verso foi chamado foi chamado por Lutero com o “A Bíblia em miniatura”. ou… “O Evangelho em poucas palavras”

Na verdade, não é um verso fácil de pregar porque ele é tão simples que depois de lido não precisa de muita explicação.

Um dos grandes expositores do passado, o Dr. G. Campbell Morgan, disse:

“Este é um texto sobre o qual nunca tentei pregar, embora tenha andado por aí e ao redor dele. Isto é muito grande. Pois Quando eu acabo de lê-lo, eu não tenho mais nada a dizer ”.

No entanto, muitos pregaram sobre isso, e eu li sobre um homem que havia coletado mais de 600 esboços de sermões baseados em João 3:16 .

Deixe-me dar-lhe alguns bons esboços neste verso. Alguém uma vez pregou um sermão sobre esse versículo intitulado “Amor em Quatro Dimensões”. Seus pontos foram:

  1. A largura: “Deus amou o mundo”
  2. O comprimento: “que deu o seu Filho unigênito”
  3. A profundidade: “para que todo aquele que nele crer não pereça”
  4. A altura: “Mas terá vida eterna.”

Alguém mais pregou um sermão intitulado “O Evangelho em Miniatura”. Seu esboço era:

  1. “Deus”…… O maior Amante
  2. “Tão amado”…… O maior grau
  3. “O mundo”…… O maior número
  4. “Que Ele deu”…… O maior ato
  5. “Seu único filho Filho … ”… O maior presente
  6. “Aquele que quer que ”…… O maior convite
  7. “Crê ”…… A maior simplicidade
  8. “Nele ”…… A maior pessoa
  9. “Não pereça”…… O maior libertação
  10. “Mas”…… A maior diferença
  11. “Tem”…… A maior certeza
  12. “Vida eterna”…… A maior possessão

 

Um pregador britânico que falou de João 3:16 tinha apenas dois pontos:

  1. Quando Deus Ama, Ele Ama o Mundo
  2. Quando Deus Dá, Ele Dá Seu Filho

Bem, eu não tenho um esboço particular para esse verso, mas se simplesmente dividirmos os pensamentos que estão juntos aqui, temos dez conceitos poderosos e capazes de mudar a vida.

Deixe-me mostrar-lhe esses conceitos, destacando as palavras-chave.

(1) Porque Deus (2) amou (3) O mundo (4) de tal maneira (5) que deu o Seu (6) Filho unigênito (7) para que todo aquele que (8) nele crer (9) não pereças ( 10) mas tenha a vida eterna.

  1. Porque Deus

Este versículo começa com a ideia de Deus. É onde a Bíblia começa como vimos em Gênesis 1: 1 : “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

É aí que o Evangelho começa como vimos em João 1: 1 : “No princípio era o Verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus ”. E é aí que João 3:16 começa.

E para algumas pessoas hoje, é onde João 3:16 termina, porque eles afirmam ser ateus, eles não creem.

Há uma nova forma militante de ateísmo que se afirma hoje. Mas, como filosofia, o ateísmo nunca pode ser logicamente suportado.

Conta-se que algum tempo atrás, Charles Colson, o pensador cristão e humanitário, estava participando de um Café da Manhã de Oração do Governador em um estado norte americano.

Ele encontrou-se sentado ao lado de um cavalheiro de aparência muito distinta que o cumprimentou com um aviso contundente.

O homem disse a Colson, em termos inequívocos, que ele era ateu.

Colson disse que estava feliz por estar sentado ao seu lado porque, Colson disse: “Eu nunca conheci um ateu. ”

As sobrancelhas do homem subiram, então Colson explicou: “Um ateu acredita que a existência de Deus pode ser refutada.

Então, por favor, me diga como você conseguiu fazer isso?

O homem pareceu momentaneamente desconfortável. “Bem,” ele disse, “talvez eu deva dizer que sou agnóstico.”

Colson perguntou “Quando você desistiu de estudar sobre Deus?”

O homem parecia frustrado e disse que ele nunca tinha realmente tentado muito estudar sobre Deus, ao que Colson respondeu:

“Mas um agnóstico é aquele que diz que ele não acha que Deus pode ser conhecido, e você só pode ser um agnóstico se você tentou conhecê-lo e esgotou a busca.”

E então colson acrescentou: “Então, eu diria que, embora você pareça ser uma pessoa muito instruída, você fez uma declaração insuportável”.

O homem pareceu ofendido e ficou quieto pelo resto da noite. Mas algumas semanas depois, Colson recebeu uma cópia da página editorial do maior jornal daquele estado.

Acontece que seu companheiro de jantar era o editor. Seu principal editorial foi uma explicação de como a visita de Colson afetou sua visão de vida e mudou suas ideias sobre a possibilidade da realidade de Deus.

(Charles Colson e Harold Fickett, A Fé (Grand Rapids: Zondervan, 2008), 36-37.)

Bem, tudo começa com Deus. A Bíblia… o universo… o Evangelho… e este verso – João 3:16 .

Mas o segundo conceito central nos diz algo sobre Deus – que Ele é um Deus de amor, que Ele nos ama.

 

 

  1. Amou.

Amor é uma atitude maravilhosa e essencial na vida, a maior atitude de todas, de acordo com a Bíblia.

Jesus disse que o amor cumpre os dois maiores mandamentos de Deus – que nós O amamos e que amamos os outros.

O apóstolo Paulo disse que há três grandes coisas no mundo: fé, esperança e amor. Mas o maior deles é o amor.

E sabemos que é verdade quando a experimentamos. Eu tenho três filhos, um deles o Efraim está no estágio de engatinhar.

Às vezes eu me deito no chão e ele vem todo feliz engatinhado ao meu encontro.

Ele é muito pequeno para saber muito sobre abraçar, mas ele vai inclinar a cabeça para mim e se aninhar contra mim e se inclinar para mim.

Se eu pudesse embalar e engarrafar o tipo de amor que estamos sentindo naquele momento, eu seria um bilionário. Todo mundo quer amar e ser amado.

Bem, o ensino consistente de alguém já tem uma patente sobre a vida. Está disponível apenas em uma empresa de manufatura.

A única fonte e fornecedor do amor é o próprio Deus. O livro de 1 João diz que Deus é amor e que nós O amamos porque Ele nos amou primeiro.

  1. O mundo

O que nos leva ao terceiro conceito-chave – qual é o objeto do amor de Deus? A resposta é o mundo.

Isso significa o universo? Isso significa o planeta? Isso significa as plantas e os animais? Isso significa seres humanos?

Sim! Todos acima! Mas especialmente homens e mulheres e meninos e meninas. Especialmente você e eu. E isso faz muita diferença quando percebemos isso.

Trula Cronk e seu marido Dan foi por muitos anos, foram missionários na Índia.

Uma de suas impressões duradouras sobre a Índia é que a maioria das pessoas não pensa em Deus como uma pessoa que possa amá-las.

Ela se lembrou de uma pequena garota hindu que visitou sua casa numa noite e ficou tarde demais.

De repente, ela percebeu que a escuridão havia caído e ela estava com medo de ir para casa no escuro.

A missionaria explicou que a escuridão não é nada, exceto que a luz se foi e que ela não deveria ter medo.

Então ela disse, “Deus ama você e Ele cuidará de você enquanto você caminha para a sua casa”.

Mas a menininha, olhando para cima, respondeu com muita solenidade: “Não, minha senhora, Deus não ama garotinhas”.

A missionaria nunca foi capaz de esquecer essa afirmação simples e isso fez com que ela quisesse dizer a todas as meninas em todos os lugares que Deus realmente as amam.

“Como uma menina pequena”, escreveu missionaria:  “eu poderia ter feito a mesma afirmação, mas alguém apareceu e disse para mim: ‘Jesus te ama’.” Eu acreditei e isso fez toda a diferença “.

E eu posso lhe dizer hoje sobre a autoridade da Palavra de Deus que Ele ama você com todo o Seu coração e com todo o Seu ser.

Deus amou o mundo, amou os perdidos, pecadores de rodas as raças, povos, tribos e línguas.

Deus ama aqueles que não são dignos de serem amados. Deus ama apesar de ser rejeitado. Deus ama você, e a mim.

Pensamos que é uma grande honra sermos amados por alguém especial, conhecido, famoso. Você, porém, é amado pelo criador do universo

Mas não é apenas um amor emocional, é um amor ativo; e isso nos leva ao próximo conceito central.

  1. De tal maneira.

Aqui está a intensidade desse amor. Esse amor não pode ser descrito em palavras.

A carta aos Hebreus pergunta: Como escaparemos se desconsiderarmos tão grande salvarão?

Ele amou sacrificialmente. Ele amou e deu seu Filho. Ele amou e entregou tudo.

O poeta disse: “Ainda que todos os mares fossem tinta e todas as nuvens fossem papel…

Ainda que todas as árvores fossem penas e todos os homens escritores, nem mesmo assim se poderia descrever o grande amor de Deus”.

O amor de Deus é eterno. Deus amou você antes de você nascer. Antes de lançar os fundamentos da terra, Deus já amava você.

Antes que o sol brilhasse no firmamento, Deus já havia colocado seu coração em você.

Antes que a terra desse o seu primeiro fruto, Deus já havia derramado seu coração em você. Ele amou você na eternidade. Planejou você. Pensou em você.

Estava lá formando você no ventre da sua mãe. Viu seus primeiros batimentos cardíacos. Viu quando você respirou pela primeira vez.

Ele conhece cada pensamento, cada palavra, cada desejo, cada sussurro da sua alma. Ele nunca desistiu de amar você. Ele não abre mão de você

  1. Que ele deu.

Porque Deus amou o mundo que Ele deu. Um dos meus livros de teologia sistemática favoritos é uma introdução abrangente da doutrina bíblica escrita pelo professor Wayne Grudem.

Na introdução desta Teologia sistemática, o Dr. Grudem dá uma definição maravilhosa do amor de Deus.

Ele disse: “O amor de Deus significa que Deus se doa eternamente aos outros…

Este atributo de Deus mostra que é parte da Sua natureza dar-se a si mesmo para trazer bênçãos ou bem aos outros.

Quem muito ama, muito dá. Quando Deus ama ele dá.

Está no próprio DNA de Deus – em Sua própria natureza – dar a Si mesmo para nos fazer felizes, para satisfazer nossas necessidades e cuidar de nós em todos os momentos de nossas vidas.

A Bíblia constantemente se refere aos dons que Ele dá do Seu amor por nós.

João 1:16 diz que, da plenitude de Sua graça, todos recebemos uma bênção após a outra.  O Salmo 23: 6 diz que a bondade e a misericórdia nos seguem todos os dias de nossas vidas.

Efésios 1: 3 diz: “Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou nos reinos celestes com toda bênção espiritual em Cristo.”

O Salmo 103 diz: “Bendize o Senhor, ó minha alma, e não se esqueça de todos os Seus benefícios”.

O apóstolo Pedro disse:“ Seu poder divino nos deu tudo de que precisamos para a vida e a piedade ”(2 Pedro 1: 3 ).

Mas nada que recebemos ou jamais adquiriremos pode ser comparado ao presente final da história. E eu quero que você entenda que está implícito nessa palavra “dar”.

Isso não significa simplesmente que Deus nos deu um pequeno envelope de dinheiro como fazemos no aniversário de alguém ou nos deu uma pequena caixa de doces como fazemos no Natal.

Isso é falar sobre a encarnação e a expiação – sobre a crucificação e morte de Jesus Cristo.

Deixe-me mostrar-lhe algo interessante. Alguns teólogos diz que Em João capítulo 3, nós realmente não sabemos ao certo se Jesus falou as palavras de João 3:16, ou se foi o comentário de João. Isto foi originalmente escrito em grego e o grego não tem aspas.

E em João 3 Jesus está falando com Nicodemos, eles dizem: não sabemos se todos esses versículos que incluem o versículo 16 e continuam até o versículo 21 são uma citação direta de Jesus, ou se a citação termina com o versículo 15 e o restante do parágrafo é de João.

Na minha opinião eles estão equivocados é que essas são todas as palavras de Jesus e que o próprio Jesus falou, como afirma muitos outros estudiosos.

Mas acho que João forneceu um comentário maravilhoso sobre esse versículo.

Mais tarde, no livro de 1 João, o apóstolo João explicou as palavras de nosso Senhor (como acredito que são) e fez sua própria análise delas.

É encontrado em 1João 4 versículos 9 e 10: É assim que Deus mostrou Seu amor entre nós: Ele enviou Seu único e único Filho ao mundo para que pudéssemos viver através Dele.

Isto é amor: Não que nós tenhamos amado a Deus, mas que Ele nos amou e enviou Seu Filho como sacrifício expiatório pelos nossos pecados.

Então, quando Jesus usou essa palavra “deu”, foi extraordinariamente simples. Nunca quatro pequenas letras continham tanto sofrimento ou tantas ramificações eternas.

George Matheson estava noivo quando descobriu que ficaria cego. Ao comunicar o fato à sua noiva, às vésperas do casamento ela o abandonou.

Desprezado pela noiva, mas acolhido pelo amor de Deus, o jovem escreveu um dos hinos mais conhecidos e ainda cantados por milhões de cristãos no mundo inteiro:

Amor, que por amor desceste!

Amor, que por amor morreste!

Ah! Quanta dor não padeceste!

Minha alma vieste resgatar

E meu amor ganhar!

Amor sublime, que perduras;

Que em tua graça me seguras,

Cercando-me de mil venturas!

Aceita agora, ó Salvador,

O meu humilde amor. Amém

  1. Seu filho unigênito.

Que nos leva ao coração de João 3:16 e à sexta grande dimensão deste verso – o presente em si – o único e único Filho de Deus.

A expressão “filho unigênito, que também poder ser “seu único filho”.

O adjetivo grego Μονογενής – monogenes  (mon’-o-ga-nase ‘). O prefixo “mono” significa “um” ou “apenas”.

A palavra “genas” é a palavra que significa raça, estoque, família, classe, espécie ou da mesma natureza. Então monogenas realmente significa o único do gênero.

Hoje existe um amplo acordo entre os estudiosos modernos que a palavra monogenes significa único, precioso, “único e único”.

Foi o seu Filho unigênito, em quem Deus se compraz. O Pai deu aquele que era um com ele mesmo. Deus nos deu tudo; deu-nos seu Filho, deu-nos a si mesmo. O que mais poderia dar?

Durante uma época de fome no Oriente, um pai e uma mãe se viram reduzidos à possibilidade de morrerem à míngua, e a única maneira de preservar a vida da família seria vender um dos filhos como escravo.

Pois a fome se tornava insuportável, e eles não aguentavam mais a dor de ouvir o choro de seus pequenos implorando por comida. Mas qual deveria ser vendido?

Não podia ser o mais velho — como abrir mão do primogênito? O segundo filho era muito parecido com o pai — e a mãe disse que jamais se separaria dele.

O terceiro filho lembrava a mãe — e o pai disse que preferia morrer a permitir que ele fosse escravo; o caçula — era o Benjamim e não podiam abrir mão dele.

Concluíram, enfim, que preferiam morrer juntos, como família, a se separar voluntariamente de qualquer um dos seus filhos.

No entanto, Deus nos amou de tal maneira que deu seu Filho unigênito (3, 1 6). Deus nos amou a tal ponto de não poupar o próprio Filho (Rm 8.32).

Ele entregou seu Filho para ser ferido, transpassado, esbordoado, cuspido e pregado numa cruz para que nós fôssemos perdoados.

Jesus é absolutamente e absolutamente único na história humana e no tempo.

Ele existia antes do mundo começar, mas nasceu sob os céus da Judéia nos dias de Herodes, o Grande.

Ele é da natureza de Deus, mas Ele entrou na humanidade como uma mão em uma luva.

Ele é o Filho do Altíssimo, ainda assim o Filho da virgem judia. Ele é o rei dos anjos, mas foi crucificado com ladrões.

Ele foi difamado pelo mundo, mas glorificado pelo pai. Ele é moralmente perfeito, mas se tornou pecado por nós.

Ele foi morto por tortura, mas subiu no poder. Ele é um homem de dores, mas produz alegria para todo o universo.

Ele veio para os Seus, mas os Seus não O receberam, mas a todos os que O receberam, Ele deu-lhes poder para se tornarem filhos de Deus.

Oh, por mil línguas devemos cantar o louvor ao nosso grande Redentor.

  1. Para que todo aquele.

Agora, o próximo termo é “quem quer que seja”. E essa é uma ótima palavra. Isso significa qualquer um. Isso significa a oferta é para todos, não somente para os judeus.

Isso significa que ninguém é excluído. Isso significa que isso é universal, global e sem fronteiras ou limites.

Como a velha canção diz: “Todo aquele que certamente me quer”. Todo aquele que olhar para a cruz poderá ser salvo.

Todo aquele que buscar o Senhor, o encontrará. O pior dos pecadores, poderá ser salvo e perdoado de seus pecados. Todo a aquele, sem restrição de cor, raça, ou classe social.

8.Que nele crer.

O próximo termo estabelece a condição para receber este presente. É somente pela fé.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu único Filho para que todo aquele que cresse.”

Este é o único requisito ou condição bíblica para a salvação – fé simples na morte e ressurreição de Jesus Cristo pelos nossos pecados, fé que causa nos arrepender de nossos pecados e reconhecê-lo como Senhor.

Recentemente, tenho tido encontros muito interessantes com pessoas, e quando pergunto sobre a salvação delas, e elas dizem:

“Não sei ao certo se vou para o céu, mas tento viver todos os dias uma vida que agrade a Deus para que eu possa ir para o céu.

Ai tento explicar que esta abordagem está fadada ao fracasso. Nós nunca podemos trabalhar o nosso caminho para o céu.

Certamente, devemos fazer boas obras e ter uma boa vida, mas devemos fazê-lo porque somos salvos – não para sermos salvos.

E muitos ficam impressionados, porque nunca ouviram isto antes, mesmo estando uma vida toda na igreja.

A Bíblia diz: “Pois é pela graça que você foi salvo pela fé – e isto não de você mesmo, é o dom de Deus – não pelas obras, para que ninguém se glorie ”(Efésios 2: 9-10 ).

Romanos 10: 9 diz: “Se você confessar com a sua boca:“ Jesus é o Senhor ”, e crer no seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo.”

  1. Não Pereça.

Agora, a próxima frase é muito interessante e é a única palavra negativa em todo o verso – não perecerá.

Perecer significa estar eternamente separado da presença de Deus. Outra palavra bíblica para isso é o inferno.

O inferno é um lugar de banimento consciente e eterno para aqueles que estão separados de Deus pelo pecado.

É descrito muitas vezes na Bíblia, e a Bíblia usa uma linguagem vívida como aviso.

  • Jesus chamou-lhe um lugar de trevas exteriores ( Mateus 25:30 )
  • Ele disse que era um lugar de choro e ranger de dentes ( Mateus 25:30 )
  • Ele descreveu-o como um lugar de fogo eterno que foi preparado para o diabo e seus anjos ( Mateus 25:41 )
  • Ele descreveu isso como um lugar de castigo eterno ( Mateus 25:46 )
  • É chamado de fogo inextinguível ( Marcos 9:43 )
  • É chamado de lugar de tormento ( Lucas 16:28). )
  • É chamado lago de fogo e enxofre ( Apocalipse 20:10 )

Mas, é claro, a questão de João 3:16 é nos dizer como evitar tudo isso:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

  1. Mas tenha Vida Eterna

E isso nos leva ao componente final deste verso. Jesus morreu e ressuscitou para levar sobre si os nossos pecados para que, pela fé, nos tornássemos herdeiros da vida eterna.

O livro “O Empregado Número Dois”: conta a História de John Cook e Cook’s Pest Control”

Conta a impressionante história de uma família que é dona e opera uma conhecida empresa com o nome “Cook Controle de Pragas” no Alabama EUA.

John Robert Cook era um jovem do Alabama que serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele embarcou para a guerra no Pacífico, mas no caminho recebeu a notícia de que o Japão se rendera e que a guerra terminara.

Por fim, voltou para casa, casou-se com sua namorada e se matriculou no instituto de tecnologia no “Georgia Tech”.

Ele e sua esposa eram amigos íntimos de outro casal chamado Johnny e Marie Lynch, que os convidaram para ir à igreja com eles e depois jantar.

Naquele domingo, quando o pastor se levantou para falar, ele anunciou que sua mensagem tinha o seguinte título: “Você realmente pertence?” E seu texto foi João 3:16 .

Mesmo que ele não tenha sido um homem religioso, John realmente conhecia este verso; tinha memorizado quando criança. Mas nunca foi nada mais do que uma coleção de tantas palavras.

Mas neste domingo o sermão parecia direcionado a ele e, especialmente, o título.

Era como se o Senhor estivesse dizendo: “John Cook, você realmente pertence ao Reino de Deus?”  E de repente ele percebeu que sua única resposta era “Não”.

Moralmente ele vivera uma boa vida, mas também sabia que era pecador.

Naquele dia, ele percebeu que Jesus Cristo havia morrido na cruz para pagar a penalidade por seus pecados.

E quando o convite foi dado, ele olhou para sua esposa e disse: “Eu estou indo para baixo.” Ela disse: “Eu” Vou com você ”.

Mais tarde, ele declarou que quando saiu da igreja naquele dia, foi como se um fardo tivesse sido tirado de seus ombros.

Paz e satisfação entraram em seu coração, e ele entendeu que ele tinha a vida eterna e o céu; não porque ele era uma “pessoa boa”, mas por causa de Jesus Cristo somente.

Mais tarde, quando a empresa “Controle de Pragas de Cook” foi formado e John serviu como presidente da empresa, ele se referia a si mesmo como “Funcionário Número Dois”, que se tornou do seu título do livro.

Ele explicou que Jesus Cristo sempre teve o primeiro lugar em tudo relacionado à sua vida.

A Cook’s é a maior empresa de controle de pragas de propriedade familiar no Sudeste EUA, com mais de 1.600 funcionários em tempo integral atendendo a mais de 300.000 clientes e uma das 8 maiores empresas do ramo na américa.

(Empregado Número Dois: A História de John Cook e Cook’s Pest Control (Decatur, Alabama, 2008), adaptado do conteúdo do capítulo 4.)

Eu me pergunto se tem alguém assim aqui hoje. Você tentou viver uma boa vida; Você quer ir para o céu. Mas você percebe que não é pelas obras de justiça que fazemos; é pela simples fé em Jesus Cristo.

Você estaria disposto a dizer o que John Cook disse? “Eu estou indo para baixo…. Eu vou confessar Jesus Cristo como meu Senhor ….

Eu quero pertencer… Eu estou reivindicando este versículo hoje como meu… Eu serei o que quer aquilo que está em João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.